O crescimento de crianças alimentadas com leite materno exclusivo nos primeiros 6 meses de vida
|
Descargar SCORM
Este recurso ha sido solicitado 1 veces (0 veces en los últimos 31 días).
Para poder solicitar este recurso debe identificarse como usuario de la biblioteca
|
| |
Ver
Detalles del recurso
|
|
|
O crescimento de crianças alimentadas com leite materno exclusivo nos primeiros 6 meses de vida
|
| Id. |
270887 |
| Idioma |
portugués
|
| Titulo |
O crescimento de crianças alimentadas com leite materno exclusivo nos primeiros 6 meses de vida |
| Autor(es) |
Marques,Rosa F. S. V. Lopez,Fábio A. Braga,Josefina A. P. |
| Localización |
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572004000200005
|
| Versión |
1.0 |
| Estado |
Final
|
| Descripción |
OBJETIVO: Avaliar a evolução do crescimento de crianças alimentadas exclusivamente com leite materno durante os primeiros 6 meses de vida. MÉTODOS: Estudo longitudinal de 184 crianças que receberam atenção primária em instituição pública (Programa de Incentivo ao Aleitamento Materno Exclusivo) de Belém (PA), entre fevereiro de 2000 e janeiro de 2001. Finalizaram o estudo 102 lactentes nascidos a termo, com peso igual ou superior a 2.500 g, sem intercorrências no período neonatal e alimentados exclusivamente com leite materno sob livre demanda desde o nascimento. Acompanhados mensalmente, foram avaliados os registros de peso e comprimento ao nascer, no primeiro, quarto e sexto meses de vida. Avaliou-se o crescimento através das médias de peso e estatura para cada idade, comparando-se os resultados com o percentil 50º dos gráficos de crescimento do National Center for Health Statistics (NCHS) e com outros estudos anteriores com crianças brasileiras em aleitamento materno exclusivo. RESULTADOS: As crianças tiveram crescimento adequado, dobrando de peso antes do quarto mês de vida, com desaceleração do ganho pôndero-estatural após o quarto mês, porém chegando aos 6 meses com médias de peso superiores aos padrões utilizados para comparação. CONCLUSÕES: Os resultados mostraram que crianças em aleitamento materno exclusivo chegaram aos 6 meses com peso médio superior ao percentil 50º do NCHS, confirmando as vantagens nutricionais do leite materno, principalmente quando as mães recebem orientação sobre a técnica adequada para amamentar. |
| Tipo |
text/html |
| Palabras clave |
Aleitamento materno |
| Tipo de recurso |
journal article
|
| Tipo de Interactividad |
Expositivo
|
| Nivel de Interactividad |
muy bajo
|
| Audiencia |
Estudiante
Profesor
Autor
|
| Estructura |
Atomic |
| Coste |
no
|
| Copyright |
sí
|
| Formatos |
text/html |
| Requerimientos técnicos |
Browser: Any |
| Fecha de contribución |
22-may-2005 |
| Contacto |
|
|
|
|
|
Valoración de los usuarios
No hay ninguna valoración para este recurso. Sea el primero en
valorar este recurso.
|
|
|
|