Thursday, October 2, 2014

 

 



Soy un nuevo usuario

Olvidé mi contraseña

Entrada usuarios

Lógica Matemáticas Astronomía y Astrofísica Física Química Ciencias de la Vida
Ciencias de la Tierra y Espacio Ciencias Agrarias Ciencias Médicas Ciencias Tecnológicas Antropología Demografía
Ciencias Económicas Geografía Historia Ciencias Jurídicas y Derecho Lingüística Pedagogía
Ciencia Política Psicología Artes y Letras Sociología Ética Filosofía


[en] THE REFUGE OF THE SELF, IDENTITY AND OTHERNESS IN DIARY WRITING

1) La descarga del recurso depende de la página de origen
2) Para poder descargar el recurso, es necesario ser usuario
    registrado en Universia


  Descargar recurso   Descargar recurso

Detalles del recurso

Pertenece a: BDTD Ibict   BDTD Ibict   MAXWELL   NDLTD Union Catalog  

Descripción: [pt] A presente tese visa analisar a possibilidade de pensar o outro, ou a alteridade, no seio da escrita diarística, tão comumente compreendida como uma escrita subjetiva. Os diários pessoais, considerados território privilegiado do sujeito, quando examinados sob a perspectiva de sua destinação, revelam um processo de constituição do sujeito que se dá no ato da prática de escrita diarística, através da constituição de uma identidade narrativa e, também, na inserção do outro - como partícipe da vivência inscrita no diário. Para instrumentalizar a análise do corpus, são revistas às noções de identidade pessoal, dentro do campo da filosofia, em particular a contribuição de Paul Ricoeur com sua noção de identidade narrativa. A identidade relacional, como a entende o teórico norte-americano Paul John Eakin também contribui para a explicitação da alteridade como componente da identidade no processo da escrita pessoal. Como seria possível ao sujeito definir- se como o eu da escrita de si? O produto de sua prática textual (seu diário, suas memórias, sua autobiografia, etc.) seria a revelação do sujeito por e para si próprio ou uma atestação da completa impossibilidade de o sujeito conhecer-se por si mesmo? Um ensaio de resposta é possível com a análise de alguns diários sob a perspectiva acima exposta. Entre eles, o diário de Carolina Maria de Jesus, o diário de Alice Dayrell, Minha vida de menina, além de trechos do diário da Princesa Isabel, do médico Felippe Maria Wolff e de um diário pessoal inédito.

Autor(es): SERGIO DA SILVA BARCELLOS - 

Id.: 41426614

Idioma: Portuguese  - 

Versión: 1.0

Estado: Final

Palabras clave[pt] SUJEITO - 

Tipo de recurso: TEXTO  - 

Tipo de Interactividad: Expositivo

Nivel de Interactividad: muy bajo

Audiencia: Estudiante  -  Profesor  -  Autor  - 

Estructura: Atomic

Coste: no

Copyright: sí

Requerimientos técnicos:  Browser: Any - 

Fecha de contribución: 06-sep-2012

Contacto:

Localización:


Otros recursos del mismo autor(es)

  1. [pt] DIÁRIOS REVISADOS - SUJEITOS RETOCADOS [pt] Artigo da Revista Escrita - Fascículo nº7.
  2. [en] SNARES FOR THE NARRATIVE: NARRATIVE STRATEGIES IN TWO NOVELS BY CARLOS SUSSEKIND [pt] A proposta deste estudo é mapear os procedimentos narrativos empregados em dois romances de Ca...

Otros recursos de la misma colección

  1. [pt] ANEXO 7 À ATA DA 304ª REUNIÃO: PROPOSTA DE CRIAÇÃO DA DISCIPLINA ELE 1023 - ESTUDO ORIENTADO (4-0-0) 4 CR [pt] Proposta de criação da disciplina ELE 1023- Estudo Orientado (4-0-0) 4 cr.
  2. [pt] ANEXO 4 À ATA DA 304ª REUNIÃO: MODIFICAÇÃO NA DEFINIÇÃO FORMAL DO CICLO BÁSICO DO CTC [pt] Modificação na definição formal do Ciclo Básico do CTC.
  3. [pt] ANEXO 6 À ATA DA 304ª REUNIÃO: REAVALIAÇÃO DA DISCIPLINA INTRODUÇÃO AO CÁLCULO - MAT 1000 - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA [pt] Reavaliação da disciplina Introdução ao Cálculo - MAT 1000 - Departamento de Matemática.
  4. [pt] ANEXO 3 À ATA DA 304ª REUNIÃO: PROPOSTA DE REESTRUTURAÇÃO DO CURSO DE MESTRADO EM SERVIÇO SOCIAL [pt] Proposta de reestruturação do Curso de Mestrado em Serviço Social.
  5. [pt] ANEXO 2 À ATA DA 304ª REUNIÃO: COMUNICAÇÕES [pt] Comunicações.

Valoración de los usuarios

No hay ninguna valoración para este recurso.Sea el primero en valorar este recurso.
 

Busque un recurso