Recursos de colección

MAXWELL (18,443 recursos)

Este sistema es un repositorio institucional que contiene cursos, tesis, revistas, documentos, informes técnicos, pre-grabados, documentos administrativos y manuales técnicos. El sitio está dividido en secciones para tesis, artículos y otros materiales. La interfaz del sitio está disponible en Inglés, portugués o español.

Mostrando recursos 41 - 60 de 18,409

  1. [pt] CHAMADA DE TRABALHOS

    IPEL - PESQUISAS EM DISCURSO PEDAGOGICO
    [pt] Chamada de Trabalhos da Revista Pesquisas em Discurso Pedagógico - Fascículo n.19.

  2. [pt] CALL FOR PAPERS

    IPEL - PESQUISAS EM DISCURSO PEDAGOGICO
    [pt] Call for Papers da Revista Pesquisas em Discurso Pedagógico - Fascículo n.19.

  3. [pt] PREFÁCIO

    BARBARA JANE WILCOX HEMAIS; JACKELINE LIMA FARBIARZ
    [pt] Prefácio da Revista Pesquisas em Discurso Pedagógico - Fascículo n.19.

  4. [pt] FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM E CONSTRUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO: PRÁXIS DE (MULTI)LETRAMENTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL II

    SELMA IARA GOMES LOPES TAVARES
    [pt] O livro didático ainda é a principal ferramenta utilizada no desenvolvimento dos letramentos escolares, o que pode invisibilizar outros saberes (letramentos múltiplos) pelos quais o sujeito se constitui sócio-historica e culturalmente. Neste artigo, apresento, timidamente, as linhas norteadoras que direcionaram uma prática de intervenção realizada no Colégio Militar de Salvador, em 2014, com os alunos do sétimo ano curricular, como requisito básico do Mestrado Profissional em Letras. Essa prática, de natureza sociointeracional (cf. VYGOTSKY 1998, [1930]) e cunho etnográfico (BORTONI-RICARDO, 2008), pautou-se na pesquisa qualitativa e quantitativa, gerando dados a partir da observação e análise dos materiais coletados, com...

  5. [pt] LITERATURA INFANTIL E MULTIMODALIDADE: O PAPEL DOS PARATEXTOS NO LIVRO ILUSTRADO

    CELIA ABICALIL BELMIRO; TATYANE ANDRADE ALMEIDA
    [pt] Este trabalho tem por objetivo analisar, a partir da perspectiva da multimodalidade, os paratextos dos livros de literatura infantil premiados pela FNLIJ na categoria Criança. De acordo com Genette (2009), o paratexto de uma obra é composto pelas produções, verbais ou não, que acompanham o texto verbal, como por exemplo, o título, o nome do autor, o prefácio etc., e que contribuem em sua apresentação e consumo. Aliada à concepção de multimodalidade, foram analisadas as informações paratextuais apresentadas nas capas, contracapas, orelhas e folhas de rosto de 57 livros infantis premiados, tendo em vista suas dimensões gráficas e discursivas....

  6. [pt] NOVO AVENIDA BRASIL 2: O OLHAR DO ESTRANGEIRO NO BRASIL

    ELISA NOVASKI CORDEIRO
    [pt] Este trabalho analisa algumas atividades com enfoque intercultural propostas no livro Novo Avenida Brasil 2. O objetivo é verificar se elas se mostram relevantes para os alunos e se podem contribuir com a evolução de seu aprendizado na língua alvo, já que esses estudantes se encontram em situação de imersão.

  7. [pt] ANÁLISE E TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DE NOTÍCIAS SOBRE EFEITO ESTUFA: DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE LEITORA A PARTIR DOS PRECEITOS DE CHARAUDEAU

    RENATA RIBEIRO GUIMARÃES
    [pt] Este artigo apresenta a transposição didática de notícias sobre efeito estufa, publicadas em inglês, analisadas a partir dos preceitos de Charaudeau (2010). A atividade didática se mostra pertinente para alunos de Inglês para Fins Específicos de áreas relacionadas às Ciências da Natureza para que possam agir social, profissional e academicamente no mundo.

  8. [pt] A HEXIS EDUCATIVA COMO POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA EM NARRATIVAS FICCIONAIS PARA JOVENS

    ALEXANDRE FARBIARZ; MILENA DE AZEREDO PACHECO VENANCIO
    [pt] O artigo proposto busca refletir sobre o conceito de hexis educativa, para compreender o potencial pedagógico de narrativas ficcionais para jovens, sendo o estudo de caso a série Harry Potter. A discussão será articulada com a questão do preconceito como elemento do cotidiano para compreender o indivíduo em sua relação com o outro, a partir do conceito de alteridade. Para tal, será feita análise Sociolinguística Interacional de alguns elementos constitutivos da obra.

  9. [pt] CULTURA DA MÍDIA NO LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS: CONSTRUINDO LETRAMENTOS CRÍTICOS COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO

    MARIA GABRIELLA MAYWORM DE CASTRO; RICARDO LUIZ TEIXEIRA DE ALMEIDA
    [pt] Este estudo tem por objetivo fazer uma análise do papel da cultura midiática em um dos livros didáticos de inglês aprovados pelo PNLD 2014, por meio de discussões com professores em formação, em uma Universidade Federal. A investigação está fundamentada, teórica e metodologicamente, em pressupostos e princípios da Análise Crítica do Discurso, e busca contribuir de forma propositiva para o desenvolvimento de letramentos críticos no ensino de língua inglesa no contexto das escolas publicas brasileiras.

  10. [pt] MATERIAIS EDUCATIVOS EM MUSEUS: INVESTIGANDO AS POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO DE EXPERIÊNCIAS MEMORÁVEIS

    LUIZA NOVAES; ROSANA FERREIRA ALEXANDRE
    [pt] Este artigo apresenta uma investigação sobre materiais educativos voltados para crianças e publicados por museus. A partir de pesquisa documental, os materiais foram mapeados e analisados com o intuito de se perceber as experiências que proporcionam. As considerações demonstram que o conteúdo das publicações pode se libertar do compromisso puramente informativo e, com o auxílio do design, buscar uma aproximação de cunho mais emocional que possibilite experiências memoráveis entre o público, o espaço e o acervo.

  11. [pt] O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA COMO ESPAÇO PARA PROMOÇÃO DO LETRAMENTO INFORMACIONAL

    LUCIANA DO AMARAL TEIXEIRA
    [pt] Este artigo objetiva incentivar a promoção do letramento informacional demonstrando como o mesmo pode ser praticado em um exercício complementar a uma atividade extraída de um livro didático de língua inglesa. A intenção é contribuir para a formação de indivíduos capazes de aprender a aprender que sejam críticos e autônomos.

  12. [pt] JOGOS ELETRÔNICOS EDUCATIVOS DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA AVALIAÇÃO ENQUANTO MATERIAL DIDÁTICO

    LUCIANA BRAGA CARNEIRO LEÃO JUNQUEIRA
    [pt] Este trabalho analisa jogos eletrônicos educativos para o ensino de ILE indicados aos anos finais do ensino fundamental. Verifica-se se esses jogos alcançam a prática e uso efetivos do conteúdo linguístico a que se designam e segundo as correntes teóricas a que se propõem; se os mesmos se caracterizam como jogos e não meras reproduções digitais de exercícios; e se tais atividades estão de acordo com os parâmetros estabelecidos por documentos nacionais como a LDB (BRASIL, 1996), os PCNs-LE (BRASIL, 1998) e os Guias do PNLD (BRASIL, 2010; 2014).

  13. [pt] O LIVRO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): FERRAMENTA PARA CERTIFICAÇÃO OU PARA UM PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVO?

    ANA MARIA NÁPOLES VILLELA; JANINE MARTA PEREIRA ANTUNES DA SILVA
    [pt] Analisamos, nesta pesquisa, uma coleção de livros didáticos destinada à EJA. Ancorando-nos na ideia defendida por Coscarelli (2009) de que todo texto é um hipertexto, investigamos, por meio da análise de aspectos organizacionais (boxes, links, elementos multimodais etc.) e textos verbais e não-verbais, se a hipertextualidade constitutiva do material está em consonância com a documentação oficial da EJA.

  14. [pt] ALUNOS SILENTES ONLINE: ESTUDO DE CASO EM UMA DISCIPLINA DO CEFET-MG

    HEITOR GARCIA DE CARVALHO; JOSEFA APARECIDA DA SILVA SOUZA
    [pt] O artigo apresenta uma análise das interações e silêncio em uma disciplina online do CEFET-MG, ministrada no Facebook, em 2013. Trata-se de estudo de caso, com investigação não participativa, post facto. Na disciplina foi utilizada dinâmica análoga à sala de aula invertida (flipped classroom).

  15. [pt] O LIVRO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO DOS SURDOS: UMA RELEITURA SOBRE ATIVIDADES PROPOSTAS

    LUCIANA APARECIDA GUIMARÃES DE FREITAS
    [pt] O presente artigo tem como objetivo apresentar uma releitura da atividade A Casa, do livro Projeto Pitanguá – Português, primeira série, Unidade I, página 8, que faz parte do PNLD LIBRAS da Editora Moderna em Libras (L1) e na Língua Portuguesa (L2) com as contribuições de Soares (2003), Quadros (2005) e Leffa (2007).

  16. [pt] DIÁLOGOS ENTRE ARTE E ILUSTRAÇÃO: UMA COLEÇÃO INFANTIL PARA PORTINARI

    JULIA LIMA LAMPREIA CARVALHO
    [pt] A experiência na criação de uma série de livros infantis sobre o pintor Cândido Portinari levantou algumas questões, e muitas decisões de projeto surgiram da tensão entre a arte, o design e a ilustração. A imagem como narrativa, o papel do design nessa construção e sua relação com a arte, e finalmente, a relação com o leitor, são algumas das preocupações que surgiram no processo.

  17. [pt] QUESTIONANDO TEXTOS MULTIMODAIS: PRODUÇÃO E USO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA LEITURA CRÍTICA NAS AULAS DE INGLÊS

    CARLA CRISTINA DE SOUZA
    [pt] Buscando promover a leitura crítica de textos multimodais nas aulas de inglês, analiso dois anúncios destacando as escolhas para interação leitor-texto e para a representação dos atores sociais no visual e no verbal. A partir das análises, apresento atividades que podem servir como exemplos de como questionar textos multimodais.

  18. [pt] MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS INTERATIVOS PARA TABLETS E INTERAÇÃO EM SALA DE AULA

    JEZREEL GABRIEL LOPES
    [pt] Este artigo tem por objetivo analisar, por meio de pesquisa de observação participante, uma experiência de uso de material didático digital interativo (MDDI) para tablets a fim de verificar como se realizam os processos de produção e condução da prática docente nessas condições.

  19. [pt] O USO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE LÍNGUAS CIDADÃO

    JAQUELINE BARROS
    [pt] Este trabalho vincula-se a área de Linguística Aplicada (Crítica) e concebe o termo letramento como grupo de práticas socioculturalmente situadas e ideologicamente construídas (STREET 1984). Sua realização teve como objetivo a busca pela promoção de um ensino de línguas estrangeiras cidadão (MOITA LOPES, 2003) por meio de Sequências Didáticas.

  20. [pt] AS NOVAS CONFIGURAÇÕES DA EDUCAÇÃO E DOS MATERIAIS EDUCACIONAIS DIGITAIS: MULTILETRAMENTOS EM UMA PROPOSTA EDITORIAL TRANSMÍDIA

    CAMILA DE CASTRO CASTILHO
    [pt] Qual o papel das editoras nas novas configurações da educação? Direcionando essa reflexão para a elaboração de materiais educacionais digitais, o presente trabalho discute a importância de as editoras oferecerem materiais que proponham a integração das tecnologias às metodologias de ensino. Para exemplificar, apresentamos a produção de um material transmídia, planejado com base na pedagogia dos multiletramentos.

Aviso de cookies: Usamos cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios, para análisis estadístico y para mostrarle publicidad. Si continua navegando consideramos que acepta su uso en los términos establecidos en la Política de cookies.