Recursos de colección

Repositório do Instituto Politénico de Castelo Branco (14.183 recursos)

O Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco tem como objectivos fundamentais a divulgação, a preservação em formato digital e a partilha do conhecimento científico gerado na instituição, constituindo-se numa ferramenta de valor acrescentado porque permite aumentar a visibilidade e o impacto da investigação desenvolvida.

ESGIN - Artigos sem arbitragem científica

Mostrando recursos 1 - 20 de 68

  1. Avaliação dos custos da fisioterapia cárdio-respiratória : Hospital Pulido Valente – Unidade de Readaptação Funcional Respirartória

    Manso, Sandra; Martins, Ana; Costa, Bárbara; Pereira, Elói; Saraiva, João; Saraiva, Marina
    A Fisioterapia Cardiorrespiratória pode definir-se como a intervenção no âmbito da Fisioterapia, que utiliza estratégias, meios e técnicas de avaliação e tratamento não invasivas, que têm como objetivo a otimização do transporte de O2, contribuindo assim para prevenir, reverter ou minimizar disfunções a esse nível, promovendo a máxima funcionalidade e qualidade de vida dos utentes. O objetivo geral do trabalho estuda os custos da intervenção da Fisioterapia na Unidade de Readaptação Funcional Respiratória do Hospital Pulido Valente. Em primeiro lugar, caracteriza-se a Unidade e os utentes em tratamento. Em segundo lugar, descreve-se as patologias mais comuns e os seus tratamentos....

  2. A igualdade em razão do sexo na cessação do contrato de trabalho: o parecer prévio ao despedimento

    Tomás, Sérgio
    A igualdade em razão do sexo na cessação do contrato de trabalho é um tema controverso, sendo objecto de vasta análise por parte da doutrina e da jurisprudência. Neste artigo procura-se sublinhar o papel do direito comunitário e a sua influência no ordenamento jurídico português no que ao tema diz respeito, assim como as soluções encontradas pelo legislador nacional. A necessidade de um parecer prévio é igualmente merecedora de especial atenção, onde se consagra a necessidade de uma decisão por parte da entidade competente na área da igualdade de oportunidade entre homens e mulheres, sempre que estiver em causa o...

  3. A estação romana da Fonte da Bica (Mata)

    Batista, Joaquim
    Estudo de alguns materiais romanos da “villae” romana da Fonte da Bica

  4. Média : infância e docência

    Garcia, Ana
    O presente artigo prende-se com o facto de os media se terem tornado um agente de socialização tão importante quanto a escola. Todavia, a formação dos Educadores de Infância e do Ensino Básico carece de conteúdos e metodologias para reflectir sobre os efeitos dos programas televisivos para a infância. Seguindo diversos investigadores abordamos a problemática emergente do impacto dos media na socialização e nas culturas. A inclusão nos curricula de uma disciplina de Cultura e Análise da Imagem poderia preencher uma lacuna na formação de formadores da geração que tem como agente de socialização privilegiado uma “ama infiel electrónica”.

  5. Empresas em situação difícil: recuperação ou falência?

    Madeira, Paulo
    Neste artigo é desenvolvida a temática das causas e processo genérico da insolvência empresarial. Apresenta-se o enquadramento jurídico internacional e nacional do processo de recuperação e falência. Apresenta-se os casos do Japão, França e Alemanha.

  6. Empresas em situação difícil : recuperação ou falência

    Madeira, Paulo
    Neste artigo é desenvolvida a temática das causas e processo genérico da insolvência empresarial. Apresenta-se o enquadramento jurídico internacional e nacional do processo de recuperação e falência. Apresenta-se o processo de recuperação e falência em Portugal.

  7. Empresas em situação difícil : recuperação ou falência

    Madeira, Paulo
    Neste artigo apresenta-se o enquadramento jurídico internacional e nacional do processo de recuperação e falência.

  8. Empresas em situação difícil: recuperação ou falência

    Madeira, Paulo
    Neste artigo é desenvolvida a temática das causas e processo genérico da insolvência empresarial. Apresenta-se o enquadramento jurídico internacional e nacional do processo de recuperação e falência.

  9. Empresas em situação difícil : recuperação ou falência

    Madeira, Paulo
    Neste artigo são apresentadas as noções gerais do problema e as várias vertentes do mesmo (jurídica, económica, sociológica, etc).

  10. Ética e deontologia : visão aplicada a profissionais de gestão e contabilidade

    Madeira, Paulo
    A ética nos negócios é actualmente um assunto muito importante e pertinente. A delicadeza das matérias, os interesses divergentes, as necessidades da vida económica e empresarial exigem dos dirigentes e dos técnicos de gestão e contabilidade não só conhecimentos técnicos mas comportamentos que satisfaçam os objectivos visados de proteção vários, com satisfação da lei e respeito pela ética.

  11. Benchmarking : a arte de copiar

    Madeira, Paulo
    O benchmarking é mais do que roubar ideias. Só funciona se se perceber o que o que está a copiar. Em termos práticos quando uma organização pretende adoptar um novo método de contabilidade de gestão, segue uma das três seguintes vias: a) recorre a consultores externos; b) utiliza recursos internos; ou c) recorre a técnicas de benchmarking.

  12. Balanced scorecard: um novo sistema de avaliação

    Madeira, Paulo
    O BSC é um instrumento de gestão para passar da estratégia à ação. Complementa os tradicionais indicadores financeiros com as dimensões clientes, processos internos e aprendizagem. Os melhores scorecards resultam da definião de medidas de avaliação orientadas para uma organização num determinado ambiente competitivo, que serve um segmento de mercado específico e que apresenta um conjunto de competências próprias.

  13. Análise da lucratividade dos clientes

    Madeira, Paulo
    Um bom sistema de Análise da lucratividade de Clientes pode ajudar a melhorar a rendibilidade global do negócio, selecionando os clientes de qualidade, e a indicar o principal caminho a segui rpara atingir uma maior lucartividade, indicando o impacto financeiro actual e potencial dos movimentos estratégicos dos clientes.

  14. Transição e integração académica: estudo com os alunos do instituto Politécnico de Castelo Branco

    Nunes, Sara; Almeida, Leandro
    A transição do Ensino secundário para o Ensino Superior implica necessariamente a superação de um conjunto heterogéneo de desafios. A par das mudanças desenvolvimentais inerentes à fase final da adolescência e à entrada na vida adulta, o ingresso no Ensino Superior implica, muitas vezes, o afastamento do espaço de vida familiar e a necessidade de novas formas de organização do tempo. Além disso, os alunos confrontam-se com ritmos de trabalho diferentes, com uma nova tipologia das aulas, com maiores requisitos de mobilização das suas capacidades cognitivas e com um apelo a uma maior autonomia no estudo, correspondendo esta nova fase...

  15. Os serviços de acção social do IPCB : grau de satisfação e abertura para uma formação superior

    Garcia, Ana; Nunes, Sara; Mendonça, Patrícia
    Nos últimos anos, tem-se assistido a um alargamento muito significativo do acesso ao Ensino Superior, resultante do reconhecimento da sua importância para o desenvolvimento de qualquer Sociedade. As portas do Ensino Superior estão hoje abertas a todos. Neste contexto, os Serviços de acção Social assumem uma importância crescente, cuja acção se estende muito além da possibilidade de acesso a todos os jovens que, independentemente da condição socioeconómica, pretendam ingressar no Ensino Superior. Os Serviços de Acção Social trabalham no sentido de fomentar a melhoria da qualidade de vida e condições de trabalho do estudante, prestando serviços e concedendo apoios em...

  16. A importância de as empresas utilizarem as tecnologias de informação e comunicação e/ou escolherem uma estratégia de adopção para a presença no ciberespaço : a consciencialização necessária.

    Guerra, Nuno
    Este breve artigo aborda questões relacionadas com a nova organização económica e as suas consequências sobre as organizações. Por outro lado, são referidos os principais benefícios, bem como os principais factores a considerar no momento em que a gestão opta por marca a sua presença no ciberespaço.

  17. A fiscalidade e a cidadania

    Madeira, Paulo
    A fiscalidade enquanto complexo de impostos, bem como o conjunto de leis e documentos administrativos, assumiu sempre um papel crescente na formação das nações. Deste a “invenção” do direito romano até à democracia fiscal, o imposto assumiu-se como um fenómeno multidimensional, onde para além do papel de recolha de receitas públicas, a componente social e humana assumem um papel de relevo. Numa sociedade cada vez mais individualista e egoísta, são os conceitos de solidariedade e responsabilidade de cidadania, enquanto dever cívico do cidadão, que se assumem como valores morais que sustentam uma sociedade democrática, onde o acto de pagar impostos,...

  18. Falência empresarial: modelo discriminante e logístico de previsão aplicados às PME do sector têxtil e do vestuário

    Madeira, Paulo
    A falência empresarial é um evento que provoca perdas substanciais aos credores, sócios (accionistas) e empregados. Os gestores precisam de um instrumento que possibilite analisar o controlo do desempenho da actividade de uma forma dinâmica através do uso de técnicas que forneçam sinais de alerta de potenciais crises financeiras. Estudos anteriores concluíram que a taxa de mortalidade empresarial encontra-se relacionada com a dimensão da empresa e que em Portugal o sector têxtil e do vestuário é um dos principais sectores industriais atingido com o fenómeno da falência. Além disso, sabendo que o processo que conduz uma empresa à sua falência...

  19. Declínio e recuperação empresarial nas PME

    Madeira, Paulo
    Compreender os factores que restringem e melhoram o desempenho das PME (pequenas e médias empresas), percebendo o que as conduz a entrar em declínio e quais as melhores acções para as recuperar do mesmo, é essencial para os seus gestores assim como para os políticos. Identificar quais os factores explicativos (sintomas e causas) do declínio do desempenho organizacional, as características da sua manifestação e as respectivas consequências ao nível da gestão, permitirá dotar os gestores das PME de um quadro compreensivo do fenómeno que os auxiliará na tomada de decisões correctivas e de prevenção, tornando a empresa mais capaz de...

  20. A contabilidade pública em Portugal e Espanha: passado, presente e futuro

    Gaiola, António
    A necessidade de modernizar a administração financeira dos Estados justifica o facto da contabilidade pública estar em permanente transformação. Em Portugal, a reforma da contabilidade pública iniciou-se em 1989, apesar de não existirem casos de organismos e instituições que tenham implementado a transição de regime. O processo de reforma em Espanha assentou na Ley general Presupuestaria de 1977 (actualizada em 1988) e no Plan general de la Contabilidad Pública de 1994, que recolheu experiência acumulada do plano anterior e dos Principios Contables Públicos. O objectivo deste artigo é apresentar a evolução ao longo do tempo do Regime Financeiro e da Contabilidade...

Aviso de cookies: Usamos cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios, para análisis estadístico y para mostrarle publicidad. Si continua navegando consideramos que acepta su uso en los términos establecidos en la Política de cookies.