Recursos de colección

Repositório do ISPA Instituto Superior de Psicologia Aplicada (10.591 recursos)

No Repositório do ISPA pode encontrar diversos tipos de documentos, em formato digital, resultantes da produção científica do ISPA designadamente: teses de doutoramento, teses de mestrado, artigos em publicações periódicas nacionais e internacionais, relatórios técnicos, artigos em actas de conferências nacionais e internacionais e capítulos de livros.

Artigos em revistas nacionais

Mostrando recursos 1 - 20 de 210

  1. O psicólogo nos centros de saúde: dos conteúdos semânticos aos problemas de identidade

    Franco, Ana; Sousa, Elizabeth; José A. Carvalho
    Neste artigo é apresentado um estudo monogrhfico sobre o Psicólogo Clínico e o seu papel no contexto dos Centros de Saúde. Mais do que chegar a conclusões, tomam-se sobretudo relevantes as sérias questões evidenciadas pelos resultados, no que respeita à identidade Socio-Profissional do psicólogos, à sua formação e às relações que estabelecem com outros profissionais.

  2. A psicoterapia breve nas doenças somáticas

    Cardoso, Graça
    Após um historial da ideia de Psicoterapia Breve, a autora passa em rWiSh, Sucessivamente, as indicações, princípios gerais e temas principais das Psico-terapias Breves em situações de doença somática, concluindo com 0 tipo de relação terapêutica a estabelecer.

  3. Intervenção psicológica na prevenção da sida

    Seabra, Alexandra; Gomes, Isabel Brigham
    Passam-se em revista neste artigo vários aspectos relacionados com a intervenção psicológica na prevenção da SIDA. As questões da prevenção e do aconselhamento são abordadas, do ponto de vista do desenvolvimento de uma cada vez mais significativa intervenção dos psicólogos nos serviços de saúde.

  4. Projecto de Intervenção numa População de Homossexuais Masculinos com Diagnóstico de Seropositivos

    Cláudio, Cláudio
    Neste artigo, abordamos, numa perspectiva psicológica, os efeitos do diagnóstico de seropositivo ou SIDA. Como referentes teóricos para a compreensão das alterações cognitivas, resultantes do conhecimento de diagnóstico, referimos as teorias da crise e os modelos de stress. Ao nível da intervenção numa população homossexual masculina infectada, objectivo nuclear do projecto apresentado, referimos o tipo particular de entrevista e o papel fundamental do grupo e da intervenção familiar, no processo de apoio ao sujeito infectado.

  5. Mecanismos psicológicos de adaptação à infecção pelo vírus de imunodeficiência humana adquirida

    Figueira, Maria Luísa
    O presente trabalho é um aspecto parcial da experiência de coordenação de uma equipa de Saúde Mental de apoio psiquiátrico a doentes infectados com o vírus HIV, no Serviço de Doenças Infecto-contagiosas do Hospital de Santa Maria (Director: Prof. Carvalho Araújo e Prof. Francisco Antunes). A uma amostra de 123 doentes (110 homens e 13 mulheres) seropositivos e com o síndrome de de imunodeficiência adquirida foi aplicado um inventário psicológico que visa avaliar os modos de lidar com a doença (Mecanismos de «coping»), e escalas de avaliação de perturbação psicopatológica (escala de depressão de Beck e escala AMDP condensada em itens psicopatológicos). O estudo das médias das respostas e a análise da variância (MULTINOVA,...

  6. Psicologia da saúde: Estado actual e perspectivas futuras

    Teixeira, José A. Carvalho
    Neste artigo o autor tenta caracterizar o estado actual da Psicologia da Saúde e as perspectivas futuras do seu desenvolvimento, necessariamente de forma sumária. Assim, e depois de definir o que é a Psicologia da Saúde, refere brevemente o seu processo Sócio-histórico, delimita o seu objecto e objectivos e enuncia as principais áreas de interesse. Finalmente, após referência às metodologias de avaliação, intervenção e investigação, traça algumas perspectivas de desenvolvimento com destaque para as novas tecnologias médicas e as necessidades de formação.

  7. Psiclolgia da saúde: Nota de abertura

    Leal, Isabel Pereira; Teixeira, José A. Carvalho
    Inexistente

  8. Levantamento psicológico dos dados actuais sobre bebés-FIV

    Góis, Graça Madeira
    Inexistente

  9. A carência de cuidados maternos e os seus efeitos no desenvolvimento da criança

    Silva, Manuel António
    Inexistente

  10. Psicologia da saúde: Contexto e intervenção

    Teixeira, José A. Carvalho; Leal, Isabel Pereira
    Inexistente

  11. Perturbações precoces de contacto

    Ferreira, Lília Maria
    A autora deste artigo debruça-se sobre a natureza e dinâmica das primeiras relações e o modo como evolui e se estrutura aquilo a que se denomina de «relação objectal)). A autora destaca, ainda, a importância dessa relação objecta1 nos dois primeiros anos de vida da criança, descrevendo as várias perturbações que podem ocorrer e que são reactivas ao ambiente humano, assentando na própria patologia relacional.

  12. A gravidez na adolescência: Aspectos sociais

    Xerepe, Fátima
    A autora apresenta um conjunto de dados de interesse sociológico obtidos a partir de 190 entrevistas realizadas a adolescentes grávidas que passaram pelo Serviço Social da Maternidade Dr. Alfredo da Costa durante os anos de 1988 e 1989.

  13. Gravidez na adolescência: O nascimento de uma consulta e de um programa de intervenção

    Correia, Maria de Jesus; Alves, Maria José
    As autoras fazem a apresentação da Consulta de Adolescentes grávidas da Maternidade Dr. Alfredo da Costa justificando a necessidade desta pela sua característica de gravidez de alto risco físico e psicológico. As autoras abordam, ainda, o funcionamento e objectivos da Consulta após referências teóricas a vivência psicológica e física duma gravidez neste período da vida, dando ênfase aos aspectos de risco que a fazem ser alvo de uma atenção particular.

  14. Novas tecnologias do nascimento: Técnicas de reprodução medicamente assistidas (T.R.M.A.)

    Pires, Luz Céu
    Neste artigo, a autora apresenta sucintamente as Técnicas de Reprodução Medicamente Assistidas, usadas actualmente na Maternidade Dr. Alfredo da Costa, especificando as indicações técnicas e os protocolos utilizados.

  15. A infertilidade: Desejo ou maldição

    Faria, Maria da Conceição
    A questão da esterilidade reporta-se a do desejo de um filho. Na mulher o desejo consciente de um filho liga-se ao da gravidez, mas a nível inconsciente mas estes podem ser desejos diferentes e por vezes contraditórios. Por outro lado, a infertilidade, muitas vezes vista como uma maldição, é um campo fronteira com a medicina. A não vinda de uma criança não é forçosamente uma doença em si. É-o, no entanto, na medida em que a sua existência traz sofrimento. Neste estudo pretende-se fazer uma revisão de alguns aspectos ligados a Infertilidade, nomeadamente a existência ou não de um perfil psicológico típico. Pretende-se também avaliar a reacção emocional de um casal a um processo da Fertilização...

  16. Laqueações tubarias: Repercussões psicológicas: Um estudo exploratório

    Estevão, Anabela Henriques; Silva, Manuel António; Faria, Maria da Conceição
    A decisão de fazer uma esterilização voluntária tem grande importância na vida consciente e inconsciente de uma mulher. O que a motiva para esta solução, como é vivida e quais as consequências que acarreta são aspectos que nos importa conhecer. Deste modo foi realizada na Maternidade Dr. Alfredo da Costa uma abordagem das mulheres que fizeram laqueação tubária no sentido de conhecer esta população para que possa haver uma intervenção e prevenção de futuras complicações psicológicas.

  17. Laqueações tubárias: Um modelo anticoncepcional?

    Páscoa, Paula
    Com este trabalho pretende-se esclarecer em que consiste a laqueação tubária, as razões que levam as mulheres a solicitar este tipo de intervenção, os factores que podem levar ao arrependimento futuro face a esta opção e, finalmente, tenta-se fazer uma breve abordagem sobre o que procuramos atingir com o nosso trabalho junto das mulheres que pedem a esterilização.

  18. O luto por morte perinatal e/ou malformação do bebé

    Ferreira, Lília Maria; Góis, Graça Madeira; Faria, Maria da Conceição; Correia, Maria de Jesus
    Neste artigo as autoras abordam a vivência e problemática das mulheres a quem morrem os filhos na fase perinatal e também daquelas que têm bebés com malformações. São focados, em particular, os aspectos deste tipo de lutos e da intervenção possível dos psicólogos clínicos nestas situações.

  19. Depressão e relacionamento conjugal durante a gravidez e o pós-parto

    Tavares, Lília
    Este estudo investigou a sintomatologia depressiva e a satisfação conjugal na gravidez e no pós-parto em 34 casais. Aquelas variáveis foram avaliadas durante o 2P e 3P trimestres de gravidez e 6.” semana de pós-parto. As mulheres foram também avaliadas quanto A sintomatologia depressiva e qualidade do relacionamento conjugal na 3: e 9.” semanas do pós- -poarto. Ambos os cônjuges relataram os life events aquando da avaliação da 6? semana de puerpério. Na 9: semana do pós-parto, as mulheres deram conta da satisfação relativamente ao apoio provido pelo cônjuge. A sintomatologia depressiva dcresceu ao longo das avaliaçóes da gravidez e do puerpério em ambos os cônjuges. Os homens relataram sintomatologia depressiva inferior relativamente as mulheres....

  20. Fantasias, atitudes e ajustamento materno ao primeiro mês de vida da criança: Abordagem psicológica a puerperas em isolamento e no pós-parto distócico

    Mascoli, Luisa
    O objectivo desta investigação centrou-se em saber que Fantasias maternas existem em puerperas sujeitas a partos ditos difíceis e, ou, em situação de separação e isolamento em comparação com puerperas de partos eutócicos, ou seja, partos normais. Existiriam diferenças entre as primeiras e as segundas mães nas suas fantasias e como estariam estas relacionadas com o tipo de Ajustamento Materno e Atitudes Maternas presenciados ao fim de um mês de vida da Criança? Seriam essas atitudes e ajustamento materno diferentes nos grupos em estudo? Foram estas as hipóteses que pretendemos averiguar. As hipóteses foram testadas através do material recolhido resultante da utilização de dois instrumentos de medida: o Teste de Apercepção Temática (T.A.T.), de...

Aviso de cookies: Usamos cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios, para análisis estadístico y para mostrarle publicidad. Si continua navegando consideramos que acepta su uso en los términos establecidos en la Política de cookies.