Recursos de colección

Biblioteca Digital do IPB (53.442 recursos)

A Biblioteca Digital do IPB, tem por objectivo divulgar e permitir o livre acesso à produção científica produzida pela comunidade académica, promovendo a integração, partilha e a visibilidade da informação científica e garantindo a preservação da memória intelectual do Instituto Politécnico de Bragança.

DMA - Comunicações em Encontros Científicos Não Indexadas ao ISI

Mostrando recursos 1 - 20 de 231

  1. Modelo numérico para avaliação do efeito do isolamento em lajes de madeira submetidas ao fogo

    Coelho, Diana; Fonseca, E.M.M.; Vila Real, P.M.M.; Faria, José Amorim; Arede, António
    O objetivo fundamental deste artigo é desenvolver um modelo numérico térmico para a análise de lajes em madeira, com e sem isolamento. Será utilizado o método de elementos finitos, através do programa ANSYS para determinar os perfis de temperaturas, a espessura e a velocidade de carbonização. O cálculo dos perfis de temperaturas será obtido em regime transiente, através de uma análise não linear em que as propriedades térmicas dependem da temperatura. Estas propriedades foram estabelecidas de acordo com dados referenciados e calibrados numericamente. Pretende-se aproximar os resultados numéricos, com os resultados experimentais obtidos por Frangi [1], obtendo-se assim um modelo...

  2. Avaliação numérica da ação do fogo em coberturas de madeira com cavidades e perfurações

    Fonseca, E.M.M.; Barreira, Luísa; Meireles, J.M.; Piloto, P.A.G.
    A madeira quando exposta à ação do fogo forma uma camada de carbonização sem resistência efetiva, fazendo com que a secção resistente seja reduzida. Por outro lado, a camada de carbonização formada permite isolar o interior da seção do elemento, desempenhando um papel importante de proteção e na resistência ao fogo. O objetivo deste trabalho é apresentar um modelo numérico térmico para a análise de coberturas em madeira, com cavidades e diferentes tipos de perfurações, com vista à segurança em situação de incêndio, neste tipo de estruturas.

  3. Fabricação de microcanais utilizando o método de xurografia: visualização da camada livre de células

    Pinto, Elmano; Pinho, Diana; Bento, David; Correia, Teresa Montenegro; Garcia, Valdemar; Dias, Ricardo P.; Miranda, João Mário; Lima, R.
    No presente estudo, pretendeu-se desenvolver/melhorar uma metodologia de microfabricação de baixo custo, conhecida por xurografia e efectuar a visualização e quantificação da camada livre de células (CLC) junto às paredes para diferentes escoamentos sanguíneos em microcanais.

  4. The assessment of the thermal necrosis due a drilling dental process with or without irrigation

    Fonseca, E.M.M.; Magalhães, Kelly; Fernandes, M.G.A.; Sousa, Gerdal; Barbosa, Marcos Pinotti
    The main objective of this work is to present a methodology to assess the thermal necrosis in a dental model due a drilling process with and without water irrigation. An experimental methodology, using an infrared thermography camera, was used to measure the rate of temperature change during the drilling in a pig mandible. The finite element method is used with the Ansys program to compare the results with the experimental model. A simplified model was analyzed in a transient thermal process. Using appropriated boundary conditions, successful numerical results could be used as an alternative to the in-vivo models.

  5. The assessment of the thermal necrosis due a drilling dental process with or without irrigation

    Fonseca, E.M.M.; Magalhães, Kelly; Fernandes, M.G.A.; Sousa, Gerdal; Barbosa, Marcos Pinotti
    Main goal of this work is to present a numerical model to study the thermal necrosis due a dental drilling process, with and without water irrigation. Also an experimental methodology is used to measure the thermal occurrence in a pig mandible.

  6. Análise biomecânica do protocolo – salto com contra movimento

    Piloto, P.A.G.; Barreira, Luísa
    Neste trabalho é apresentado um estudo experimental de medição da taxa de variação da força propulsiva RFD (“Rate of Force Development”) e o tempo necessário para atingir a fase de início de voo TTT (“Time To Take-off”) de um protocolo de salto com contra movimento (CMJ), utilizando uma população de jovens estudantes do ensino superior, em função do género e da massa de cada individuo. Este protocolo será testado em duas condições de movimento para os membros superiores (com e sem balanço), demonstrando que a altura máxima, a potência máxima propulsiva, a velocidade máxima e a força reativa no solo...

  7. Avaliação da resistência óssea da vértebra L3 em diferentes pacientes do género feminino

    Silva, Sónia F. D.; Fonseca, E.M.M.; Barreira, Luísa
    O principal objetivo deste estudo é avaliar a resistência óssea da vértebra L3 em 16 pacientes do género feminino. Foram obtidas imagens médicas da coluna vertebral de diferentes pacientes por tomografia computorizada (TC). Em cada imagem, foi selecionada a vértebra L3 para o estudo 3D, posterior avaliação e medição da espessura cortical. Os valores obtidos da espessura cortical em cada vértebra são comparados com os valores de registo da densidade mineral óssea (DMO) e do T-Score para cada paciente, através de exames médicos adicionais de densitometria óssea.

  8. Metodologia para determinação da elevação da temperatura por cimentação ou furação num modelo dentário

    Magalhães, Kelly; Fonseca, E.M.M.; Monteiro, Diana C. A.
    Neste trabalho apresenta-se uma metodologia a ser utilizada para determinação das temperaturas provocadas pela cimentação óssea ou pela furação, aquando da colocação de um implante dentário. A análise dos resultados será efetuada com o recurso à técnica de elementos finitos utilizando um modelo térmico idealizado em regime transiente. Os resultados numéricos permitirão identificar as lesões no osso adjacente por elevação da temperatura provocada pelo processo de polimerização do cimento ou pelo calor libertado na furação.

  9. Variação da densidade mineral óssea em função da massa corporal no colo do fémur e coluna vertebral

    Dinis, Jairson C.; Pereira, Ana I.; Fonseca, E.M.M.
    A redução da massa óssea e a deterioração da micro-arquitectura do tecido leva a uma maior fragilidade do osso e a um consequente aumento do risco de fractura. Vários autores referem as alterações da densidade mineral óssea, em função da idade, da etnia e da massa corporal do individuo. Por esse motivo, o objetivo do presente trabalho é comparar a densidade mineral óssea de diferentes partes anatómicas, em função da massa corporal, para um universo de 200 pacientes do género feminino, com idades entre os 35 e os 83 anos, com base em dados de 2011. A análise efetuada permitirá...

  10. Análise biomecânica das fraturas do fémur: estudo preliminar de uma haste intramedular bloqueada

    Fernandes, M.G.A.; Rocha, Daniel N.; Silva, Jorge V.L.; Fonseca, E.M.M.; Barbosa, Marcos Pinotti
    O principal objetivo deste estudo é incidir na análise biomecânica das fraturas do fémur e no projeto de próteses femorais. O estudo efetuado teve o acompanhamento clínico de cirurgias à diáfise do fémur, em hospitais especializados no Brasil. Será apresentado um estudo preliminar de uma haste intramedular bloqueada por elementos finitos para análise no conjunto biomecânico osso-implante.

  11. Metodologia para avaliação biomecânica da coluna vertebral pré e pós vertebroplastia

    Guevara, Gabriela; Fonseca, E.M.M.; Barreira, Luísa
    Com o avanço tecnológico novas técnicas de intervenção cirúrgica foram introduzidas, uma delas é a vertebroplastia percutânea. O principal objetivo deste estudo é simular o comportamento das vértebras L3-disco intervertebral-L4 à compressão, de duas pacientes com e sem patologia associada. É utilizado um programa para tratamento de imagens médicas e um programa de elementos finitos. O estudo realizado permite obter valores da energia de deformação no corpo vertebral, sendo efetuada a comparação entre pacientes com e sem osteoporose. A vertebroplastia permitirá associar o material cimento ao corpo vertebral osteoporótico, sendo possível numericamente obter resultados para a comparação com um corpo...

  12. Metodologia para determinação da necrose térmica por furação num modelo 3D de uma mandíbula humana

    Monteiro, Diana C. A.; Fonseca, E.M.M.; Barreira, Luísa; Magalhães, Kelly
    Neste trabalho apresenta-se o estudo de uma mandibula humana masculina, para avaliação da necrose térmica provocada por furação localizada, aquando da colocação de um implante. As fases de trabalho contemplam o tratamento da imagem médica, a criação do modelo 3D, a localização do processo de furação obtida por corte localizado e a análise térmica obtida por elementos finitos. Os resultados numéricos permitirão identificar a zona de necrose térmica na estrutura óssea.

  13. Temperature analysis and validation of partially encased beams submitted to elevated temperature

    Piloto, P.A.G.; Ramos Gavilán, A.B.; Mesquita, L.M.R.; Gonçalves, Carlos
    Temperature assessment of Partially Encased Beams (PEB) was performed based on the frame work of the experimental bending tests at elevated temperatures. The heating rate of these composite elements was 800 ºC/h in the first stage, followed by a steady stage. This second stage was defined to sustain temperature level while increasing mechanical load. The main objective was to calculate the bending resistance of PEB at different temperature levels (200, 400 and 600 ºC). This paper present the experimental result of 12 tests of a more general study of 27 tests, considering the objective addressed to analyse and validate the numerical...

  14. Temperature analysis on fire resistance experiments of partially encased beams

    Piloto, P.A.G.; Ramos Gavilán, A.B.; Mesquita, L.M.R.
    Twelve fire resistance tests, grouped in four series, were developed using partially encased beams (PEB) without concrete slab, for different load level and shear connection. PEB were built with standard hot rolled IPE100 profile and reinforced concrete between flanges. Fire resistance was determined for standard ISO834 nominal heating curve, using small fire resistance furnace and portal frame. Temperature was measured in three different sections along PEB length, for three different materials (steel, concrete and reinforcement). Average temperature in each section and material was compared to the average over length temperature. Each series presented similar results, with good reproducibility. Special focus...

  15. Hybrid wood/steel elements under fire

    Barbosa, L.F.M.; Almeida, P.M.L.; Fonseca, E.M.M.; Barreira, Luísa; Coelho, Diana C.S.
    The main objective of this paper is to present a computational model for the fire resistance of wood/steel hybrid elements. Different design solutions will be presented. The most important factors for fire safety in hybrid elements are the thermal effects degradation and the charring depth formation in wood materials, and also the heat conduction extremely well in steel material. Unprotected steel elements under fire condition may suffer serious damage. The use of hybrid wood/steel elements could increase both structural strength and stiffness. Wood could be considered as an insulating material, the core section could remain at low temperature, function of...

  16. Análise da temperatura nos ensaios de resistência ao fogo de vigas parcialmente embebidas com betão

    Piloto, P.A.G.; Gavilán, Ana B.R.; Mesquita, L.M.R.
    Este trabalho pretende analisar a distribuição de temperatura em doze ensaios de resistência ao fogo, realizados em elementos de viga parcialmente embebidos com betão. Estes elementos são normalmente constituídos por elementos em aço laminado ou soldado, com introdução de betão armado entre os banzos dos perfis. O betão é responsável pelo aumento da rigidez do elemento e pelo aumento da resistência ao fogo. Para determinar a resistência ao fogo destes elementos, foram realizados doze ensaios normalizados e medidas as temperaturas nos diferentes materiais, em três secções distintas. Os resultados experimentais permitem concluir que a temperatura não é uniforme na secção,...

  17. Validação numérica da resposta cíclica experimental de pórticos de betão armado

    Braz-César, M.T.; Oliveira, Daniel V.; Barros, R.C.
    Neste artigo avalia-se numericamente o comportamento experimental de um pórtico de betão armado sujeito a carregamento cíclico, com o recurso a um programa comercial de elementos finitos. Os resultados experimentais foram obtidos no Laboratório Nacional de Engenharia Civil. Na simulação numérica utilizaram-se diversos modelos constitutivos, com diferentes graus de complexidade, baseados no conceito de plastificação localizada em zonas críticas (rótulas plásticas) dos elementos que constituem o pórtico.

  18. R&D on control of vibrations under covicocepad during 2007-2008

    Barros, R.C.; Baratta, A.; Corbi, O.; Braz-César, M.T.; Corbi, I.; Bairrão, R.; Guerreiro, L.; Oliveira, C.; Magonette, G.
    This paper provides information on the latest R&D within COVICOCEPAD project approved in the framework of Eurocores program. It addresses the use of TLD, base isolation devices, MR dampers and a hybrid technique using both devices together. Some results are provided associated with calibration of a MR damper at FEUP, as well as its inclusion in a small scale laboratory set-up with proper equations of motion of the controlled smart structure. An application of semi-active control technique to a bridge is outlined. Further remarks and details on future tests to be performed in LNEC shaking table, within COVICOCEPAD project, are provided.

  19. Seismic performance of metallic braced frames by pushover analysis

    Braz-César, M.T.; Barros, R.C.
    A preliminary investigation is presented on a pushover analysis used for the seismic performance of metallic braced frames equipped with diagonal X-bracing and K-bracing systems. Three steel frames were analysed corresponding to 3, 6 and 10 floor regular buildings. The frames were modelled in the MIDAS/Civil finite element software and in the analyses nonlinear static methods were used to obtain the pushover curve. The principal objective of this article is to compare the evaluation of the structural performances of these buildings with respect to the proposed N2-method, and so also of the consequent convenience of using pushover methodology for the seismic analysis of structures.

  20. Some resesarch on control of vibrations in civil engineering under covicocepad project

    Barros, R.C.; Baratta, A.; Corbi, O.; Braz-César, M.T.; Paredes, M.
    Some information is provided on the latest R&D within COVICOCEPAD project approved in the framework of Eurocores program. It addresses the use of TMD’s TLD’s, base isolation devices, MR dampers and a hybrid technique using both devices together. Some results are provided associated with calibration of a MR damper at FEUP, as well as its inclusion in a small scale laboratory set-up with proper equations of motion of the controlled smart structure. Applications of TMD’s devices to two civil engineering structures under dynamic and seismic actions are also outlined.

Aviso de cookies: Usamos cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios, para análisis estadístico y para mostrarle publicidad. Si continua navegando consideramos que acepta su uso en los términos establecidos en la Política de cookies.