Recursos de colección

Infoteca. Informação Tecnológica em Agricultura (57.024 recursos)

O serviço Informação Tecnológica em Agricultura (Infoteca) reúne e permite acesso a informações sobre tecnologias produzidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as quais se relacionam às áreas de atuação de seus demais centros de pesquisa. Suas coleções são formadas por conteúdos editados na própria instituição (em forma de cartilhas, livros para transferência de tecnologia, programas de rádio e de televisão), com linguagem adaptada de modo que produtores rurais, extensionistas, técnicos agrícolas, estudantes e professores de escolas rurais, cooperativas e outros segmentos da produção agrícola possam assimilá-los com maior facilidade, e, assim, apropriarem-se de tecnologias geradas pela Embrapa.

Memória Técnica (Embrapa Instrumentação Agropecuária)

Mostrando recursos 1 - 20 de 488

  1. O capim-BRS Quênia (Panicum maximum Jacq.) na diversificação e intensificação das pastagens.

    JANK, L.; ANDRADE, C. M. S. de; BARBOSA, R. A.; MACEDO, M. C. M.; VALERIO, J. R.; VERZIGNASSI, J. R.; ZIMMER, A. H.; FERNANDES, C. D.; SANTOS, M. F.; RESENDE, R. M. S.
    A Embrapa mantém um programa de melhoramento e desenvolvimento de cultivares de Panicum maximum com os objetivos de diversificar as pastagens e intensificar a produção animal. Em 2017, está sendo lançada a cultivar híbrida BRS Quênia, em parceria com a Unipasto (Associação para o Fomento à Pesquisa de Melhoramento de Forrageiras). Esta cultivar vem para o mercado para suprir uma demanda por uma cultivar de P. maximum de porte intermediário, de alta produtividade e qualidade de forragem, com folhas macias e colmos tenros, alto perfilhamento e de fácil manejo. A cv. BRS Quênia também apresenta alta resistência por antibiose às...

  2. Descrição e análise financeira de um consórcio agroflorestal com cupuaçu, pupunha e castanheira (Projeto Reca - Rondônia): BR SAF RO 01.

    OLIVEIRA, T. K. de; ARCO-VERDE, M. F.; SILVA, D. V. da; BARDALES, N. G.
    A demanda por recomendações técnicas em sistemas agroflorestais (SAFs) é cada vez maior, especialmente devido à possibilidade de uso para recomposição de áreas de reserva legal na agricultura familiar; ou ainda como forma de uso da terra indicada para Amazônia. Assim, faz-se necessário identificar e indicar modelos de sucesso já validados por produtores em campo.O objetivo deste trabalho é registrar os coeficientes técnicos e apresentar uma análise financeira de um consórcio agroflorestal de 26 anos de idade, implantado e conduzido por agrossilvicultores do Projeto Reca (Rondônia).

  3. Adaptação ao modelo tradicional de extração de oleorresina da copaíba.

    GUARINO, E. de S. G.; FONSECA, F. L. da; ULLER, H. F.; WADT, L. H. de O.
    O oleorresina de copaíba (Copaifera L.) é um dos mais tradicionais produtos florestais não madeireiros extraídos na Amazônia. No entanto, como todos os outros produtos oriundos da floresta, apresenta lacunas de conhecimento e tecnologias para consolidação da cadeia produtiva. Na busca pela melhoria ergonômica e efi ciência na extração do oleorresina de copaíba, foi testada a viabilidade técnica do uso de um trado adaptado à motosserra para obtenção de oleorresina de copaíba.

  4. Recomendações técnicas para o cultivo de abacaxizeiro, cv. Rio Branco (BRS RBO).

    ANDRADE NETO, R. de C.; NOGUEIRA, S. R.; CAPISTRANO, M. da C.; OLIVEIRA, J. C. de; ALMEIDA, U. O. de
    O abacaxizeiro (Ananas comosus L. Merril) é uma planta provavelmente de origem brasileira e tipicamente tropical, pois a região Amazônica é considerada um dos seus centros de origem. Bastante apreciado, o abacaxi pode ser consumido in natura e na forma de geleia e compota, além de dar origem a subprodutos, como fruto minimamente processado, polpa congelada e sucos concentrados. Serve como matéria-prima para a produção de bolos, tortas, sorvetes, vinho, aguardente, chás, blends, produtos medicinais e cosméticos, vinagre e álcool.O objetivo desta publicação é apresentar a cultivar BRS RBO e fornecer informações técnicas relacionadas ao seu cultivo.

  5. Descrição dos danos e dinâmica populacional das pragas que ocorrem na cultura do arroz, em Rio Branco (AC).

    FAZOLIN, M.
    Pouco se conhece a respeito da entomofauna relacionada com a cultura do arroz no Estado do Acre, sendo necessários estudos de levantamento e flutuação populacional, principalmente dos insetos-praga que nela ocorrem, visando auxiliar na implantação de futuros programas de manejo integrado.

  6. Comportamento produtivo de cultivares de sorgo sacarino em Rio Branco-AC.

    MOURA, G. de M.; LIMA, R. B. de; LODI, N. V.
    Visando avaliar a potencialidade da cultura, bem como estudar o comportamento produtivo de cultivares de sorgo na microrregião do Alto Purus, conduziu-se, no ano agrícola de 1983/84, na Fazenda Experimental da Embrapa, em Rio Branco, um experimento envolvendo quatro cultivares de sorgo procedentes do CNPMS, em Minas Gerais.

  7. Efeito de diferentes coberturas do solo e frequência de irrigação na cultura do alho.

    NUNES, M. U. C.
    O objetivo deste trabalho foi verificar o efeito de diferentes tipos de cobertura de solo sobre a brotação, produção de bulbos e economia de água na cultura e frequência de irrigação.

  8. Recomendações para o enraizamento de estacas de acerola (Malpiguia glabra L.) nas condições climáticas de Rio Branco-Acre.

    LEDO, A. da S.; MEDEIROS, J. A.
    Com o objetivo de se avaliar métodos alternativos para a produção de mudas de acerola, nas condições climáticas de Rio Branco-AC, o Centro de Pesquisa Agroflorestal do Acre (CPAF-Acre) desenvolveu estudos sobre o desempenho da espécie quanto ao enraizamento de estacas, em função da posição de retirada das mesmas no ramo.

  9. Eficiência comparativa de inseticidas no controle das pragas do arroz armazenado no Estado do Acre.

    FAZOLIN, M.
    Com o objetivo específico de avaliar a eficiência de produtos à base de Malathion, de diferentes fabricantes, bem como outros tipos de tratamentos químicos, instalou-se um ensaio na Fazenda Experimental da Embrapa_UEPAE de Rio Branco-AC.

  10. Adubação verde e tratamento químico do solo na produtividade de cenoura no Acre.

    NUNES, M. U. C.; MOURA, G. de M.
    Diante da grande importância da cultura da cenoura para o Acre e da eficiência da adubação verde e tratamento químico do solo para a região, com consequente aumento de produtividade, este trabalho visou determinar a eficiência de diversas espécies de plantas, tanto no controle de nematóide como no aumento de rendimento nas condições locais.

  11. Coeficientes técnicos, custos de produção e indicadores econômicos para o cultivo da banana-comprida, cultivar D'Angola, no Acre.

    SA, C. P. de; NASCIMENTO, G. C. do; NOGUEIRA, S. R.; ANDRADE NETO, R. de C.
    Este trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho econômico do cultivo da banana-comprida, no Município de Acrelândia, principal polo de produção do Acre. O sistema de produção utiliza um conjunto de recomendações técnicas sugeridas pela Embrapa, destacando-se o controle químico da sigatoka-negra, associadas às práticas utilizadas por produtores inovadores da região (preparo do solo e época de plantio). As informações foram obtidas a partir do acompanhamento da unidade de validação e de entrevistas com produtores de banana de Acrelândia e pesquisadores envolvidos.

  12. "Lebonnet", nova recomendação para a orizicultura acreana.

    CAMPOS, I. S.; MEDEIROS, J. A.
    A cultivar "Lebonnet", que hora se recomenda para cultivo nas condições de sequeiro favorecido no Acre, apresentou rendimentos em torno de 3.000 kg/ha, em plantios não adubados, tanto em campos experimentais como em áreas de produtores. Este material, se plantado conforme as recomendações técnicas para seu cultivo, poderá preencher, em parte, os requisitos da orizicultura acreana pois, além de apresentar resistência ao acamamento e tolerância às doenças atualmente prevalescentes na região, sua excelente qualidade de grão proporciona elevado valor comercial.

  13. Rendimento do processo de transformação de toras com motosserra.

    ARAUJO, H. J. B. de
    O presente trabalho enfoca os índices de rendimento da etapa de transformação das toras com motosserras do projeto de manejo florestal do PC Pedro Peixoto. São apresentados dados de rendimento representativos das extrações de madeira realizadas em 1997 e 1998.

  14. Coeficientes técnicos, custos de produção e indicadores econômicos para o cultivo do maracujá BRS Gigante Amarelo, no Acre.

    SA, C. P. de; ANDRADE NETO, R. de C.; NEGREIROS, J. R. da S.; NASCIMENTO, G. C. do; NOGUEIRA, S. R.
    Este trabalho tem como objetivo avaliar o desempenho econômico do maracujazeiro BRS Gigante Amarelo, no Município de Senador Guiomard, AC, cujo sistema de produção utiliza um conjunto de recomendações técnicas sugeridas pela Embrapa, destacando-se calagem na cova, adubação de fundação e de manutenção, controle de pragas e doenças, além da polinização manual, poda de condução, tutoramento, irrigação localizada, desbrota e limpeza dos galhos velhos e improdutivos.

  15. Nematoides do gênero Meloidogyne em Arachis spp. no Acre.

    GONCALVES, R. C.; MACEDO, P. E. F. de; VALLIM, J. H.; ARAÚJO, E. O. de; OLIVEIRA, R. D. de L.
    O objetivo deste trabalho é relatar as informações técnico-científicas obtidas até o momento sobre o patossistema Meloydogyne javanica Chitwood x Arachis spp. para contribuir com as análises de estratégias a serem adotadas no melhoramento genético e outras ações e projetos decorrentes das descobertas realizadas.

  16. Plantio direto a lanço dos capins Xaraés e Piatã no Acre.

    ANDRADE, C. M. S. de; ABREU, A. de Q.; ZANINETTI, R. A.; FARINATTI, L. H. E.; FERREIRA, A. S.; VALENTIM, J. F.
    Os capins xaraés e piatã são atualmente as duas únicas cultivares de Brachiaria brizantha recomendadas para formação de pastagens no Acre. O capim-xaraés, também conhecido como capim-MG5, é a cultivar mais plantada atualmente no Acre, por sua alta produtividade e boa resistência à síndrome da morte do capim-brizantão (ANDRADE; ASSIS, 2008). Já o capim-piatã é menos resistente a essa doença e tem sido utilizado com sucesso somente em áreas menos sujeitas ao encharcamento do solo (ANDRADE; ASSIS, 2010).

  17. Recomendações técnicas para o cultivo do maracujazeiro-amarelo cvs. BRS Gigante Amarelo e BRS Sol do Cerrado.

    ANDRADE NETO, R. de C.; NEGREIROS, J. R. da S.; FALEIRO, F. G.; JUNQUEIRA, K. P.; NOGUEIRA, S. R.; SANTOS, R. S.; ALMEIDA, U. O. de; RIBEIRO, A. M. A. de S.
    O Acre tem uma área plantada com maracujá de 104 ha, produção de 827 toneladas e rendimento médio de 7,9 t ha-1 (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, 2014). As maiores áreas plantadas encontram-se em Brasileia, Rio Branco, Rodrigues Alves, Porto Acre e Acrelândia que juntas respondem por 49% da área plantada do estado. O caráter social da cultura do maracujá é de grande relevância, uma vez que é uma fruteira cultivada predominantemente em pequenos pomares, em média de 1 ha a 4 ha, promovendo a geração de empregos, absorção e fixação de mão de obra no meio rural (SOUZA...

  18. Controle de plantas invasoras em lavouras de café em formação no Estado do Acre.

    OLIVEIRA, V. H. de; ALVARENGA, M. I .N.; SALES, F. de
    A existência de áreas potenciais, ecologicamente favoráveis à cultura do café, levou o governo do estado do Acre a incluí-la, ao lado da seringueira e castanheira, como opção de cultivo nos projetos de colonização, em vários municípios acreanos. Além dos aspectos agronômicos favoráveis, confirmados pelas plantações existentes que, na grande maioria, são efetuados por pequenos produtores, a cultura do café é sócio-economicamente viável, com amplas possibilidades de êxito na região. O cafeeiro, como a maioria das culturas, é muito sensível a infestação e ocorrência natural de plantas daninhas que, devido às condições de umidade e temperatura da região, têm desenvolvimento...

  19. Mandioca consorciada em fileiras duplas com milho ou arroz.

    OLIVEIRA, E. B. de; MOURA, G. de M.
    A melhoria do rendimento das culturas de subsistência no sistema exclusivo não tem sido expressiva nos últimos anos e o potencial oferecido pelas novas tecnologias parece incerto. As vantagens dos consórcios de plantas alimentares têm sido evidenciadas em diferentes trabalhos, destacando-se a utilização racional da mão-de-obra, balanço equilibrado da dieta e redução de riscos na comercialização.

  20. Recomendações sobre processo de destilação comercial de biomassa triturada de pimenta longa (Piper hispidinervum).

    PIMENTEL, F. A.; SILVA, M. R. da.
    Nos últimos quatro anos, vem aumentando no Brasil, e com maior intensidade na região amazônica, o interesse pela agroindustrialização da pimenta longa produtora de safrol. Tal fato está associado à procura de alternativas de renda, principalmente por parte de pequenos produtores rurais que buscam produtos com valores agregados, bem como à crescente demanda de safrol natural nos mercados nacional e internacional, visto que os únicos países fornecedores deste produto químico (China e Vietnã) correm sérios riscos de não mais produzi-Io a longo prazo, devido à extração predatória de recursos naturais. Neste sentido, o Acre vem elevando o número de áreas...

Aviso de cookies: Usamos cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios, para análisis estadístico y para mostrarle publicidad. Si continua navegando consideramos que acepta su uso en los términos establecidos en la Política de cookies.