Recursos de colección

Infoteca. Informação Tecnológica em Agricultura (57.024 recursos)

O serviço Informação Tecnológica em Agricultura (Infoteca) reúne e permite acesso a informações sobre tecnologias produzidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as quais se relacionam às áreas de atuação de seus demais centros de pesquisa. Suas coleções são formadas por conteúdos editados na própria instituição (em forma de cartilhas, livros para transferência de tecnologia, programas de rádio e de televisão), com linguagem adaptada de modo que produtores rurais, extensionistas, técnicos agrícolas, estudantes e professores de escolas rurais, cooperativas e outros segmentos da produção agrícola possam assimilá-los com maior facilidade, e, assim, apropriarem-se de tecnologias geradas pela Embrapa.

Memória Técnica (Embrapa Monitoramento por Satélite)

Mostrando recursos 1 - 20 de 301

  1. Coeficientes técnicos e custos para exploração da pimenta longa.

    SÁ, C. P. de; PIMENTEL, F. A.; CABRAL, W. G.; SILVA, M. R. da; PINHEIRO, P. S. N.; BEZERRA, A. L.
    A descoberta de populações nativas de pimenta longa (Piper hispidinervum) no Estado do Acre, apresentando teores de safrol acima de 90% em seu óleo essencial, criou uma grande perspectiva de sua exploração, principalmente, considerando os aspectos da geração de emprego e renda. Assim, torna-se necessário conhecer e discutir aspectos relacionados aos custos, como também seus coeficientes técnicos de produção.

  2. Manejo florestal sustentável para projetos de assentamento.

    ARAUJO, H. J. B. de
    Em meados de 1995, a Embrapa Acre iniciou um projeto de manejo florestal em bases sustentadas, em 12 pequenas propriedades rurais do Projeto de Assentamento Pedro Peixoto, localizado na porção oriental do Estado do Acre, com aproximadamente 375.000 ha de área total e 4.000 famílias. A finalidade da iniciativa da Embrapa Acre é implantar e desenvolver um modelo de uso racional dos recursos florestais, a ser difundido para áreas de assentamento.

  3. Desempenho de bubalinos para carne no Estado do Acre.

    MOREIRA, P.; COSTA, A. L. da; DIAS, R. P.; SILVA, C. de S. e.
    Com o objetivo de avaliar o comportamento produtivo de bubalinos para carne, está sendo conduzido na Fazenda Experimental da UEPAE de Rio Branco, um projeto de pesquisa em sistemas de produção.

  4. Efeito dos restos culturais do arroz sobre a ocorrência da "mela" e produção de feijão em Rio Branco, AC.

    CAMPOS, I. S.; PAZ, F. das C. A.; GOMES, T. C. de A.
    Este trabalho tem como objetivo avaliar o comportamento vegetativo e produtivo de feijão Phaseolus vulgaris L. em cuiltivo a lanço e plantio direto, sopbre os restos culturais do arroz.

  5. Levantamento e flutuação populacional de cigarrinhas-das-pastagens e seus inimigos naturais no Acre.

    FAZOLIN, M.; KOURI, J.
    A utilização de gramíneas forrageiras em pastagens, tem sido a causa do aparecimento de áreas consideráveis apresentando sintomas de ataque das cigarrinhas-das-pastagens, principalmente quando a gramínea utilizada é a B. decumbens, reconhecidamente susceptível ao ataque da praga. Sendo assim, para que sejam elaborados programas de controle, necessário se faz conhecer a flutuação populacional da praga, bem como efetuar um levantamento de seus inimigos naturais, o que se constitui no objetivo deste estudo.

  6. Utilização do fogo como agente de controle das cigarrinhas-das-pastagens em Brachiaria decumbens no Estado do Acre.

    FAZOLIN, M.; KOURI, J.
    As cigarrinhas-das-pastagens vem causando sérios prejuízos às pastagens no Estado do Acre, em especial àquelas formadas com Brachiaria decumbens. Em todos os seus estágios de vida, especialmente os adultos e a ninfas, o inseto é sensível à ação do fogo.

  7. Introdução de gramíneas visando resistência a cigarrinha-das-pastagens no Estado do Acre.

    FAZOLIN, M.; KOURI, J.
    Devido a Brachiaria decumbens ser a gramínea de maior preferência para a implantação de pastagens nos últimos 10 anos no Estado do Acre, os problemas com ataques severos da cigarrinha-das-pastagens estão se intensificandonos últimos 3 anos. Isto evidencia a necessidade de que sejam encontradas outras opções de gramíneas resistentes e/ou tolerantes para a formação ou reforma de áreas de pastagens efetuando-se, desta forma, um controle integrado da praga.

  8. Efeitos de níveis de nitrogênio, fósforo, potássio e magnésio no desenvolvimento de porta-enxertos de seringueira.

    PEREIRA, L .V.
    A carência de informações sobre doses adequadas e econômicas de fertilizantes a serem aplicados, aliada ao não procedimento de análise química do solo para ajustar os níveis de nutrientes, tem contribuído para o lento e desuniforme desenvolvimento dos porta-enxertos de seringueira e, consequentemente, reduzido o aproveitamento do viveiro, além de retardar o plantio definitivo. Face a esses problemas a UEPAE Rio Branco conduziu um experimento para testar os níveis de nutrientes do solo.

  9. Desenvolvimento de métodos de formação e recuperação de pequenos pastos utilizando culturas alimentares em consorciação com forrageiras.

    PAGANI, J. A.; VALENTIM, J. F.; KOURI, J.
    A pecuária acreana, notadamente a bovinocultura de leite, apresentou um acentuado desenvolvimento nos últimos anos. Porém, em consequência de um manejo inadequado das pastagens, vem ocorrendo a degradação dos pastos. Como consequência, forrageiras introduzidas (Colonião, Jaraguá, Braquiária) de elevada produtividade e qualidade, vêm sendo invadidas por outras espécies de menor valor forrageiro e até por plantas daninhas de difícil e onerosa erradicação, diminuindo assim a produtividade do rebanho. A recuperação das áreas de pastagens degradadas poderá ser feita mediante a utilização de fertilizantes e gramíneas adaptadas às condições edafoclimáticas.

  10. Influência do controle das pragas do arroz armazenado sobre a perda de qualidade dos grãos.

    FAZOLIN, M.; CAMPOS, I. S.; MEDEIROS, J. A.
    Em função de percentagens elevadas de perdas no arroz armazenado no estado do Acre, torna-se de extrema importância o controle químico destas pragas, bem como a identificação de novos produtos, avaliando a eficiência e custos em comparação com os de uso tradicional, levando-se em consideração o baixo poder aquisitivo do produtor acreano. Assim, a UEPAE/Rio Branco procurou simular as condições de armazenamento de arroz que comumente empregada pelos pequenos produtores e aplicou diferentes doses de inseticidas.

  11. Comportamento produtivo de ovinos deslanados Raça Morada Nova no Acre.

    COSTA, A. L. da; PAGANI, J. A.
    O crescimento da ovinocultura regional vem acompanhada de um desconhecimento geral quanto a um manejo adequado, bem como de padrões produtivos e reprodutivos de raças de ovinos deslanados que melhor se adaptem à região. Com vistas ao problema, a Embrapa - UEPAE de Rio Branco vem desenvolvendo um trabalho sobre o comportamento produtivo de ovinos deslanados da raça Morada Nova no Acre.

  12. Identificação de deficiências minerais de bovinos na microrregião Alto Purus-Acre.

    COSTA, A. L. da; VALENTIM, J. F.; SOUZA, J .C. de; MARISCAL, F. M.; BROZZO, A. C.; MACEDO FILHO, F.
    A Unidade de Execução de Pesquisa de Âmbito Estadual - UEPAE/Rio Branco, vem desenvolvendo estudos com os objetivos de identificar as deficiências minerais de bovinos na microrregião Alto Purus-Acre, determinando as interrelações entre os níveis de minerais no solo, nas forrageiras e nos tecidos animais durante as estações chuvosa e seca.

  13. Quantificação de raizes utilizando imagens digitais.

    AMARAL, E. F. do
    A quantificação de raízes é um dos processos mais dispendiosos, em termos de recursos humanos e financeiros, na avaliação de impactos ambientais em diferentes ecossistemas. No entanto, é um parâmetro eficaz para avaliação dos efeitos do uso da terra sobre o solo (compactação) e as plantas (crescimento radicular). O uso de metodologias como a utilização do trado holandês ou de caneco, anel volumétrico e imagens digitais tem crescido nos últimos anos, aumentando as opções de procedimentos metodológicos nos estudos ambientais em detrimento do método tradicional de coleta em volume conhecido com posterior lavagem e separação das raízes. A Embrapa CNPTIA...

  14. Melhoramento de populações de milho para o Acre.

    FARIAS NETO, J. T. de; CAMPOS, I. S.
    A área cultivada com a cultura do milho no Estado do Acre vem se expandindo. Entretanto, a produtividade média está em torno de 1.280 kg/ha, mantendo-se constante nos 1timos anos. Este baixo índice de produtividade está associado, em grande parte, à utilização de cultivares de origem genética desconhecida que apresentam características inadequadas para a região, tais como: porte alto, mal empalhamento, susceptibilidade pragas e doenças e baixo potencial produtivo. A substituição dessas cultivares por outras mais produtivas e adaptadas s condições locais, constitui-se numa tecnologia simples e essencial para aumentar a produtividade da cultura. Esta medida, além de não elevar...

  15. Efeitos da adubação orgânica e do fósforo sobre a produção de alho em Rio Branco-AC.

    OLIVEIRA, M. R. C. de; PEREIRA, J. B. M.
    O alho é a quarta hortaliça em importância econômica para o Brasil (Filgueira 1982), e o seu cultivo continua em expansão, porém, apresentando de modo geral rendimentos baixos. Segundo Galli et al (1968), citado por Mascarenhas et al (1985), as principais causas desses baixos rendimentos são as doenças causadas por fungos. No Estado do Acre, além das condições climáticas favoráveis às doenças fúngicas, a baixa produtividade deve-se à falta de práticas culturais e fórmulas de adubação adequadas para a cultura. Todos esses fatores são imperativos na pesquisa do alho para essa região. O alho é bastante exigente em nutrientes, principalmente...

  16. Avaliação de germoplasmas de arroz de sequeiro favorecido em Rio Branco, Acre.

    CAMPOS, I. S.; GOMES, T. C. de A.; SANT'ANA, E. P.; CUTRIM, V. dos A.
    Com o objetivo de conseguir material genético capaz de solucionar os principais problemas da cultura do arroz no Acre, vem sendo desenvolvido pela Embrapa/UEPAE de Rio Branco, um trabalho de avaliação de germoplasmas de arroz, sob a coordenação do Centro Nacional de Pesquisa de Arroz e Feijão.

  17. Influência da decepagem da gema apical, no diâmetro do caule de plântulas de seringueira.

    PAZ, F. das C. A.
    Um dos problemas principais na implantação da heveicultura no Acre diz respeito à formação de mudas enxertadas. Normalmente, os heveicultores iniciam o plantio no final da época chuvosa, o que condiciona, fatalmente, ao perecimento da muda no campo em percentagens altas e um desenvolvimento vegetativo lento das mudas sobreviventes.

  18. Sistemas agroflorestais: alternativa de uso da terra para o estado do Acre.

    FRANKE, I. L.; LUNZ, A. M. P.; AMARAL, E. F. do
    Existe a necessidade de se desenvolver e melhorar tecnologias de manejo do solo para proporcionar cultivo contínuo na Amazônia, visto que o sistema de cultivo tradicional, responsável pela maioria dos alimentos locais, tem sido instável e improdutivo. O manejo inadequado da área desmatada resulta num rápido declínio da capacidade produtiva do solo, que implica em novas derrubadas. O redirecionamento da pesquisa em SAFs na Embrapa, particularmente na Região Amazônica, originou-se da tendência mundial da mudança de abordagem a partir da perspectiva de sustentabilidade agrícola nos programas de pesquisa.

  19. Pimenta longa nova alternativa econômica para o pequeno agricultor.

    PIMENTEL, F. A.; SILVA, M. P. da
    Nos últimos anos, tem-se buscado na Amazônia novas alternativas para a exploração agroindustrial dos recursos vegetais de valor comercial. Neste sentido, a espécie Piper hispidinervium, vulgarmente conhecida como pimenta longa, encontrada em condições silvestres somente no Estado do Acre, vem despertando grande interesse de empresas nacionais e internacionais, processadoras de óleos essenciais. Desde 1992, a Embrapa Acre vem pesquisando a pimenta longa com o objetivo de transformá-la em uma alternativa de atividade produtiva para a agricultura familiar na Amazônia, com um sistema de cultivo que agregue valor através do processamento primário no campo.

  20. Sistemas sustentáveis de pecuária leiteira para a agricultura familiar no Acre.

    VALENTIM, J. F.; CARNEIRO, J. da C.
    A pecuária leiteira é uma atividade de crescente importância na agricultura familiar no Acre, tanto em áreas de colonização como em reservas extrativistas e áreas indígenas. Entretanto, esta atividade resulta em grandes impactos ambientais negativos., decorrentes dos desmatamentos, perda de biodiversidade e degradação dos solos. Além disso, a pecuária leiteira, desenvolvida por pequenos produtores, apresenta baixa rentabilidade decorrente dos baixos índices zootécnicos. Há duas décadas, a Embrapa Acre desenvolve tecnologias para responder ao desafio de viabilizar sistemas de produção sustentáveis para a pecuária leiteira, economicamente rentáveis e de reduzido impacto ambiental para a agricultura familiar no Acre.

Aviso de cookies: Usamos cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios, para análisis estadístico y para mostrarle publicidad. Si continua navegando consideramos que acepta su uso en los términos establecidos en la Política de cookies.