Sunday, May 1, 2016

 

 



Soy un nuevo usuario

Olvidé mi contraseña

Entrada usuarios

Lógica Matemáticas Astronomía y Astrofísica Física Química Ciencias de la Vida
Ciencias de la Tierra y Espacio Ciencias Agrarias Ciencias Médicas Ciencias Tecnológicas Antropología Demografía
Ciencias Económicas Geografía Historia Ciencias Jurídicas y Derecho Lingüística Pedagogía
Ciencia Política Psicología Artes y Letras Sociología Ética Filosofía
 

rss_1.0 Recursos de colección

Infoteca. Informação Tecnológica em Agricultura (54,435 recursos)
O serviço Informação Tecnológica em Agricultura (Infoteca) reúne e permite acesso a informações sobre tecnologias produzidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as quais se relacionam às áreas de atuação de seus demais centros de pesquisa. Suas coleções são formadas por conteúdos editados na própria instituição (em forma de cartilhas, livros para transferência de tecnologia, programas de rádio e de televisão), com linguagem adaptada de modo que produtores rurais, extensionistas, técnicos agrícolas, estudantes e professores de escolas rurais, cooperativas e outros segmentos da produção agrícola possam assimilá-los com maior facilidade, e, assim, apropriarem-se de tecnologias geradas pela Embrapa.

Memória Técnica (Embrapa Informática Agropecuária)

Mostrando recursos 1 - 20 de 799

1. Compostagem de misturas de capim-elefante com crotalária inoculadas com adição de esterco bovino ou biofertilizante. - LEAL, M. A. de A.; GUERRA, J. G. M.; PEIXOTO, R. T. dos G.; ROCHA, M. dos S.
A compostagem é uma técnica que proporciona as condições ideais para obtenção de fertilizantes orgânicos humificados, ricos em nutrientes e com reduzidas cargas de contaminações químicas e biológicas. Durante a compostagem ocorrem reações químicas e processos metabólicos proporcionados pelos microrganismos presentes, o que pode justificar a utilização de inoculantes visando aumentar a eficiência desta técnica. A viabilidade econômica da compostagem depende da utilização de matérias primas abundantes, de custo competitivo e com reduzidos níveis de contaminação química e biológica. Este trabalho teve como objetivo avaliar a compostagem de misturas com 66% de capim elefante (Pennisetum purpureum Schum.) + 33% de...

2. Adubação verde com tremoço-branco consorciada com aveia-preta antecedendo a alface sob manejo orgânico. - CORREIA, A. L.; ABBOUD, A. C. de S.; GUERRA, J. G. M.; AGUIAR, L. A. de; RIBEIRO, R. de L. D.; ESPINDOLA, J. A. A.; ARAUJO, E. da S.
2012

3. Influência do substrato no vigor de sementes de leiteira (Tabernaaemontana laeta Mart) em condiçoes de laboratorio. - FREIRE, J. M.; ROUWS, J. R. C.; TEIXEIRA, R. de O.
2011

4. Processo de compostagem a partir da mistura de capim elefante e crotalária. - GUERRA, J. G. M.; LEAL, M. A. de A.; PEIXOTO, R. T. dos G.; SANTOS, S. da S.
2011

5. Marcação de leguminosas com 15N para estudos da dinâmica de N, derivado de adubo verde, no sistema solo-planta. - DALLA CHIEZA, E.; ARAUJO, E. da S.; ESPINDOLA, J. A. A.; LEAL, M. A. de A.; ROUWS, J. R. C.; URQUIAGA, S.; BODDEY, R. M.; ALVES, B. J. R.
2011

6. Desenvolvimento de metodologia de baixo custo para análise de B-glicosidase em solos - PAZUTTI, L. V. B.; CHAER, G. M.
2012

7. Efeito do déficit hídrico sobre a fixação biológica de N2 em cultivares de feijão comum - SILVA, H. A. P. da; CAETANO, V. S.; BEZERRA, A. C. M.; VIDAL, M. S.; ARAUJO, J. L. S. de
2012

8. Análise de restrição do DNA ribossômico amplificado (ARDRA) para uma distinção rápida entre DNA bacteriano e de cana-de-açúcar - SCHWAB, S.; SANTOS, C. M. dos; BALDANI, J. I.
2014

9. Avaliação da estabilidade de materiais orgânicos por meio de incubação e da captura conjunta das emissões de CO2 e de NH3. - OLIVEIRA, E. A. G. de; LEAL, M. A. de A.; ROCHA, M. dos. S.; GUERRA, J. G. M.; RIBEIRO, R. de L. D.
As emissões de CO2 e de NH3 são indicadores do nível de estabilidade de materiais orgânicos aos processos de decomposição. O objetivo deste trabalho foi avaliar a captura conjunta de CO2 e de NH3 em um único frasco de incubação. As emissões destes gases foram quantificadas das seguintes maneiras: 1- Captura conjunta de CO2 e de NH3; 2- Captura isolada de CO2; 3- Captura isolada de NH3. T. A emissão de NH3 obtidos nas incubações com captura conjunta diferiram dos resultados obtidos nas incubações com captura isolada. As análises de emissão de NH3 com captura isolada, sem a presença de...

10. Compostos orgânicos fermentados tipo bokashi obtidos com diferentes materiais de origem vegetal e diferentes formas de inoculação visando sua utilização no cultivo de hortaliças. - OLIVEIRA, E. A. G. de; RIBEIRO, R. de L. D.; LEAL, M. A. de A.; GUERRA, J. G. M.; ARAUJO, E. da S.; ESPINDOLA, J. A. A.; ROCHA, M. dos S.; BASTOS, T. C.; SAITER, O.
A produção de hortaliças geralmente é realizada de forma intensiva, demandando a adição periódica de matéria orgânica. Os sistemas orgânicos de produção de hortaliças requerem a adição de adubos orgânicos com elevados teores e rápida disponibilização de N. A utilização de compostos orgânicos fermentados tipo ?bokashi? pode atender a estas demandas. Entretanto, as matérias-primas tradicionalmente utilizadas na sua produção, bem como o inoculante comercial EM4®, elevam o custo deste fertilizante, o que justifica a busca por materiais alternativos. O objetivo deste trabalho foi avaliar as propriedades químicas e a capacidade de recuperação biológica do N de seis diferentes formulações biofermentadas...

11. Avaliação da estabilidade de materiais orgânicos por meio de incubação e da captura conjunta das emissões de CO2 e de NH3. - OLIVEIRA, E. A. G. de; LEAL, M. A. de A.; ROCHA, M. dos S.; GUERRA, J. G. M.
As emissões de CO2 e de NH3 são indicadores do nível de estabilidade de materiais orgânicos aos processos de decomposição. Métodos baseados em incubação de amostras e na captura do CO2 e do NH3 são utilizados para quantificar estas emissões e podem ser realizados com equipamentos básicos de laboratório. Geralmente, as quantificações do CO2 e do NH3 emitidos não são realizadas conjuntamente no mesmo frasco de incubação. O objetivo deste trabalho foi avaliar a captura conjunta de CO2 e de NH3 em um único frasco de incubação. As emissões destes gases foram quantificadas das seguintes maneiras: 1- Captura conjunta de...

12. Avaliação da recuperação de nitrogênio contido em diferentes fertilizantes orgânicos por meio de bioensaio. - LEAL, M. A. de A.; MATEUS, J. S.; AQUINO, A. M. de; SANTOS S. da S.
2010

13. Uso do genoma de Gluconacetobacter diazotrophicus PAL5 para reconstrução da via de biossíntese de exopolissacarídeos. - MENESES, C. H. G.; ROUWS, L. F. M.; ARAUJO, J. L. S. de; VIDAL, M. S.; BALDANI, J. I.
2011

14. Chuva de semente em áreas sob restauração na reserva Biológica de Poço das Antas, RJ. - MORAES, L. F. D. de
Com o objetivo de avaliar a contribuição da chuva de sementes no início do processo de restauração florestal, um experimento foi instalado na Reserva Biológica de Poço das Antas, município de Silva Jardim, RJ, em área declivosa coberta pela gramínea Melinis minutiflora . Na área de estudo três parcelas de 105m x 30m foram implantadas, cada uma recebendo um tratamento correspondente a uma ação de restauração: 1 - capina completa, sem plantio, com posterior capina seletiva para condução da regeneração natural (RN); 2 - capina completa seguida de plantio misto de espécies arbóreas nativas (PL); e 3 - controle (CT),...

15. Crescimento da leguminosa arbustiva Tephrosia vogelii em sistema orgânico de produção. - JUNIOR, M. G.; SILVA, A. G. de B.; CORDEIRO, A. A. dos S.; GUERRA, J. G. M.; ESPINDOLA, J. A. A.; ARAUJO, E. da S.
Adubação verde é uma prática capaz de elevar a produtividade agrícola, melhorando as características do solo e auxiliando no controle de fitopatógenos e plantas invasoras. Tefrósia (Tephrosia vogeliiHook. F.) é uma leguminosa arbustiva nativa da África, onde é cultivada como aduboverde. Trabalhos científicos avaliando a contribuição desta espécie nascondições brasileiras são restritos, notadamente na região Sudeste. Este trabalho teve como objetivo avaliar o crescimento vegetativo de tefrósiapara aferir seu potencial agronômico como adubo verde. Um experimentofoi implantado em dezembro de 2009, em Planossolo Háplico, no Sistema Integrado de Produção Agroecológica, Seropédica, RJ. A semeadura foi realizada na área experimental, com...

16. produção de mudas de acacia mangium e mimosa artemisiana utilizando residuos urbanos como substratos, associados a fungos micorrízicos arbusculares. - FONSECA, F. de A.; LELES, P. S. dos S.; SAGGIN JUNIOR, O. J.; SILVA, E. M. R. da; OLIVEIRA NETO,S. N. de
Este trabalho teve como objetivo avaliar o crescimento de mudas de Acacia mangium Wild. E Mimosa artemisiana Heringer e Paula em diferentes substratos formados a base de resíduos urbanos. Utilizaram-se como recipientes vasos de 980 mL. Os tratamentos utilizados foram substratos formados por composto de lixo urbano (CLU) + composto do resíduo de poda (CRP), nos seguintes percentuais, em volume: (90 + 0; 70 + 20; 45 + 45; 20 + 70; 0 + 90), juntamente com 5% de moinha de carvão e 5% de subsolo argiloso, em todos os tratamentos. A testemunha foi o substrato utilizado pela Embrapa Agrobiologia,...

17. Balanço de energia na produção de capim-elefante em condições experimentais. - ZANETTI, J. B.; MORAIES, R. F. de; ALVES, B. J. R.; BODDEY, R. M.; URQUIAGA, S.; SOARES, L. H. de B.
2010

18. Produção e valor nutritivo de pastagens orgânicas de capim-tanzânia em monocultivo e consorciado com calopogônio para rebanho leiteiro. - FAGUNDES, G. M.; SOARES, J. P. G.; LEAL, M. A. de A.; COSTA, J. R.; ALMEIDA, D. L.
2012

19. Avaliação de genótipo de milho com dupla aptidão para produção de minimilho e biomassa para adubação verde. - LANA, L. de O.; GUERRA, J. G. M.; ESPINDOLA, J. A. A.; ARAUJO, E. da S.
2012

20. Feijão-de-porco na Baixada Fluminense: como tirar proveito máximo da sua ação como adubo-verde. - LEAL, M. A. de A.; GUERRA, J. G. M.; PEIXOTO, R. T. dos G.; ALMEIDA, D. L.
2012

Página de resultados:
 

Busque un recurso