Recursos de colección

Infoteca. Informação Tecnológica em Agricultura (57.212 recursos)

O serviço Informação Tecnológica em Agricultura (Infoteca) reúne e permite acesso a informações sobre tecnologias produzidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as quais se relacionam às áreas de atuação de seus demais centros de pesquisa. Suas coleções são formadas por conteúdos editados na própria instituição (em forma de cartilhas, livros para transferência de tecnologia, programas de rádio e de televisão), com linguagem adaptada de modo que produtores rurais, extensionistas, técnicos agrícolas, estudantes e professores de escolas rurais, cooperativas e outros segmentos da produção agrícola possam assimilá-los com maior facilidade, e, assim, apropriarem-se de tecnologias geradas pela Embrapa.

Memória Técnica (Embrapa Amazônia Ocidental)

Mostrando recursos 1 - 20 de 176

  1. BRS XIQUEXIQUE: cultivar de feijão-caupi rica em ferro e zinco.


    Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

  2. Aipim manteiga: cultivar de macaxeira para o Amazonas.

    DIAS, M. C.; XAVIER, J. J. B. N.; BARRETO, J. F.; FUKUDA, W. M. G.
    Origem e características da cultivar. Toxicidade. Aspectos tecnológicos, agronômicos e de qualidades culinárias. Recomendações técnicas.

  3. Tropical terrestrial model ecosystems for evaluation of soil fauna and leaf litter quality effects on litter consumption, soil microbial biomass and plant growth.

    FÖRSTER, B.; GARCIA, M. V. B.; HÖFER, H.; MORGAN, E.; RÖMBKE, J.
    O objetivo deste trabalho foi avaliar o modelo de ecossistema terrestre (TME) como ferramenta para o estudo dos efeitos da qualidade da liteira, de invertebrados do solo e da fertilização mineral na decomposição da liteira e no crescimento das plantas em condições controladas. Foram coletados quarenta e oito cilindros de solo intacto (Latossolo Amarelo) de 17,5 cm de diâmetro e 30 cm de comprimento em um seringal abandonado na Amazônia Central brasileira e mantidos a 28°C em laboratório, por quatro meses. Folhas da liteira de Hevea paucifl ora (seringueira), ou de Flemingia macrophylla (leguminosa arbustiva) ou de Brachiaria decumbens (gramínea)...

  4. Adaptabilidade e estabilidade de clones de guaraná.

    NASCIMENTO FILHO, F. J. do; ATROCH, A. L.; CRUZ, C. D.; CARNEIRO, P. C. S.
    O objetivo deste trabalho foi determinar parâmetros de adaptabilidade e estabilidade fenotípica de clones de guaraná (Paullinia cupana) no Estado do Amazonas.

  5. As terras pretas de índio da Amazônia : sua caracterização e uso deste conhecimento na criação de novas áreas.

    TEIXEIRA, W. G.; KERN, D. C.; MADARI, B. E.; LIMA, H. N.; WOODS, W. (Ed.).
    O ambiente amazônico. Paisagens amazônicas sob a ocupação do homem Pré-Histórico: uma visão geológica. Registros palinológicos das mudanças climáticas na Amazônia brasileira durante o Neógeno. Culturas de distúrbio e diversidade em substratos amazônicos. As atividades econômicas das populações indígenas amazônicas e a formação das Terras Pretas: o exemplo dos Asurini do Xingu. Os solos e as ciências humanas: interpretação do passado. As Terras Pretas de Índio na Amazônia. Evolução do conhecimento em Terra Preta de Índio. As origens agrícolas da Terra Mulata na Amazônia. Classificação das Terras Pretas de Índio e outros solos antrópicos antigos. Formação de Terra Preta na...

  6. Fruticultura: açaí.

    SILVA, S. E. L. da; BERNI, R. F.; SOUZA, A das G. C. de; SOUZA, M. G. de; TAVARES, A. M.
    Família. Gênero. Espécies. Euterpe oleraceae. Euterpe precatoria. Propagação. Preparo da muda. Plantio e adubação. Tratos culturais. Colheita. Beneficiamento e comercialização.

  7. Importância e alguns aspectos no uso de leguminosas na Amazônia.

    ARRUDA, M. R. de; COSTA, J. R. da.
    Importância das leguminosas. Usos e ciclagem de nutrientes de algumas leguminosas. Caracterização de algumas leguminosas. O uso de leguminosas em sistemas agroflorestais.

  8. Estudo da combinação de fertilizantes orgânicos e químicos na produção da massa foliar da sacaca (Croton cajucara Benth).

    SÁ SOBRINHO, A. F. de.
    Informações sobre práticas fitotécnicas para eficientizar o cultivo de sacaca e, assim, fornecer indicações agrícolas para a melhoria do nível de qualidade dos produtos fitoterápicos no Amazonas.

  9. Murcha-de-Phytomonas do coqueiro no Amazonas.

    ARAÚJO, J. C. A. de; PEREIRA, J. C. R.; GASPAROTTO, L.
    Distribuição e incidência da doença. Sintomas. Prospecção e sobrevivência de Phytomonas staheli em coqueiro. Procedimentos para a coleta e envio de material para diagnose. Controle da doença. Controle preventivo. Controle dos insetos vetores.

  10. Caracterização agro-sócio-econômico de unidades agrícolas familiares do município de Iranduba.

    SOUSA, G. F. de; SOUSA, N. R.; LOURENÇO, J. N. de P.; MORAES, V. H. de F.; NORMANDO, M. C.; GUIMARÃES, R. dos R.; NUNES, J. S.
    Caracterizacao de uma amostra de 80 propriedades de pequenos produtores no municipio de Iranduba (AM). O levantamento das informacoes foi realizado em 1991, sendo as propriedads selecionadas para incluir areas nos ecossistemas de varzea e terra firme, tipos de sistemas de uso da terra, isto e', olericultura, cultivo de subsistencia, fruteiras e tempo de ocupacao, desde o assentamento inicial dos lotes. Os resultados confirmaram a variacao substancial em uso da terra, de acordo com os diferentes ecossistemas, de tal forma que permitiu a caracterizacao dos ecossistemas varzea baixa e varzea alta. Diferencas marcantes foram tambem observadas em certas categorias de...

  11. A cultura do abacaxizeiro no Amazonas.

    SILVA, S. E. L. da; SOUZA, A. das G. C. de; BERNI, R. F.; SOUZA, M. G. de.
    Características da planta. Exigências edafoclimáticas. Ciclos da planta. Principais variedades. Tipos de mudas. Preparo de área. Adubação de plantio. Cura. Plantio. Adubação de cobertura. Controle de plantas invasoras, pragas e doenças. Indução floral. Colheita e pós-colheita. Rendimento. Coeficientes técnicos para o plantio e a manutenção de 1 hectare de abacaxi (51 mil mudas).

  12. Manejo integrado de plantas daninhas em guaranazais.

    FONTES, J. R. A.; ARRUDA, M. R. de.
    Características das plantas daninhas. Capacidade de interferência de plantas daninhas. Ações de manejo recomendadas para guaranazais.

  13. Clones de guaranazeiro para o Estado do Amazonas.

    NASCIMENTO FILHO, F. J. do; ATROCH, A. L.; CRAVO, M. da S.; MACÊDO, J. L. V. de; GARCIA, T. B.; COSTA JÚNIOR, R. C.; RIBEIRO, J. de R. C.
    Resultados de 23 anos de pesquisa de guaraná em Manaus-AM (Brasil), pela Embrapa, tendo sido identificados 41 clones promissores, atualmente, em fase final de avaliacao, apresentando potencial para plantio comercial, e produzindo mais de 1kg de sementes torradas/planta/ano.

  14. Palestras...

    CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 3., 2000, Manaus, AM.
    Sistemas agroflorestais: manejando a biodiversidade e compondo a paisagem rural. Biodiversidade e processos funcionais de sistemas agroflorestais. Applying agroecological concepts tothe development of ecologically pest management strategies. Biodiversidade e dinamica em sistemas agroflorestais. Diversificacao de manejo em sistemas agroflorestais. Certificacao socioambiental de sistemas agroflorestais. Valoracao de servicos ambientais em sistemas agroflorestais: metodos, problemas e perspectivas. Reservas de carbono y emision de gases en diferentes sistemas de uso de la tierra en dos sitios de la Amazonia Peruana. A Amazonia, o Amazonas e o mecanismo de desenvolvimento limpo (MDL) do protocolo de Quioto.

  15. Prata Ken: cultivar de bananeira resistente à sigatoka-negra, para o Estado do Amazonas.

    GASPAROTTO, L.; PEREIRA, J. C. R.; PEREIRA, M. C. N.; COSTA, M. M. da; CORDEIRO, Z. J. M.; SILVA, S. de O. e.
    Com base em avaliações realizadas durante dois ciclos produtivos em Manaus, onde a sigatoka-negra está presente, foi selecionada a cultivar Prata Ken para recomendação aos produtores amazonenses. Características e recomendações da cultivar. Espaçamento e densidade populacional. Adubação. Adubação de cobertura/planta.

  16. Alguns aspectos sobre a biologia, comportamento, infestacao e perdas causadas pela broca-do-fruto (Conotrachelus sp.) do cupuacuzeiro (Theobroma grandiflorum Schum.), em Manaus-AM.

    DUARTE A., J.A.; GASPAROTTO, L.
    Estudo sobre a biologia, comportamento, intensidade de infestacao e quantificacao das perdas causadas pela broca-do-fruto no cupuacuzeiro para fornecer informacoes e, desse modo, aumentar os conhecimento de como melhorar o manejo dessa praga. O trabalho foi realizado em duas fases: a) campo - coleta semanal dos frutos caidos ao chao, registando o numero de furos na casca e o de larvas no interior do fruto; b) laboratorio - as larvas do ultimo instar foram colocadas dentro de garrafas de plastico de 2l contendo mistura de vermiculita esterilizada por 1h, a 160°C, na proporcao de 2:1. O substrato foi umedecido com...

  17. Boletim agrometeorológico 2003: Estação Agrometeorológica do Campo Experimental do km 29 da Rodovia AM 010.

    ANTONIO, I. C.
    Este Boletim apresenta os dados registrados no ano de 2003, na Estação Agroclimatológica da Embrapa Amazônia Ocidental.

  18. Manejo da cultura da bananeira no Estado do Amazonas.

    PEREIRA, M. C. N.; GASPAROTTO, L.; PEREIRA, J. C. R.; LOPES, C. de M. d'A.
    Instalação de um bananal. Escolha da cultivar. Thap maeo. Caipira. Prata Zulu. Fhia 18. Prata ken. Fhia 01. Fhia 02. Pelipita. Escolha da área. Condições climáticas. Preparo do solo. Época de plantio. Espaçamento e densidade populacional. Coveamento e sulcamento. Seleção e preparo das mudas. Adubação. Irrigação. Práticas culturais. Capina. Desbaste. Desfolha. Escoramento. Eliminação do coração (mangará) e pencas. Colheita. Pós-colheita. Doenças da bananeira. Sintomas. Controle. Sigatoka-negra. Moko. Mal-do-panamá. Mosaico da bananeira. Estrias da bananeira. Pragas da bananeira. Controle. Broca-do-rizoma / Moleque-da-bananeira (Cosmopolites sordidus). Broca do pseudocaule (Castnia sp.). Abelha arapuá (Trigona spp.). Tripes. Ácaros de teia - Tetranychus spp. (Acari:...

  19. Caracterizacao do fruto e comportamento produtivo do rambutanzeiro (Nephelium lappaceum L.) na regiao de Manaus-AM.

    SOUSA, N.R.; FIALHO, J. de F.; LIMA, H.C. de
    Com o objetivo de obter informacoes preliminares sobre o comportamento produtivo do rambuta e avaliar as caracteristicas fisicas do fruto cultivado em solo de Manaus, classe Latossolo amarelo, e clima do tipo Ami, foram avaliadas 20 plantas originadas de sementes de variedades de casca vermelha. As arvores entraram em floracao no terceiro ano apos o plantio, constatando-se a ocorrencia de sete plantas hermafroditas e 13 masculinas. As hermafroditas, no quarto ano de producao, registraram o numero maximo de 3590 e o minimo de 835 frutos por planta. Na caracterizacao fisica e quimica dos frutos, amostrada na segunda safra, verificou-se os...

  20. Criar matrinxã (Brycon cephalus): atividade econômica potencial para o agronegócio amazonense.

    IZEL, A. C. U.; MELO, L. A. S.
    Preparo dos viveiros. Recria. Recepção de juvenis. Povoamento das barragens. Manejo alimentar. Biometrias. Monitoramento da qualidade da água dos viveiros. Ciclo de cultivo. Parâmetros zootécnicos do cultivo. Análise de viabilidade econômica e financeira. Parâmetros adotados como suporte à análise de viabilidade econômica e financeira. Custo de produção do sistema de cultivo. Rentabilidade e lucratividade do sistema de cultivo. Retorno ao investimento e tempo de recuperação do capital.

Aviso de cookies: Usamos cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios, para análisis estadístico y para mostrarle publicidad. Si continua navegando consideramos que acepta su uso en los términos establecidos en la Política de cookies.