Recursos de colección

Infoteca. Informação Tecnológica em Agricultura (56.791 recursos)

O serviço Informação Tecnológica em Agricultura (Infoteca) reúne e permite acesso a informações sobre tecnologias produzidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as quais se relacionam às áreas de atuação de seus demais centros de pesquisa. Suas coleções são formadas por conteúdos editados na própria instituição (em forma de cartilhas, livros para transferência de tecnologia, programas de rádio e de televisão), com linguagem adaptada de modo que produtores rurais, extensionistas, técnicos agrícolas, estudantes e professores de escolas rurais, cooperativas e outros segmentos da produção agrícola possam assimilá-los com maior facilidade, e, assim, apropriarem-se de tecnologias geradas pela Embrapa.

Memória Técnica (Embrapa Clima Temperado)

Mostrando recursos 1 - 20 de 647

  1. Atributos funcionais de espécies da Mata Atlântica: ferramentas para o planejamento ambiental e econômico

    CANOSA, G. A.; MORAES, L. F. D. de
    2016

  2. Protocolo para avaliar o potencial de sistemas agrícolas no sequestro de C e acúmulo de N no solo

    URQUIAGA, S.; ALVES, B. J. R.; JANTALIA, C. P.; MADARI, B. E.; MACHADO, P. L. O. de A.; BODDEY, R. M.
    A preocupação com o aumento da concentração de gases de efeito estufa (GEE - CO2, CH4 e N2O) na atmosfera fez com que a comunidade científica quantificasse a emissão destes pelas diversas atividades antrópicas, para melhor entendimento do impacto de cada uma neste processo. Nesses levantamentos, a atividade agropecuária mundial é considerada como responsável por 25% dos GEE emitidos no planeta (IPCC, 2001), e esta percentagem também é a mesma observada no setor agropecuário brasileiro. Os solos representam o terceiro maior compartimento de carbono (C) terrestre, por isso são crescentes os esforços em identificar práticas agropecuárias que promovam o acúmulo...

  3. Orientações para elaboração de procedimentos técnicos das coleções de micro-organismos da Embrapa

    CAMACHO, N. N.; DOURADO, F. dos S.; CASTRO, C. S. P. de
    Esse documento orientador tem como objetivo auxiliar na elaboração, padronização e harmonização dos procedimentos técnicos das coleções de micro-organismos da Embrapa, a partir dos resultados gerados pelo diagnóstico da situação atual das coleções de micro-organismos, por meio da proposição de procedimentos técnicos mínimos que as coleções devem possuir, de acordo com a classificação das mesmas.

  4. Orientações para elaboração de procedimentos de equipamentos das coleções de micro-organismos da Embrapa

    DOURADO, F. dos S.; CAMACHO, N. N.; CASTRO, C. S. P. de
    Este documento foi elaborado com o objetivo de orientar na elaboração dos procedimentos de equipamentos, através da sugestão de conteúdo para os mesmos, visando ao atendimento das normas ABNT ISO GUIA 34, ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005 e OECD Best Practice Guidelines for Biological Resource Centres.

  5. Cultivo de feijão-caupi em municípios dos estados do Norte, Nordeste e Centro-oeste, conforme a área colhida e a produtividade

    AURAS, N. E.; AMANCIO, C. O. da G.
    Este estudo reúne informações que podem ser aproveitadas em estratégias de transferência da tecnologia de inoculação do feijão-caupi. Dentre outras abordagens, são apresentadas estimativas do IBGE referentes às safras de 2013 e de 2012 do feijão-caupi, e é possível identificar as características produtivas de municípios e regiões dos principais Estados produtores. Os benefícios das ações de transferência da tecnologia de inoculação e a decorrente apropriação por parte do agricultor brasileiro podem contribuir para reduzir a emissão de gases de efeito estufa e promover o desenvolvimento agrícola, social e econômico nos diversos municípios que cultivam o feijão-caupi.

  6. Resposta da cana-de-açúcar à adubação nitrogenada: fontes nitrogenadas, formas de aplicação, épocas de aplicação e efeito varietal

    SCHULTZ, N.; REIS, V. M.; URQUIAGA, S.
    Importância da nutrição nitrogenada na cana-de-açúcar. Origem dos fertilizantes nitrogenados. Fontes nitrogenadas minerais. Fontes tradicionais. Fontes de misturas. Fontes de liberação lenta e controlada. Fontes nitrogenadas orgânicas. Resíduos da indústria sucroalcooleira. Lodo de esgoto. Adubos verdes. Inoculação com bactérias diazotróficas. Adubação e ambiente de produção. Ajifer. Adubação nitrogenada em cana-planta. Adubação nitrogenada nas soqueiras de cana-de-açúcar. Formas de aplicação. Época e localização de aplicação dos fertilizantes nitrogenados. Efeito varietal.

  7. Dinâmica agrária da Região Sudoeste do município de Nova Friburgo e os atuais desafios de sua produção hortícola familiar.

    GRISEL, N-P; ASSIS, R. L. de
    2015

  8. Mecanismos bioquímicos, fisiológicos e moleculares relacionados com a eficiência de uso de nitrogênio em leguminosas e gramíneas.

    ALCANTARA, R. M. C. M. de; SOUSA, S. R. de; XAVIER, G. R.; ROCHA, M. de M.; RUMJANEK, N. G.
    Absorção do nitrogênio pelas plantas; Assimilação do nitrogênio pelas plantas; Ação das enzimas na eficiência de uso do nitrogênio; Identificação de genes relacionados à eficiência de uso do nitrogênio; Genes envolvidos na absorção do nitrato; Genes envolvidos na absorção do amônio; Estudos genéticos da eficiência de uso do nitrogênio; Variação da eficiência de uso de nitrogênio em gramíneas e leguminosas.

  9. Mecanismos bioquímicos, fisiológicos e moleculares relacionados com a eficiência de uso de nitrogênio em leguminosas e gramíneas.

    ALCANTARA, R. M. C. M.; SOUSA, S. R. de; XAVIER, G. R.; ROCHA, M. de M.; RUMJANEK, N. G.
    Absorção do nitrogênio pelas plantas; Assimilação do nitrogênio pelas plantas; Ação das enzimas na eficiência de uso do nitrogênio; Identificação de genes relacionados à eficiência de uso do nitrogênio; Genes envolvidos na absorção do nitrato; Genes envolvidos na absorção do amônio; Estudos genéticos da eficiência de uso do nitrogênio; Variação da eficiência de uso de nitrogênio em gramíneas e leguminosas.

  10. Qualificação de produto: informações técnicas e mercadológicas sobre xaxim agroecológico obtido por enraizamento vegetal desenvolvido pela Embrapa Agrobiologia.

    SANTOS, J. A. M. dos; CAMPOS, A. G.; AURAS, N. E.; LEAL, M. A. de A.
    2012

  11. Qualificação de produto: informações técnicas e mercadológicas sobre insumo orgânico de origem inteiramente vegetal desenvolvido pela Embrapa Agrobiologia

    SANTOS, J. A. M. dos; CAMPOS, A. G.; LEAL, M. A. de A.
    2013

  12. Sementes utilizadas para artesanato no município do Rio de Janeiro

    VALLE, M. J. L. do; FREIRE, J. M.; AZEVEDO, V. K. de; PINA-RODRIGUES, F. C. M.
    O uso da semente como produto florestal não-madeireiro é uma das alternativas de geração de renda de produtores rurais e que estimula a manutenção da floresta em pé. O trabalho teve como objetivo caracterizar o mercado de sementes utilizadas no artesanato na cidade do Rio de Janeiro nos anos de 2005 e 2007. Nenhum estabelecimento apresentou qualquer forma de informação sobre o potencial germinativo ou técnica de controle fitossanitário das espécies comercializadas. As sementes de espécies florestais vendidas no mercado de artesanato do Rio de Janeiro possuem um preço menor ou equivalente aquele praticado para estas mesmas espécies vendidas para...

  13. Levantamento e caracterização morfocultural e bioquímica de bactérias fluorescentes isoladas a partir de solo após o cultivo de hortaliças em sistema orgânico de produção.

    DIAS, A.; XAVIER, G. R.; RUMJANEK, N. G.; CARVALHO, J. F.; VASCONCELOS, V. G. da S.; SANTOS, S. G. dos; RIBEIRO, R. de L. D.
    Para obtenção de populações de pseudomonas preconiza-se o isolamento a partir de sistemas diversificados, como o que ocorre na Fazendinha Agroecológica Km 47, onde as diversas práticas de manejo adotadas, tais como os policultivos, o uso de plantas de cobertura do solo e a incorporação de insumos de origem biológica, estimulam a diversidade microbiana do solo (ALTIERI, 1999; NEVES et al., 2005). Assim, o objetivo do presente estudo foi realizar um levantamento de bactérias do grupo de pseudomonas fluorescentes a partir de solo de canteiro após o cultivo com cinco hortaliças no Sistema Integrado de Produção Agroecológica (Fazendinha Agroecológica Km...

  14. Manual de Biossegurança da Embrapa Agrobiologia.

    TEIXEIRA, K. R. dos S.; SOARES, L. H. de B.; CAMACHO, N. N.
    Apresenta recomendações que visam minimizar possíveis riscos biológicos durante a rotina de trabalho relacionados à manipulação, transporte e armazenagem de OGMs e seus derivados em condições de contenção, sua observância é imperiosa e devem ser adotadas nas dependências da Embrapa Agrobiologia.

  15. Sistema integrado de produção agroecológica: uma experiência de pesquisa em agricultura orgânica.

    ALMEIDA, D. L. de; RIBEIRO, R. de L. D.; GUERRA, J. G. M.
    O sistema integrado de produção agroecológica (SIPA). Alguns resultados de pesquisa no SIPA.

  16. Análise da qualidade do substrato composto por areia e vermiculita para cultivo de leguminosas em vasos de Leonard, nas condições da Embrapa Agrobiologia.

    ZILLI, J. E.; VILLAS BOAS, D. C.; ALVES, B. J. R.; STRALIOTTO, R.; BODDEY, R. M.; URQUIAGA, S.
    2012

  17. Plantas atrativas para inimigos naturais e sua contribuição no controle biológico de pragas agrícolas.

    SILVA, A. de C.; AGUIAR-MENESES, E. L.
    2011

  18. Técnicas experimentais aplicadas às ciências agrárias.

    COSTA, J. R.
    Noções básicas de experimentação agrícola. Distribuição de frequências. Definição. Frequência. Natureza da distribuição. Estatísticas descritivas. Medidas de posição. Medidas de dispersão. Medidas de assimetria e curtose. Testes de comparações múltiplas. Contrastes ortogonais de médias. Teste t de Student. Teste de Tukey. Teste de Duncan. Teste de SNK (Student Newman Keuls). Teste de Scott-knott. Análise de variância. Princípios básicos da experimentação. Pressuposições básicas da análise de variância. Delineamento inteiramente casualizado (DIC). Delineamento em blocos casualizados (DBC). Experimentos fatoriais. Experimentos em parcelas subdivididas. Análise de regressão.

  19. Uso do rejeito da produção de alumina como condicionador de solos.

    MOREIRA, J. F.; CAMPELLO, E. F. C.; AZEVEDO B. CAMPEBELL; CORREIA, M. E. F.; BIANCHI, M. de O.; RESENDE, A. S. de; JANTALIA, C. P.
    2012

  20. Caracterização fisiológica de bactérias endofíticas isoladas de cana-de-açúcar plantada no Nordeste.

    ANTÔNIO, C. de S.; REIS, V. M.
    2011

Aviso de cookies: Usamos cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios, para análisis estadístico y para mostrarle publicidad. Si continua navegando consideramos que acepta su uso en los términos establecidos en la Política de cookies.