Recursos de colección

Infoteca. Informação Tecnológica em Agricultura (56.791 recursos)

O serviço Informação Tecnológica em Agricultura (Infoteca) reúne e permite acesso a informações sobre tecnologias produzidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as quais se relacionam às áreas de atuação de seus demais centros de pesquisa. Suas coleções são formadas por conteúdos editados na própria instituição (em forma de cartilhas, livros para transferência de tecnologia, programas de rádio e de televisão), com linguagem adaptada de modo que produtores rurais, extensionistas, técnicos agrícolas, estudantes e professores de escolas rurais, cooperativas e outros segmentos da produção agrícola possam assimilá-los com maior facilidade, e, assim, apropriarem-se de tecnologias geradas pela Embrapa.

Memória Técnica (Embrapa Arroz e Feijão)

Mostrando recursos 1 - 20 de 924

  1. Genetic variability of Brazilian rice landraces determined by SSR markers.

    BORBA, T. C. de O.; MENDES, C. dos A.; GUIMARÃES, E. P.; BRUNES, T. O.; FONSECA, J. R.; BRONDANI, R. V.; BRONDANI, C.
    O objetivo deste trabalho foi avaliar a variabilidade genética de variedades locais de arroz (Oryza sativa), coletadas em pequenas propriedades rurais. Doze marcadores microssatélites (SSR) caracterizaram 417 variedades locais, coletadas em 1986, 1987 e 2003, no Estado de Goiás. O número de variedades locais com tipo de grão longo e fino aumentou no intervalo de tempo avaliado, provavelmente em razão da demanda de mercado. Conforme os dados moleculares, houve aumento na variabilidade genética e, por meio da análise fatorial de correspondência, observou-se que a maior parte dos acessos foi agrupada de acordo com o ano de coleta. A incorporação de...

  2. Manejo do solo sob produção integrada de citros.

    CARVALHO, M. T. de M.; MENEGUCI, J. L. P.; MADARI, B. E.; MOREIRA, J. A. A.; MATOS, G. R.; COSTA, A. R. da.
    O manejo de plantas espontâneas na entrelinha do pomar de citros sob Produção Integrada contribui para conservação do estoque de carbono orgânico no solo, assim como para ciclagem de nutrientes e consequente melhoria de fertilidade em relação à área de pastagem degradada, na profundidade de 0 a 50 cm do solo.

  3. Clima.

    LAZZAROTTO, C.; SILVA, S. C. da; SORIANO, B. M. A.
    Considerando as características climáticas do estado e o cultivo sob irrigação por inundação, a época de semeadura do arroz, em Mato Grosso do Sul, é determinada pela temperatura. A radiação solar define principalmente o período de melhor aproveitamento da intensidade da insolação e os demais elementos meteorológicos complementam as condições ambientais, eventualmente causando algum nível de prejuízo, quando da ocorrência de anomalias extremas.

  4. Estratégia de comunicação e negócio e transferência de tecnologia na Embrapa Arroz e Feijão.

    MACHADO, P. L. O. de A.; FERREIRA, C. M.; DEL PELOSO, M. J.; NASCENTE, A. S.; BRESEGHELLO, F.; AIDAR, H.; KLUTHCOUSKI, J.; STONE, L. F.; MORAIS, O. P. de; RABELO, R. R.; COBUCCI, T.
    Introdução. Objetivo. Organização da estrutura da Embrapa Arroz e Feijão para transferência de tecnologia. Organização interna. Organização externa.

  5. Resistência de cultivares e linhagens avançadas de arroz irrigado à queima da bainha em casa de vegetação e no campo.

    LOBO, V. L. da S.; LINS, L. C. P.; PRABHU, A. S.; FILIPPI, M. C. C. de; SANTOS, A. B. dos; SILVA, F. R.; OLIVEIRA, P. M.
    No presente estudo, foi feita a comparação do grau de resistência de linhagens e cultivares de arroz avaliadas em casa de vegetação e no campo em ensaios realizados em Formoso do Araguaia, no Tocantins, e em Goianira, Goiás.

  6. Produtividade de variedades de milho em sistema orgânico de produção.

    CRUZ, J. C.; PEREIRA FILHO, I. A.; OLIVEIRA, A. C.; GUIMARÃES, L. J. M.; QUEIROZ, L. R.; MATRANGOLO, W. J. R.; MOREIRA, J. A. A.
    Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

  7. Uso de braquiárias para o manejo de doenças causadas por patógenos habitantes do solo.

    LOBO JUNIOR, M.; BRANDÃO, R. S.; CORRÊA, C. A.; GÖRGEN, C. A.; CIVARDI, E. A.; OLIVEIRA, P. de.
    A severidade de doenças causadas por patógenos habitantes do solo é geralmente proporcional à densidade de inóculo de seus agentes causais, como no caso do mofo branco (Sclerotinia sclerotiorum) e das podridões radiculares do feijoeiro comum, causadas por Fusarium solani e Rhizoctonia solani. As recomendações técnicas para se controlar essas doenças e minimizar seus danos envolvem a redução da população de estruturas de resistência do patógeno no solo e a formação de um ambiente desfavorável ao desenvolvimento de epidemias. Uma forma de obtenção desses benefícios é o uso de sistemas de integração lavoura-pecuária, onde espécies de gramíneas têm sido utilizadas...

  8. Cultivares de milho, feijão, girassol e mandioca para o agreste sergipano com foco na agricultura familiar e no agronegócio.

    CARVALHO, H. W. L. de; OLIVEIRA, I. R. de O.; DONALD, E. R. C.; RAMOS, S. R. R.; PACHECO, C. A. P.; FUKUDA, W. M. G.; DEL PELOSO, M. J.; CARVALHO, C. G. P. de; MELO, K. E. de O.; FEITOSA, L. F.; MENEZES, A. F.
    A recomendação de variedades adaptadas e portadoras de características agronômicas desejáveis consubstancia-se em alternativa importante para os sistemas de produção dos pequenos e médios produtores rurais que tenham limitação de capital que os impeçam de investir em tecnologias modernas de produção, permitindo também armazenar e utilizar as sementes em plantios posteriores. Desta forma, evita-se a utilização de sementes de paiol, de qualidade sanitária comprometida e de cultivares de baixo potencial genético.

  9. Modelagem do crescimento de culturas: aplicações à cultura do milho.

    ANDRADE, C. de L. T. de; AMARAL, T. A.; BORGES JÚNIOR, J. C. F.; HEINEMANN, A. B.; GARCIA Y GARCIA, A.; TOJO-SOLER, C. M.; SILVA, D. de F.; HICKMANN, C.; SANTANA, C. B. de; MOURA, B. F.; CASTRO, L. A. de.
    Características gerais dos modelos de culturas; Principais modelos de culturas; Possibilidades de aplicação dos modelos de cultura; Aplicação no manejo da cultura; Aplicação na análise da resposta de culturas à irrigação e no planejamento do uso de recursos hídricos; Aplicação no manejo de nitrogênio; Aplicação na avalização de risco climático e no prognóstico de safras; Aplicação na análise da sustentabilidade de sistemas de sucessão de culturas; Aplicação em estudos de variabilidade espacial e em manejo sítio-específico; Aplicação no planejamento de uso da terra e dos recursos naturais; Aplicação na genética e melhoramento e na análise da interação genótipo x ambiente;...

  10. BRS 1060: híbrido simples de milho.

    GUIMARÃES, P. E. de O.; PARENTONI, S. N.; MEIRELLES, W. F.; PACHECO, C. A. P.; SILVA, A. R. da; GUIMARÃES, L. J. M.; CARDOSO, M. J.; ROCHA, L. M. P. da; COSTA, R. V. da; OLIVEIRA, J. S. e; COTA, L. V.; CARVALHO, H. W. L. de; GODINHO, V. de P. C.; CECCON, G.; MACHADO, A. T.; BASTOS, E. A.; VILARINHO, A. A.; SOUZA, F. R. S. de; DIAS, W. P.; EMYGDIO, B. M.; GARCIA, J. C.; WRUCK, F. J.; CASELA, C. R.
    O híbrido simples de milho BRS 1060, avaliado com nome experimental 1D219, foi desenvolvido para lavouras com alto/médio investimento e históricos de alta/média produtividade.

  11. Produtividade do feijoeiro comum, em campo, em tratamentos com Trichoderma harzianum e Trichoderma asperellum.

    LOBO JUNIOR, M.; BRANDÃO, R. S.; GERALDINE, A. M.
    O presente trabalho teve como objetivo avaliar o rendimento do feijoeiro comum inoculado com Trichoderma spp., para verificar se seus benefícios afetam o rendimento das lavouras.

  12. Índice de seleção para escolha de populações segregantes de feijoeiro-comum.

    MENDES, F. F.; RAMALHO, M. A. P.; ABREU, A. de F. B.
    Os objetivos deste trabalho foram determinar a viabilidade de uso de um índice de seleção baseado em somatório de variáveis padronizadas no melhoramento genético do feijoeiro-comum e identificar as populações segregantes mais promissoras em produtividade de grãos, porte da planta e resistência ao acamamento, simultaneamente. Foram avaliadas populações segregantes obtidas por cruzamentos em esquema de dialelo parcial (6x6). Os genitores utilizados foram divididos em dois grupos. No grupo I, foram utilizados genitores com grãos do tipo carioca, de porte semiereto a prostrado. No grupo II, foram utilizados genitores com porte ereto, porém com grãos fora do padrão comercial carioca. As...

  13. Variáveis experimentais da Embrapa Arroz e Feijão.

    PINHEIRO, P. V.; LOPES JÚNIOR, S.; OLIVEIRA, J. P. de; GUIMARÃES, C. M.; STONE, L. F.; MADARI, B. E.; FILIPPI, M. C. C. de; PEREIRA, H. S.; EIFERT, E. da C.; SILVA, J. F. A. e; WENDLAND, A.; LOBO JUNIOR, M.; FERREIRA, E. P. de B.
    Neste trabalho, propõe-se a padronização das principais variáveis experimentais utilizadas na Embrapa Arroz e Feijão, no que se refere à metodologia, unidade de medida e sigla de identificação. Uma codificação padronizada para identificar os experimentos também é proposta, assim como as informações mínimas necessárias para a identificação dos experimentos.

  14. Avaliação de práticas culturais em um sistema agrícola irrigado por aspersão.

    SANTOS, A. B. dos; SILVA, O. F. da; FERREIRA, E.
    Em um sistema agrícola intensivo irrigado por aspersão, e fundamental a manutenção, em níveis elevados, da fertilidade do solo e da produtividade das espécies cultivadas. Em experimentos conduzidos de 1991 a 1993, sob pivô central, em Jussara, GO, foram estudados os efeitos de três sistemas de preparo de solo (Grade, Arado e Sem Preparo), de dois tipos de adubação (a usada na propriedade e a baseada na analise de solo) e das culturas de arroz (Oryza sativa L.) e de milho (Zea mays L.) sobre o rendimento de grãos de feijão (Phaseolus vulgaris L.) cultivado em sucessão. Avaliaram-se também os...

  15. BRS 1055: híbrido simples de milho.

    GUIMARÃES, P. E. de O.; PARENTONI, S. N.; MEIRELLES, W. F.; PACHECO, C. A. P.; SILVA, A. R. da; GUIMARÃES, L. J. M.; CARDOSO, M. J.; ROCHA, L. M. P. da; COSTA, R. V. da; OLIVEIRA, J. S. e; COTA, L. V.; CARVALHO, H. W. L. de; GODINHO, V. de P. C.; CECCON, G.; MACHADO, A. T.; BASTOS, E. A.; VILARINHO, A. A.; SOUZA, F. R. S. de; DIAS, W. P.; EMYGDIO, B. M.; GARCIA, J. C.; WRUCK, F. J.; CASELA, C. R.
    O híbrido simples de milho BRS 1055 foi desenvolvido para lavouras de alto/médio investimento e históricos de alta/média produtividade.

  16. Mapeamento genético e piramidização de genes de resistência no desenvolvimento de multilinhas e cultivares compostas de arroz irrigado com resistência estável à brusone (Pyricularia grisea): relatório técnico.

    RANGEL, P. H. N.; FERREIRA, M. E.; SANTOS, G. R.; DIAS NETO, J. J.; ARAUJO, B. J. O. R. de; RAMOS, L. N.; SILVA, L. M. dos A.; MENDONÇA, J. A.; ALMEIDA, C. G. de; COSTA, W. M.
    A principal estratégia do projeto foi a piramidização indireta de diferentes alelos da família gênica Pi em linhagens elite de arroz, visando propiciar resistência estável à doença. A hipótese de trabalho é que a mistura de linhagens quase-isogênicas de arroz que possuem diferentes genes de resistência à brusone conferirá maior estabilidade de resistência no campo à população de isolados do patógeno.

  17. Informações meteorológicas para pesquisa e planejamento agrícola, referentes ao Município de Santo Antônio de Goiás-GO, 2008.

    SILVA, S. C. da; RIBEIRO, J. R.; GOMES, M. P.
    Os dados meteorológicos aqui apresentados, permitirão aos usuários do setor agrícola, obter informações sobre as variações dos elementos climáticos do Município de Santo Antônio de Goiás-GO, a partir de observações contínuas das variáveis climáticas.

  18. TECHNICAL information on highland rice in the states of Mato Grosso and Rondônia for the 2009-10 and 2010-11 crops seasons.


    The Rice Technical Committee from those states CTA MT-RO has been involved with the enhancement of grain quality attributes and plant characteristics as well. The 3rd meeting of this Committee took place in 2009, from August 4 to 5, in Rondonópolis, under the coordination of the Rondonópolis and Southern Mato Grosso Food Industry Association (SIAR-SUL) with the support of many local institutions: Brazilian Supporting Service for Small Business (SEABRE, MT); Mato Grosso Research, Assistance and Rural Extension Association (EMPAER, MT); Mato Grosso Research Foundation (FAPEMAT), Paranatinga Mayor´s Office; Mato Grosso Rice Industry Association (SINDARROZ, MT); Department of Trade, Mining and...

  19. Manejo da irrigação do feijoeiro com o uso do irrigâmetro

    SILVEIRA, P. M. da; RAMOS, M. M.; OLIVEIRA, R. A. de
    O Irrigâmetro é um aparelho evapopluviométrico que estima a evapotranspiração da cultura e mede a quantidade de chuva precipitada. Além disso, indica o momento de irrigar e o tempo de irrigação ou a velocidade de deslocamento do equipamento de irrigação. Tudo isso feito sem precisar de conhecimento técnico, sem programa computacional e sem cálculos.

  20. Calibração e validação do modelo ORYZA/APSIM para arroz de terras altas.

    HEINEMANN, A. B.; LORENÇONI, R.; DOURADO NETO, D.
    O objetivo desse estudo é calibrar e validar o modelo de simulação do crescimento e desenvolvimento ORYZA/APSIM para uma cultivar de arroz de terras altas.

Aviso de cookies: Usamos cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios, para análisis estadístico y para mostrarle publicidad. Si continua navegando consideramos que acepta su uso en los términos establecidos en la Política de cookies.