Recursos de colección

Infoteca. Informação Tecnológica em Agricultura (56.683 recursos)

O serviço Informação Tecnológica em Agricultura (Infoteca) reúne e permite acesso a informações sobre tecnologias produzidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as quais se relacionam às áreas de atuação de seus demais centros de pesquisa. Suas coleções são formadas por conteúdos editados na própria instituição (em forma de cartilhas, livros para transferência de tecnologia, programas de rádio e de televisão), com linguagem adaptada de modo que produtores rurais, extensionistas, técnicos agrícolas, estudantes e professores de escolas rurais, cooperativas e outros segmentos da produção agrícola possam assimilá-los com maior facilidade, e, assim, apropriarem-se de tecnologias geradas pela Embrapa.

Série Documentos (CNPTIA)

Mostrando recursos 1 - 20 de 146

  1. Instruções para uso do Open Grid Engine no Laboratório Multiusuário de Bioinformática.

    CINTRA, L. C.
    O presente trabalho tem sua relevância no treinamento dos recursos humanos que estão atuando no âmbito de projetos da Embrapa que exigem o processamento intenso e, por isso, demandam recursos computacionais especiais para a obtenção de seus resultados. No entanto, problemas similares ocorrem em outras organizações de ensino e pesquisa no País; e a discussão apresentada pode ser útil também para profissionais dessas, que queiram ampliar a sua capacidade de processamento utilizando clusters computacionais.

  2. Tutorial para a instalação e utilização básica do CKAN.

    YANO, I. H.; DRUCKER, D. P.
    O presente guia apresenta como instalar o software Comprehensive Knowledge Archive Network (CKAN), uma ferramenta que implementa um repositório de dados e que viabiliza a documentação de metadados que o descrevem. Também são demonstradas algumas funcionalidades para cadastramento de pessoas, organizações e catalogação de dados propriamente dita.

  3. Tutorial para a instalação e utilização básica do CKAN.

    YANO, I. H.; DRUCKER, D. P.
    O presente guia apresenta como instalar o software Comprehensive Knowledge Archive Network (CKAN), uma ferramenta que implementa um repositório de dados e que viabiliza a documentação de metadados que o descrevem. Também são demonstradas algumas funcionalidades para cadastramento de pessoas, organizações e catalogação de dados propriamente dita.

  4. Utilizando o formato JSON para armazenar dados do sistema BDGF no PostgreSQL.

    VIEIRA, F. D.
    Neste documento, será apresentada uma contribuição da Embrapa Informática Agropecuária quanto ao uso do tipo de dados JSON no PostgreSQL, sua integração com a linguagem Java e um pequeno tutorial mostrando como trabalhar com o tipo JSON no PostgreSQL.

  5. BHCalc: manual do usuário.

    SILVA, J. P. da; MEIRELES, E. J. L.; CAMARGO, M. B. P. de; PANTANO, A. P.; ROMANI, L. A. S.
    Este manual tem por objetivo apresentar, de forma rápida e prática, a ferramenta para cálculo o balanço hídrico pelo método de Thornthwaite e Mather (1955), otimizando seu uso e aquisição de resultados pelo público interessado, contribuindo, assim, para o planejamento e tomadas de decisão das atividades agropecuárias e de pesquisas.

  6. Memórias do II Seminário da Rede AgroHidro: impactos da agricultura e das mudanças climáticas nos recursos hídricos.

    MOURA, M. F.; RODRIGUES, L. N.; PELLEGRINO, G. Q.
    Este material tem por objetivo registrar e documentar os fatos ocorridos durante o II Seminário da Rede AgroHidro que ocorreu em Campinas, SP, de 25 a 27 de março de 2014.

  7. Educação a distância e formação continuada: estratégias de transferência de tecnologias na Embrapa.

    TORRES, T. Z.; SOUZA, M. I. F.; PEREIRA, N. R.; CUNHA, L. M. S.
    Este documento apresenta uma contribuição teórica e prática da Embrapa Informática Agropecuária ao desafio colocado para a Empresa, no que se refere à constituição da linha de atuação em educação não-formal, sob a perspectiva de formação continuada, na modalidade de Educação a Distância

  8. Análise de dados de RNA-Seq utilizando o Galaxy.

    ZERLOTINI NETO, A.; CINTRA, L. C.
    Neste documento, serão apresentados métodos computacionais para facilitar o processo de análise de dados de RNA-Seq, por meio de ferramentas acessíveis via navegadores. Esta metodologia possibilita o processamento distribuído e o compartilhamento de grandes volumes de dados de RNA-Seq, com o objetivo de efetivamente identificarmos as diferenças de expressão de genes para elucidar mecanismos biológicos ligados à produtividade e a doenças.

  9. Guia de utilização do OVD ULTEO.

    YANO, I. H.
    Este trabalho tem como objetivo descrever a utilização do software de IaaS para desktops OVD Ulteo, que disponibiliza áreas de trabalho customizadas para gru-pos de usuários, permitindo maior controle sobre o uso e licença de aplicativos e segurança contra perda de dados das áreas de usuários

  10. Estruturação do programa de formação de agentes multiplicadores em empreendedorismo rural para agricultores familiares de base ecológica.

    OLIVEIRA, D. R. M. dos S.; SOUZA, M. I. F.; TORRES, T. Z.; GAROFOLO, A. C. S.
    Acredita-se que este trabalho possa fornecer subsídios teórico, metodológico e pedagógico para contribuir na estruturação de outros programas de formação continuada na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) na modalidade de educação não-formal e, dessa forma, fomentar práticas educativas voltadas à transferência de tecnologias

  11. Plugins do Elasticsearch para tratamento de termos compostos e correção do filtro de sinônimos.

    VAZ, G. J.
    Sistemas de recuperação de informação são fundamentais para qualquer organização que trabalhe com o uso e a produção de conhecimento de forma intensiva. As demandas por informações de qualidade são, cada vez mais, desafiadoras e importantes para as tomadas de decisão. Neste contexto, os sistemas de recuperação de informação precisam ser constantemente aperfeiçoados.Na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), diversos sistemas possibilitam a recuperação de informação. Ainfo, Banco de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA), Sabiia e Alice possibilitam o acesso à relevante produção técnico-científica da agropecuária. Vários outros sistemas e sites da empresa, como Quaesta, portal e intranet, também apresentam...

  12. Imputação de genótipos em bovinos: um guia passo a passo.

    MUDADU, M. de A.; CARVALHO, H. G. de; YOKOO, M. J. I.; CARDOSO, F. F.
    O programa de melhoramento genético no Brasil está implementando o uso de marcadores genéticos, um procedimento chamado seleção genômica (SG). SG consiste em genotipar uma população de referência com fenótipos conhecidos e na descoberta de marcadores genéticos associados. O efeito dos marcadores são estimados e validados de forma a tornar possível predizer os valores genéticos dos cadidatos à seleção baseado nos seus genótipos. A genotipagem de alta densidade tem custo elevado, de forma que usa-se genotipar a população de referência usando chips de alta densidade de marcadores e genotipar com menor custo os candidatos a seleção usando chips de baixa...

  13. Técnicas de mineração de textos para auxiliar a construção de portfólio de tecnologias de irrigação a partir de publicações científicas.

    OLIVEIRA, S. R. de M.; MOURA, M. F.; TÁPIAS, L. M.; OLIVEIRA, C. T. de; BASSOI, L. H.
    O trabalho aqui descrito é uma experimentação metodológica para a construção de portfólios tecnológicos de modo semi-automatizado. A metodologia envolve recuperação de informação técnico-científica e extração de conhecimento por meio de técnicas estatísticas de aprendizado de máquina para construção de portfólio de tecnologias de irrigação, a partir de publicações científicas, visando melhorar o uso sustentável da água na agricultura

  14. Desvendando a infraestrutura de TI nos bastidores da implementação de cenários de virtualização utilizando o Xen.

    FERREIRA, D. M.
    Este documento visa disseminar na Embrapa todo o conhecimento adquirido na Embrapa Informática Agropecuária para implementação de uma solução de virtualização, considerando desde um cenário mais simples, com o uso de apenas um servidor físico de grande porte, até o mais complexo, que envolve a utilização de diversos servidores físicos em cluster, switches e storages de disco.

  15. Considerações Sobre o Bioetanol Lignocelulósico para Subsidiar a Elaboração de Conteúdo da Árvore do Conhecimento Agroenergia.

    JARDINE, J. G.; DISPATO, I.; PERES, M. R.
    De acordo com a previsão da Agência Internacional de Energia (AIE) até o ano de 2030, os biocombustíveis representarão cerca de 7% do combustível utilizado no transporte, sendo a União Européia, os Estados Unidos e o Brasil os principais produtores e consumidores. Esse crescimento no mercado internacional é esperado devido ao aumento do preço do petróleo e, também porque os países desenvolvidos que assinaram o Protocolo de Kyoto se comprometeram a reduzir suas emissões de gases poluentes (BRASIL, 2005). Os constantes conflitos envolvendo os países do Oriente Médio, que estão nas regiões das reservas de petróleo, causam instabilidade ao suprimento...

  16. Introdução ao pfSense: implementando um firewall.

    CORRÊA, J. L.
    Este documento apresenta uma introdução ao pfSense, um sistema de firewall que contempla todas estas características, sendo de grande importância para a melhoria da segurança no fornecimento de conectividade com a internet.

  17. Uma ferramenta semiautomática para medição da área de lesões de Mancha Alvo em folhas de café.

    BARBEDO, J. G. A.
    Este documento apresenta uma ferramenta semiautomática que requer apenas algumas poucas interações com o usuário para medir lesões associadas com a doença mancha-alvo em folhas de café.

  18. Método de produção de microconteúdo educacional.

    SOUZA, M. I. F.; TORRES, T. Z.
    Este documento traz uma versão ampliada e detalhada do método de produção de microconteúdo educacional desenvolvido por Márcia Izabel Fugisawa Souza, objeto de tese de doutorado defendida na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em dezembro de 2013.

  19. Modelos de negócios inovadores na transferência de software agropecuário: boas práticas de Unidades de Pesquisa da Embrapa.

    BAMBINI, M. D.; ROCHA, D. T. da; CARROMEU, C.; CORREA, F. T. de B. S.; PUSINHOL, C. C.; GREENHALGH, A. A. M. S.; VISOLI, M. C.
    Este documento tem como objetivos resgatar e disseminar modelos de negócios inovadores implementados para a geração e transferência de software agropecuário no âmbito de unidades descentralizadas de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

  20. Procedimentos para proteção da propriedade intelectual de programas de computador: práticas da Embrapa Informática Agropecuária.

    BAMBINI, M. D.; VAZ, G. J.; BARBEDO, J. G. A.
    Este documento tem por objetivo discutir os aspectos conceituais relacionados à proteção da propriedade intelectual envolvendo produtos de software e descrever as práticas da Embrapa Informática Agropecuária neste campo.

Aviso de cookies: Usamos cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios, para análisis estadístico y para mostrarle publicidad. Si continua navegando consideramos que acepta su uso en los términos establecidos en la Política de cookies.