Recursos de colección

Infoteca. Informação Tecnológica em Agricultura (56.791 recursos)

O serviço Informação Tecnológica em Agricultura (Infoteca) reúne e permite acesso a informações sobre tecnologias produzidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as quais se relacionam às áreas de atuação de seus demais centros de pesquisa. Suas coleções são formadas por conteúdos editados na própria instituição (em forma de cartilhas, livros para transferência de tecnologia, programas de rádio e de televisão), com linguagem adaptada de modo que produtores rurais, extensionistas, técnicos agrícolas, estudantes e professores de escolas rurais, cooperativas e outros segmentos da produção agrícola possam assimilá-los com maior facilidade, e, assim, apropriarem-se de tecnologias geradas pela Embrapa.

Comunicado Técnico (CPATSA)

Mostrando recursos 1 - 20 de 346

  1. Adubação orgânica na produção da bananeira Pacovan.

    FLORI, J. E.; RESENDE, G. M. de; BORGES, A. L.
    Neste trabalho são apresentadas alternativas de adubação orgânica para uso em bananicultura no Perímetro Irrigado de Pedra Branca, Bahia.

  2. Adubação orgânica na produção da bananeira Pacovan.

    FLORI, J. E.; RESENDE, G. M. de; BORGES, A. L.
    Neste trabalho são apresentadas alternativas de adubação orgânica para uso em bananicultura no Perímetro Irrigado de Pedra Branca, Bahia.

  3. Uva de mesa sem sementes BRS Vitória: comportamento agronômico e qualidade dos frutos no Submédio do Vale do São Francisco.

    LEAO, P. C. de S.; LIMA, M. A. C. de
    Em 2013, a Embrapa Semiárido iniciou um trabalho em área comercial no Submédio do Vale do São Francisco com o objetivo de caracterizar o potencial produtivo, o comportamento agronômico e os atributos de qualidade dos cachos da cultivar de uva sem sementes BRS Vitória.

  4. Manejo da resistência do ácaro-rajado (Tetranychus urticae Koch) em videira no Submédio do Vale do São Francisco

    OLIVEIRA, J. E. de M.; MONTEIRO, V. B.; GONDIM JUNIOR, M. G. C.; SIQUEIRA, H. A. A. de
    Na região do Submédio do Vale do São Francisco são encontradas diversas espécies de ácaros associadas à videira, destacando-se ácaro-rajado (Tetranychus urticae Koch), o ácaro-branco [Polyphagotarsonemus latus (Banks)] e o ácaro-vermelho [Oligonychus mangiferus (Rahman & Sapra)] (DOMINGOS et al., 2014) O objetivo deste trabalho foi disponibilizar informações sobre a frequência de indivíduos resistentes a abamectina de populações do ácaro-rajado, coletados em videira, na região do Submédio do Vale do São Francisco, por meio de curvas de concentração-resposta

  5. Análise do comportamento dos preços da maçã comercializada em Juazeiro, BA e em São Paulo, SP

    LIMA, J. R. F. de; ARAUJO, J. L. P.; LOPES, P. R. C.; ARAÚJO JÚNIOR, J. N. de; PEREIRA, A. F. C.
    Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar comparativamente os preços de comercialização da maçã no Mercado do Produtor de Juazeiro, na Bahia, e na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), em São Paulo, com o objetivo de indicar os períodos de melhores preços para os agricultores comercializarem, aumentando a rentabilidade da cultura. O Mercado do Produtor foi escolhido pela sua importância no contexto da região Nordeste e o Ceagesp, pela sua relevância na comercialização no maior centro consumidor do País

  6. Adubação orgânica em videira de vinho cultivada no Submédio São Francisco.

    SILVA, D. J.; BASSOI, L. H.; DEON, M. D.; ROCHA, M. G. da; SILVA, A. O. da
    A vitivinicultura é uma atividade de grande importância social e econômica para o Submédio do Vale do São Francisco. O cultivo ocorre em solos que, via de regra, são de baixa fertilidade natural, caracterizada por baixos teores de matéria orgânica, em torno -1 de 10 g.kg , resultando em baixos teores de nitrogênio e de fósforo. A adição de adubos orgânicos, como estercos e compostos, é essencial para incrementar os teores de matéria orgânica desses solos.

  7. Uso de coquetéis vegetais em sistemas agrícolas irrigados no Semiárido brasileiro

    GIONGO, V.; MENDES, A. M. S.; SILVA, D. J.; CUNHA, T. J. F.
    Após anos de exploração dos monocultivos de olerícolas e frutícolas, associado ao manejo inadequado do solo e da água, pode ocorrer processos que intensificam a degradação ambiental, com destaque para salinização, erosão, perdas de nutrientes e redução nos teores de matéria orgânica. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de recomendar o uso de dois coquetéis vegetais, com bom potencial de produção de fitomassa aérea, em sistemas de produção de olerícolas e frutícolas irrigadas no semiárido brasileiro.

  8. Cultivo da palma no Semiárido

    MOREIRA, J. N.; CORREIA, R. C.; BRANDAO, W. N.
    No Sertão, a produção de alimentos na propriedade não é uma prática corriqueira para um grande número de criadores de caprinos e ovinos, principalmente os pequenos produtores. O mais comum é a criação de animais soltos na Caatinga, alimentando-se da vegetação natural e, no período mais crítico do ano, trazê-los para um cercado para fornecer algum resto de cultura ou resíduos adquiridos na cidade, caros, muitas vezes, para suplementar aqueles animais mais necessitados. Uma das poucas práticas que se observa como forma de minimizar esse problema é o cultivo da palma-forrageira (Opuntia ficus-indica Mill) em pequenos quintais próximos à casa...

  9. Produção de barra de cereal sabor umbu.

    RYBKA, A. C. P.; MATTA, V. M. da
    O potencial do umbu para este produto é bastante grande, por ser um fruto pouco calórico e de sabor diferenciado. Este fruto possui grande importância para o Semiárido do Nordeste brasileiro, sendo utilizado para a elaboração de doces, geleias, sucos, picles, licor, entre outros produtos. Desta forma, unindo o alto consumo da barra de cereal à importância do umbu para o Nordeste brasileiro, sugere-se uma formulação para a elaboração de barra de cereal sabor umbu conforme os ingredientes e proporções que são apresentados neste trabalho.

  10. Evolução das exportações de manga e uva produzidas no Submédio do Vale do São Francisco no período de 2010-2014.

    LIMA, J. R. F. de
    O objetivo deste trabalho foi analisar as estatísticas disponíveis para aferir a evolução, nos últimos 5 anos (2010-2014), das exportações das frutas de maior importância econômica para o Submédio do Vale do São Francisco, enfocando tanto o comportamento agregado quanto o mercado europeu e o americano. A base de dados usada foi a do sistema Aliceweb2, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, (MDIC).

  11. Processamento de molho "Chutney" composto de maracujá da caatinga e manga.

    TORREZAN, R.; SILVA, B. S. G. DA; TEIXEIRA, N. S.; OLIVEIRA, A. H.; SILVA, L. F. M. da; ARAUJO, F. P. de; MATTA, V. M. da
    O objetivo deste trabalho é apresentar e descrever o processamento do molho tipo chutney tendo como ingredientes básicos o maracujá da caatinga e a manga. O processamento descrito parte do pressuposto da existência de uma pequena instalação agroindustrial que possui a estrutura necessária para a execução das etapas de lavagem e higienização das frutas, despolpamento, concentração, envase, exaustão, tratamento térmico e resfriamento do produto, e para o acompanhamento do processo, controlando fatores como a temperatura e o teor de sólidos solúveis (ºBrix).

  12. Elaboração de barra de cereal sabor maracujá-do-mato.

    RYBKA, A. C. P.
    Este trabalho apresenta uma metodologia para a elaboração de barra de cereal sabor maracujá-do-mato, os ingredientes necessários, proporções e formulação a ser seguida.

  13. Como produzir mudas de umburana-de-cheiro.

    SOUZA, A. V. de; SOUZA, D. D. de; OLIVEIRA, F, J. V. de; CORRÊA, R. M.
    Na Embrapa Semiárido vem sendo realizadas pesquisas com o objetivo de estabelecer metodologias adequadas para a produção e conservação da umburana-de-cheiro. Neste documento são apresentadas informações sobre como produzir mudas desta espécie por meio da germinação de sementes em condições de viveiro

  14. Sistema de gotejamento por gravidade para a irrigação de hortas.

    PINTO, J. M.; COSTA, N. D.; YURI, J. E.; CALGARO, M.
    O objetivo desta Instrução Técnica é orientar agricultores na instalação de um sistema de irrigação por gotejamento por gravidade, capaz de irrigar uma pequena horta. O sistema de irrigação por gotejamento foi indicado neste caso, por utilizar água de forma racional, na quantidade exata requerida pelas hortaliças, evitando-se o desperdício deste recurso natural escasso no Semiárido.

  15. Cultivo da cebola: cultivares e ajustes na recomendação de adubação NPK para o Submédio do Vale do São Francisco .

    RESENDE, G. M. de; COSTA, N. D.; YURI, J. E.
    Neste trabalho são apresentadas informações acerca da nutrição na cultura da cebola no Submédio do Vale do São Francisco e as principais cultivares de cebola recomendadas para cultivo. As recomendações apresentadas estão embasadas em resultados de estudos realizados na Embrapa Semiárido.

  16. Recomendações de cultivo de minitomate no Submédio do Vale do São Francisco.

    YURI, J. E.; COSTA, N. D.
    O trabalho foi desenvolvido com o objetivo de orientar os produtores interessados em cultivar minitomates, cujas informações foram baseadas em pesquisas realizadas ao longo de 2 anos com a cultura nas condições do Submédio do Vale do São Francisco.

  17. Gliricídia: banco de proteína para a suplementação de caprinos e ovinos no período seco do ano.

    MOREIRA, J. N.; BRANDAO, W. N.; CORREIA, R. C.
    Este trabalho traz informações sobre o uso da gliricídia na alimentação animal. As informações apresentadas podem contribuir para o melhor manejo na criação de ruminantes no Semiárido.

  18. Comercialização e preço da melancia no Mercado do Produtor de Juazeiro, Bahia.

    LIMA, J. R. F. de; RESENDE, G. M. de; PEREIRA, A. F. C.
    Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar aspectos da comercialização da melancia no Mercado do Produtor de Juazeiro, na Bahia, com a finalidade de definir os períodos com maior possibilidade de aumento da rentabilidade dos agricultores dedicados à cultura, configurando-se, portanto, em uma das fontes de informação que podem apoiar a tomada de decisão daqueles que já estão inseridos neste segmento do agronegócio ou potenciais produtores que desejem se dedicar à cultura.

  19. Uso de cobertura plástica no cultivo do meloeiro.

    YURI, J. E.; COSTA, N. D.; PINTO, J. M.; CORREIA, R. C.
    2014

  20. Protocolos de assepsia para o estabelecimento in vitro de espécies medicinais nativas da Caatinga.

    SOUZA, A. V. de; SANTOS, M. da C.; SOUZA, M. D. de; LARANJEIRA, L. R.
    Neste trabalho são apresentadas informações obtidas por meio de pesquisas realizadas na Embrapa Semiárido com umburana-de- cheiro, catingueira, baraúna, aroeira, quixabeira e angico; espécies nativas da Caatinga que apresentam potencial medicinal.

Aviso de cookies: Usamos cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios, para análisis estadístico y para mostrarle publicidad. Si continua navegando consideramos que acepta su uso en los términos establecidos en la Política de cookies.