Recursos de colección

Infoteca. Informação Tecnológica em Agricultura (57.024 recursos)

O serviço Informação Tecnológica em Agricultura (Infoteca) reúne e permite acesso a informações sobre tecnologias produzidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as quais se relacionam às áreas de atuação de seus demais centros de pesquisa. Suas coleções são formadas por conteúdos editados na própria instituição (em forma de cartilhas, livros para transferência de tecnologia, programas de rádio e de televisão), com linguagem adaptada de modo que produtores rurais, extensionistas, técnicos agrícolas, estudantes e professores de escolas rurais, cooperativas e outros segmentos da produção agrícola possam assimilá-los com maior facilidade, e, assim, apropriarem-se de tecnologias geradas pela Embrapa.

Série Documentos (CPATSA)

Mostrando recursos 1 - 20 de 255

  1. Introduction a l'etude de l'herpetofaune de la region d'Ouricuri, PE (Nordeste du Bresil): rapport de stage.

    MIRANDA, J. R. de.
    Estuda hepertofauna da regiao de Ouricuri, Pernambuco focalizando as condicoes do estudo, o protocolo e exemplos dos resultados, apresentando as especies, examinando as frequencias relativas, as afinidades cronologicas e a abundancia da populacao das especies da fauna.

  2. Análise da expressão gênica pela técnica de PCR quantitativa em tempo real: princípios e fundamentos.

    MORGANTE, C. V.; BLAWID, R.
    Neste trabalho são apresentados os conceitos fundamentos da análise da expressão gênica pela técnica de PCR e reúne informações importantes para aqueles que se dedicam ao estudo da genética vegetal. Sumário: Introdução; Rermos básicos utilizados na qPCR; Sistemas para a detecção da fluorescência; Etapas anteriores à reação de qPCR; Parâmetros para a padronização da qPCR; Métodos de quantificação gênica; Referências; Glossário.

  3. Anais...

    SIMPÓSIO DO BIOMA CAATINGA, 1., 2016, Petrolina.
    Eixo I: Recursos Naturais. Mesa Redonda - Meio ambiente e desenvolvimento; Água na Caatinga: cenários e perspectivas; Manejo, uso e conservação dos solos do Bioma Caatinga; Clima em tempo de mudança. Mesa Redonda - Biodiversidade: onde o conhecimento precisa avançar? Conhecimento sobre a biodiversidade de fauna da Caatinga: um panorama dos últimos 10 Anos. Eixo II: Desenvolvimento sustentável e conservação - Mesa Redonda - A Caatinga pede socorro: experiências conservacionistas; Reserva natural Serra das Almas e seu. Modelo integrado de conservação da Caatinga; Criação de unidades de conservação em Pernambuco: Estratégias, oportunidades e entraves; Unidades de Conservação da Caatinga (Uccas);...

  4. Eucalipto no Semiárido brasileiro

    DRUMOND, M. A.; OLIVEIRA, V. R. de; RIBASKI, J.
    Neste documento, são apresentadas informações sobre o manejo de espécies do gênero Eucalyptus no Semiárido brasileiro com o objetivo de contribuir para amenizar a exploração sobre as plantas da Caatinga, que já apresenta espécies em risco de extinção.

  5. Agricultura familiar, territórios e políticas públicas: diretrizes para uma agenda de pesquisa

    BIANCHINI, P. C.; TAKAGI, M.; PIRAUX, C.; TONNEAU, J.-P.; BIANCHINI, F.; FERREIRA, M. A. J. F.; SILVA, P. C. G. da
    A Agricultura familiar é caracterizada, essencialmente, pela produção agropecuária em pequenas propriedades com o emprego de mão de obra da própria família. Tem importante papel no abastecimento alimentar no mercado brasileiro, além de contribuir para a subsistência e incremento de renda de muitas famílias que vivem no Semiárido. Os dados apontam que mais de 70% dos alimentos produzidos no País são provenientes da agricultura familiar, que também tem papel importante na fixação do homem no campo. Nesse contexto, é necessário o desenvolvimento de tecnologias que otimizem a produção de alimentos no sistema da agricultura familiar, valorizando os saberes populares e...

  6. Anais...

    JORNADA DE INTEGRAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 1., 2016, Petrolina.
    2016

  7. Caracterização de propriedades de criação de caprinos leiteiros localizadas em Petrolina, PE e Santa Maria da Boa Vista, PE

    VESCHI, J. L. A.; CAVALCANTE, M. B.; SILVA, W. E. de L. e; COSTA, M. M. da
    Neste trabalho são apresentadas informações relacionadas à caracterização de propriedades localizadas nos municípios de Petrolina e Santa Maria da Boa Vista, Estado de Pernambuco onde se realiza a criação de caprinos. Informações desta natureza são importantes para o entendimento da realidade dessa atividade e podem subsidiar ações direcionadas à sua melhoria.

  8. Extrativismo do umbu e alternativas para a manutenção de áreas preservadas por agricultores familiares em Uauá, BA.

    ARAUJO, F. P. de; AIDAR, S. de T.; MATTA, V. M. da; MONTEIRO, R. P.; MELO, N. F. de
    Este trabalho apresenta práticas de manejo do umbuzeiro no polo extrativista do umbu na região de Uauá, BA e propõe sistemas de produção tendo a espécie como porta-enxerto de acessos especiais de umbu ou de outras Spondias, consorciado ao maracujá-da-caatinga (Passiflora cincinnata Mast.), com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de sistemas de produção agrícola sustentáveis de base familiar.

  9. Estudo de itinerário de desenvolvimento: o caso da comunidade de Alagoinha - Mossoró-RN.

    CARON, P.; LIMA, R. de C. F.; SALES FILHO, I.; SILVA, M. O. da; MELO, F. I. F.; ARAÚJO, J. G. de.
    Contexto e área de estudo; Itinerário e desenvolvimento da comunidade: história, evolução temática, dinâmica histórica.

  10. Estudo do intinerário de desenvolvimento da comunidade Columbi - Tauá -CE.

    MUNIZ, F. F. C.; BARBOSA, C. A. V.; UCHOA, P. M.; BRAGA. A. M.
    Metodologia. Área de estudo. Evolução histórica da Comunidade Calumbí. Conclusões relacionadas à metodologia do estudo do itinerário de desenvolvimento.

  11. Anais...

    JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 11., 2016, Petrolina.
    A Jornada de Iniciação Científica da Embrapa Semiárido, evento no qual são apresentados resultados de pesquisas realizadas com a parceria de estudantes das instituições de ensino superior locais, é a celebração do esforço para a construção do conhecimento e a formação de profissionais que podem contribuir para a sustentabilidade das atividades agropecuárias realizadas no Semiárido brasileiro.

  12. Relatório técnico e de atividades da Embrapa Semiárido 2014.

    EMBRAPA SEMIÁRIDO.
    O Relatório Técnico e de Atividades da Embrapa Semiárido, destaca de forma resumida os principais resultados das pesquisas realizadas nos diferentes temas; a Gestão Organizacional, incluindo aspectos financeiros, logística e de Infraestrutura. Apresenta as atividades de Transferência de Tecnologia e Inovação.

  13. Solos da margem esquerda do rio São Francisco: município de Petrolina, Estado de Pernambuco.

    CUNHA, T. J. F.; OLIVEIRA NETO, M. B. de; GIONGO, V.; SA, I. B.; TAURA, T. A.; ARAUJO FILHO, J. C. de; SILVA, M. S. L. da; PARAHYBA, R. da B. V.; LUCENA, A. M. A. de
    O presente trabalho objetiva contribuir para um melhor conhecimento dos solos da margem esquerda do Rio São Francisco, no Município de Petrolina, PE, principalmente quanto à sua classificação taxonômica e variação de seus atributos físicos e químicos na paisagem. É parte integrante do projeto de pesquisa intitulado ?Contribuição à revitalização do Rio São Francisco com base na reconstituição de suas matas ciliares e recuperação de áreas degradadas nos municípios de Petrolina, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista?, financiado pelo Banco do Nordeste do Brasil, que visa integrar e fortalecer os estudos ambientais para a preservação da vegetação ciliar...

  14. Uso atual e quantificação de áreas com vegetação degradada na margem do Rio São Francisco em municípios do Estado de Pernambuco.

    CUNHA, T. J. F.; SA, I. B.; TAURA, T. A.; ALVAREZ, I. A.; PETRERE, V. G.; OLIVEIRA NETO, M. B. de; ARAUJO FILHO, J. C. de; SILVA, M. S. L. da; LUCENA, A. M. A. de; OLIVEIRA, W. da S.
    O presente documento avalia o uso atual das terras e quantifica as áreas degradadas, decorrentes do processo de ocupação da zona ripária do Rio São Francisco nos municípios pernambucanos de Petrolina, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista, com grande complexidade em virtude dos aspectos relativos aos sistemas de produção praticados e ao meio ambiente.

  15. Potencialidades do fruto do umbuzeiro para a agroindústria de alimentos.

    CASTRO, C. D. P. da C.; RYBKA, A. C. P.
    Este trabalho reuniu informações técnicas e científicas sobre as possibilidades de utilização do fruto do umbuzeiro no desenvolvimento de produtos alimentícios.

  16. Espécies forrageiras: principais contribuições, estado atual e perspectivas para a pesquisa na Embrapa Semiárido.

    ANTONIO, R. P.
    Este documento contém informações a respeito das pesquisas com forrageiras realizadas na Embrapa Semiárido e poderá servir de base para estabelecer as prioridades nesta área de pesquisa, auxiliar na preparação de políticas estratégicas para a implementação de ações prioritárias para o desenvolvimento da pecuária na região, assim como incentivar a conservação e o uso sustentável dos recursos da biodiversidade nativa e exótica. São apresentadas informações referentes às pesquisas com plantas forrageiras ou com potencial forrageiro para o cultivo de pastagens no clima semiárido, principais contribuições, estado atual e perspectivas para as pesquisas da Embrapa Semiárido, além da apresentação da relação...

  17. Moscas-minadoras do gênero Liriomyza (Diptera: Agromyzidae): aspectos taxonômicos e biologia.

    LIMA, T. C. da C.; SILVA, A. de C.; PARRA, J. R. P.
    Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de apresentar uma compilação de informações básicas e de resultados de pesquisas sobre moscas-minadoras para subsidiar estudos do gênero Liriomyza.

  18. Plano de manejo de polinizadores do meloeiro.

    KIILL, L. H. P.; RIBEIRO, M. de F.; SIQUEIRA, K. M. M. de; SILVA, E. M. S.
    Introdução; Caracterização socioeconômica das áreas de produção; Caracterização da espécie polinizada; Caracterização do polinizador; Proposta de manejo; Manejo do cultivo; Manejo do polinizador; Capacitação e treinamento; Sensibilização dos agentes da cadeia produtiva; Ações complementares.

  19. Cultivo de citros no Semiárido brasileiro.

    BASTOS, D. C.; PASSOS, O. S.; ATAÍDE, E. M.; SÁ, J. F. de; GIRARDI, E. A.; AZEVEDO, C. L. L.
    O objetivo deste trabalho é apresentar informações e recomendações básicas sobre o cultivo de citros no Semiárido brasileiro.

  20. Anais...

    WORKSHOP SOBRE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS DE MATA CILIAR NO SEMIÁRIDO, 1., 2010, Petrolina.
    Parte 1 - Estado da arte sobre a recuperação de áreas degradadas: 1. Bacia Hidrográfica e sua relação com o ecossistema ripário; 2. Degradação ciliar do Rio São Francisco no Semiárido; 3. Fitossociologia da vegetação ciliar do Submédio São Francisco; 4. Caracterização e aspectos fenológicos da vegetação ripária de Municípios no Submédio São Francisco; 5. Florística, fitossociologia e proposta de modelo de restauração da vegetação em Sub-bacias do São Francisco na Bahia 6. Revegetação da mata ciliar da margem direita do Submédio São Francisco. 7. Estado atual de degradação das terras nas margens do Rio São Francisco nos municípios de...

Aviso de cookies: Usamos cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios, para análisis estadístico y para mostrarle publicidad. Si continua navegando consideramos que acepta su uso en los términos establecidos en la Política de cookies.