Recursos de colección

Infoteca. Informação Tecnológica em Agricultura (56.683 recursos)

O serviço Informação Tecnológica em Agricultura (Infoteca) reúne e permite acesso a informações sobre tecnologias produzidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as quais se relacionam às áreas de atuação de seus demais centros de pesquisa. Suas coleções são formadas por conteúdos editados na própria instituição (em forma de cartilhas, livros para transferência de tecnologia, programas de rádio e de televisão), com linguagem adaptada de modo que produtores rurais, extensionistas, técnicos agrícolas, estudantes e professores de escolas rurais, cooperativas e outros segmentos da produção agrícola possam assimilá-los com maior facilidade, e, assim, apropriarem-se de tecnologias geradas pela Embrapa.

Outras publicações (CPATSA)

Mostrando recursos 1 - 20 de 38

  1. SEMI-ÁRIDO brasileiro: convivência do homem com a seca. Implantação de sistemas de exploração de propriedades agrícolas: uma proposta de ação.


    Ao elaborarem a presente Proposta, EMBRATER e EMBRAPA partiram do princípio de que sua atuação diretamente com o pequeno agricultor do semi-árido brasileiro deve levar em conta o conjunto de explorações e atividades necessárias à sustentação da propriedade. Outro ponto fundamental é o que se relaciona com o indispensável acesso à água. Por isto mesmo, propõem desenvolver suas ações , através de seus respectivos sistemas estaduais em torno do ponto crucial desta proposta, a qual seja os sistemas de captação, armazenamento e uso da água. Neste particular o uso da água para consumo humano, consumo animal e para irrigação é...

  2. Zoneamento das Unidades de Desenvolvimento do Município de Juazeiro - BA.

    OLIVEIRA, J. de S.; SANTANA, R. A. de.
    Sumário: Introdução; 1. Objetivos: 2. Metodologia: Levantamento e análise bibliográfica; Entrevistas com pessoas-chave; Sistematização das informações coletadas; 3. Caracterização do Município: Localização e caracterização dos recursos naturais; História e problemática do desenvolvimento do município de Juazeiro -BA; 4. Unidades de desenvolvimento: 1. Zona de Agricultura irrigada; Vale do Salitre; Perímetros Públicos Irrigados; Açudes Públicos; Adutora de Caraíbas Metais. 2. Zona de Assalariamento: Assalariamento e agricultura de renda; Assalariamento e pecuária. 3. Zona de Agricultura de Sequeiro e Pecuária: Média de densidade demográfica; Baixa densidade demográfica; 4. Zona de Pecuária e Extrativismo: extrativismo vegetal e mineral; 5. Zona de Pecuária: área...

  3. Relatório Semiárido Show 2013.

    BIROLO, F. M. B.; BIANCHINI, F.
    O SemiáridoShow é um espaço de referência para a agricultura familiar dependente de chuva do Nordeste brasileiro. O evento oferece alternativas e estratégias de convivência com o Semiárido, divulgando e ampliando o acesso a informações, tecnologias, produtos e serviços que visam promover a inclusão da agricultura familiar no processo de desenvolvimento da região. A feira é voltada especialmente para produtores da agricultura familiar de sequeiro, dependente do regime irregular de chuva, bem como para técnicos, estudantes e outros interessados. Na oportunidade, são apresentadas ao público as tecnologias apropriadas para o ambiente quente e seco da região semiárida, geradas pela Empresa...

  4. Plano diretor do Centro de Pesquisa Agropecuaria do Tropico Semi-Árido (CPATSA)

    EMBRAPA. Centro de Pesquisa Agropecuária do Trópico Semi-Árido.
    Análise do ambiente externo; Setor produtivo; Ecossistema; Missão do CPATSA; Objetivos e diretrizes;Objetivos programáticos e de avanço do conhecimento;Objetivos e diretrizes organizacionais e institucionais;Objetivos e diretrizes;Apoio técnico e administrativo;Diagnostico;Técnico-programaticos e de avanço do conhecimento;Organizacionais e institucionais;De apoio tecnico e administrativo;Recursos humanos bases físicas e benfeitorias;Recursos humanos;Bases físicas e benfeitorias.

  5. II Plano Diretor Embrapa Semi-Arido: 2000-2003.

    EMBRAPA SEMI-ARIDO.
    Analise do ambiente externo; Sistema natural; Setor produtivo; Vantagens comparativas e competitivas; Tendencias observadas; Segmentos da clientela identificados; Relacionamento intra e interinstitucional; Produtores e suas organizacoes; Secretarias de agricultura dos estados e municipios; Orgaos de ensino agricola superior e medio; Instituicoes de credito, fomento e desenvolvimento regional; Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuaria (SNPA); Organizacoes internacionais; Oportunidades identificadas; Demandas; Agricultura irrigada; Agricultura dependente de chuva; Recursos naturais e socio-economicos; Missao; Visao; Valores; Negocios; Objetivos; Metas e indicadores de desempenho; Diretrizes estrategicas; Atividades de P & D e de transferencia de tecnologia; Pesquisa e desenvolvimento; Transferencia de conhecimentos e tecnologias; Negocios tecnologicos;...

  6. Livros e cultivares apresentados no II Encontro da Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas - Regional DF

    FALEIRO, F. G.; FARIAS NETO, A. L. de; RIBEIRO JUNIOR, W. Q. (Ed.).
    Este livro é um dos produtos científicos do II Encontro da Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas - Regional DF, realizado nos dias 16 e 17 de dezembro de 2008, na Embrapa Cerrados, Planaltina, Distrito Federal. O tema central do evento "Pré-melhoramento, Melhoramento e Pós-melhoramento: estratégias e desafios" foi o escolhido como delineador das principais discussões. Este livro registra a memória do II Encontro da SBMP - regional-DF. Os livros e as cultivares apresentados foram lançados nos últimos anos com importante participação de pesquisadores, professores e profissionais do Distrito Federal.

  7. JORNAL DO SEMI-ÁRIDO.


    Comitê Assessor Externo; Audiência pública destaca apoio do Banco do Nordeste à pesquisa agropecuária no semi-árido; Pesquisa & Desenvolvimento; Projetos financiados pelo Banco do Nordeste são destaques em audiência pública; Banco sinaliza questões do desenvolvimento rural; Suplementação engorda e valoriza carne de cabritos no semi-árido; Resíduo da uva de vinho é transformado em produto forrageiro; Produto natural conserva qualidade comercial de manga; Capacitação de jovens agricultores; Criação coletiva de cabras leiteiras; Agricultiores vão prestar assistência técnica em assentamentos.

  8. JORNAL DO SEMI-ÁRIDO


    Fenagri 2007; Embrapa lança árvore do conhecimento da manga; Manga: II Simpósio dabate negócio da manga; Lançamento: árvore do conhecimento da manga; Programa para adubação vai estar na internet; Vinho & Suco: Novas variedades já produzem bom vinho na Embrapa.

  9. JORNAL DO SEMI-ÁRIDO.


    Grande feira de tecnologias e conhecimentos para a agricultura familiar; Pesquisa & Desenvolvimento; Parceria dos segmentos público e privado favorece apropriação de tecnologias pela agricultura familiar; De produtor para produtor: experiências de sucesso no Sertão; Novas variedades dão maior competitividade à agricultura familiar; Feijão caupi produtivo e boa de panela; Primeira melancia resistente ao oídio; Melancia forrageira para alimentar rebanhos na seca; Boas práticas para a criação bovina no Nordeste; Mamãozinho resistente à escassez de água; Água de chuva para o desenvolvimento sustentável.

  10. JORNAL DO SEMI-ÁRIDO.


    Cruzeta: o milho precoce do sertão. O melhor sistema para seu plantio. Recursos hídricos dá prêmio a pesquisador. Reforma agrária pode diminuir fome. Regionalizar a pesquisa: a vez de cada região.Algodão: bicudo cuidado. A pesquisa vem ai. Embrapa presente na FENAGRI. Algarobeira: árvore espinhenta que dá mel, lenha e café. Pesquisa faz perfil do pequeno produtor.

  11. JORNAL DO SEMI-ÁRIDO.


    Produzir 140 tomenadas de sementes para o Nordeste, este ano é a meta da Embrapa. Cientistas ganha prêmio. Resultados de pesquisas servem para o Proine. Nova fórmula combate o oídio na uva. Seminário discute tecnologia para o Nordeste. Cuide do solo antes que ele deixe de produzir. Associação Agrícola São Joaquim: um exemplo de organização no campo. Proine terá sementes da Embrapa. Semente básica dobra produção. Uma pesquisa regional: é o que pedem pesquisadores da Embrapa. Ex-governador visita CPATSA. Licuri: uma palmeira acostumada à caatinga. Bomba Rosário mais água e baixo custo. Água de cisterna vale mais se for tratada....

  12. JORNAL DO SEMI-ÁRIDO.


    Novo chefe geral defende que Unidade trate seustemas de pesquisa como desafios nacionais. Cooperação internacional: técnicos de Moçambique recebem treinamento. Projeto quer melhorar qualidade de manga exportada. Chefe geral apresenta proposta de trabalho em audiência pública. Conselho Assessor realiza audiência pública. Entrevista do Dr. Pedro Carlos Gama da Silva e Natoniel Franklin de Melo: Avanços e mudanças na gestão da Unidade. Certificado de excelência para Laboratório.de Solos. Laboratório Agroambiental monitora qualidade da água. Plano quer tornar mais competitiva a agricultura do semi-árido. Bioma exclusibo do Brasil. Indicação Geográfica valoriza a qualidade dos produtos.

  13. JORNAL DO SEMI-ÁRIDO.


    Simpósio reúne especialistas em mudanças climáticas e desertificação. OASIS: um projeto mundial de combáte à desertificação. Estações agrometeorológicas: informações climáticas. Tendência de temperatura maior em Juazeiro. Organização da pesquisa sobre mudanças climáticas. Pesquisador defende programa de convivência com o semi-árido para conter desertificação. Unidade se destaca na geração de tecnologias.

  14. JORNAL DO SEMI-ÁRIDO.


    Elaboração do IV Plano Diretor da Unidade está na pauta da reunião do Comitê Assessor Externo. Pesquisadores aprovam novos projetos. Maior presença em comitês e conselhos. Comitê terá papel importante na elaboração do novo Plano Diretor da Unidade. Trilha ecológica: um passeio pela riqueza da vegetação nativa da caatinga. Pesquisa estuda alfafa em vários ambientes do pais. Peixamento de barragens em assentamentos. Mulheres estão cada vez mais presentes nas pesquisas para transformar o Semi-Arido brasileiro.

  15. JORNAL DO SEMI-ÁRIDO.


    Falta semente até quando? Passas de uva no calor do sol. IPA meio século de pesquisa. Pr:oposta de pesq,uisa agrop,ecuária em sisterna integrado de produção (SIP) para o semi-árido brasileiro. A árvore da vida tem mais vida no Nordeste. Hortaliças: mais qualidade que quantidade. Cientistas discutem terras áridas. Ouricuri: pequeno agricultor produz semente de sorgo. Com fumaça o sertõ vai virar mar. A reforma agrária brasileira. AESA inaugura clube. Caatinga: palmeiras do Nordeste. Radiação solar controla fungos do solo. Balacim - fácil de fazer. Nordeste: irrigar para produzir.

  16. JORNAL DO SEMI-ÁRIDO.


    Sarneu viista o CPATSA. Potó: o inseto que virou mania. Sarney busca na caatinga os conselhos do Velho Chico. Fazenda Alto do Angico: pesquisa e agricultor de mãos dadas. Reforma agrária vital para democracia. Tomate do Velho Chico para o mundo. Semi-arido: uma vitrine de tecnologias de baixo custo. Progresso técnico e pequenos agricultores. Mamão-de-veado um ilustre desconhecido. Ocorrência de precipitação no Campo Experimental da Caatinga - 1979 a 1984. Maniçoba o que não mata, engorda. Tração animal um braço forte no Nordeste.

  17. JORNAL DO SEMI-ÁRIDO.


    Arte, ciência e tecnologai na feira do semi-árido. Pesquisa discute o que faz e o que fazer sobre consórcio. Nordeste exporta aspargo para Alemanha Ocidental. Cisterna rural: um novo modelo. Caatinga, nem só de cactos vivem as caatingas. Fungo contra fungo: CPATSA pesquisa controle microbiológico. Faveira, um alimento básico. Algaroba verde magia vegetal. Produção de sementes de cebola no Sub-Médio São Francisco. Desenvolver a agricultura ou os agricultores? Água salina é possível irrigar com ela.

  18. JORNAL DO SEMI-ÁRIDO.


    Congo que métodos do CPATSA; A gota que falta; BAG, um banco ativo; Pequeno grande homem; Reunião avalia pesquisa no Sertanejo; Fruticultura nasce em berço esplêndido; SUDENE apoia pesquisa; Microcomputador agiliza pesquisa; A multiplicação dos peixes; Estudo conjunto dos fatores controláveis da produção agrícola; Começam os testes da microusina.

  19. JORNAL DO SEMI-ÁRIDO.


    Estudo inédito destaca importância de insetos polinizadores na produtividade da mangueira; programa une Estados no controle da praga que está destruindo a palma forrageira; pesquisa busca conter desmatamento da caatinga no Araripe; estudo analise benefícios de tecnologias na fruticultura; programa aumenta renda com venda e peixes; leite e vinho; ecologia da polinização de mangueiras no Vale do São Francisco.

  20. JORNAL DO SEMI-ÁRIDO.


    Equipe da ESG visita trabalhos do CPATSA. Pesquisa no Semi-Arido valeu prêmio nacional. Cidadania conquistada. Missão espacial: Colúmbia de olho no semi-árido. Sementes básicas: começa colheita. Capim buffel: ficou mais fácil planta, colher, cortar. Irrigação de salvação: divisória no barreiro reduz evaporação. Mais simples, mais preciso: um novo sistema para medir evaporação. Manejo de solo e água: verso e reverso. Ecologia: exposição e debates sobre meio-ambiente. Boi do Piauí: tempo de preservar. A luz vem do oriente.

Aviso de cookies: Usamos cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios, para análisis estadístico y para mostrarle publicidad. Si continua navegando consideramos que acepta su uso en los términos establecidos en la Política de cookies.