Recursos de colección

Infoteca. Informação Tecnológica em Agricultura (57.212 recursos)

O serviço Informação Tecnológica em Agricultura (Infoteca) reúne e permite acesso a informações sobre tecnologias produzidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as quais se relacionam às áreas de atuação de seus demais centros de pesquisa. Suas coleções são formadas por conteúdos editados na própria instituição (em forma de cartilhas, livros para transferência de tecnologia, programas de rádio e de televisão), com linguagem adaptada de modo que produtores rurais, extensionistas, técnicos agrícolas, estudantes e professores de escolas rurais, cooperativas e outros segmentos da produção agrícola possam assimilá-los com maior facilidade, e, assim, apropriarem-se de tecnologias geradas pela Embrapa.

Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPPSE)

Mostrando recursos 1 - 20 de 55

  1. Alterações inflamatórias infecciosas da glândula mamária de ovelhas de diferentes grupos genéticos.

    ZAFALON, L. F.; ESTEVES, S. N.; FIM JUNIOR, G. A.; SANTANA, R. C. M.
    O presente estudo objetivou avaliar a frequência de casos de mastite subclínica em ovinos puros das raças Santa Inês, Dorper, Texel e Ile de France em duas épocas diferentes. O trabalho experimental foi realizado em um rebanho formado por 407 ovelhas, localizado na Embrapa Pecuária Sudeste em São Carlos, São Paulo. Amostras de leite foram colhidas no início da lactação e após o desmame, em duas parições consecutivas, para confirmação da etiologia infecciosa da doença por meio de análises microbiológicas e para a determinação da contagem de células somáticas. O California Mastitis Testis (CMT) foi realizado para o diagnóstico preliminar...

  2. Alterações inflamatórias infecciosas da glândula mamária de ovelhas de diferentes grupos genéticos.

    ZAFALON, L. F.; ESTEVES, S. N.; FIM JUNIOR, G. A.; SANTANA, R. C. M.
    O presente estudo objetivou avaliar a frequência de casos de mastite subclínica em ovinos puros das raças Santa Inês, Dorper, Texel e Ile de France em duas épocas diferentes. O trabalho experimental foi realizado em um rebanho formado por 407 ovelhas, localizado na Embrapa Pecuária Sudeste em São Carlos, São Paulo. Amostras de leite foram colhidas no início da lactação e após o desmame, em duas parições consecutivas, para confirmação da etiologia infecciosa da doença por meio de análises microbiológicas e para a determinação da contagem de células somáticas. O California Mastitis Testis (CMT) foi realizado para o diagnóstico preliminar...

  3. Dinâmica populacional da mosca-doschifres como ferramenta de predição da fixação da resistência a pesticidas.

    BRITO, L. G.; BARBIERI, F. da S.; ROCHA, R. B.; OLIVEIRA, M. C. de S.; GUERRERO, F. D.; FOIL, L. D.
    Buscando-se estabelecer a dinâmica populacional da mosca-dos-chifres foi realizado o acompanhamento de dois rebanhos bovinos estabelecidos em regiões climáticas contrastantes, o que possibilitou identificar que além da temperatura e da precipitação, o número de dias de chuva apresenta influência direta na infestação sobre os animais e que sob as condições climáticas do trópico úmido, a mosca-dos-chifres tem a capacidade de produzir até cerca de 15 gerações anuais. Tais informações, associadas a realização de testes diagnósticos da resistência a pesticidas, tornam-se relevantes na elaboração de estratégias de controle para as populações da mosca-dos-chifres, uma vez que a capacidade anual da espécie...

  4. Identificação de alvos moleculares para o diagnóstico quantitativo da resistência a pesticidas organofosforados em populações do carrapato-dos-bovinos.

    BRITO, L. G.; BARBIERI, F. da S.; FUNES-HUACCA, M. E.; NÉRY, L. de O.; SILVA, R. R. da; SANTOS, A. P. L. dos; GONÇALVES, A. E.; RABELO, M. D.; OLIVEIRA, M. C. de S.
    Os programas de controle direcionados aos parasitas ainda exigem a utilização de produtos químicos para maior estabilidade operacional das ações de controle e o uso de carrapaticidas químicos é a principal ferramenta de controle para as infestações do carrapato-dos-bovinos. A utilização de técnicas fenotípicas de avaliação in vitro da suscetibilidade de carrapatos às bases pesticidas são ainda o método mais prático e mais utilizados para o diagnóstico e mensuração do fator de resistência às bases carrapaticidas. Na atualidade, o desenvolvimento e o aprimoramento de provas diagnósticas moleculares de resistência aos diferentes grupos pesticidas devem ser consideradas como ações prioritárias de...

  5. Resistência aos pesticidas piretróides em populações de Rhipicephalus microplus e aos piretróides e organofosforados em Haematobia irritans colhidas em rebanhos de corte no Estado de São Paulo.

    OLIVEIRA, M. C. de S.; BRITO, L. G.; BARBIERI, F. da S.; GONÇALVES, T. C.; TANAKA, E.; GIGLIOTI, R.; BILHASSI, T. B.; SANTANA, R. C. M.; NÉO, T. A.; CHAGAS, A. C. de S.; RABELO, M. D.
    A crescente resistência aos pesticidas em populações do carrapato Rhipicephalus microplus e da mosca-dos-chifres Haematobia irritans tem provocado prejuízos aos pecuaristas do Brasil. Testes fenotípicos, que detectam a suscetibilidade de diferentes populações desses parasitas a vários pesticidas estão disponíveis e deveriam ser usados com maior frequência, como critério na seleção de bases com melhor eficácia. Testes que detectam mutações específicas devido ao uso de pesticidas piretroides e organofosforados foram recentemente desenvolvidos e servem para monitorar a ocorrência de altos níveis de resistência, tendo em vista que a resistência ocorre somente em parasitas submetidos a tratamentos constantes com o mesmo princípio...

  6. Estudo da prevalência e do nível de infecção por Babesia bovis e Babesia bigemina em bovinos da raça Angus, Nelore e cruzados, criados em áreas Indêmicas do Estado de São Paulo.

    OLIVEIRA, M. C. de S.; BILHASSI, T. B.; GIGLIOTI, R; IBELLI, A. M. G.; MALAGO JUNIOR, W.; OLIVEIRA, H. N. de.
    2014

  7. Modelo para monitoramento da resistência parasitária e tratamento anti-helmíntico seletivo em rebanhos experimentais de ovinos e caprinos

    CHAGAS, A. C. de S.; OLIVEIRA, M. C. de S.; ESTEVES, S. N.
    2014

  8. Controle de nematódeos gastrointestinais em matrizes suínas e sua influência sobre as leitegadas.

    FORMIGA, D. das N.; LIGNON, G. B.; MARQUES, S. M. T.; FREITAS, A. R. de.
    O controle da verminose deve ser dirigido primeiramente para a porca, tendo em vista que estas podem tornar-se fonte de infecção, especialmente para leitões. A eliminação de ovos de helmintos nas fezes, aumenta durante o período de lactação das fêmeas suínas. Objetivando determinar a influencia do tratamento anti-helmíntico, administrando nas porcas antes do parto, sobre redução do numero de ovos nas fezes bem como sobre as infecções e performance dos leitões ate o desmame.

  9. Influência da idade de desmama sobre o desempenho reprodutivo de vacas de cria, no pantanal Matogrossense.

    TULLIO, R. R.; ALMEIDA, I. L. de; ALMEIDA, P. A. R. de.
    Influência da idade de desmama sobre o desempenho reprodutivo de vacas de cria, no pantanal Matogrossense.

  10. Sistema intensivo de produção de leite - gado Holandês.

    BARBOSA, P. F.; PEDROSO, A. de F.; NOVO, A. L. M.; RODRIGUES, A. de A.; CAMARGO, A. C. de; SCHIFFLER, E. A.; AFONSO, E.; BARBOSA, R. T.
    2002

  11. Estacionaliodade na atividade sexual e qualidade do sêmen nos ovinos deslanados das Raças Santa Inês e Somalis.

    SILVA, A. E. D. F. da; NUNES, J. F.
    1984

  12. Renovação de pastagem em sistema de integração lavoura pecuária em São Carlos, SP.

    VINHOLIS, M. de M. B.; BERNARDI, A. C. de C.; BARBOSA, P. F.; ESTEVES, S. N.; LIMA, N. R. C. de B.
    O objetivo deste trabalho foi avaliar a viabilidade técnica e econômica da renovação de uma pastagem de capim-braquiaria no sistema de integração lavoura-pecuária com o plantio de milho e sorgo consorciado ao capim-Marandu e capim-Piatã e terminação de novilhos mestiços e Canchim em São Carlos, SP. A análise econômica foi realizada a partir do cálculo do custo operacional efetivo (COE), custo operacional total (COT) e dos indicadores margem bruta e margem líquida do sistema de produção. Os resultados indicaram a viabilidade técnica e econômica da utilização do sistema de Integração lavoura-pecuária. O terceiro ano foi o de maior rentabilidade do...

  13. Estratégias para reduzir a mortalidade embrionária em bovinos: III. Suplementação progestogênica após a inseminação artificial em tempo fixo e ressincronização do estro em vacas de corte.

    MACHADO, R.; BERGAMASCHI, M. A. C. M.; SUDANO, M.; LEAL, L. da S.; ALENCAR, M. M. de.
    2013

  14. Os solos da Fazenda Canchim, Centro de Pesquisa de Pecuária do Sudeste, São Carlos, SP: levantamento semidetalhado, propriedade e potenciais.

    CALDERANO FILHO, B.; SANTOS, H.G. dos S.; FONSECA, O.O.M. da; PRIMAVESI, O.; PRIMAVESI, A.C.
    Descrição da área; Método de trabalho; Solos; Critérios para distinção de fases de unidades de mapeamento; Descrição sumária das classes de solos, fases de unidade de mapeamento e resultados analíticos; Guia pra identificação dos principais solos da Fazenda Canchim; Legenda de identificação; Avaliação agrícola dos solos.

  15. Qualidade do leite ovino e sua influência no desenvolvimento de cordeiros.

    ZAFALON, L. F.; ESTEVES, S. N.; MACHADO, R.; MARTINS, K. B.; DIAS, W. A. F.
    2010

  16. Estratégias para reduzir a mortalidade embrionária em bovinos: II. Protocolo para reduzir a mortalidade embrionária em vacas de leite e em receptoras de embrião.

    MACHADO, R.; BERGAMASCHI, M. A. C. M.; SILVA, J. C. B. da; BENELLI, M.
    A mortalidade embrionária precoce é a maior causa de perdas reprodutivas em bovinos e ela relaciona-se, principalmente com os distúrbios do reconhecimento materno da prenhez originados em disfunções do corpo lúteo ovariano. Recentemente, foi desenvolvido na Embrapa Pecuária Sudeste, um protocolo hormonal que melhora a função luteínica e permite aumentar a oportunidade para um reconhecimento materno da prenhez bem sucedido. O protocolo baseia-se na administração de hormônios reprodutivos (GnRH e hCG) em ocasiões estratégicas após a ovulação. Foram realizados dois experimentos, um com vacas leiteiras e outro com receptoras de embrião, para testar e validar o uso desse protocolo. Após...

  17. Estratégias para reduzir a mortalidade embrionária em bovinos: I. Alternativas farmacológicas para otimizar a função luteínica de vacas de corte.

    MACHADO, R.; BERGAMASCHI, M. A. C. M.; FIGUEIREDO, R. A.; BINELLI, M.
    A mortalidade embrionária precoce é a maior causa de perdas reprodutivas em bovinos europeus criados no hemisfério norte. Uma vez que a eficiência reprodutiva do gado de corte nacional é baixa, conjetura-se que tais perdas também ocorram com bovinos de corte zebu criados no Brasil. Para aprofundar os conhecimentos sobre esse tema e propor possíveis estratégias que minimizem as perdas de prenhez, foi desenvolvido na Embrapa Pecuária Sudeste o projeto ?Mortalidade embrionária em bovinos e estratégias para a sua redução? que, além de ter como objetivo principal a determinação das taxas e da cronologia das perdas reprodutivas em vacas nelore...

  18. Influência dos defeitos na qualidade intrínseca de couros bovinos.

    JACINTO, M. A. C.; PEREIRA, M. de A.; AZEVEDO JUNIOR, J. S. de; TULLIO, R. R.; OLIVEIRA, A. R. de.
    Objetivou-se com este trabalho determinar a influência dos defeitos provocados por ectoparasitas (ácaros, fungos e berne cicatrizado), corte cicatrizado decorrente do manejo (risco cicatrizado) e marca a fogo, na qualidade intrínseca de couros bovinos. Todos os defeitos interferiram negativamente (P<0,05) na resistência dos couros à tração. A cicatriz de berne prejudicou a resistência dos couros ao rasgamento (P<0,05), e a dermatite causada por ácaro, bactéria ou fungo apresentou comportamento inverso ao esperado (P<0,05), com maiores valores para as amostras que apresentavam os defeitos. Concluiu-se que os defeitos influenciam negativamente a qualidade intrínseca dos couros bovinos.

  19. Teores de potássio no solo, estado nutricional e produção de matéria seca de alfafa em função de doses e frequência da adubação potássica após dois anos de cultivo.

    BERNARDI, A. C. de C.; RASSINI, J. B.; FERREIRA, R. de P.
    2012

  20. Estudo da resistência aos ectoparasitas e aos nematódeos gastrintestinais em bovinos da raça Nelore e cruzados.

    OLIVEIRA, M. C. de S.; ALENCAR, M. M. de; CHAGAS, A. C. de S.; BERALDO, M. de C. D.; GIGLIOTI, R.
    2012

Aviso de cookies: Usamos cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios, para análisis estadístico y para mostrarle publicidad. Si continua navegando consideramos que acepta su uso en los términos establecidos en la Política de cookies.