Recursos de colección

Infoteca. Informação Tecnológica em Agricultura (57.024 recursos)

O serviço Informação Tecnológica em Agricultura (Infoteca) reúne e permite acesso a informações sobre tecnologias produzidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as quais se relacionam às áreas de atuação de seus demais centros de pesquisa. Suas coleções são formadas por conteúdos editados na própria instituição (em forma de cartilhas, livros para transferência de tecnologia, programas de rádio e de televisão), com linguagem adaptada de modo que produtores rurais, extensionistas, técnicos agrícolas, estudantes e professores de escolas rurais, cooperativas e outros segmentos da produção agrícola possam assimilá-los com maior facilidade, e, assim, apropriarem-se de tecnologias geradas pela Embrapa.

Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAMN)

Mostrando recursos 1 - 20 de 109

  1. Genética da produtividade em feijão-caupi com inflorescência simples e composta.

    SOUSA, I. da S.; ANUNCIAÇÃO FILHO, C. J. da; FREIRE FILHO, F. R.; RIBEIRO, V. Q.; VIEIRA, P. F. de M. J.
    A inflorescência composta pode aumentar a produtividade do feijão-caupi, por meio do aumento do número de flores e, consequentemente, do número de vagens por planta. Este trabalho avaliou a genética da produtividade e seus componentes em cruzamentos de feijão-caupi, segregando para inflorescência simples e composta.

  2. Comunidade de plantas daninhas e associação com insetos em áreas de cultivo de feijão-caupi.

    NONATO, C. M. S.; VIVIAN, R.; QUERINO, R. B.
    A caracterização de plantas daninhas e insetos em cultivos é essencial, pois representa a base para o direcionamento das práticas de manejo em sistemas de produção agrícola sustentáveis. Assim, o conhecimento desses organismos e suas interações tem grandes benefícios no manejo e adequação dos sistemas de produção agrícola ao ambiente. O trabalho objetivou realizar o levantamento florístico de plantas daninhas em áreas de cultivo de feijão-caupi, em Teresina, Piauí, e identificar as associações com insetos.

  3. Densidades de plantas de feijão-caupi de porte semiprostrado sob irrigação.

    CARDOSO, M. J.; RIBEIRO, V. Q.; BASTOS, E. A.
    O manejo da cultura é essencial no estabelecimento do equilíbrio entre os fatores de produção, contribuindo, geralmente, para o aumento do rendimento de grãos.

  4. Genética de caracteres do pedúnculo em cruzamentos de feijão-caupi, segregando para inflorescências simples e composta.

    SOUSA, I. da S.; ANUNCIAÇÃO FILHO, C. J. da; FREIRE FILHO, F. R.; RIBEIRO, V. Q.; VIEIRA, P. F. de M. J.
    O feijão-caupi apresenta nas cultivares atuais inflorescência do tipo simples, com uma ou poucas flores por cacho. Outras leguminosas, como o feijão comum e a soja, com maior potencial produtivo, têm inflorescência composta, com várias flores por botão floral. Este trabalho avaliou a genética dos caracteres relacionados ao pedúnculo, em cruzamentos de feijão-caupi, segregando para inflorescências simples e composta.

  5. Comportamento produtivo da cultura do girassol no município de Colinas, MA, no período de 2010 a 2012.

    RIBEIRO, J. L.; RIBEIRO, V. Q.; CARVALHO, C. G. P.; GONÇALVES, S. L.
    Foram instalados no município de Colinas, MA, nos anos agrícolas 2009/2010, 2010/2011 e 2011/2012, três ensaios com o objetivo de avaliar o comportamento produtivo da cultura do girassol, para identificar genótipos promissores, com vistas à produção de aquênios para extração de óleos vegetais comestíveis, fabricação de biodiesel e uso da "torta" para alimentação animal. No ano agrícola 2009/2010, a produtividade de aquênios variou de 1.225 kg ha-1 a 1.654 kg ha-1 com os genótipos EXP 1456 DM e BRS GIRA 27, respectivamente. Quanto ao teor de óleo, a porcentagem variou entre 41,1% e 49,6%, respectivamente, com M 734 e HLA...

  6. Estabilidade do rendimento de grãos de cultivares comerciais de milho no Meio-Norte brasileiro, na safra 2011/2012.

    CARDOSO, M. J.; CARVALHO, H. W. L. de; ROCHA, L. M. P. da; PACHECO, C. A. P.; GUIMARAES, P. E. de O.
    O Meio-Norte brasileiro possui uma extensa fronteira agrícola favorável à expansão da área cultivada e ao aumento da produtividade, caso seja ampliada a adoção de inovações tecnológicas. O objetivo deste trabalho foi conhecer a adaptabilidade e a estabilidade de cultivares de milho, quando submetidas a diferentes condições ambientais do Meio-Norte do Brasil. Para isso, procedeu-se à avaliação de cultivares em dez ambientes, distribuídas em duas redes experimentais, cada uma composta por 45 cultivares, utilizando-se o delineamento experimental em blocos ao acaso, com duas repetições. Detectaram-se diferenças entre as cultivares e os ambientes e o comportamento inconsistente dessas cultivares na média...

  7. Adaptabilidade e estabilidade de cultivares comerciais de milho no Meio-Norte brasileiro.

    CARDOSO, M. J.; CARVALHO, H. W. L. de; ROCHA, L. M. P.; PACHECO, C. A. P.; GUIMARAES, P. E. de O.; GUIMARAES, L. J. M.
    A utilização de cultivares mais adaptadas pode proporcionar melhorias na produtividade de grãos do milho, principalmente nos sistemas de produção melhor tecnificados, onde é marcante o uso intensivo de tecnologias de produção. O objetivo deste trabalho foi averiguar a adaptabilidade e a estabilidade de cultivares comerciais de milho quando submetidas a diferentes condições ambientais do Meio-Norte do Brasil, para fins de recomendação. Foram avaliadas 90 cultivares de milho em duas redes de ensaios distribuídas em seis e quatro ambientes dos estados do Maranhão e Piauí, respectivamente, na safra 2012/2013. Utilizou-se o delineamento experimental em blocos ao acaso, com duas repetições.

  8. Variação diária e estacional do estado hídrico do pinhão-manso.

    ARAUJO, E. C. E.; VASCONCELOS, L. F. L.; VIVIAN, R.; RIBEIRO, A. M. B.; SOUZA, J. P. de; VELOSO, M. E. da C.
    A disponibilidade de água para as plantas é considerada o principal fator limitante para o estabelecimento e produção de espécies agrícolas comerciais. O estado hídrico das plantas (conteúdo relativo de água, potencial hídrico, condutância estomática e transpiração) varia amplamente tanto numa escala diária como estacional e o conhecimento dessas variações é essencial tanto do ponto de vista ecológico como econômico, visto que pode indicar as épocas de deficiência hídrica mais intensas onde há maiores riscos para a sobrevivência e para a produtividade dos cultivos.

  9. Tamanho e forma de parcelas em experimentos com feijoeiro macassar consorciado com mandioca.

    RIBEIRO, V. Q.; SILVA, E. C. da; ANDRADE, D. F. de.
    1986

  10. Tamanho e forma de parcelas de culturas consorciadas de algodoeiro herbaceo e milho.

    RIBEIRO, V.Q.; SILVA, E.C. da; ANDRADE, D.F. de.
    Realizou-se um ensaio de uniformidade em um sistema de cultivo consorciado: algodoeiro herbaceo (Gossypium hirsutum L.) e milho (Zea maysL.). O solo da area experimental foi classificado como Aluvial Ta Eutrofico, A moderado, textura media. O principal objetivo foi estimar o tamanho e forma de parcelas para experimentos de campo com estas culturas em consorcio. Estimaram-se o indice de variabilidade do solo com valores iguais a 0,698 e 0,958, respectivamente, para algodoeiro herbaceo e milho. Para medir a relacao entre o coeficiente de variacao de parcela e suas dimensoes, utilizou-se um modelo quadratico e graficos porcontornos foram apresentados para melhor...

  11. Comportamento de quatro gramineas forrageiras nos cerrados do centro sul do Piaui.

    RAMOS, G.M.; RIBEIRO, V.Q.
    Quatro gramineas, Brachiaria decumbens cv. Australiana, B. humidicola,Andropogon gayanus cv. Planaltina (capim andropogon) e Melinis minutiflora (capim gordura) foram avaliadas sob pastejo, em Regeneracao, PI,no periodo de 1984 a 1986. O solo da area experimental e um Latossolo Amarelo Distrofico, A moderado, Alico, textura media, fase cerrado. O delineamento foi o de blocos casualizados com quatro repeticoes. Foram estudados a cobertura do solo, altura das plantas, disponibilidade de forragens e teor de proteina bruta. As parcelas foram pastejadas por bovinos na lotacao de um animal/ha, na estacao das chuvas e 0,7 animal/ha na estacao seca. O capim gordura apresentou inicialmente...

  12. Efeito da taxa de lotação em pastagens nativas, com e sem adubação fosfatada e calagem, sobre o ganho de peso em bovinos.

    RAMOS, G.M.; NASCIMENTO, H.T.S. do; NASCIMENTO, M. do P.S.C.B. do; CARVALHO, J.H. de; LEAL, J.A.
    Em area de pastagem nativa, localmente conhecidad como "zona de mimoso" (vegetacao tipo parque) foram estudadas, sem adubacao, as lotacoes de 2,0 e 3,3 ha/animal e, com adubacao a base de 125 kg de superfosfatosimples mais 1 t de calcario dolomitico/ha, as lotacoes de 1,4, 2,0 e 3,3 ha/animal. Com essas taxas de lotacao foram realizadas duas fases experimentais, de junho de 1977 a fevereiro de 1978 e de marco de 1978 a marco de 1979. Usaram-se no experimento, novilhos da regiao, comidade variando de 18 a 24 meses e peso medio, no inicio do experimento, de 194 e 168...

  13. Aproveitamento das vagens de faveira como suplemento a silagem de sorgo na alimentação de bovinos.

    RAMOS, G.M.; CARVALHO, J.H. de; LEAL, J.A.
    Avaliou-se a variação de peso de bovinos alimentados com silagem de sorgo (Sorghum bicolor (L.) Moench) e suplementados com vagens de faveira (Parkia playtycephala Benth) inteiras e moidas. Foram utilizados 3 grupos de 5 bezeros, mestiços de zebu x holandês, com idade de 10 a 14 meses e peso vivo medio inicial de 175+-31 kg/animal. Os animais foram confinados em baias individuais, distribuidos ao acaso, tendo a disposição os alimentos, água e sal mineral. O primeiro grupo de animais recebeu somente silagem; o segundo, silagem mais vagens inteiras;e o terceiro, silagem mais vagens moidas. A duração do trabalho foi de...

  14. Anatomia da folha de O. phalerata Martius O. eichleri Drude e O. teixeirana Bondar (Palmae).

    PINHEIRO, C.U.B.
    Este estudo objetiva fornecer subsidios de auxilio a taxonomia das especies O.phalerata, O.eichleri e O.teixeirana, atraves da descricao da anatomia da folha, alem da determinacao dos caracteres anatomicos intermediarios na especie O.teixeirana, resultante da hibridacao natural entre as outras duas especies. Os resultados revelaram os caracteres que diferenciam anatonomicamente as especies O.phalerata e O.eichleri, bem como, caracterizaram a intermediacao no hibrido O.teixeirana, em alguns aspectos da anatomia foliar.

  15. Caracteristicas de uma pastagem nativa de cerrado em Demerval Lobao, PI.

    NASCIMENTO, H.T.S. do; NASCIMENTO, M. do P.S.C.B. do; RAMOS, G.M.; CARVALHO, J.H. de.
    Em regiao de cerrado localmente conhecida como "agreste", situada no municipio de Demerval Lobao, PI, observou-se o comportamento de pastagem nativa no periodo de 05.l2.78 a 28.08.79. Apos a uniformizacao, atraves de queima no final da epoca seca, foram coletadas amostras, ao acaso, a cada l4 dias, utilizando-se um retangulo com as dimensoes de 1,00m x 0,50m. As coletas constavam de 20 amostragens, avaliando-se a cobertura do solo, producao de materia parcialmente seca (em estufa a 70 C), composicao botanica e o conteudo de umidade do solo a duas profundidades (0-15 e 15-30cm). A cobertura do solo foi maxima (em...

  16. Importância do fósforo para bovinos em pastejo.

    LEAL, J.A.; RAMOS, G.M.; NASCIMENTO, H.T.S. do; NASCIMENTO, M. do P.S.C.B. do.
    Com o objetivo de estudar a influencia da adubacao fosfatada em pastagem nativa da "zona de mimoso", em Campo Maior-Piaui, sobre a eficiencia reprodutiva de bovinos mesticos, 100 vacas azebuadas, oriundas da regiao, divididas em dois grupos de 50, foram avaliadas em pastagemnativa, em regime de pastejo continuo, no periodo de janeiro de 1979 a setembro de 1980. No trabalho foi utilizada uma area de 300 ha, dividida em duas subreas de 150 ha. Uma delas serviu de controle e a outrafoi adubada com 125 kg de superfosfato simples por hectare. A adubacaofoi realizada em janeiro de 1979 e os...

  17. Consorciacao de culturas. Intervalo de semeadura milho x feijao macassar (Vigna unguiculata (L.) Walp.), no Piaui.

    CARDOSO, M.J.; FREIRE FILHO, F.R.; SANTOS, A.A. dos; ARAUJO, A.G. de.
    Tres ensaios de epocas de semeadura relativa, no consorcio milho x feijao macassar, foram conduzidos nos anos agricolas de 1976/1977, 1977/1978 e 1978/1979, na microrregiao homogenea dos Baixoes Agricolas Piauienses, no Estado do Piaui. No municipio de Francisco Santos-PI (1976-1977) foram estudadas cinco epocas de semeadura relativa: feijao semeado 15 e 30 dias antes e apos o milho, feijao e milho semeados no mesmo dia. Em Picos-PI (1977/1978) e (1978-1979) as epocas foram: feijao semeado oito e e 15 antes e apos o milho, feijao e milho semeados no mesmo dia. Em Francisco Santos o intervalo de 30 e 15...

  18. Populacao de plantas no consorcio milho x feijao macassar sob regimes de sequeiro e irrigado.

    CARDOSO, M.J.; FREIRE FILHO, F.R.; RIBEIRO, V.Q.; FROTA, A.B.; MELO, F. de B.
    Foi avaliado o comportamento produtivo do milho (Zea mays L.) associado ao feijao macassar (Vigna unguiculata (L.) Walp.), em condicoes de sequeiro, em solo Podzolico Vermelho-Amarelo, no municipio de Elizeu Martins, PI, e em condicoes de irrigacao por aspersao, em solo Aluviao Eutrofico, no municipio de Teresina, Pi, no ano de l988. Foram usadas tres populacoes de plantas de milho/ha (20, 40 e 80 mil) e quatro populacoes de feijao/ha (30, 60, 90 e 120 mil), arranjadas em esquema fatorial 3 x 4, em delineamento experimental de blocos casualizados com cinco repeticoes. O arranjo espacial de plantas foi milho (cv....

  19. Niveis de irrigacao na cultura da alface.

    ANDRADE JUNIOR, A.S. de; DUARTE, R.L.R.; RIBEIRO, V.Q.
    No estado do Piaui, a alface (Lactuca sativa L.) apresenta baixa produtividade, resultante de uma serie de fatores, dentre eles um ineficiente manejo de agua de irrigacao, que compromete a exploracao dessa hortalica. O conhecimento da resposta da cultura as condicoes de umidade do solo e demanda evaporativa da atmosfera sao os elementos basicos para o manejo adequado da irrigacao. Este trabalho avaliou os efeitos de quatro niveis de irrigacao: 50%, 75%, 100% e 125% sobre os valores de evaporacao do Tanque Classe "A" sobre o desenvolvimento de quatro cultivares de alface: duas lisas (Gloria e Piracicaba 65) e duas...

  20. Caracteristicas botanicas e agronomicas de cultivares de feijao macassar (Vigna unguiculata (L.) Walp.).

    FREIRE FILHO, F.R.; CARDOSO, M.J.; ARAUJO, A.G. de; SANTOS, A.A. dos; SILVA, P.H.S. da.
    Admitindo-se que a amostra de 161 genotipos seja representativa do germoplasma nordestino, o que e bastante razoavel, podem ser tiradas as seguintes conclusoes: a) o germoplasma introduzido e mais precoce que onordestino; b)o tamanho de vagem e o peso de 100 graos do germoplasma introduzido sao pequenos em relacao as preferencias dos produtores e consumidores nordestinos; c) a porcentagem de genotipos introduzidos com graos brancos tem sido pequena em relacao a que ocorre no germoplasma local e a importancia dessa cor para o mercado nordestino; d) ha uma escassez de genotipos do grupo "Sempre verde" tanto nogermoplasma nacional como introduzido...

Aviso de cookies: Usamos cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios, para análisis estadístico y para mostrarle publicidad. Si continua navegando consideramos que acepta su uso en los términos establecidos en la Política de cookies.