Recursos de colección

Infoteca. Informação Tecnológica em Agricultura (56.791 recursos)

O serviço Informação Tecnológica em Agricultura (Infoteca) reúne e permite acesso a informações sobre tecnologias produzidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as quais se relacionam às áreas de atuação de seus demais centros de pesquisa. Suas coleções são formadas por conteúdos editados na própria instituição (em forma de cartilhas, livros para transferência de tecnologia, programas de rádio e de televisão), com linguagem adaptada de modo que produtores rurais, extensionistas, técnicos agrícolas, estudantes e professores de escolas rurais, cooperativas e outros segmentos da produção agrícola possam assimilá-los com maior facilidade, e, assim, apropriarem-se de tecnologias geradas pela Embrapa.

Comunicado Técnico (CNPMF)

Mostrando recursos 1 - 20 de 60

  1. Processo Agroindustrial: obtenção de mamão Formosa desidratado incorporado de frutooligossacarídeo.

    VIANA, E. de S.; REIS, R. C.; SANTOS, T. M. de S.; SILVA, P. R. N. da
    2016

  2. Processo agroindustrial: obtenção de chips de plátano pelo processo de desidratação

    REIS, R. C.; VIANA, E. de S.; JESUS, J. L. de; SILVA, P. R. N. da; SANTOS JÚNIOR, M. B. dos
    Os plátanos, conhecidos como ?bananas da Terra?, são consumidos cozidos, fritos ou assados, constituindo-se como componentes importantes da dieta dos habitantes de alguns países da América do Sul, África, Ásia, América Latina e ilhas do Pacífico. A produção mundial, em 2012, foi de 37 milhões de toneladas, com destaque para Uganda, Gana e Camarões, que, juntos, são responsáveis por 43,8% da produção mundial (FAO, 2014).

  3. Processo agroindustrial: obtenção de snack de mandioca a partir da variedade BRS Jari.

    OLIVEIRA, L. A. de; REIS, R. C.; SANTANA, H. M.; SANTOS, V. da S.
    A mandioca (Manihot esculenta Crantz) é cultivada nas mais diversas regiões do Brasil e sua produção tem sido destinada tanto para o consumo direto como para indústria de transformação (DIAS; LEONEL, 2006). A mandioca de mesa, também conhecida como mandioca mansa, mandioca doce, aipim ou macaxeira é um alimento que apresenta alto valor energético e grande aceitação pela população brasileira (BORGES et al., 2002; OLIVEIRA; MORAES, 2009). O diferencial das variedades de mandioca mansa é o baixo teor de compostos cianogênicos, menor que 100 mg por kg de polpa nas raízes frescas (BORGES et al., 2002). O consumo culinário da...

  4. Processo Agroindustrial: elaboração de 'Passas de Mamão'.

    GODOY, R. C. B. de; SANTOS, A. P. dos
    2006

  5. Avaliação do estado nutricional da bananeira - diagnose visual.

    BORGES, A. L.; OLIVEIRA, A. M. G.
    2006

  6. Avaliação de variedades de mandioca mansa com agricultores familiares de Santa Cruz Cabrália-BA.

    OLIVEIRA, A. M. G.; DINIZ, M. de S.; CALDAS, R. C.
    2006

  7. Período crítico de interferência de plantas infestantes na cultura da laranja no Estado do Amazonas.

    CARVALHO, J. E. B. de; GONÇALVES, G. S.; SILVA, J. F. da; AZEVEDO, C. L. L.
    A cultura da laranja, no Estado do Amazonas, apesar de não figurar como principal cultura de importância econômica, tem ampliado áreas de cultivo, já ultrapassando 4.000 hecatares (SEPROR, 2013). Rio Preto da Eva figura como o município com maior produção, com mais de 30% da área plantada no Estado. Além de condições climáticas favoráveis, que permitem a produção durante todo o ano, a demanda por frutos de laranja no Estado é crescente, resultando em ganhos satisfatórios por parte dos produtores dessa cultura. Contudo, como todo cultivo agrícola, os pomares citrícolas estão sujeitos a uma série de eventos que podem afetar...

  8. Imperial, nova cultivar de abacaxi.

    CABRAL, J. R. S.; MATOS, A. P. de
    A fusariose do abacaxi é uma doença altamente destrutiva e tem seu controle fundamentado na integração de várias medidas incluindo práticas de controle cultural, controle químico e controle genético mediante a utilização de cultivares resistentes (Matos et al., 1981).

  9. BRS Ajubá, nova cultivar de abacaxi.

    CABRAL, J. R. S.; MATOS, A. P. de.
    A fusariose é a doença mais importante da cultura do abacaxi no Brasil, onde teve seu primeiro relato em 1964, provocando podridão em frutos da cultivar Smooth Cayenne. Atualmente, a fusariose está presente nas principais regiões produtoras do País, causando elevadas perdas na produção de fruto. O seu controle, fundamenta-se na integração de várias medidas, incluindo práticas de controle cultural, químico e genético mediante o cultivo de cultivares resistentes (Matos et al., 2001).

  10. Adubação N-P-K para o abacaxizeiro BRS Imperial para o Extremo Sul da Bahia.

    OLIVEIRA, A. M. G.; NATALE, W.; PEREIRA, M. E. C.
    A Embrapa Mandioca e Fruticultura lançou em 2003 o híbrido de abacaxizeiro BRS Imperial, que tem grande potencial de se estabelecer amplamente nas regiões produtoras, pela sua resistência à fusariose, principal doença da cultura, por possuir folhas sem espinhos e por seus frutos apresentarem excelentes características físico-químicas e boa aparência.

  11. Bananeira como fruteira estratégica na implantação de sistemas agroflorestais irrigados no bioma Caatinga.

    ROMANO, M. R.
    O bioma Caatinga está associado à região do semiárido brasileiro e caracteriza-se por uma vegetação adaptada às condições de aridez e de fisionomia variada. A pressão antrópica sobre esse bioma tem levado ao uso inadequado e insustentável dos recursos naturais, tornando a Caatinga um dos biomas brasileiros mais ameaçados, embora, insuficientemente conhecido (SÁ; SILVA, 2010).

  12. Monitoramento e controle da pinta preta do mamoeiro.

    SANTOS FILHO, H. P.; OLIVEIRA, A. A. R.; NORONHA, A. C. da S.; SANCHES, N. F.; LOPES, F. F.; ANDRADE, P. R. O.; OSÓRIO, A. C. B.; SOUZA, J. A. de; OLIVEIRA, A. M. G.; SANTOS, M. de J.
    O mamoeiro pode ser afetado por diversas doenças, sendo esse o fator econômico mais importante na produção e exportação de frutos in natura (Nishijima et al. 1994). Dentre as doenças de origem fúngica destaca-se a varíola ou pinta preta, causada por Asperisporium caricae (Speg) Maubl., considerada a doença mais comum do mamoeiro. O patógeno pode infectar tanto as folhas como os frutos. Nas folhas, geralmente nas mais velhas, aparecem na face superior, pequenas lesões mais ou menos circulares, de coloração pardo-claro com um halo amarelo.

  13. Produção de composto orgânico em pequenas propriedades.

    ROSA, R. C. C.; BORGES, A. L.
    Composto orgânico é um adubo natural, preparado com produtos de origem vegetal e animal, que contém nutrientes para as plantas, em diferentes quantidades. É formado por matéria orgânica, que é um fator de grande importância para tornar a terra mais adequada para o desenvolvimento das plantas.

  14. Fenologia da laranjeira Sincorá em diferentes porta-enxertos nos tabuleiros costeiros do sul de Sergipe.

    MARTINS, C. R.; CARVALHO, H. W. L. de; TEODORO, A. V.; SOARES FILHO, W. dos S.; PASSOS, O. S.; COSTA, E. F. N.; BARRETO, C. F.
    Dentre os estados nordestinos produtores de citros, Bahia e Sergipe se destacam com aproximadamente 90% de toda área plantada. Em ambos, os pomares encontram-se implantados majoritariamente na Grande Unidade de Paisagem dos Tabuleiros Costeiros, cujas condições edafoclimáticas desta região (solos coesos e com períodos de escassez hídrica), tornam um ambiente com características especiais, necessitando de práticas e tratos culturais especifi cas ao cultivo dos citros.

  15. Pragas quarentenárias A1 e A2 da citricultura baiana.

    BARBOSA, C. de J.; RORIZ, A. K. P.; SILVA, S. X. de B.; BARBOSA, L. V.
    As barreiras fitossanitárias impactam o setor produtivo e comercial de diversos países que pretendem exportar seus produtos agrícolas, em face das exigências que impõem a trânsito internacional de vegetais. Entretanto, essas normativas visam a proteger os importadores do ingresso e disseminação de pragas em seu território. A certificação fitossanitária de origem (CFO) e a permissão de trânsito de vegetais (PTV), documentos que atestam a sanidade e garantem a rastreabilidade das partidas, são exemplos das exigências fitossanitárias interestaduais. A Bahia, segundo lugar no ranking nacional de produção de citros, foi reconhecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como área...

  16. Método simplificado de determinação da umidade do solo para uso em manejo de irrigação em agricultura familiar.

    COELHO, E. F.; SILVA, T. S. M. da; SANTANA JUNIOR, E. B.; PARIZOTTO, I.
    A determinação da umidade do solo é fundamental no manejo da água em culturas irrigadas. No caso da agricultura familiar, existem poucas opções no mercado de equipamentos específicos para a medição de umidade com custo acessível a esses produtores. Os tensiômetros podem ser recomendados para a agricultura familiar e são uma boa opção de uso, pois o custo é baixo e o uso acessível, sem necessidade de grande conhecimento teórico. Na agricultura familiar, especialmente em condições de irrigação, é necessário levar em conta o nível de escolaridade dos produtores, que na maioria das vezes não têm afinidade com equipamentos que...

  17. Detecção de vírus transmitidos por ácaros Brevipalpus em seus vetores.

    KUBO, K. S.; BASTIANEL, M.; NOVELLI, V.; MACHADO, M. A.; FREITAS-ASTUA, J.
    A importância dos ácaros do gênero Brevipalpus vem crescendo, tornando-se evidente seu potencial como praga de plantas, especialmente por sua capacidade de transmitir vírus (CHILDERS et al., 2003; KITAJIMA et al., 2010). Os vírus transmitidos por Brevipalpus sp. (VTBs) têm em comum, além do vetor, a morfologia das partículas e semelhanças em sintomas e efeitos citopatológicos que induzem nas plantas hospedeiras (KITAJIMA et al., 2003). Os sintomas nos hospedeiros consistem de lesões locais (cloróticas, necróticas, manchas verdes ou ainda manchas anelares) em folhas e ramos afetados (KITAJIMA et al., 2003). Ao contrário de outros vírus que invadem sistemicamente seus hospedeiros,...

  18. Produção integrada viabiliza certificação de propriedades de lima ácida 'Tahiti' no norte de Minas Gerais.

    AZEVEDO, C. L. L.; SANTOS FILHO, H. P.; COSTA, A. C. F. da.
    A produção da lima ácida 'Tahiti' tem evoluído no país tanto na adoção de novas tecnologias como em maiores áreas plantadas pelos citricultores, fato esse diretamente ligado à crescente demanda de mercados externos por essa fruta. A região do Perímetro Irrigado de Jaíba (MG) é uma nova fronteira agrícola onde a lima ácida 'Tahiti' tem se tornado uma cultura de destaque em função das condições climáticas e pela presença de diversas instituições de apoio àagricultura, tanto públicas (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais - Emater- MG, Embrapa, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar-MG, Companhia de...

  19. Coleta e conservação de germoplasma de espécies silvestres de Manihot no estado da Bahia para ampliação da coleção de trabalho da Embrapa Mandioca e Fruticultura.

    LEDO, C. A. da S.; SILVEIRA, T. C. da; CARVALHO, P. C. L. de; MARTINS, M. L. L.; TAVARES FILHO, L. F. de Q.
    Espécies silvestre de Manihot são importantes reservatórios de alelos de interesse a serem transferidos para a espécies cultivadas, visando ao desenvolvimento de variedades melhoradas com maior resistência a estresses causados por fatores bióticos e abióticos e que expressem maior produtividade (NASSAR, 2006).

  20. Frutas certificadas: um novo mercado a ser trabalhado.

    CARVALHO, J. E. B. de; CARDOSO, C. E. L.; GUERREIRO, M. S. S.; AZEVEDO, C. L. L.
    O sistema de Produção Integrada de Frutas (PIF) é constituído por um conjunto de práticas agronômicas selecionadas a partir daquelas disponíveis com comprovado benefício para a obtenção de produtos de melhor qualidade. É um sistema que gera alimentos seguros principalmente para o consumo humano, pois adota métodos de monitoramento (em todas as etapas do processo produtivo), análise de resíduos de agrotóxicos, além da utilização de tecnologias apropriadas, otimizando o modo de produção. Permite a rastreabilidade de toda cadeia, desde as áreas de cultivo até a mesa do consumidor, garantindo um diferencial de competitividade. Apesar dessas vantagens e da importância do...

Aviso de cookies: Usamos cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios, para análisis estadístico y para mostrarle publicidad. Si continua navegando consideramos que acepta su uso en los términos establecidos en la Política de cookies.