Recursos de colección

Infoteca. Informação Tecnológica em Agricultura (57.024 recursos)

O serviço Informação Tecnológica em Agricultura (Infoteca) reúne e permite acesso a informações sobre tecnologias produzidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as quais se relacionam às áreas de atuação de seus demais centros de pesquisa. Suas coleções são formadas por conteúdos editados na própria instituição (em forma de cartilhas, livros para transferência de tecnologia, programas de rádio e de televisão), com linguagem adaptada de modo que produtores rurais, extensionistas, técnicos agrícolas, estudantes e professores de escolas rurais, cooperativas e outros segmentos da produção agrícola possam assimilá-los com maior facilidade, e, assim, apropriarem-se de tecnologias geradas pela Embrapa.

Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPTIA)

Mostrando recursos 1 - 20 de 40

  1. Avaliação da produtividade agrícola da cana-planta e cana-soca sob diferentes espaçamentos entre plantas para produção de açúcar e etanol.

    SILVA, F. C. da; ANTONIOLLI, A.; FREITAS, P. L. de; ZOTELLI, H. B.; DONAGEMMA, G. K.; MAMEDE, R. de Q.; PIRES, R. F.; CARVALHO, J. R. P. de; SCHIAVINATO, S. R.
    Para avaliar a influência da variação do espaçamento entre linhas na produtividade e na qualidade da cana-de-açúcar para produção de etanol e açúcar foi instalado um experimento em gleba sob reforma na área agrícola da Usina Renuka - Unidade Madhu. Tal unidade sucroalcooleira, localizada na Bacia do Médio Rio Tietê, com área agrícola no Município de Guaiçara, SP, é uma das cinco maiores do mundo, com capacidade de moagem de 6,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por ano.

  2. Análise de homogeneidade de temperatura mínima mensal para o Estado de São Paulo.

    CARVALHO, J. R. P. de; NAKAI, A. M.; OLIVEIRA, A. F. de; ASSAD, E. D.
    Neste trabalho, o pacote Climatol-R foi aplicado a 122 séries mensais de temperatura mínima, cobrindo o interior do estado de São Paulo para os anos 1940 até 2012.

  3. Avaliação do risco de ocorrência de doenças da videira em três regiões produtoras.

    MONTEIRO, J. E. B. de A.; CONCEIÇÃO, M. A. F.; CAVALCANTI, F. R.; ANGELOTTI, F.
    O objetivo do presente estudo foi avaliar a favorabilidade agrometeorológica para ocorrência de doenças da videira em regiões produtoras do Brasil, bem como o potencial de uso de modelos preditivos para a racionalização da aplicação de fungicidas.

  4. Modelagem espaço-temporal para imputação de dados em séries de precipitação diária.

    CARVALHO, J. R. P. de; NAKAI, A. M.; MONTEIRO, J. E. B. de A.
    Neste trabalho, o modelo espaço-temporal foi usado na estimativa de dados diários de precipitação. Foram utilizados dados provenientes dos registros pluviométricos de diversas estações meteorológicas, obtidos junto ao Sistema de Monitoramento Agroecológico (Agritempo), para as regiões brasileiras. Com o objetivo de validar os valores obtidos pela aplicação do modelo espaço-temporal, fixou-se dois tempos, 1º de janeiro de 2009 e 1º de maio de 2009 para as regiões brasileiras em estudo. Para este tempo fixo usaram-se as técnicas geoestatísticas de krigagem e cokrigagem ordinária, com altitude como variável auxiliar para comparação. A aplicação do modelo espaço-temporal, no geral, foi superior em...

  5. Detecção de Giberela em trigo usando processamento digital de imagens na banda do infravermelho próximo.

    BARBEDO, J. G. A.; TIBOLA, C. S.; FERNANDES, J. M. C.
    Dentre as principais doenças que atacam o trigo, a giberela é de particular interesse. Esta doença, além de causar perdas na produção, está associada também à presença da micotoxina chamada deoxinivalenol, a qual pode causar sérios problemas de saúde em pessoas e animais.

  6. A comparison between three different approaches to omplement a system dynamic model: an assessment by a multidisciplinary team.

    FREUA, M. C.; BARIONI, L. G.; VILAMIU, R. G. d'A.; DIAS, F. R. T.
    In the last few decades, application of system dynamics models (SDM) has disseminated through the agricultural sciences. Modeling groups are now much more multidisciplinary once the models currently developed are applied to larger frameworks. The literature has been inconclusive with regard to empirical evidence of the trade-offs between different paradigms to implement SDMs. In order to gain insight on the advantages and disadvantages between the paradigms we simulated a working group environment with seven researchers coming from various educational backgrounds where they had to implement a process-based SDM and fill in a questionnaire scoring characteristics of the paradigms and implementation...

  7. Uma proposta de plataforma de software para integração e interoperabilidade de serviços Web - Webagritec: estudo de caso.

    MASSRUHÁ, S. M. F. S.; LIMA, H. P. de; EVANGELISTA, S. R. M.; PINTO, G. E. M.
    Este trabalho tem por finalidade apresentar os resultados obtidos no contexto do projeto de pesquisa, cujo objetivo foi definir uma infraestrutura de software para implantação de um portal de integração e interoperabilidade de serviços desenvolvidos pela Embrapa Informática Agropecuária denominado WebAgritec.

  8. Prototipação de modelos e geração automática de código-fonte em planilha eletrônica para o framework de modelagem MaCSim.

    SILVA, R. D. R. da; BARIONI, L. G.
    Esse artigo tem por objetivo descrever as características básicas de uma ferramenta de prototipação e geração automática de código-fonte C++ para modelos de dinâmica de sistemas.

  9. Arcabouço para desenvolvimento de simuladores de sistemas dinâmicos contínuos e hierárquicos.

    MANCINI, A. L.; BARIONI, L. G.; SANTOS, E. H. dos; DIAS, F. R. T.; SANTOS, J. W. dos; ABREU, L. L. B. de; TININI, L. V. S.
    Resumo. Um arcabouço (framework) orientado a objetos para o desenvolvimento de simuladores de sistemas dinâmicos contínuos com suporte à hierarquia é descrito. O arcabouço surgiu da necessidade de uma ferramenta para facilitar e padronizar o desenvolvimento de modelos de simulação baseados em processo em projetos de pesquisa na Embrapa. Um dos requisitos do desenvolvimento foi modularidade e simplicidade de código para facilitar o desenvolvimento de modelos por equipes multidisciplinares de pesquisa e implementação por grupos de estagiários/bolsistas com alta rotatividade. Também provê desempenho superior a ferramentas de modelagem típicas, que geralmente tem código interpretado. Modelos componentes, geralmente desenvolvidos por equipes...

  10. Tipificação de municípios produtores de bovinos no Brasil.

    FASIABEN, M. do C. R.; SANTUCCI, J. M.; MAIA, A. G.; ALMEIDA, M. M. T. B.; OLIVEIRA, O. C. de; BARIONI, L. G.
    Resumo: Num país com as dimensões do Brasil é muito acentuada a variabilidade dos sistemas de produção agropecuária praticados pelos produtores. Conhecer esta diferenciação é fundamental para propor linhas de pesquisa, desenvolvimento, transferência de tecnologia e políticas públicas apropriadas. Dados do Censo Agropecuário brasileiro de 2006, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que mais da metade dos estabelecimentos agropecuários do país possuíam pelo menos um bovino, correspondendo a 2,7 milhões de estabelecimentos e 176,1 milhões de cabeças. Este trabalho trata da classificação e caracterização dos municípios produtores de bovinos no Brasil, empregando técnicas de análise multivariada...

  11. Balanço hídrico na bacia do Jaguaribe, Ceará, utilizando evapotranspiração de referência Penman-Monteith FAO estimada com dados mínimos.

    GONDIM, R. S.; FUCK JÚNIOR, S. C. de F.; MAIA, A. de H. N.; EVANGELISTA, S. R. M.
    Os dados básicos para estimar a evapotranspiração de referência de Penman-Monteith FAO (EToPM) são: temperaturas máxima e mínima, pressão de vapor real ou atual, radiação líquida e velocidade do vento, muitas vezes indisponíveis por requererem estações meteorológicas específicas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a adequação do método para estimar a EToPM, utilizando-se dados mínimos integrados a um Sistema de Informação Geográfica, na bacia do Rio Jaguaribe, CE. Foi utilizado o sistema integrado de modelagem regional PRECIS (Providing Regional Climates for Impacts Studies), versão 1.2, com as condições de contorno do Modelo Climático Global (HadAM3P), acoplado ao Modelo Climático Regional...

  12. Árvores de decisão aplicadas na análise e no alerta da ferrugem do cafeeiro.

    MEIRA, C. A. A.; RODRIGUES, L. H. A.
    A ferrugem do cafeeiro é a principal doença da cultura do café. O conhecimento dos fatores que condicionam as epidemias de ferrugem e a sua previsão são importantes. Uma instância do processo de descoberta de conhecimento em bases de dados foi realizada para avaliar a aplicação de árvores de decisão na análise e no alerta da ferrugem. As classes do atributo meta foram definidas por intervalos da taxa de progresso da doença. Dados meteorológicos, a carga pendente de frutos e o espaçamento entre plantas serviram de atributos preditivos. As árvores de decisão obtidas auxiliaram na compreensão de quais variáveis, e...

  13. Teste baseado em casos de uso.

    CHAIM, M. L.; CARNIELLO, A.; JINO, M.
    Os casos de uso consistem em um meio de se capturar as funcionalidades de um sistema de forma centrada no usuário. Entender como o usuário interage com um sistema é um aspecto importante quando se tem como objetivo entregar um produto que atenda às suas necessidades.

  14. Otimização de interpoladores espaciais para estimar chuva no Sistema Agritempo.

    CARVALHO, J. R. P. de; ASSAD, E. D.
    O objetivo deste trabalho é comparar o interpolador univariado: inverso do quadrado da distância usado pelo Sistema Agritempo com três interpoladores geoestatísticos uni e multivariados: krigagem ordinária, cokrigagem ordinária e cokrigagem colocalizada através da estatística do quadrado médio do erro, usando observações de precipitação pluvial média anual de mil e vinte e sete estações pluviométricas abrangendo todo o Estado de São Paulo, representando uma área de aproximadamente 248.808,8 km², no período de 1957 a 1997.

  15. Modelo de balanço de nitrogênio para a cana-de-açúcar fase II - construção de modelo software STELLA.

    BERGAMASCO, A. F.; SILVA, F. C. da; RODRIGUES, L. H. A.; TRIVELIN, P. C. O.
    A cultura da cana-de-açúcar vem sofrendo mudanças, de âmbitos tecnológicos e sociais, profundas nesta década, procurando se adaptar às demandas de produção com alta produtividade, competitividade e respeito ao meio ambiente. Apesar de o Brasil ser o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, ainda pratica a queima da palha do canavial para facilitar a colheita, o que gera prejuízos econômicos, sociais e ambientais. Sem essa queima (Decreto n.° 42056 do Estado de SP), a cobertura do solo pela palhada irá provocar significativas mudanças no manejo da cultura e na dinâmica do nitrogênio. Dada a complexibilidade do ciclo de nitrogênio no solo,...

  16. Sistemas de apoio à decisão para problemas de localização e roteamento.

    NARCISO, M. G.; LORENA, L. A. N.; SENNE, E. L. F.; PEREIRA, M. A.
    O objetivo deste trabalho é mostrar os sistemas de apoio à decisão desenvolvidos para solucionar problemas de localização e roteamento, composto pelos novos enfoques de algoritmos de localização e roteamento e sistemas de informação geográfica Spring, Map Objects, Transcard e Arc View.

  17. Arquitetura de software para a manutenção de dados da Agência de Informação Embrapa.

    MOURA, M. F.; LEITE, M. A. A.; EVANGELISTA, S. R. M.; SAMPAIO, K. X.; SANTOS, A. D. dos.
    A agencia de informação Embrapa disponibiliza na internet informação qualificada e organizada e, muitas vezes, também aquelas geradas pela própria Embrapa. As soluções de software esposta neste trabalho são dirigidas ao gerenciamento dessas informações, que são armazenadas em base de dados centralizada e atualizada via internet por aplicativos deste sistema. O objetivo de apresentar essas soluções é contribuir para o desenvolvimento de sistemas com orientação metodológica similar. Este sistema teve como principal identificação de requisitos as falhas existentes na primeira versão do mesmo, que foi orientada exclusivamente para manipulação de dados formatados em XML. A nova versão traz uma arquitetura...

  18. Um modelo determinístico para avaliação do controle biológico de praga de citros.

    TERNES, S.; YANG, H. M.
    O objetivo desse trabalho é apresentar um modelo matemático compartimental e determinístico para analisar a dinâmica populacional do inseto-praga Phyllocnistis citrella em interação com seus inimigos naturais Galeopsomyia fausta (parasito nativo) e Ageniaspis citricola (parasito exótico). Com o estudo analítico do sistema de equações diferenciais que descreve o modelo, avalia-se a eficiência do controle biológico da P.citrella através da possibilidade de coexistência entre as espécies e da competição entre os dois inimigos naturais.

  19. Processo de depuração depois do teste: definição e análise.

    CHAIM, M. L.; MALDONADO, J. C.; JINO, M.
    O objetivo da realização deste trabalho foi analisar em detalhes o processo de depuração que ocorre depois da atividade de teste. Por tanto, vários processos de depuração de software foram analisados. Baseado nessa análise foi definido um processo de Depuração depois do teste (DDT) que enfativa os seguintes aspectos: identificação, avaliação e refinamento sucessivo de sintomas internos até a localização do defeito; e tipo de informação de teste utilizada. Várias técnicas de depuração foram então avaliadas em termos de mecanismos de apoio ao processo DDT e quanto a sua escabilidade para programas reais. Dessa avaliação, observou-se que os resultados do...

  20. Uso da geometria fractal na avaliação da variabilidade espacial de parâmetros de agregação do solo em São Paulo - Brasil.

    CARVALHO, J. R. P. de; DECHEN, S. C.; DUFRANC, G.
    O objetivo deste estudo foi explorar a aplicabilidade da teoria de fractais no estudo da variabilidade espacial em agregação de solo. A dimensão fractal D junto com RL que é o parâmetro que estima o tamanho do maior agregado foram usados como descritores de fragmentação. Estes valores estimados em diferentes locais na área experimental, foram interpolados usando krigagem ordinária e mapas de isolinhas construídos.

Aviso de cookies: Usamos cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios, para análisis estadístico y para mostrarle publicidad. Si continua navegando consideramos que acepta su uso en los términos establecidos en la Política de cookies.