Recursos de colección

Infoteca. Informação Tecnológica em Agricultura (57.212 recursos)

O serviço Informação Tecnológica em Agricultura (Infoteca) reúne e permite acesso a informações sobre tecnologias produzidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as quais se relacionam às áreas de atuação de seus demais centros de pesquisa. Suas coleções são formadas por conteúdos editados na própria instituição (em forma de cartilhas, livros para transferência de tecnologia, programas de rádio e de televisão), com linguagem adaptada de modo que produtores rurais, extensionistas, técnicos agrícolas, estudantes e professores de escolas rurais, cooperativas e outros segmentos da produção agrícola possam assimilá-los com maior facilidade, e, assim, apropriarem-se de tecnologias geradas pela Embrapa.

Comunicado Técnico (CNPAF)

Mostrando recursos 1 - 20 de 231

  1. BRS FC402: cultivar de feijão-comum carioca com alta produtividade, resistência à antracnose e murcha-de-fusário.

    MELO, L. C.; PEREIRA, H. S.; FARIA, L. C. de; SOUZA, T. L. P. O. de; WENDLAND, A.; CABRERA DIAZ, J. L.; CARVALHO, H. W. L. de; MELO, C. L. P. de; COSTA, A. F. da; MAGALDI, M. C. de S.; COSTA, J. G. C. da; AGUIAR, M. S. de; ABREU, A. de F. B.; PEREIRA FILHO, I. A.; POSSE, S. C. P.; MARTINS, M.; ALBRECHT, J. C.; SOUZA FILHO, B. F. de; CARNEIRO, G. E. de S.; GUIMARAES, C. M.; BRAZ, A. J. B. P.; MARANGON, M. A.; TRINDADE, N. L. S. R.; SOUZA, N. P. de; FARIA, J. C. de; DEL PELOSO, M. J.
    A BRS FC402 se destaca em relação à BRS Estilo, pela sua maior produtividade de grãos, resistência à antracnose e à murcha-de-fusário, mantendo a mesma qualidade comercial dos grãos presente na BRS Estilo. Desta forma, espera-se que a BRS FC402 possa ser adotada como uma nova solução tecnológica pelos produtores de feijão em todo o Brasil. Essa cultivar pode contribuir de forma eficiente para a sustentabilidade da cultura do feijão-comum no agronegócio brasileiro. O maior impacto da adoção dessa cultivar deve ocorrer, principalmente, no cultivo de inverno, sob pivô central e em áreas antigas e de uso intenso, devido à...

  2. Passo a passo para o uso do clorofilômetro portátil na quantificação do nitrogênio a ser aplicado em cobertura no feijoeiro.

    SILVEIRA, P. M. da; GONZAGA, A. C. de O.; SARMENTO, P. H. L.
    Este trabalho teve como objetivo apresentar a metodologia a ser usada em campo pelos produtores de feijão-comum para a quantificação do nitrogênio a ser aplicado em cobertura na cultura, baseada nas leituras SPAD do clorofilômetro portátil, KONICA MINOLTA SPAD-502.

  3. BRS FC401 RMD: cultivar de feijão carioca geneticamente modificada com resistência ao mosaico-dourado.

    SOUZA, T. L. P. O. de; FARIA, J. C. de; ARAGÃO, F. J. L.; DEL PELOSO, M. J.; FARIA, L. C. de; AGUIAR, M. S. de; WENDLAND, A.; QUINTELA, E. D.; CABRERA DIAZ, J. L.; MAGALDI, M. C. de S.; SOUZA, N. P. de; COSTA, A. G.; TRINDADE, N. L. S. R.; MARANGON, M. A.; MELO, C. L. P. de; HUNGRIA, M.; PEREIRA FILHO, I. A.; WRUCK, F. J.; ALMEIDA, V. M. de; BRAZ, A. J. B. P.; MARTINS, M.; PEREIRA, H. S.; MELO, L. C.
    Em pesquisas desenvolvidas pela Embrapa, desde o início dos anos 90, estratégias biotecnológicas estão sendo aplicadas para a obtenção de plantas geneticamente modificadas para expressarem resistência efetiva ou imunidade ao mosaico-dourado. Em 2000, uma nova estratégia, denominada de RNA interferente (RNAi), passou a ser também empregada. Isso possibilitou, em 2004, a geração de uma linhagem de feijão-comum imune ao BGMV, a qual foi identificada como evento Embrapa 5.1. Comercialmente chamada de tecnologia RMD (resistência ao mosaico-dourado), a resistência conferida por esse evento tem sido a base utilizada pelo Programa de Melhoramento de Feijão-comum da Embrapa para o desenvolvimento de cultivares...

  4. BRS Ártico: cultivar de feijão-comum de grãos brancos com padrão para exportação.

    PEREIRA, H. S.; WENDLAND, A.; MELO, L. C.; SOUZA, T. L. P. O. de; FARIA, L. C. de; DEL PELOSO, M. J.; THUNG, M. D. T.; KLUTHCOUSKI, J.; COSTA, J. G. C. da; CABRERA DIAZ, J. L.; MAGALDI, M. C. de S.; ABREU, A. de F. B.; MARTINS, M.; PEREIRA FILHO, I. A.
    A cultivar de feijão-comum com grãos brancos BRS Ártico apresenta ciclo semiprecoce, bom potencial produtivo e grãos de qualidade que atendem às exigências do mercado interno brasileiro e possibilitam também sua comercialização no mercado internacional. A BRS Ártico é indicada para os seguintes Estados e épocas de semeadura: inverno, para os estados de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro; águas e seca, para o Estado do Paraná.

  5. Zoneamento da região produtora de arroz de terras altas quanto ao impacto da deficiência hídrica.

    HEINEMANN, A. B.; STONE, L. F.; SILVA, S. C. da; MORAES, A. da C.
    Este estudo teve como objetivo geral, por meio de modelos de processo, dar suporte ao programa de melhoramento de arroz de terras altas na alocação dos experimentos em locais que são representativos dos diferentes grupos ambientais existentes na região de produção.

  6. BRS Catiana: cultivar de arroz irrigado de elevada produtividade e ampla adaptação.

    MORAIS, O. P. de; TORGA, P. P.; CORDEIRO, A. C. C.; PEREIRA, J. A.; MAGALHAES JÚNIOR, A. M. de; COLOMBARI FILHO, J. M.
    O Programa de Melhoramento de Arroz da Embrapa e seus parceiros, no ano de seu quadragésimo aniversário, apresenta sua 111ª cultivar, a BRS Catiana, que se caracteriza pela ampla adaptação e alta produtividade, em condições de irrigação por inundação; excelência em qualidade de grãos; e pela senescência tardia (?stay green?). Encontra-se registrada junto ao RNC (Registro Nacional de Cultivares) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, sob o nº 32292, para cultivo nos 17 Estados a seguir: Roraima, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio...

  7. Procedimento de determinação da dureza e pegajosidade de arroz polido cozido em texturômetro.

    CARVALHO, R. N.; BASSINELLO, P. Z.; KOAKUZU, S. N.; ARAÚJO, E. J. de; TEIXEIRA, M. C.
    O objetivo é ajustar e estabelecer um procedimento laboratorial para determinação em texturômetro dos parâmetros de dureza e pegajosidade de amostras de arroz branco cozido.

  8. Procedimento para determinação do teor de amilose em arroz por Cromatografia de Exclusão por Tamanho (SEC).

    KOAKUZU, S. N.; BASSINELLO, P. Z.; CARVALHO, R. N.
    Neste trabalho, descrevemos o procedimento para determinação do conteúdo de amilose relativo à amilopectina em amostras de arroz polido, por meio da separação dos dois biopolímeros de amido por SEC, previamente gelatinizado e desramificado. O método é baseado no procedimento estabelecido pelo International Rice Research Institute (2007), com algumas modificações feitas pela equipe do Laboratório de Grãos e Subprodutos da Embrapa Arroz e Feijão, visando a redução do tempo no preparo das amostras e adaptações necessárias para a eficiente detecção por índice de refração no Cromatógrafo Líquido de Alta Eficiência dos dois polímeros. Além disso, foi realizado um estudo de...

  9. Procedimento para determinação de amido resistente, amido não resistente (solúvel) e total.

    KOAKUZU, S. N.; ARAÚJO, E. J. de; BASSINELLO, P. Z.; CARVALHO, R. N.; TEIXEIRA, M. C.
    O presente trabalho descreve detalhadamente o procedimento baseado no método oficial da Association of Official Analytical Chemists de 2002 para determinação de amido resistente, amido não resistente e total, utilizando um kit de reagentes da marca Megazyme International Ireland de 2011, especialmente desenvolvido para esta finalidade e vendido comercialmente. Neste procedimento, foram feitas algumas adaptações tendo em vista a melhoria da repetibilidade em etapas críticas do processo e os equipamentos e materiais mais comuns em laboratórios de análise de alimentos, possibilitando a reprodução do método por outros usuários. Além disso, foi realizado um estudo da variabilidade do procedimento quando aplicado...

  10. Aplicação a lanço de fertilizante mineral em sistema de produção de feijão-comum irrigado no Cerrado.

    LACERDA, M. C.; NASCENTE, A. S.; CARVALHO, M. da C. S.; MONDO, V. H. V.
    O objetivo deste estudo foi determinar o efeito da aplicação a lanço de doses de fertilizantes minerais sobre os componentes de produção e produtividade de grãos da cultura do feijão-comum irrigado, cultivado no inverno.

  11. Estratégia de irrigação para a cultura do arroz na Região Tropical.

    SANTOS, A. B. dos; STONE, L. F.; SILVA, S. C. da.
    Este documento visa facilitar o entendimento do leitor sobre a influência do manejo da irrigação na cultura de arroz irrigado na região tropical.

  12. Decomposição de palhada e liberação de nitrogênio em latossolo vermelho do Cerrado.

    NASCENTE, A. S.; STONE, L. F.
    O objetivo deste trabalho foi determinar a taxa de degradação e liberação de Nitrogênio de palhas oriundas de plantas de cobertura na região do Cerrado.

  13. Avaliação de cultivares de arroz (Oryza sativa L.) para cultivo in vitro.

    BEVITORI, R.
    Este estudo teve o objetivo de avaliar cinco cultivares elite de arroz quanto ao potencial de produzir calos e regenerar plantas: BRS Bonança, BRS Sertaneja, BRS Esmeralda, BRS Talento e BRS CIRAD 302 (híbrido), que apresentam diferentes características quanto a ciclo, porte, produtividade, dentre outras. A cultivar BRS Bonança foi incluída no estudo para servir de comparação entre as cultivares testadas por apresentar alta capacidade de resposta à indução de calos e regeneração em plantas.

  14. Práticas para economia de água na irrigação do feijoeiro por pivô-central.

    SILVEIRA, P. M. da; STONE, L. F.; CUNHA, P. C. R. da.
    A disponibilidade do recurso água é cada dia mais preocupante, tornando-se cada vez mais necessário o uso criterioso da irrigação, com altos níveis de eficiência na utilização da água. A distribuição do uso de água pelos segmentos agricultura, industrial, urbano, animal e rural, mostra a agricultura como grande utilizador da água. Diante desse cenário, a boa gestão da irrigação dentro da agricultura é fundamental para atender essa exigência. Neste trabalho, são apresentadas práticas que utilizadas de forma isolada ou conjunta contribuem para minimizar a quantidade de água utilizada pelo feijoeiro de outono-inverno, sob irrigação por aspersão, sistema pivô-central.

  15. Performance produtiva de cultivares de feijoeiro comum no nordeste brasileiro no biênio 2007/2008.

    CARVALHO, H. W. L. de; OLIVEIRA, I. R. de; FARIA, L. C. de; PEREIRA, H. S.; DEL PELOSO, M. J.; MELO, L. C.; FERREIRA, F. M. de B.; OLIVEIRA, E. A. S.; MACEDO, J. J. G. de; FEITOSA, L. F.; MELO, K. E. de O.; MENEZES, A. F.; RODRIGUES, C. S.
    O objetivo deste trabalho foi averiguar o comportamento produtivo de variedades e linhagens avançadas de feijoeiro comum, de diferentes grupos comerciais, em áreas do agreste nordestino, para fins de recomendação.

  16. Utilização de ferramentas computacionais para análise de expressão de genes.

    NARCISO, M. G.; BEVITORI, R.
    No âmbito da genômica funcional, o estudo do transcriptoma pode auxiliar na elucidação das funções dos genes. Isto é possível devido ao conhecimento existente sobre expressão gênica de que ela ocorre de maneira diferenciada nos diferentes tecidos, nas diferentes fases fenológicas, em geral, nas diferentes situações em que o organismo se encontra. Entretanto, o grande volume de dados gerados pelo NGS requer as ferramentas computacionais para serem analisados. Nesse sentido, um dos objetivos desta publicação é demonstrar a utilização de dois programas de bioinformática que são amplamente utilizados na análise de transcriptoma: Tophat e Cufflinks.

  17. Uma nova proposta para se obter Tandem Repeats em sequências genômicas.

    NARCISO, M. G.; YAMAGISHI, M. E. B.
    Este trabalho apresenta um novo algoritmo, chamado ConvolutionTR, de propósito geral, para se obter todos os TR, qualquer que seja o tamanho, em uma sequência de tamanho arbitrário, mas finito. Uma das vantagens deste algoritmo é que não necessita de estrutura de dados complexas e também não necessita de uma grande quantidade de memória para ser executado. Além disso, tem tempo de execução um pouco menor que os algoritmos similares, conforme poderá ser visto nos resultados a serem mostrados neste trabalho.

  18. Informações técnicas para o cultivo da BRS Tropical no Estado do Tocantins.

    FRAGOSO, D. de B.; NAOE, L. K.; CARDOSO, E. A.; SANTOS, E. R. dos; MORAIS, O. P. de; SANTOS, A. B. dos.
    Em atendimento a uma demanda dos produtores de arroz tocantinenses por cultivares de arroz com características para alta produtividade, qualidade de grãos e tolerância à doenças, a Embrapa disponibiliza a BRS Tropical. Essa cultivar desenvolvida pelo programa de melhoramento de arroz irrigado é adaptada às condições tropicais, apresentando alto potencial produtivo e características agronômicas e culinárias adequadas para cultivo no sistema de irrigação por inundação nas regiões produtoras de arroz do estado

  19. Risco climático para o feijoeiro conforme aumento da temperatura do ar nos estados de Goiás e Mato Grosso.

    SILVA, S. C. da; HEINEMANN, A. B.; STONE, L. F.
    O objetivo deste trabalho foi definir os períodos de semeadura para o feijoeiro nos estados de Goiás e Mato Grosso, nas condições de aumento de temperatura do ar.

  20. Métodos de manejo da irrigação no feijoeiro.

    CUNHA, P. C. R. da; SILVEIRA, P. M. da.
    Diante da importância de estudos capazes de gerar informações sobre as necessidades hídricas e manejo da irrigação, desenvolveu-se este trabalho com o objetivo de quantificar o desempenho de três formas de manejo da irrigação, tensiometria, tanque Classe A e Penman-Monteith, no feijoeiro, cultivado sob plantio direto no Cerrado.

Aviso de cookies: Usamos cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios, para análisis estadístico y para mostrarle publicidad. Si continua navegando consideramos que acepta su uso en los términos establecidos en la Política de cookies.