Recursos de colección

Infoteca. Informação Tecnológica em Agricultura (56.791 recursos)

O serviço Informação Tecnológica em Agricultura (Infoteca) reúne e permite acesso a informações sobre tecnologias produzidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as quais se relacionam às áreas de atuação de seus demais centros de pesquisa. Suas coleções são formadas por conteúdos editados na própria instituição (em forma de cartilhas, livros para transferência de tecnologia, programas de rádio e de televisão), com linguagem adaptada de modo que produtores rurais, extensionistas, técnicos agrícolas, estudantes e professores de escolas rurais, cooperativas e outros segmentos da produção agrícola possam assimilá-los com maior facilidade, e, assim, apropriarem-se de tecnologias geradas pela Embrapa.

Série Documentos (CNPMA)

Mostrando recursos 1 - 20 de 72

  1. Parasitos de peixes redondos produzidos na região da Grande Dourados-MS: características e possíveis soluções.

    ISHIKAWA, M. M.; JERÔNIMO, G. T.; VENTURA, A. S.; PEREIRA, N, L.; SILVA, T. S. de C.; ZANON, R. B.; FUJIMOTO, R. Y.; CHAGAS, E. C.; MACIEL, P. O.; BENAVIDES, M. V.; MARTINS, M. L.
    Resumo: A cadeia do pescado na região da grande Dourados é considerada um polo produtivo de relevância na piscicultura nacional. Mesmo assim, sabe-se que sua organização, cooperativismo e assistência técnica, necessitam de apoio da pesquisa para que possam fomentar diversas demandas da atividade. Os resultados das pesquisas desenvolvidos pelo grupo de Sanidade Aquícola da Embrapa apontam a importância do monitoramento e controle das parasitoses na produção de peixes redondos. Os resultados apresentados neste documento foram uma compilação daqueles obtidos no projeto em rede Aquasec, projeto de prospecção de agentes etiológicos bacterianos, virais e parasitários de peixes redondos nas regiões nordeste,...

  2. Ferramentas de avaliação de impactos ambientais e indicadores de sustentabilidade na Embrapa.

    RODRIGUES, G. S.; PIMENTA, S. C.; CASARINI, C. R. A.
    Resumo: A publicação compara dois métodos desenvolvidos pela Embrapa Meio Ambiente para a avaliação de impactos ambientais das atividades agropecuárias, detalha as diferenças entre ambos e apresenta os benefícios de seu uso.

  3. Bioensaios de toxicidade genética com Tradescantia.

    RODRIGUES, G. S.
    Resumo: Dentre a variedade de bioensaios disponíveis para estudos de detecção e monitoração dos efeitos tóxicos genéticos de substâncias e ambientes contaminados, os bioensaios que empregam a planta Tradescantia destacam-se pela sensibilidade e facilidade de realização de estudos de curto prazo in situ. Este trabalho apresenta uma revisão extensiva dos estudos de mutagênese ambiental empregando Tradescantia como bioindicador, e é complementado com resultados experimentais e indicações metodológicas.

  4. Método para promover a inclusão digital de produtores de tilápia pelo uso do Aquisys v. 1.3.

    PESSOA, M. C. P. Y.; FRASCA-SCORVO, C. M. D.; LOSEKANN, M. E.; SILVA, M. S. G. M. e; SILVA, C. A. da; HISANO, H.; SCORVO FILHO, J. D.; INOUE, L. A. K. A.
    Resumo: Este trabalho apresenta a proposta de um método para promover a inclusão digital de produtores de tilápia pelo uso do Aquisys v. 1.3, versão validada do Sistema Informatizado de Apoio às Boas Práticas de Manejo e Gestão Ambiental da Aquicultura (Aquisys). Foram consideradas informações sobre o perfil de acessos domiciliares à rede Internet por estado brasileiro, sobre a expectativa de vida da população brasileira e ações efetivas de projetos de instituições públicas e privadas que já contribuem com a inclusão digital em diferentes segmentos da sociedade brasileira, nas distintas regiões do país. O método proposto fundamenta-se, também, no perfil...

  5. Estimativa de emissão de metano proveniente da cultura de arroz inundado no estado de São Paulo: aplicação do método do IPCC de 2006.

    LIMA, M. A. de; VILLELA, O. V.
    RESUMO Estimativas da emissão de metano em sistemas de cultivo de arroz sob condições de manejo de inundação foram realizadas para o estado de São Paulo, no período de 1992 a 2009, utilizando os Documentos Orientadores (Guidelines) sobre a Elaboração de Inventários de Emissão de Gases de Efeito Estufa do IPCC de 2006. Os resultados mostram emissões totais 45% inferiores às obtidas no Inventário Estadual de Emissão de Gases de Efeito Estufa, o qual se baseou em método anterior do IPCC 1996 para o período de 1990 a 2008. Em 2000, o total de emissão de metano pelo cultivo de...

  6. Uso agrícola das áreas de recarga do Aquífero Guarani: localizadas na porcão Noroeste e parte Oeste da bacia sedimentar do Paraná.

    GOMES, M. A. F.; COUTINHO, H. L. da C.; CERDEIRA, A. L.; LUCHIARI JUNIOR, A.
    O presente trabalho constitui-se de um levantamento preliminar do uso e caracterização dos sistemas de produção agrícola, realizado no ano agrícola de 1997/1998, presentes nas áreas de recarga do Aquífero Guarani, abrangendo os municípios de Jataí, Caiapônia e Mineiros, no Estado de Goiás; Alto Araguaia e Alto Garças no Estado de Mato Grosso e Camapuã e Areado no Estado do Mato Grosso do Sul. Essas informações servirão como base para um estudo mais amplo que visa a determinar o risco potencial de contaminação do Aquífero Guarani em função dos principais sistemas de produção levantados e identificados em suas áreas de...

  7. Manual de biossegurança da Embrapa Meio Ambiente: boas práticas na manipulação e condução de experimentos com organismos geneticamente modificados (OGM), do Grupo 1 e seus derivados.

    CAPALBO, D. M. F.; JONSSON, C. M.; MENDES, R.; PENTEADO, A. L.; PRADO, S. de S.; MOLTOCARO, R. C. R.
    Resumo: Este manual constitui um guia orientador para informar, atualizar e despertar o senso crítico dos empregados e colaboradores da Embrapa Meio Ambiente durante a realização das suas atividades de pesquisa que envolvem organismos geneticamente modificados (OGM) e seus derivados.

  8. Orientações para elaboração dos registros obrigatórios aplicáveis a coleções de microrganismos da Embrapa.

    CASTRO, C. S. P. de; FERNANDES, T. A. R.
    2016

  9. Método para estratificação em levantamentos agrícolas com mais de uma variável.

    LUIZ, A. J. B.; SHULTZ, B.; TRABAQUINI, K.; EBERHARDT, I. D. R.; FORMAGGIO, A. R.
    Resumo: O presente trabalho propõe bases teóricas e práticas para metodologias voltadas à obtenção de estimativas de áreas agrícolas, utilizando técnicas estatísticas de amostragem, conjugadas com estratificação e auxiliadas por sensoriamento remoto, quando se tem três culturas de interesse no mesmo levantamento.

  10. Atividades de importação e exportação do Laboratório de Quarentena "Costa Lima" no período de 1991 a 2000.

    TAMBASCO, F. J.; SA, L. A. N. de; LUCCHINI, F.; DE NARDO, E. A. B.; SILVA, J. L. da
    Resumo: O Laboratório "Costa Lima", da Embrapa Meio Ambiente, realizou entre 1991 e 2000 170 introduções referentes a 42 espécies de organismos benéficos (6 fungos, 12 bactérias, 2 nematóides entomopatogênicos, 7 ácaros predadores, 13 insetos parasitóides e 2 insetos predadores) e de outros microrganismos. Este trabalho relata todas essas introduções e exportações oficiais de agentes de controle biológico e de outros organismos úteis.

  11. Ácaros de importância quarentenária.

    SA, L. A. N. de; MORAES, G. J. de
    Introdução. Importância quarentenária dos ácaros. O ácaro verde da mandioca. Ácaros eriofiídeos (Acari: eriophidae) em seringueira (Hevea brasiliensis muell. arg. euphorbiaceae) no Brasil. Discussões.

  12. Modeling pesticide movement in soils.

    SPADOTTO, C. A.
    Resumo: A publicação sintetiza as discussões e contribuições resultantes da "lnternational Conference on Modeling Pesticide Movement in Soils" sobre a modelagem do movimento de pesticidas (agrotóxicos) nos solos com ênfase em ambientes tropicais e subtropicais , especialmente nas condições brasileiras de solo e clima.

  13. Indicadores biológicos e bioquímicos da qualidade do solo: manual técnico.

    FRIGHETTO, R. T. S.; VALARINI, P. J.
    Sumário: Recomendações especiais, 11 I. Estratégias para análise integrada do solo, 13 II. Métodos quimiométricos na análise integrada de dados, 19 III. Determinação da umidade, Ph e capacidade de retenção de agua do solo, 37 IV. Problemas encontrados na avaliação de microrganismos do solo, 41 V. Métodos básicos para contagem de patógenos do solo: meios seletivos para isolamento, avaliação e identificação, 45 VI. Determinação de actinomicetos, leveduras, bactérias esporulantes e solubilizadores de fosfato no solo, 53 VII. Avaliação de fungos micorrízicos arbusculares e sua importância ambiental, 61 VIII. Metodologia para avaliação de fixadores simbióticos de nitrogênio do solo, 77 IX....

  14. Avaliação de impactos socioambientais de tecnologias na Embrapa.

    RODRIGUES, G. S.
    Resumo: Entre os processos do Sistema Embrapa de Gestão, explicitados anualmente no Balanço Social institucional, uma plataforma metodológica de referência é indicada para que as Unidades de Pesquisa analisem o desempenho e relatem os impactos econômicos, ambientais e sociais de inovações tecnológicas selecionadas, com base em levantamentos de dados em campo junto aos produtores rurais adotantes e outros usuários dessas tecnologias. Compõe- se, assim, uma relevante base de dados para análise crítica dos resultados da pesquisa, para a gestão dos processos de transferência e para a definição de demandas complementares de desenvolvimento tecnológico. O presente texto revisa o papel dessa...

  15. International Workshop Fitting CMLS Model to Brazilian Conditions: results and recommendations.

    SPADOTTO, C. A.
    2002

  16. Diagnóstico da produção agrícola, pecuária e da silvicultura à montante da represa de Furnas no estado de Minas Gerais.

    NEVES, M. C.; LUIZ, A. J. B.; SALGADO, M. P. G.
    Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar um diagnóstico rápido da produção da agricultura, pecuária e silvicultura existente dentro das duas sub-bacias hidrográficas que alimentam o reservatório de Furnas, buscando assim, identificar as principais atividades rurais, de modo a servir como um subsídio na escolha do local para a instalação da plataforma de coleta de dados, auxiliar o levantamento dos sistemas de produção rurais e oferecer dados iniciais e complementares para o mapeamento do uso do solo e cobertura vegetal das duas sub- bacias.

  17. Atlas digital dos cenários climáticos projetados para o Brasil com base no Quarto Relatório do IPCC (2007): variáveis de interesse agrícola

    HAMADA, E.; GHINI, R.; MARENGO, J. A.; OLIVEIRA, B. S.; NOGUEIRA, S. M. C.
    Conjunto de mapas contendo variáveis climáticas de interesse agrícola do período de referência de 1961-1990 e dos cenários climáticos de 2011-2040, 2041-2070 e 2071-2100, projetados pelo Quarto Relatório do IPCC (2001) para o Brasil. A disponibilização de novas projeções de modelos climáticos globais do Quarto Relatório do IPCC propiciou a obtenção de mapas com maior confiabilidade, quando comparados aos relatórios anteriores.

  18. Panorama da contaminação ambiental por agrotóxicos e nitrato de origem agrícola no Brasil: cenário 1992/2011.

    GOMES, M. A. F.; BARIZON, R. R. M.
    O objetivo deste trabalho foi identificar e avaliar o cenário de uso e presença de agrotóxicos e fertilizantes nitrogenados no Brasil, com destaque para o nitrato (N-NO3-), tendo como referência a legislação pertinente ao tema e à base de dados gerados pela comunidade científica nas últimas duas décadas. Com isso, espera- se obter um diagnóstico mais próximo da realidade sobre a presença e contaminação do solo e da água por estas substâncias, para que assim esse diagnóstico sirva de alerta, e principalmente, de apoio às iniciativas direcionadas ao controle e uso racional dessas substâncias.

  19. Aquicultura: manejo e aproveitamento de efluentes.

    SILVA, M. S. G. M. e; LOSEKANN, M. E.; HISANO, H.
    Resumo: O trabalho aborda inicialmente o panorama atual da aquicultura mundial, enfatizando o crescimento da produção da ordem de 3,2% no período de 1961-2009, e da brasileira, na qual houve um incremento de 40% nas atividades aquícolas continentais durante os anos 2008-2010. No entanto, esta evolução numérica nem sempre foi acompanhada de práticas de manejo sustentáveis dos efluentes gerados, o que compromete a qualidade da água. Com o propósito de orientar na gestão sustentável da água utilizada nas atividades aquícolas, bem como dos resíduos gerados, são apresentados métodos de tratamento da água usada na produção, notadamente os naturais, como os...

  20. Controle biológico da podridão de raízes causada por Pythium spp. em cultivos hidropônicos.

    CORRÊA, E. B.; BETTIOL, W.
    2009

Aviso de cookies: Usamos cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios, para análisis estadístico y para mostrarle publicidad. Si continua navegando consideramos que acepta su uso en los términos establecidos en la Política de cookies.