Recursos de colección

Infoteca. Informação Tecnológica em Agricultura (56.683 recursos)

O serviço Informação Tecnológica em Agricultura (Infoteca) reúne e permite acesso a informações sobre tecnologias produzidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as quais se relacionam às áreas de atuação de seus demais centros de pesquisa. Suas coleções são formadas por conteúdos editados na própria instituição (em forma de cartilhas, livros para transferência de tecnologia, programas de rádio e de televisão), com linguagem adaptada de modo que produtores rurais, extensionistas, técnicos agrícolas, estudantes e professores de escolas rurais, cooperativas e outros segmentos da produção agrícola possam assimilá-los com maior facilidade, e, assim, apropriarem-se de tecnologias geradas pela Embrapa.

Circular Técnica (CPATSA)

Mostrando recursos 1 - 20 de 126

  1. Caracterizacao hidraulica e avaliacao do sistema de irrigacao por aspersao.

    EMBRAPA. Centro de Pesquisa Agropecuária do Trópico Semi-Árido.
    Este estudo descreve a avaliacao do manejo de agua ao nivel de parcela no Perimetro Irrigado Senador Nilo Coelho, Petrolina,PE, que compreendeu a realizacao de testes em sete lotes escolhidos em funcao da disponibilidade de pressao na entrada destes, compreendendo lotes de colonos de pequenas empresas. Foi determinada a uniformidade de distribuicao, o coeficiente de uniformidade e a eficiencia de irrigacao. A avaliacao da uniformidade do aspersor envolveu tambem a construcao de isoietas. Determinou-se a rotacao do aspersor e a velocidade e direcao do vento predominante. Verificou-se que a eficiencia de irrigacao ao nivel de parcela no setor de colonizacao...

  2. Doenças causadas por Botryosphaeriaceae em macieira e pereira em Petrolina, PE.

    BATISTA, D. da C.; LOPES, P. R. C.; BARBOSA, M. A. G.
    Estudos vêm sendo desenvolvidos para avaliar o potencial agronômico dessas culturas para fins comerciais. Entre os pontos estudados, tem-se a avaliação da ocorrência de doenças e sua importância como fator limitante na produção, uma vez que, nas regiões tradicionais e produtoras do país a maçã e a pera são acometidas por várias doenças.

  3. Doenças causadas por Botryosphaeriaceae em macieira e pereira em Petrolina, PE.

    BATISTA, D. da C.; LOPES, P. R. C.; BARBOSA, M. A. G.
    Estudos vêm sendo desenvolvidos para avaliar o potencial agronômico dessas culturas para fins comerciais. Entre os pontos estudados, tem-se a avaliação da ocorrência de doenças e sua importância como fator limitante na produção, uma vez que, nas regiões tradicionais e produtoras do país a maçã e a pera são acometidas por várias doenças.

  4. Cultivo da macieira Princesa na Serra da Ibiapaba, Ceará

    LOPES, P. R. C.; SARMENTO, D. H. A.; OLIVEIRA,, I. V. de M.; ASSIS, J. S. de; MATOS, R. R. S. da S.; OLIVEIRA, J. E. de M.
    O objetivo desta publicação é apresentar os resultados do comportamento da macieira ?Princesa?, cultivada na Serra da Ibiapaba, no Município de Tianguá, CE, no com o objetivo de torná-la conhecida e, ao mesmo tempo, ofertar aos produtores informações capazes de subsidiar na decisão para a implantação de pomares comerciais.

  5. Bioecologia e sugestões para o Manejo da traça-dos-cachos em uva de vinho no Submédio do Vale do São Francisco.

    SILVA, L. D. da; PARANHOS, B. A. J.; MANZONI, C. G.; PEREIRA, S. N.; LOPES, F. S. C.
    2010

  6. Irrigação de cebola por gotejamento

    PINTO, J. M.; CALGARO, M.; YURI, J. E.; COSTA, N. D.
    No Submédio do Vale do São Francisco, a cebola é uma das culturas mais importantes, tanto do ponto de vista econômico, como também social, e que apresenta potencial de crescimento. Para que isso ocorra, os segmentos que formam a sua cadeia produtiva precisam estar atentos às transformações do mercado nacional e às interações que têm com os circuitos internacionais de comercialização. Neste contexto, torna-se relevante a adoção de novos padrões tecnológicos de produção para a cultura, de modo a torná-la apta para competir nos novos cenários econômicos do Brasil e do mundo.

  7. Cultivo da Macieira "Princesa" na Serra da Ibiapaba, Ceará

    LOPES, P. R. C.; SARMENTO, D. H. A.; OLIVEIRA, I. V. de M.; ASSIS, J. S. de; MATOS, R. R. S. da S.; OLIVEIRA, J. E. de M.
    O Estado do Ceará vem se destacando nacional e internacionalmente na produção de frutas de qualidade, ocupando, hoje, o terceiro lugar nas exportações nordestinas, sendo as culturas do meloeiro (Cucumis melo L.) e da bananeira (Musa spp.) as atualmente mais exploradas e em fase de expansão. Em Tianguá, CE, a Embrapa Semiárido, em parceria com o Banco do Nordeste/Etene, Univale, Adece e Sebrae, iniciou atividades de pesquisa com as culturas da macieira (Malus domestica Borkh.), pereira (Pyrus communis L.) e caquizeiro (Diospyros kaki), com o objetivo de encontrar alternativas de cultivo para as áreas irrigadas. No Brasil, o cultivo de...

  8. Guia sobre mosca-branca em meloeiro: monitoramento e táticas de controle

    LIMA, T. C. da C.; MICHEREFF FILHO, M.; LIMA, M. F.; ALENCAR, J. A. de
    Nesta publicação serão abordados informações relacionados ao seu reconhecimento, biologia e danos. Assim como, orientações sobre o monitoramento e controle da mosca-branca desde a fase de muda até a colheita do melão.

  9. Bioecologia, monitoramento e controle de cochonilhas farinhentas (Hemiptera: Pseudococcidae) na cultura da videira

    SILVA, V. C. P. da; BOTTON, M.; PRADO, E.; OLIVEIRA, J. E. de M.
    Devido à frequência com que as cochonilhas farinhentas têm sido encontradas danificando a cultura da videira nos últimos anos, esta circular técnica tem como objetivo disponibilizar informações referentes à bioecologia das principais espécies encontradas na cultura, apresentando estratégias para seu monitoramento e controle.

  10. Implantação de pomares em barragem subterrânea.

    MELO, R. F. de; ANJOS, J. B. dos; PEREIRA, L. A.; SILVA, M. S. L. da
    A exploração agrícola das barragens subterrâneas é uma estratégia para o desenvolvimento e a segurança alimentar no Semiárido nordestino, visto que nesta região, nos últimos anos, por causa dos longos períodos de estiagens, vem sendo um desafio produzir alimentos em áreas dependentes de chuvas. A barragem subterrânea se constitui por um barramento do fluxo de água subterrânea e superficial, construído no leito de riachos, rios e em linhas de drenagens a fim de aumentar a disponibilidade e o armazenamento de água estabelecendo condições favoráveis para a exploração agrícola a montante, principalmente, culturas anuais (milho e feijão), hortaliças e frutíferas.

  11. Criação e multiplicação de Coccidoxenoides perminutus, parasitoide de Planococcus citri.

    OLIVEIRA, J. E. de M.; OLIVEIRA, M. D. de; MENEZES, K. O.; FERNANDES, M. H. de A.
    O objetivo deste trabalho é apresentar uma metodologia para criar e multiplicar, de forma eficiente e com baixo custo, o parasitoide C. perminutus para realizar a sua liberação em plantios infestados por P. citri.

  12. Propagação vegetativa de goiabeira por enraizamento de estacas.

    FLORI, J. E.; SANTOS, C. A. F.; PINTO, J. M.
    Na cultura da goiabeira (Psidium guajava L.), o processo de multiplicação é realizado, normalmente, por propagação vegetativa, conhecido como multiplicação clonal. Com a utilização desse método, mantêm-se as características genéticas originais da planta matriz. Nesse sistema de propagação, o enraizamento de estacas é o método mais praticado comercialmente. Outros métodos também são utilizados como a enxertia por garfagem de fenda cheia ou utilização da borbulhia. Esses processos se diferenciam do enraizamento basicamente pelo tempo de duração da produção da muda e pela característica do sistema radicular da planta. Neste caso, pivotante, por se originar de porta-enxertos obtidos de sementes.

  13. Manejo de palhada para o controle de plantas daninhas na cultura da cana-de-açúcar irrigada.

    OLIVEIRA, A. R. de; SIMOES, W. L.
    2014

  14. Ácaros e insetos associados a algumas culturas irrigadas do Submédio São Francisco.

    MORAES, G. J. de.
    Alho e cebola; Feijão de arranca e feijão macassar; melancia e melão; Tomate.

  15. Manejo de cachos de uvas de mesa no Vale do São Francisco.

    LEAO, P. C. de S.
    Neste trabalho são descritas cada uma destas práticas e a sua recomendação para as principais cultivares de uvas de mesa do Vale do São Francisco.

  16. Cultivo do caquizeiro no Vale do São Francisco.

    LOPES, P. R. C.; OLIVEIRA, I. V. de M.; OLIVEIRA, J. E. de M.; ASSIS, J. S. de
    Neste trabalho são apresentadas algumas informações sobre o cultivo do caquizeiro no Submédio do Vale do São Francisco. Tais informações foram geradas a partir da literatura existente sobre a referida cultura e de estudos conduzidos no Campo Experimental de Bebedouro, pertencente à Embrapa Semiárido em Petrolina, PE. Apesar de as informações apresentadas serem específicas para o Submédio do Vale do São Francisco, as mesmas poderão servir de base para o cultivo do caquizeiro em outros polos irrigados do Semiárido, considerando-se as variações de clima e solo.

  17. Diagnóstico ambiental do município de Delmiro Gouveia, estado de Alagoas.

    SILVA, F. H. B. B.; PARAHYBA, R. B. V.; SILVA, F. B. R.; LOPES, P. R. C.
    Este trabalho tem como objetivos uma abordagem metodológica visando subsidiar os planos diretores das áreas rurais dos municípios através de documentos cartográficos temáticos e sintéticos e de elaboração de relatório.

  18. Doenças em pós-colheita de manga.

    TERAO, D.; BATISTA, D. da C.; BARBOSA, M. A. G.
    2013

  19. Barragem subterrânea: tecnologia para armazenamento de água e produção de alimentos.

    MELO, R. F. de; ANJOS, J. B. dos; SILVA, M. S. L. da; PEREIRA, L. A.; BRITO, L. T. de L.
    2013

  20. Manejo integrado de Lasiodiplodia theobromae em videira no Submédio do Vale do São Francisco.

    BATISTA, D. da C.; COSTA, V. S. de O.; BARBOSA, M. A. G.; TERAO, D.; SILVA, F. M.; TAVARES, S. C. C. de H.
    2010

Aviso de cookies: Usamos cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios, para análisis estadístico y para mostrarle publicidad. Si continua navegando consideramos que acepta su uso en los términos establecidos en la Política de cookies.