Recursos de colección

Infoteca. Informação Tecnológica em Agricultura (56.683 recursos)

O serviço Informação Tecnológica em Agricultura (Infoteca) reúne e permite acesso a informações sobre tecnologias produzidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as quais se relacionam às áreas de atuação de seus demais centros de pesquisa. Suas coleções são formadas por conteúdos editados na própria instituição (em forma de cartilhas, livros para transferência de tecnologia, programas de rádio e de televisão), com linguagem adaptada de modo que produtores rurais, extensionistas, técnicos agrícolas, estudantes e professores de escolas rurais, cooperativas e outros segmentos da produção agrícola possam assimilá-los com maior facilidade, e, assim, apropriarem-se de tecnologias geradas pela Embrapa.

Comunicado Técnico (CPAF-RO)

Mostrando recursos 1 - 20 de 236

  1. Ocorrência da mancha aureolada do cafeeiro em Rondônia.

    VIEIRA JUNIOR, J. R.; FERNANDES, C. de F.; RUDNICK, V. A. de S.; MATOS, S. I.; FREIRE, T. C.; FONSECA, A. S.; MARREIROS, J. A. A.; SILVA, M. A. da; CARVALHO, J. A. de; SILVA, D. S. G. da
    Este trabalho objetivou determinar o agente causal da queima das folhas do cafeeiro.

  2. Escala diagramática de severidade da mancha-de-phaeophleospora em eucalipto.

    VIEIRA JUNIOR, J. R.; CIPRIANI, H. N.; FERNANDES, C. de F.; SANTANA, N. R. de; PASSOS, A. M. A. dos; SILVA, D. S. G. da; SOUZA FILHO, F. M. de; FREIRE, T. C.; MATOS, S. I.
    Faz-se uma proposta para a construção de uma escala diagramática para para quantificar os danos provocados pelo patógeno causador da mancha-de-phaeophleospora em eucalipto.

  3. Levantamento da ocorrência da morte das pastagens em Rondônia.

    VIEIRA JUNIOR, J. R.; FERNANDES, C. de F.; MARREIROS, J. A. A.; SANGI, S. C.; FONSECA, A. S. da; SOUZA, A. S. da; SILVA, D. S. G. da; FREIRE, T. C.; MATOS, S. I.; MAIA, D. Z.
    Este trabalho objetivou determinar a abrangência da doença conhecida como mal-do-braquiarão dentro das áreas de pastagens de Rondônia, bem como explicitar a sua etiologia.

  4. Ocorrência de joaninha Azya luteipes 1850 Mulsant (Coleoptera: Coccinellidae), agente de controle biológico de cochonilhas do cafeeiro, em Porto Velho, Rondônia.

    COSTA, J. N. M.; UCHOA, T. L.; SILVA, T. T.; BRUN, C. M.; ESPINDULA, M. C.
    Publicação que reúne informações sobre a ocorrência de joaninha Azya luteipes em plantações de café Conilon, no município de Porto Velho, Rondônia.

  5. Levantamento da ocorrência de populações do nematoide-das-galhas-do-cafeeiro (Meloidogyne sp.) em Rondônia: primeira atualização.

    VIEIRA JUNIOR, J. R.; FERNANDES, C. de F.; MATOS, S. I.; FREIRE, T. C.; FONSECA, A. S.; MARREIROS, J. A. A.; ZEFERINO, D. M.; SILVA, D. S. G. da
    Objetivou-se neste trabalho determinar a ocorrência das principais espécies Meloidogyne em lavouras de café rondonienses por meio da caracterização das mesmas, a partir de análises morfológicas e isoenzimáticas de fêmeas do nematoide, coletadas de raízes e solo.

  6. Corte de cipós em castanheiras como tratamento silvicultural para aumentar a produção de frutos.

    WADT, L. H. de O.; KAINER, K. A.; STAUDHAMMER, C. L.
    A castanha-da-amazônia (Bertholletia excelsa Bonpl.) é reconhecida como uma espécie importante na economia extrativista, e é a única castanha comercializada internacionalmente que é coletada em florestas naturais por populações tradicionais. A castanheira é uma árvore gigante da floresta Amazônica, servindo como estrutura importante para a comunidade biótica ao seu redor. Pode chegar a mais de 3 m de diâmetro e 50 m de altura.

  7. Cultivar de cafeeiro Conilon BRS Ouro Preto: características agronômicas e agroindustriais.

    RAMALHO, A. R.; ROCHA, R. B.; VENEZIANO, W.; SANTOS, M. M. dos
    Objetiva-se nesta publicação apresentar a todos os segmentos do agronegócio café, as principais características agronômicas e agroindustriais da Conilon ?BRS Ouro Preto?, primeira cultivar clonal de café da Embrapa, lançada em 2012 pela Embrapa Rondônia em parceria com o Consórcio Pesquisa Café, como uma contribuição tecnológica para o desenvolvimento e melhoria tecnológica da cafeicultura regional.

  8. Zoneamento da resistência a pesticidas piretroides e organofosforados em populações de moscas-dos-chifres em Rondônia.

    BRITO, L. G.; BARBIERI, F. da S.; MENDES, A. M.; SILVA, R. R. da; SANTOS, A. P. L. dos; GONÇALVES, A. E.; OLIVEIRA, M. C. de S.
    Buscou-se avaliar a distribuição espacial da resistência aos pesticidas piretróides nas populações de moscas-dos-chifres em dois importantes polos pecuários de Rondônia: a microrregião de Porto Velho, com grande efetivo de bovinos de corte e a microrregião de Ji-Paraná, onde encontra-se estabelecida a principal bacia leiteira estadual.

  9. Qualidade do leite armazenado em tanques de resfriamento de Rondônia.

    DIAS, J. A.; ANTES, F. G.; QUEIROZ, R. B.; MENDES, A. M.
    Este trabalho apresenta o resultado de um diagnóstico realizado com 73 tanques de resfriamento provenientes de nove municípios da microrregião de JiParaná, localizada na região central do estado e considerada a principal região produtora de leite. Os municípios estudados foram Teixeirópolis, Urupá, Theobroma, Jorge Teixeira, Ji-Paraná, Presidente Médici, Vale do Paraíso, Ouro Preto do Oeste e Jaru. O objetivo do diagnóstico foi identificar a qualidade na produção leiteira da região estudada.

  10. Terreiro de secador com cobertura móvel para secagem do café Barcaça SECA CAFÉ.

    ALVES, E. A.; SILVA, L. C. da; LOURENÇO, J. L. R.; TEIXEIRA, A. L.
    Terreiros do tipo barcaça são velhos conhecidos dos agricultores por serem muito utilizados para secar as sementes de cacau. Neste Comunicado Técnico apresenta-se a tecnologia SECA CAFÉ, desenvolvida pela Embrapa Rondônia. O SECA CAFÉ tem grande potencial para adoção do Estado de Rondônia como uma tecnologia alternativa aos produtores, pois as características climáticas proporcionam temperaturas altas durante praticamente todo o ano associado ao ambiente seco protegido da chuva.

  11. Avaliação da susceptibilidade de populações da mosca-dos-chifres a pesticidas organofosforados em rebanhos de corte no Estado de Rondônia, Brasil.

    BRITO, L. G.; BARBIERI, F. da S.; OLIVEIRA, M. C. de S.; SILVA, R. R. da; SILVA, I. F. da; SANTOS, A. P. L. dos; GUERRERO, F.
    A fim de se avaliar a susceptibilidade aos inseticidas organofosforados de diferentes populações da mosca-dos-chifres que infestam bovinos de corte em Rondônia, amostras de H. irritans foram colhidas em diferentes rebanhos.

  12. Quantificação de dano foliar produzido por crisomelídeos em feijão caupi por meio de escala diagramática de severidade.

    VIEIRA JUNIOR, J. R.; FERNANDES, C. de F.; RODRIGUES, M. M.; COSTA, J. N. M.; SILVA, D. S. G. da; ALVES, R. de C.; FREIRE, T. C.; SANGI, S. C.; FONSECA, A. S. da
    o objetivo deste trabalho foi desenvolver escala diagramática de severidade para quantificação de danos provocados por Cerotoma spp. em folhas de feijão caupi (Vigna unguiculata(L.) Walp).

  13. Condicionantes agroclimáticas e riscos tecnológicos para cultura do mamoeiro em Rondônia.

    RAMALHO, A. R.; SOUZA, V. F. de; SILVA, M. J. G. da; VIEIRA JUNIOR, J. R.; CASSARO, J. D.
    Essa publicação apresenta uma síntese dos principais problemas técnicos e estruturais do cultivo do mamoeiro em Rondônia. Alerta acerca das possíveis contribuições do ZARC, para o incremento da produtividade, produção e a melhoria qualitativa do cultivo do mamoeiro no estado de Rondônia.

  14. Custo estimado de produção de sorgo safrinha, em plantio direto, na região de Vilhena, Rondônia, safra 2011/2012.

    GODINHO, V. de P. C.; UTUMI, M. M.; BROGIN, R. L.; OLIVEIRA, S. J. de M.; BOTELHO, F. J. E.; PASSOS, A. M. A. dos; ARAUJO, L. V. de; TARDIN, F. D.; RODRIGUES, J. A. S.
    Neste trabalho, o custo de oportunidade da terra e o custo fixo de benfeitorias foram totalmente remunerados pela cultura principal de época normal (soja), em virtude de o sorgo ser uma cultura de sucessão pouco utilizada e de maior risco climático e financeiro. O custo variável se refere às despesas realizadas com fatores de produção, cujas quantidades podem ser modificadas de acordo com o nível de produção escolhido, tais como aquisição de sementes, fertilizantes, defensivos, combustíveis, lubrificantes, manutenção de máquinas e equipamentos, mão de obra e juros sobre capital circulante. O somatório do custo fixo e variável é denominado custo...

  15. Custo de produção de girassol safrinha, em plantio direto, na região de Vilhena, Rondônia, safra 2011/12.

    GODINHO, V. de P. C.; UTUMI, M. M.; BROGIN, R. L.; OLIVEIRA, S. J. de M.; BOTELHO, F. J. E.; PASSOS, A. M. A. dos; ARAUJO, L. V. de; CASTRO, C. de; CARVALHO, C. G. P.
    Este trabalho apresenta os custos: fixo, variável e total da cultura de girassol safrinha, em plantio direto, para a região de cerrado rondoniense. Destina-se especificamente a Vilhena, maior município produtor de grãos, objetivando subsidiar tomadas de decisão do produtor.

  16. Informações para facilitar a identificação das diferentes fases do bicho-mineiro (Leucoptera coffeella) em campo.

    COSTA, J. N. M.; TEIXEIRA, C. A. D.; VIEIRA JUNIOR, J. R.; ROCHA, R. B.; FERNANDES, C. de F.
    Esta publicação reúne informações básicas sobre a biologia e ilustração das diferentes fases do bicho-mineiro, propiciando condições para melhor conhecimento e identificação do inseto/praga em nível de campo.

  17. Tolerância de bovídeos à temperatura e umidade do trópico úmido.

    MAGALHÃES, J. A.; TAKIGAWA, R. M.; TAVARES, A. C.; TOWNSEND, C. R.; COSTA, N. de L.; PEREIRA, R. G. de A.
    Avaliação dos efeitos do clima sobre a temperatura retal e frequência respiratória, além de determinar o índice de tolerância ao calor (Índice de Benezra) de bovídeos, durante a estação seca do trópico úmido.

  18. Avaliação fisiológica de bezerros leiteiros mantidos sob diferentes manejos.

    PEREIRA, R. G. de A.; OLIVEIRA, R. P. de.
    O objetivo deste trabalho foi o de avaliar o comportamento fisiológico de bezerros leiteiros durante o período seco em Porto Velho, Rondônia.

  19. Crescimento inicial de clones de eucalipto em Vilhena, RO.

    CIPRIANI, H. N.; VIEIRA, A. H.; GODINHO, V. de P. C.
    A publicação reúne informações sobre o desempenho de eucaliptos, nos seguintes aspectos: escolha dos materiais de maior adaptação e expectativa de rendimento com a cultura, por meio de resultados de crescimento de clones de eucalipto plantados em Vilhena, RO.

  20. Custo de Produção em diferentes sistemas de produção de café em Rondônia no segundo semestre de 2011.

    OLIVEIRA, S. J. de M.; ARAÚJO, T. G. de
    O objetivo deste trabalho é apresentar o desempenho econômico de sistemas alternativos de produção da cafeicultura rondoniense, no segundo semestre de 2011.

Aviso de cookies: Usamos cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios, para análisis estadístico y para mostrarle publicidad. Si continua navegando consideramos que acepta su uso en los términos establecidos en la Política de cookies.