Recursos de colección

Infoteca. Informação Tecnológica em Agricultura (57.212 recursos)

O serviço Informação Tecnológica em Agricultura (Infoteca) reúne e permite acesso a informações sobre tecnologias produzidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as quais se relacionam às áreas de atuação de seus demais centros de pesquisa. Suas coleções são formadas por conteúdos editados na própria instituição (em forma de cartilhas, livros para transferência de tecnologia, programas de rádio e de televisão), com linguagem adaptada de modo que produtores rurais, extensionistas, técnicos agrícolas, estudantes e professores de escolas rurais, cooperativas e outros segmentos da produção agrícola possam assimilá-los com maior facilidade, e, assim, apropriarem-se de tecnologias geradas pela Embrapa.

Livros técnicos (CPAC)

Mostrando recursos 1 - 20 de 23

  1. Maracujá: o produtor pergunta, a Embrapa responde.

    FALEIRO, F. G.; JUNQUEIRA, N. T. V.
    O maracujá apresenta grande importância social e econômica no Brasil, que atualmente é o maior produtor e consumidor mundial dessa fruta. Essa importância social está relacionada à geração de empregos no campo, no setor de venda de insumos, nas agroindústrias e nas cidades, além de ser importante opção de geração de renda, principalmente para micros e pequenos fruticultores, especialmente aqueles ligados à agricultura familiar. Embora o País seja o maior produtor dessa fruta, produzindo aproximadamente 1 milhão de toneladas, a produtividade média de 14 t/ha/ano é considerada baixa, uma vez que alguns produtores conseguem produtividades acima de 50 t/ha/ano, quando...

  2. Maracujá: o produtor pergunta, a Embrapa responde.

    FALEIRO, F. G.; JUNQUEIRA, N. T. V.
    O maracujá apresenta grande importância social e econômica no Brasil, que atualmente é o maior produtor e consumidor mundial dessa fruta. Essa importância social está relacionada à geração de empregos no campo, no setor de venda de insumos, nas agroindústrias e nas cidades, além de ser importante opção de geração de renda, principalmente para micros e pequenos fruticultores, especialmente aqueles ligados à agricultura familiar. Embora o País seja o maior produtor dessa fruta, produzindo aproximadamente 1 milhão de toneladas, a produtividade média de 14 t/ha/ano é considerada baixa, uma vez que alguns produtores conseguem produtividades acima de 50 t/ha/ano, quando...

  3. Água e agricultura: incertezas e desafios para a sustentabilidade frente às mudanças do clima e do uso da terra: anais.

    SEMINÁRIO DA REDE AGROHIDRO, 4., 2016, Brasília, DF.
    Uma Arquitetura Orientada a Serviços para um Sistema de Recuperação de Informação para a Rede Agrohidro; Avaliação do Risco de Contaminação da Água Subterrânea por Agrotóxicos em Mato Grosso do Sul: efeito do clima e solo; Metodologia para Priorização de Áreas para Intervenção no Âmbito de PSA Hídrico na Bacia Guapi-Macacu, Rio De Janeiro; Etapas Metodológicas para a Modelagem do Nitrogênio na Água na Bacia Guapi-Macacu, Rio De Janeiro, RJ; Compilação e Análise da Informação Utilizada ou Produzida pela Rede AgroHidro; Extração de Portfólio de Tecnologias de Irrigação a partir de Publicações Científicas; ambiguação de Topônimos Usando Dicionários Geográficos; Disponibilidade...

  4. Modelo lógico da transferência de tecnologia no contexto da avaliação de programas.

    ROCHA, F. E. de C.; TROCCOLI, B. T.; MACHADO, M. dos S.; SANTOS, J. de F.
    2016

  5. Guia de restauração do Cerrado: volume 1: semeadura direta.

    SAMPAIO, A. B.; VIEIRA, D. L. M.; CORDEIRO, A. O. de O.; AQUINO, F. de G.; SOUSA, A. de P.; ALBUQUERQUE, L. B. de; SCHMIDT, I. B.; RIBEIRO, J. F.; PELLIZZARO, K. F.; SOUSA, F. S. de; MOREIRA, A. G.; SANTOS, A. B. P. dos; REZENDE, G. M.; SILVA, R. R. P.; ALVES, M.; MOTTA, C. P.; OLIVEIRA, M. C.; CORTES, C. de A.; OGATA, R.
    Escolhendo o método de restauração; Semeadura direta; Cercamento; Aceiramento; Escolha de espécies; Manejo de sementes; Semeadura direta - plantio em linhas; Semeadura direta - plantio em área total; Monitoramento; Resultado de experimentos de semeadura direta em área total.

  6. Introdução ao processamento de imagens de sensoriamento remoto.

    MENESES, P.R.; ALMEIDA, T. de
    2012

  7. Integração lavoura-pecuária-floresta: o produtor pergunta, a Embrapa responde.

    CORDEIRO, L. A. M.; VILELA, L.; KLUTHCOUSKI, J.; MARCHAO, R. L.
    Na forma de perguntas e respostas, um conjunto de informações relacionadas aos sistemas de ILPF, que busca contribuir para o entendimento da importância desses sistemas, sua implantação, seus benefícios, suas particularidades regionais e principais desafios para ampliar sua adoção em todo o território brasileiro. Portanto, representa um rico acervo de informações práticas que se destinam aos empresários rurais e formadores de opinião que desejam conhecer e adotar adequadamente os sistemas de ILPF.

  8. Ações de transferência de tecnologia de sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta 2007-2011.

    BALBINO, L. C.; MARTINEZ, G. B.; GALERANI, P. R.
    Na iLPF os sistemas agrossilvipastoris, ao associar o componente árboreo às pastagens e às lavouras, adquirem importância, principalmente em regiões agropastoris com grande fragmentação de remanescentes florestais naturais e/ou com pastagens degradadas. A inclusão do componente árboreo ao da lavoura e da pastagem representa um avanço inovador da Integração Lavoura-Pecuária (iLP), evoluindo para o conceito de integração-Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF), estratégia de produção sustentável que integra atividades agrícolas, pecuárias e florestais, realizadas na mesma área, num cultivo consorciado, em sucessão ou rotação, buscando efeitos sinérgicos entre os componentes do agroecossistema, em busca da adequação ambiental, da valorização do homem e da viabilidade...

  9. Uso sustentável do solo: plante com tecnologia.

    XAVIER, A. M.; TROMBETA, N. V.; OLIVEIRA, M. C. de; SOUSA, D. M. G. de
    A presente publicação busca responder de forma objetiva às frequentes indagações e dúvidas no momento da preparação da terra para o plantio. É importante para o agricultor ter, de maneira prática, esclarecimentos sobre como proceder a uma correta amostragem de solo, conhecer sua fertilidade, entender questões relativas ao correto uso do calcário agrícola, sua adequada utilização, as diferentes formas de adubação e a importância do plantio de uma semente de qualidade certificada. Esses fatores, implementados sob orientação técnica, deverão proporcionar ao produtor rural êxito em sua atividade.

  10. Em fotos.

    SIMPÓSIO NACIONAL CERRADO, 9.; SIMPÓSIO INTERNACIONAL SAVANAS TROPICAIS, 2., 2008, Planaltina, DF.
    O avanço tecnológico é parceiro da ciência e, também, da fotografia. Na ciência, são impressionantes os avanços obtidos, nos últimos anos, com a revolução das tecnologias da informação, metodologias científicas e analíticas. Na arte da fotografia, avanços também foram obtidos com as máquinas digitais, lentes capazes de captar imagens com alta nitidez, cartões de memória de alta capacidade e flashes potentes e precisos. Mas, por mais modernos que sejam os equipamentos utilizados na ciência e na fotografia, nada substitui o talento, a criatividade e a vocação do cientista e do fotógrafo. Podemos dizer que a fotografia também é uma ciência....

  11. Monitoramento ambiental nos projetos agrícolas do Prodecer.

    YOSHII, K.; CAMARGO, A. J. A. de; ORIOLI, A. L.
    Principais problemas ambientais causados pela implantacao de lavouras;; Caracteristicas do cerrado; Efeitos da agricultura no solos do cerrado; Recursos hidricos; Biodiversidade da vegetacao e da fauna; Programa de cooperacao nipo-brasileira para o desenvolvimento dos cerrados-prodecer; O que e o Prodecer?; Prodecer I; Prodecer II; Prodecer III; Monitoramento ambiental; Monitoramento do uso e ocupacao do solo; Monitoramento da erosao do solo; Monitoramento da qualidade da agua; Monitoramento da biodiversidade-insetos; Monitoramento da biodiversidade-vegetacao; Monitoramento ambiental, principais resultados.

  12. Trepadeiras ornamentais do cerrado (2004).

    RAMALHO, C. L.; PROENCA, C. E. B.
    Conhecer para preservar; Apocynaceae; Bignoniaceae; Combretaceae; Convolvulaceae; Cucurbitaceae; Dilleniaceae; Dioscoreaceae;Malpighiaceae;Menispermaceae; Passifloraceae; Sapindaceae; Verbenaceae; Vitaceae.

  13. O homem, o tempo e o espaço em terras de reforma agrária.

    VILELA, M. de F. (Ed.).
    Capítulo 1: Reforma Agrária: uma questão política historicamente contextualizada; Capítulo 2: Agricultura Familiar, Reforma Agrária e Desenvolvimento; Capítulo 3: Espaço, Território e Fronteira: o significado e a interpretação dos mapas; Capítulo 4: Um Exemplo Metodológico de Caracterização Socieconômica e Cultural em Projeto de Assentamento; Capítulo 5: História e Registros da Memória dos Moradores do Assentamento.

  14. Fixacao biologica de nitrogenio em solos de cerrados (1994).

    VARGAS, M.A.T.; SUHET, A.R.; MENDES, I. de C.; PERES, J.R.R.
    1994

  15. Suplementação de baixo custo para bovinos: mineral e alimentar.

    LOPES, H. O. da S.
    Funcoes e sintomas de deficiencia dos minerais essenciais para bovinos; Suplementacao mineral de bovinos no pasto; Correcao das deficiencias minerais de bovinos na regiao dos cerrados; Alternativas de reducao de custos da suplementacao mineral; Formula de mistura meneral para gado de corte; Alternativas de suplementacao do gado na epoca da seca; A mandioca na alimentacao animal; Mistura Multipla; Silagem; Fenacao.

  16. Relatório de atividades da Embrapa Cerrados: 2011 a 2013.

    EMBRAPA CERRADOS
    Contém: Folder Institucional Embrapa Cerrados (versão completa e reduzida em inglês e português) e Portfólio Embrapa Cerrados: Tecnologias e Produtos (versão bilíngue em inglês e português).

  17. Avaliacao de variedades de gergelim (Sesamum indicum L.) na regiao dos cerrados do Distrito Federal.

    FARIAS NETO, A.L. de; FONSECA, C.E.L. da.
    1991

  18. Biotecnologia: estado da arte e aplicações na agropecuária.

    FALEIRO, F. G.; ANDRADE, S. R. M. de; REIS JUNIOR, F. B. dos
    2011

  19. Mandioca no cerrado: orientações técnicas.

    FIALHO, J. de F.; VIEIRA, E. A.
    A importância da mandioca; Recursos genéticos e melhoramento da mandioca; Manejo do solo no cultivo de mandioca; Manejo e tratos culturais da mandioca; Principais pragas da mandioca no Cerrado; Principais doenças da mandioca no Cerrado; Utilização de raízes e parte aérea de mandioca na alimentação animal; Aspectos da industrialização e obtenção de produtos derivados de mandioca; Aspectos econômicos e de mercado do cultivo de mandioca.

  20. Mandioca no Cerrado: questões práticas.

    FIALHO, J. de F.; ANDRADE, R. F. R. de; VIEIRA, E. A.
    Importância da cultura; Principais problemas da cultura no cerrado; Fatores que contribuem para os principais problemas; Características e variedades mais cultivadas; Implementando um sistema de produção; Critérios para escolha da variedade; Escolha da área de plantio; Preparo do solo; Conservação do solo; Adubação e correção do solo; Seleção e preparo das manivas sementes; Plantio; Tratos culturais ou controle do mato; Pragas; Doenças; Colheita, transporte e armazenamento; Conservação e processamento; Alimentação animal; Receitas de pratos doces; Receitas de pratos salgados; Onde obter mais informações.

Aviso de cookies: Usamos cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios, para análisis estadístico y para mostrarle publicidad. Si continua navegando consideramos que acepta su uso en los términos establecidos en la Política de cookies.