Recursos de colección

Infoteca. Informação Tecnológica em Agricultura (56.683 recursos)

O serviço Informação Tecnológica em Agricultura (Infoteca) reúne e permite acesso a informações sobre tecnologias produzidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as quais se relacionam às áreas de atuação de seus demais centros de pesquisa. Suas coleções são formadas por conteúdos editados na própria instituição (em forma de cartilhas, livros para transferência de tecnologia, programas de rádio e de televisão), com linguagem adaptada de modo que produtores rurais, extensionistas, técnicos agrícolas, estudantes e professores de escolas rurais, cooperativas e outros segmentos da produção agrícola possam assimilá-los com maior facilidade, e, assim, apropriarem-se de tecnologias geradas pela Embrapa.

Artigo de divulgação na mídia (CPAA)

Mostrando recursos 1 - 20 de 28

  1. Preservação e fornecimento de serviços ambientais.

    COSTA, J. R. da
    Os serviços ambientais e a produção de alimentos ganharam mais relevância ainda nas últimas décadas, especialmente devido ao avanço do desmatamento, da perda da biodiversidade, da escassez de água no planeta e do aumento populacional. Os projetos desenvolvidos pela Embrapa visam à adoção de procedimentos de gestão da propriedade agrícola, à melhoria do desempenho produtivo e à adoção de medidas para preservação, conservação e fornecimento de serviços ambientais. Os pesquisadores têm buscado desenvolver melhores métodos para medir, monitorar, mapear e modelar serviços ambientais em diferentes escalas.

  2. ILPF como alternativa para diminuição do uso do fogo.

    FERREIRA, L.; REGIS, J.
    Há uma demanda crescente por informações sobre tecnologias agropecuárias que melhorem a produtividade, agreguem valor aos produtos, diminuam ou mesmo evitem o uso do fogo. O manejo do fogo de forma inadequada tem levado à perda de grandes áreas de floresta e outras coberturas vegetais, gerando importantes problemas ambientais, econômicos e sociais, como a diminuição da qualidade do ar, a perda de plantios e de áreas com alta diversidade biológica, degradação do solo e declínio da produtividade agrícola.

  3. Educação ambiental em projetos da Embrapa na Amazônia.

    COSTA, J. R. da
    O Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar (PEAAF) do Ministério do Meio Ambiente foi elaborado especificamente para o público envolvido no segmento da atividade agrícola. A ideia é buscar estratégias para o enfrentamento da problemática rural por meio do desenvolvimento de ações educativas. Projetos da Embrapa desenvolvidos 'em' e 'com' comunidades rurais na região amazônica buscam trabalhar os aspectos sociais, ambientais e econômicos e a cooperação entre pesquisadores e agricultores para prevenção e correção de impactos ambientais. Nesse contexto, a Educação Ambiental é primordial. Educação (educare, educere) tem o propósito de ?conduzir para fora?, ou seja, levar o indivíduo...

  4. Agricultura convencional x orgânica: há um sistema intermediário entre elas?.

    SANTOS, L. P.
    Comparação entre o Sistema de Produção Convencional e o Sistema de Produção Orgânico. Comparação entre o Sistema de Produção Convencional e o Sistema de Produção Integrado.

  5. Avaliação de desempenho para qualidade ambiental.

    COSTA, J. R. da
    Para uma adequada gestão ambiental, é necessária uma criteriosa avaliação do desempenho ambiental da propriedade agrícola, o que pode ser feito com a aplicação de procedimentos de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA), integrando-se as dimensões sociais, econômicas e ecológicas da sustentabilidade. A Embrapa tem dedicado importante esforço para o desenvolvimento, a validação e a utilização de sistemas de Avaliação de Impactos Ambientais (AIA), desde a escala de estabelecimentos rurais até a escala institucional.

  6. Produção de sementes de dendezeiro germinadas na Embrapa.

    LIMA, W. A. A. de; ENNES, S.
    A Embrapa Amazônia Ocidental mantém um importante banco de germoplasma de dendezeiro e caiaué no Campo Experimental do Rio Urubu, onde é detentora de matrizes dessas palmeiras com programa de melhoramento genético e produção de sementes comerciais de dendezeiro tipo tenera e de híbrido interespecífico (HIE) (caiaué x dendezeiro), chamado BRS Manicoré.

  7. Pesquisas avaliam manejo sustentável de produtos florestais não madeireiros.

    REGINA, S.
    O manejo sustentável e a valorização de produtos florestais não-madeireiros, tais como óleos e frutos de espécies florestais, é uma alternativa para que as populações tradicionais possam permanecer em suas áreas tendo geração de renda a partir de produtos da floresta, sem derrubá-la. Para recomendar técnicas de manejo sustentável há necessidade de conhecimentos básicos sobre ecologia das espécies florestais e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), através do projeto Kamukaia, vem realizando estudos nesse sentido nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima e Pará.

  8. Gesso agrícola associado ao calcário e produtividade de sementes secas de guaraná.

    SANTOS, L. P.
    Com o objetivo de avaliar os efeitos do "calcário + gesso" sobre a produtividade de sementes secas de guaraná conduziu-se um experimento com quatro doses de gesso, associadas a calcário para elevar a saturação de bases para V = 50%, cuja mistura foi aplicada na superfície do solo e sem incorporação, de dois modos (a lanço e localizado).

  9. Tecnologias para redução do uso do fogo na agricultura.

    FERREIRA, L. M. M.; COSTA, J. R. da
    A Embrapa tem realizado pesquisas e transferência de tecnologias visando à diminuição ou total eliminação do uso do fogo. O objetivo é desenvolver e validar sistemas de produção, gerar informações e resultados científicos sobre plantios que permitam o uso do solo por mais tempo, como a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, sistemas agroflorestais comerciais e sistemas florestais.

  10. Aptidão de solo para a cultura do guaranazeiro.

    SANTOS, L. P.
    O Guaranazeiro, pertencente à espécie Paullinia cupana var. sorbilis, é uma planta genuinamente brasileira. Tradicional e importante cultivo no Estado do Amazonas, vem se destacando também em outras regiões ecologicamente favoráveis do País, tais como o Nordeste e Centro-oeste, exercendo grande importância econômica e social em diversos municípios daquelas regiões.

  11. A integração lavoura-pecuária-floresta e a agricultura familiar.

    FERREIRA, L. M. M.; COSTA, J. R. da
    Os agricultores e pecuaristas procuram soluções dos mais diversos tipos para o incremento de respostas positivas às limitações encontradas na lavoura-pecuária. A Embrapa vem trabalhando com pesquisas contínuas sobre a integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF), buscando a oferta de soluções tecnológicas. Essa integração apresenta-se como estratégica para aumentar a produtividade da área e conservar os recursos naturais no processo de intensificação de uso de áreas já desmatadas.

  12. Alternativas para recuperação ambiental.

    COSTA, J. R. da
    A má qualidade de mudas e forragens, a redução do tempo de pousio e o uso do fogo sem o controle adequado também contribuem para a degradação em sistemas agropecuários.

  13. Qualidade ambiental e o método Ver-Julgar-Agir.

    COSTA, J. R. da
    "Ver-Julgar-Agir" é um método utilizado para análise ambiental e para a formação de educadores ambientais com uma visão mais prática. O método possibilita analisar o ambiente e as ações humanas que refletem sobre o mesmo, pois o "Ver" refere-se ao diagnóstico ambiental, o "Julgar" aos impactos ambientais e o "Agir" à gestão ambiental.

  14. Uso sustentável da água.

    COSTA, J. R. da
    A Embrapa tem priorizado estudos sobre o uso sustentável da água e do solo e sobre a recuperação de APPs, cujo objetivo é propor medidas de manejo e ações mitigadoras, visando à recuperação e à reabilitação das áreas impactadas. Estas ações, se bem executadas, podem resultar em maior controle da poluição e melhor qualidade da água e do ambiente.

  15. A friagem e o cultivo do tambaqui.

    CRESCENCIO, R.; IZEL, A. C. U.
    O sucesso na produção rural depende de vários fatores como: utilização de técnicas modernas, boa genética de grãos e animais, insumos de qualidade, mão de obra qualificada, boa administração financeira e clima. De todos esses, o único que não pode ser controlado pelo produtor é o clima. É comum ver matérias na mídia informando problemas ou perda da produção de fazendas de determinada região devido ao clima. Geadas, estiagens, temperaturas elevadas e frentes frias são corriqueiramente relatadas como causadores de perdas na produção de grãos, hortas, frutas e também na produção animal. A ocorrência desses eventos climáticos em uma grande...

  16. Poluição e qualidade do solo.

    GARCIA, M. V. B.
    Impacto dos poluentes no solo.

  17. Black sigatoka of banana (Mycosphaerella fijiensis).

    LIBERATO, J. R.; PETERSON, R. A.; GASPAROTTO, L.; FERRARI, J. T.; GRICE, K.; PORCHUN, S. C.; SHIVAS, R. G.
    Sintomas. Diagnóstico. Fungo.

  18. Moko disease of banana (Ralstonia solanacearum).

    LIBERATO, J. R.; GASPAROTTO, L.
    Bactéria. Sintomas.

  19. Tambaqui, o peixe da família manauara.

    INOUE, L. A. K. A.
    O costume pelo consumo do tambaqui em Manaus é bastante antigo e pouco se sabe sobre sua origem. Mas a oferta deste importante peixe da cultura local já esteve ameaçada. Isso porque o crescimento acelerado da população, ocasionado pelo advento da Zona Franca, também fez aumentar a demanda por alimentos nas últimas décadas. Isso se refletiu diretamente no tambaqui, que antes era majoritariamente oriundo da pesca extrativista dos lagos e rios da Amazônia.

  20. Importância terapêutica do guaraná.

    NASCIMENTO FILHO, F. J. do; GARCIA, T. B.; ANTONIO, I. C.
    1990

Aviso de cookies: Usamos cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios, para análisis estadístico y para mostrarle publicidad. Si continua navegando consideramos que acepta su uso en los términos establecidos en la Política de cookies.