Saturday, September 13, 2014

 

 



Soy un nuevo usuario

Olvidé mi contraseña

Entrada usuarios

Lógica Matemáticas Astronomía y Astrofísica Física Química Ciencias de la Vida
Ciencias de la Tierra y Espacio Ciencias Agrarias Ciencias Médicas Ciencias Tecnológicas Antropología Demografía
Ciencias Económicas Geografía Historia Ciencias Jurídicas y Derecho Lingüística Pedagogía
Ciencia Política Psicología Artes y Letras Sociología Ética Filosofía
 

rss_1.0 Recursos de colección

Infoteca. Informação Tecnológica em Agricultura (48,004 recursos)
O serviço Informação Tecnológica em Agricultura (Infoteca) reúne e permite acesso a informações sobre tecnologias produzidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as quais se relacionam às áreas de atuação de seus demais centros de pesquisa. Suas coleções são formadas por conteúdos editados na própria instituição (em forma de cartilhas, livros para transferência de tecnologia, programas de rádio e de televisão), com linguagem adaptada de modo que produtores rurais, extensionistas, técnicos agrícolas, estudantes e professores de escolas rurais, cooperativas e outros segmentos da produção agrícola possam assimilá-los com maior facilidade, e, assim, apropriarem-se de tecnologias geradas pela Embrapa.

Comunicado Técnico (CNPMA)

Mostrando recursos 1 - 20 de 45

1. Determinação de paclobutrazol em solo por cromatografia líquida de alta eficiência. - FERRACINI, V. L.; QUEIROZ, S. C. do N. de; GOMES, M. A. F.; ROSA, M. A.; LOPES, P. R. C.
2008

2. Método de isca para avaliação populacional de cupins subterrâneos como indicadores de impacto ambiental. - MELO, L. A. da S.; SILVA, J. R. da
2008

3. Determinação do percentual de troca de água em função do acúmulo de amônia (NH3)nos viveiros de piscicultura. - QUEIROZ, J. F. de; BOEIRA, R. C.
2008

4. Efeitos do lodo de esgoto aplicado na cultura de bananeiras Grande Naine. - MELO, L.A. da S.; LIGO, M.A.V.
Em comparação à adubação convencional da cultura da banana, três doses de lodo de esgoto (9, 18 e 36 t ha-1 ) baseadas na necessidade de nitrogênio pelas plantas, foram aplicadas na época de plantio de bananeiras do cultivar Grande Naine, avaliando-se desenvolvimento de plantas, produtividade e teores de nutrientes e metais pesados em frutas e solo até a primeira produção. As bananeiras tiveram crescimento semelhante em todos os tratamentos e a produtividade na menor dose de lodo superou a testemunha em 4,5 t ha-1 . Em todos os tratamentos, as frutas e o solo apresentaram teores de metais pesados...

5. Recomendações práticas para o manejo de sedimentos do fundo dos viveiros de aqüicultura. - QUEIROZ, J. F. de; BOEIRA, R. C.
O manejo adequado dos sedimentos do fundo dos viveiros de aqüicultura é fundamental para assegurar o sucesso da produção de organismos aquáticos. Quando os sedimentos apresentam propriedades indesejáveis, tais como acidez, alta concentração de matéria orgânica ou porosidade excessiva, intensificam-se os problemas relacionados à qualidade do solo e da água dos viveiros de aqüicultura. O resultado do conjunto desses fatores é que as espécies que estão sendo cultivadas nesses viveiros começam a sofrer estresse e a produtividade diminui acentuadamente. Nesse sentido, o propósito deste comunicado técnico é apresentar indicações técnicas de práticas que visam otimizar o manejo dos sedimentos do...

6. Estimativa do fator de bioconcentração de pesticidas em maçã. - PARAÍBA, L. C.
Com o objetivo de indicar pesticidas que devem ser monitorados em frutas, foi estimado o fator de bioconcentração (BCF) de 36 pesticidas em maçã selecionados do sistema de produção integrada de maçã (PIM). O BCF é um indicador da afinidade de substâncias por organismos. Para estimar o BCF foi utilizado o modelo FTM-p (Fruit Tree Model to Pesticide) [PARAÍBA, L.C. Pesticide bioconcentration modelling for fruit trees. Chemosphere, v.66, p.1468-1475, 2007] e um cultivo hipotético de macieiras. No modelo FTM-p, o valor do BCF foi correlacionado com características fisiológicas da planta e com propriedades físico-químicas dos pesticidas. Na estimativa foram utilizados...

7. Introdução à descrição micromorfológica de lâminas delgadas de solos: parte 1. - FILIZOLA, H. F.; GOMES, M. A. F.
A análise microscópica dos solos corresponde a uma técnica de observação de material pedológico previamente impregnado, laminado até atingir de 25 a 30µm de espessura e colado em lâminas de vidro, freqüentemente similares às petrográficas. Dependendo do que se quer observar, tamanhos maiores podem ser utilizados e, neste caso, são chamadas de lâminas mamutes.A amostragem de solos para obtenção de lâminas delgadas busca responder a duas preocupações intimamente ligadas: caracterização da micro-organização de horizontes e volumes de solo; estudo, na escala microscópica, de uma transição entre duas organizações macroscópicas. Por isto, a amostragem para lâminas deve corresponder a questões precisas.

8. Análise de Nitrogênio em amostras de lodos de esgoto. - BOEIRA, R. C.; MAXIMILIANO, V. C. B.
Neste trabalho, teve-se como objetivo avaliar a precisão obtida na análise química de algumas formas de Nitrogênio em amostras de lodos de esgoto anaeróbios com alto teor de água, utilizando-se metodologias usualmente recomendadas para amostras de resíduos com baixo teor de água.

9. Fator de bioconcentração de poluentes de lodo em laranjeiras. - PARAÍBA, L. C.; BOEIRA, R. C.; JONSSON, C. M.
2007

10. Possibilidade de controle da murcha de Fusarium do tomateiro com isolados de Fusarium oxysporum não patogênico. - SILVA, J. C. da; BETTIOL, W.
O trabalho teve por objetivo verificar o efeito dos isolados de Fusarium oxysporum não patogênicos (143/1, 233, 233/1, 245, 245/1, 251, 251/2 e 257) no controle da murcha de Fusarium causada por Fusarium oxysporum f. sp. lycopersici, raça 2 (isolados C-21A, TO11 e TO245) em plântulas de tomateiro cv. Viradoro. O sistema radicular de plântulas de tomateiro, com 30 dias de idade, foi imerso na suspensão de inóculo dos isolados de F. oxysporum não patogênicos na concentração de 106 conídios mL-1 e em seguida as mudas foram transplantadas para substrato de cultivo.

11. Boas práticas de manejo (BPMs) para reduzir o acúmulo de amônia nos viveiros de aquicultura. - QUEIROZ, J. F. de; BOEIRA, R. C.
2007

12. Uso de coletores com substrato artificial para monitoramento biológico de qualidade de água. - SILVEIRA, M. P.; QUEIROZ, J. F. de.
2006

13. Estação meteorológica automática da Embrapa Meio Ambiente. - PEREIRA, A. S.
2006

14. Efeitos de doses de lodo de esgoto na população da broca-da-bananeira. - MELO, L. A. S.; SANTOS, A. E. V.
2006

15. Uso de lodo de esgoto como fertilizante orgânico: disponibilização de nitrogênio em solo tropical. - BOEIRA, R. C.
2004

16. Subsídio à avaliação de risco ambiental de agrotóxicos em solos agrícolas brasileiros. - GOMES, M. A. F.; SPADOTTO, C. A.
2004

17. Protocolo de coleta e preparação de amostras de macroinvertebrados bentônicos em riachos. - SILVEIRA, M. P.; QUEIROZ, J. F. de; BOEIRA, R. C.
O biomonitoramento de corpos hídricos através do uso de macroinvertebrados bentônicos é cada vez mais usado e aceito como uma importante ferramenta na avaliação da qualidade da água. Embora seja uma ferramenta utilizada desde o início do século XX na Europa e na América do Norte, no Brasil esta técnica tem apenas algumas décadas e não existem publicações de protocolos específicos para a coleta de macroinvertebrados em rios tropicais. Na América do Norte, em particular, a publicação de Rosenberg & Resh (1993) constitui uma das principais obras sobre o tema, sendo uma boa fonte de consulta para os iniciantes no...

18. Procedimentos para instalação e aumento da resolução de medida de um atmômetro modificado. - PEREIRA, A. S.; FRIZZONE, J. A.; COELHO, R. D.
2004

19. Organismos bentônicos bioindicadores da qualidade das águas da bacia do médio São Francisco. - QUEIROZ, J. F. de; TRIVINHO-STRIXINO, S; NASCIMENTO, V. M. da C.
2000

20. Nutrientes e argila dispersa em água no perfil de solo em cultura de mangueira fertirrigada por microaspersão. - SOUZA, M. D. de; DYNIA, J. F.; SILVA, A. de S.
2001

Página de resultados:
 

Busque un recurso