Mostrando recursos 1 - 20 de 2.744

  1. What drives distinct ploidy phases of isomorphic biphasic life cycles to occur at uneven abundances

    Vieira, Vasco Manuel Nobre de Carvalho da Silva
    Tese de dout., Ciências do Mar, da Terra e do Ambiente (Biologia Populacional), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. do Algarve, 2011

  2. Regeneration in Zebrafish (Danio rerio) fins: pattern of expression of mineralization–related Gla proteins

    Brito, A. B.; Gavaia, Paulo J.; Cancela, Leonor
    Teleost fishes have the exceptional ability to largely regenerate severed appendages comprising several different tissues. Fin regeneration starts through the formation of heterogeneous mesenchyma-like cells, named blastema, and located between stump tissues and the wounded epidermis. This event, denominated epimorphic regeneration, comprises strict growth control and cell reprogramming leading to faithful restoration of the lost parts. Matrix Gla Protein (Mgp) and Bone Gla Protein (Bgp, osteocalcin) are small extracellular matrix Gla proteins, members of the vitamin K-dependent (VKD) family.

  3. Identificação de Malformações Esqueléticas em Peixes

    Gavaia, Paulo J.
    - Monitorizar e identificar as principais malformações que ocorrem em peixes produzidos em aquacultura intensiva. Desenvolver estudos em conjunto com empresas da região para relacionar (1) condições de cultivo (em particular factores nutricionais) e desenvolvimento esquelético, (2) relações genéticas entre reprodutores e progenia e tentar identificar possíveis causas genéticas para presença de larvas com deformações esqueléticas.

  4. Gla proteins as markers for studies of skeletal development and malformations in new aquaculture fish species (Pagrus auriga, Diplodus sargo and Scophtalmus maximus)

    Viegas, C. S. B.; Gavaia, Paulo J.; Ortiz-Delgado, J. B.; Sarasquete, C.; Cancela, Leonor
    Evaluation of the onset and the development of skeletal structures during larval ontogeny of commercially important species in southern Iberia Peninsula and Mediterranean area (...) is essential for the successful production of high quality fish.

  5. Investimento em estradas e desenvolvimento regional em Portugal: O processo das auto-estradas Scut

    Andraz, Jorge Miguel; Pereira, Alfredo
    O objectivo deste trabalho é investigar o impacto económico regional dos investimentos em infra-estruturas rodoviárias em Portugal, focando o caso das auto-estradas sem custos para o utilizador (auto-estradas Scuts).

  6. Turismo en la frontera extremeño-alentejana: Pasado, presente y futuro a ambos lados de la raya

    Andraz, Jorge Miguel; Rivero, M.; Silva, João Albino
    El objetivo de este trabajo es plasmar las macromagnitudes que definen estructuralmente el sector turístico tanto en Extremadura como en las tres sub-regiones interiores de Alentejo.

  7. O Remechido, glória e morte de um mito

    Mesquita, José Carlos Vilhena
    Este texto constitui a versão alargada da conferência pronunciada no Colóquio «O Remexido e as Lutas Liberais no Algarve» promovido pelo Arquivo Municipal de Lagoa a 27-05-2005.

  8. Envelhecimento ativo: contributo para uma discussão crítica

    São José, José; Teixeira, Ana
    Este artigo pretende dar um contributo efetivo para a discussão crítica do “paradigma” do envelhecimento ativo. Neste sentido, analisam-se as conceções de envelhecimento ativo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, da Organização Mundial da Saúde e da União Europeia, procurando-se salientar os pontos de convergência e de divergência. Posteriormente procede-se à discussão destas conceções através da exploração das suas principais potencialidades e fragilidades, bem como através da confrontação dos seus ideais com algumas teorias sobre o envelhecimento e com a própria realidade. Por último, tecem-se algumas considerações conclusivas e colocam-se algumas questões para reflexão.

  9. A tributação dos bens usados em IVA

    Dias, Francisco Lima
    Prova para obtenção do Título de Especialista, Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, Univ. do Algarve, 2012

  10. Gestão do conhecimento em organizações hoteleiras; um olhar da sociologia

    Sequeira, Bernardete; Serrano, António; Marques, João Filipe
    A importância do conhecimento acerca do funcionamento das organizações para a compreensão das dinâmicas de mudança institucional na sociedade moderna tem sido claramente reconhecida pelos sociólogos. Quer oriundos da Sociologia quer de outras áreas disciplinares, os estudos sobre as organizações têm procurado compreender não só a sua complexidade como o papel que estas desempenham na sociedade. Desde há muito que se admite a importância do conhecimento e do talento humano como diferenciais competitivos entre as organizações e entre os países. Contudo, atendendo à importância crescente do conhecimento nos processos de inovação e de desenvolvimento, na era da globalização, a capacidade...

  11. Influências e efeitos dos SI/TI no desempenho profissional dos Serviços Administrativos da Universidade de Évora

    Sequeira, Bernardete; Serrano, António
    Nesta investigação pretendeu-se estudar em que medida o Sistema de Informação/Tecnologias de Informação contribuem para a melhoria do Desempenho Profissional. A investigação desenvolve-se nos domínios da Organização, dos Sistemas de Informação e do Desempenho Profissional, como quadro teórico de referência e de análise. Procedeu-se a uma abordagem sobre as influências e efeitos dos SI/TI em determinantes do desempenho profissional como a comunicação, a formação e o desenvolvimento dos colaboradores, os postos de trabalho, organização do trabalho e o desenvolvimento de novas competências. Para consolidar esta abordagem teórica analisou-se o caso concreto dos Serviços Administrativos da Universidade de Évora

  12. Aprendizagem organizacional e a gestão do conhecimento: uma abordagem multidisciplinar

    Sequeira, Bernardete
    A história da humanidade revela-nos que, desde sempre, os pensadores os filósofos e as sociedades em geral, se interessaram por “armazenar” as memórias colectivas e os saberes. O conhecimento sempre esteve na base das mudanças civilizacionais e dado que este é um dos grandes pilares de desenvolvimento das sociedades actuais, o debate sobre a gestão do conhecimento, a sua construção e evolução, torna-se, ainda mais pertinente. Nesta comunicação abordar-se-á a gestão do conhecimento, centrada nos processos organizacionais relacionados com a criação do conhecimento organizacional, realçando a importância do papel das pessoas e a sua acção individual e grupal. Assim, procurar-se-á ter...

  13. Percursos de empregabilidade dos licenciados: perspetivas europeias e nacional.

    Gonçalves, Fernando Ribeiro; Carreira, Teresa Pires; Sequeira, Bernardete
    No presente trabalho apresentamos uma reflexão em torno da empregabilidade dos diplomados do Ensino Superior. Considerando a pertinência e actualidade do tema, é nossa intenção uma melhor compreensão em relação às questões decorrentes de um mundo cada vez mais globalizado e outras, inerentes à problemática da convergência europeia quanto à formação e qualificação de nível superior. Fizemos o exame de alguns aspectos que remetem para as questões da globalização, sendo apresentados alguns indicadores comparativos nos países da União Europeia. Neste âmbito são destacados factores relativos aos diversos sistemas de ensino, às qualificações académicas e às competências profissionais. São também tecidas...

  14. An invariant for stallings manifolds from a TQFT

    Semião, Paulo
    We will present our construction of a class of effectively calculable, isomorphism invariants for Stallings [1] manifolds by constructing a class of Topological Quantum Field Theories (TQFT's) [2] for these manifolds. Given a $2$-dimensional oriented manifold without boundary, $S$, and an orientation-preserving automorphism $\varphi :S\rightarrow S$, the self-gluing of the cylinder $S\times I$, where $I$ is the standard closed unit interval, is a $3$-dimensional manifold $S_{\varphi }:=\frac{S\times I}{\sim _{\varphi }}$ known as a Stallings manifold, where $\sim _{\varphi }$ is the relation generated by the relation $\left(x,0\right) \sim \left( \varphi (x),1\right)$. A fundamental feature of TQFT is the gluing...

  15. Tavira, o Marquês de Pombal e a fábrica de tapeçarias

    Mesquita, José Carlos Vilhena
    Trata-se de um trabalho destinado a revelar a existência no Algarve, mais propriamente em Tavira, de uma importante unidade fabril destinada a produzir tapeçarias, segundo a técnica francesa aplicada em Aubusson. São aqui também reveladas, com recurso a imagens e documentos de arquivo, dados a público em primeira mão, as primeiras tapeçarias fabricadas em Tavira, assim como as razões que forçaram o encerramento desta notável unidade fabril.

  16. O monografismo algarvio - O pioneirismo de Ataíde Oliveira

    Mesquita, José Carlos Vilhena
    Este artigo corresponde a uma conferência pronunciada na Biblioteca Municipal de Loulé a 30 de Novembro de 2005,aquando das comemorações do 90.º aniversário do falecimento do Dr. Francisco Xavier de Ataíde Oliveira. O texto, depois de melhorado, foi publicado na revista Al-Ulyà, órgão científico do Arquivo Histórico Municipal de Loulé, cuja edição saiu a público sob a chancela da respectiva edilidade.

  17. O Remexido e a resistência miguelista no Algarve

    Mesquita, José Carlos Vilhena
    Artigo científico sobre a acção político-militar de José Joaquim de Sousa Reis, depois transformado no herói popular que o vulgo designava por Remexido, famoso guerrilheiro que sustentou a causa miguelista até ao fim do período histórico conhecido por Setembrimo. Foi, e ainda é, uma das mais carismáticas figuras da história regional algarvia, retratado em diversas obras da literatura portuguesa, desde o séc. XIX até à actualidade.

  18. A imprensa republicana no Algarve

    Mesquita, José Carlos Vilhena
    Artigo científico sobre a importância da imprensa algarvia na afirmação da República e dos ideias republicanos em Portugal, publicado no âmbito das comemorações centenárias da Implantação da República. A publicação desta obra, «José Mendes Cabeçadas Júnior e a Primeira República no Algarve» insere-se num projecto de mais lata abrangência, designado por: ALGARVE DO REINO À REGIÃO.

  19. A Economia agrária do Algarve, na transição do Antigo Regime para o Liberalismo (1750-1836)

    Mesquita, José Carlos Vilhena
    Artigo científico sobre a economia agrária do Algarve, desde o Pombalismo a Setembrismo, publicado na revista «ESTUDOS III», editada pela Universidade do Algarve, em 2009.

  20. Investigação, inserção profissional e espírito empresarial

    Cândido, Carlos; Rebelo, Efigénio
    As universidades encontram na sua relação com o meio envolvente o seu maior desafio estratégico, não sendo desprezível, nem independente deste, os esforços dirigidos à investigação, pura ou aplicada, às saídas profissionais e ao desenvolvimento do espírito empresarial entre os estudantes, em todos os estudantes e não só naqueles que frequentam cursos de MBA.

Aviso de cookies: Usamos cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios, para análisis estadístico y para mostrarle publicidad. Si continua navegando consideramos que acepta su uso en los términos establecidos en la Política de cookies.