Recursos de colección

Infoteca. Informação Tecnológica em Agricultura (56.791 recursos)

O serviço Informação Tecnológica em Agricultura (Infoteca) reúne e permite acesso a informações sobre tecnologias produzidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as quais se relacionam às áreas de atuação de seus demais centros de pesquisa. Suas coleções são formadas por conteúdos editados na própria instituição (em forma de cartilhas, livros para transferência de tecnologia, programas de rádio e de televisão), com linguagem adaptada de modo que produtores rurais, extensionistas, técnicos agrícolas, estudantes e professores de escolas rurais, cooperativas e outros segmentos da produção agrícola possam assimilá-los com maior facilidade, e, assim, apropriarem-se de tecnologias geradas pela Embrapa.

Livros técnicos (CNPSO)

Mostrando recursos 1 - 20 de 26

  1. Programa...

    CONGRESSO BRASILEIRO DE SOJA, 2.; MERCOSOJA, 2002, Foz do Iguaçu.
    Programação científica do evento; Eventos paralelos; Roda de negócios; Slide desk; Sessão pôster; Trabalhos; Informações; Clínicas agronômicas.

  2. Informações técnicas para trigo e triticale - safra 2017.

    REUNIÃO DA COMISSÃO BRASILEIRA DE PESQUISA DE TRIGO E TRITICALE, 10., 2016, Londrina.
    Manejo conservacionista do solo. alagem, adubação e inoculação em sementes. Classificação comercial de trigo. Cultivares de trigo e triticale. Regionalização para épocas de semeadura de trigo e triticale. Densidade, espaçamento e profundidade de semeadura. Estabelecimento e manejuo de trigo de duplo propósito. Redutor de crescimento. Alerta sobre riscos da dessecação em pré-colheita de trigo. Estratégias de sucessão trigo-soja. Manejo de irrigação em trigo. Controle de plantas daninhas. Manejo de doenças. Controle de insetos pragas. Colheita e pós-colheita de trigo e triticale. Anexo: Relações de municípios que compõem as regiões homogêneas de adaptação de cultivares de trigo. Escala diagramática para a...

  3. Informes da avaliação de genótipos de girassol 2015/2016 e 2016.

    CARVALHO, C. G. P. de; CALDEIRA, A.; AMABILE, R. F.; GODINHO, V. de P. C.; RAMOS, N. P.; RIBEIRO, J. L.; OLIVEIRA, A. C. B. de; CARVALHO, H. W. L. de; BRIGHENTI, A. M.
    2016

  4. Receitas com tofu: inovando com saúde.

    BENASSI, V. de T.; MANDARINO, J. M. G.; CARRÃO-PANIZZI, M. C.
    Receita básica. Receitas salgadas: sopas, saladas e molhos, acompanhamentos, pratos principais. Receitas doces: sobremesas, bolos e biscoitos.

  5. Sementes da agroecologia.

    ROMMEL, C. C.; ARENOU, D.; SEIXAS, C. D. S.; NOGUEIRA, M. A.
    Qual foi o ponto de partida? Linha do tempo: o que foi feito, onde estamos e o que podemos fazer? Quais sementes orgânicas temos disponíveis? Os agricultores estão procurando. Já existe no Paraná uma grande diversidade de sementes entre as pessoas entrevistadas! Uma possibilidade está aparecendo para dar continuidade. Contatos. Parceiros.

  6. Cartilha de tecnologias: vitrine tecnológica de agroecologia "Vilson Nilson Redel".

    PAVLAK, R. J.; SEIXAS, C. D. S.; GRISA, S.
    Os princípios da Agroecologia em 2.600 m²; Histórico da vitrine tecnológica de a'groecologia; Adubos verdes e consórcios; Agrofloresta; Como transformar uma propriedade convencional em agroecológica?; Como controlar pragas e doenças em sistemas agroecológicos?; Controle biológico de pragas; Homeopatia e agroecologia; Manejo de pragas e doenças ? as caldas e repelentes naturais; Armadilha para captura de percevejos em soja; Compostagem e vermicompostagem; Fruticultura ecológica Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN) ? uso de inoculantes; Olericultura como alternativa de renda para agricultura familiar ecológica; Plantas alimentares não convencionais (PANC); Plantas medicinais; Bioconstruções; Cultivares de soja para sistemas de base ecológica; Meliponicultura-uma atividade essencialmente...

  7. Fortalecendo as parcerias Sul-Sul: anais.

    REUNIÃO LATINOAMERICANA DE RIZOBIOLOGIA, 27., 2016, Londrina.
    2016

  8. A Embrapa Soja no contexto do desenvolvimento da soja no Brasil: histórico e contribuições.

    DALL'AGNOL, A.
    Introdução. Antecedentes da pesquisa agrícola no Brasil. Estabelecimento da Embrapa. Implantação da Embrapa soja. A pesquisa com soja no Brasil. Os primórdios da produção e a rápida expansão da soja no Brasil. Impactos da soja no mundo. O futuro do setor privado na pesquisa agrícola brasileira. Avanços tecnológicos na cultura da soja. Referências.

  9. Cultivares de trigo e triticale: Embrapa e IAPAR.

    BASSOI, M. C.; RIEDE, C. R.; CAMPOS, L. A. C.; FOLONI, J. S. S.; NASCIMENTO JUNIOR, A. do; GARBUGLIO, D. D.; ARRUDA, K. M. A.
    Qualidade Tecnológica. Regiões de Adaptação. Semeadura. Adubação Nitrogenada. Rendimento. Reação a doenças. Cultivares de Trigo Embrapa. Cultivares de Triticale Embrapa. Cultivares de Trigo Iapar. Cultivares de Triticale Iapar.

  10. INFORMES da avaliação de genótipos de girassol da rede oficial, 1994/95 e 1995.


    1995

  11. Manejo integrado de pragas de grãos e sementes armazenados.

    LORINI, I.; KRZYZANOWSKI, F. C.; FRANÇA-NETO, J. de B.; HENNING, A. A.; HENNING, F. A.
    Manejo integrado de pragas. Principais pragas de grãos e sementes armazenadas. Limpeza e higienização das instalações de unidades armazenadoras. Métodos de controle de pragas. Métodos químicos. Métodos biológicos. Resistência de pragas a inseticidas. Monitoramento de pragas na massa de grãos.

  12. Cultivares de trigo e triticale: Embrapa e IAPAR.

    BASSOI, M. C.; RIEDE, C. R.; CAMPOS, L. A. C.; FOLONI, J. S. S.; NASCIMENTO JUNIOR, A. do; GARBUGLIO, D. D.; ARRUDA, K. M. A.
    Qualidade Industrial. Regiões de Adaptação. Semeadura. Adubação Nitrogenada. Rendimento. Reação a doenças. Cultivares de Trigo Embrapa. Cultivares de Triticale Embrapa. Cultivares de Trigo Iapar. Cultivares de Triticale Iapar.

  13. Informação e documentação.

    LIMA, A. B. A. de; LIBERATTI, I. A.; ALBERGONE, M.; ZAMARIAN, R. D.; SILVA, S. S.
    1988

  14. Soja orgânica: alternativas para o manejo dos insetos-pragas.

    CORRÊA-FERREIRA, B.S. (Org.).
    Cenário da soja orgânica no Brasil; Uso de baculovírus e Bacillus thuringiengis no controle da lagarta-da-soja, Anticarsia gemmatalis; Comportamento da população dos percevejos-pragas e a fenologia da soja; Uso dos parasitóides no manejo dos percevejos-pragas da soja; A biodiversidade vegetal no manejo de percevejos; Alternativas para manejo de corós e do tamanduá-da-soja; Alternativas potenciais para uso no manejo de pragas da soja.

  15. Óleos: alimentos funcionais.

    MANDARINO, J. M. G.; ROESSING, A. C.; BENASSI, V. de T.
    Conceitos gerais sobre óleos e gorduras; Ácidos graxos; Efeitos dos ácidos graxos na saúde humana; Óleo de soja; Histórico; Produção; Industrialização; Aspectos funcionais do óleo de soja; Óleo de palma; Histórico, características e produção; A palma no Brasil; Processamento Utilização industrial; Aspectos nutricionais e de saúde; Óleo de canola; Histórico; Composição; Produção; Aplicações; Benefícios à saúde; Óleo de girassol; Histórico e produção; Características da planta e composição química; Aspectos nutricionais e de saúde; Óleo de algodão; Histórico e produção; Composição da semente e do óleo de algodão; Processamento industrial do algodão; Aspectos de saúde; Óleo de oliva; Histórico e produção;...

  16. Balanço de emissões de CO2 por biocombustíveis no Brasil: histórico e perspectivas.

    GAZZONI, D. L.
    RESUMO: O presente estudo teve dois objetivos principais. O primeiro objetivo foi efetuar um balanço entre as emissões efetivamente verificadas com o uso de biocombustíveis (etanol hidratado, etanol anidro e biodiesel) em veículos da frota brasileira, bem como estimar as emissões evitadas, em função do uso de biocombustíveis como sucedâneos de derivados de petróleo (gasolina A e diesel), no período compreendido entre 2000 e 2011. O segundo objetivo foi estimar as emissões dos biocombustíveis e as emissões evitadas por seu uso, em três cenários que se diferenciavam pela manutenção do apoio atual (BAU), incentivo moderado (PRO) ou agressivo (SUS) do...

  17. Relações parasito-hospedeiro nas meloidoginoses da soja.

    SILVA, J. F. V.
    As meloidoginoses da soja: passado, presente e futuro; A cultura da soja: breve histórico e importância econômica no Brasil; Principais nematoses da soja no Brasil; Considerações gerais sobre as meloidoginoses da soja no Brasil; O gênero Meloidogyne no Brasil e no mundo; Danos causados à cultura da soja por nematóides do gênero Meloidogyne; Danos; Por que ocorrem os danos? Níveis de danos; Uma nova abordagem epidemiológica da previsão de danos; Relação fonte-dreno e absorção e transporte de minerais em plantas infectadas por nematóides; Fixação de CO2 e partição de carbono em plantas infectadas por nematóides; Absorção de nutrientes por plantas...

  18. Relações parasito-hospedeiro nas meloidoginoses da soja.

    SILVA, J. F. V.
    As meloidoginoses da soja: passado, presente e futuro; A cultura da soja: breve histórico e importância econômica no Brasil; Principais nematoses da soja no Brasil; Considerações gerais sobre as meloidoginoses da soja no Brasil; O gênero Meloidogyne no Brasil e no mundo; Danos causados à cultura da soja por nematóides do gênero Meloidogyne; Danos; Por que ocorrem os danos? Níveis de danos; Uma nova abordagem epidemiológica da previsão de danos; Relação fonte-dreno e absorção e transporte de minerais em plantas infectadas por nematóides; Fixação de CO2 e partição de carbono em plantas infectadas por nematóides; Absorção de nutrientes por plantas...

  19. Orientações e receitas para uma alimentação com soja e livre de glúten.

    BENASSI, V. de T.
    Informações sobre a doença celíaca. Cozinhando sem glúten. Receitas sem glúten.

  20. Noções de sorologia aplicadas à fitovirologia.

    ALMEIDA, A.M.R.
    Aspectos imunológicos; Anticorpos; Determinantes antigênicos; Produção de antissoros; Métodos sorológicos; Detecção e quantificação de vírus pelo teste de ELISA; Purificação de imunoglobulina; Preparo do conjugado; Preparação de F(ab')2; Soluções tamponantes utilizadas no teste de ELISA; Interpretação dos resultados de ELISA; Anticorpos monoclonais; Anexos: Produção de massa micelial, imunização e produção de antissoro contra fungos; Purificação de antígenos por eletroforese; Produção de células bacterianas, imunização e produção de antissoro; Determinação do teor de proteína pelo método de Bradford; Modelo de ficha para controle de imunização de animais; Modelo de caixa para o manuseio de coelhos durante o processo de sangria; Modelo...

Aviso de cookies: Usamos cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios, para análisis estadístico y para mostrarle publicidad. Si continua navegando consideramos que acepta su uso en los términos establecidos en la Política de cookies.