Recursos de colección

Infoteca. Informação Tecnológica em Agricultura (57.271 recursos)

O serviço Informação Tecnológica em Agricultura (Infoteca) reúne e permite acesso a informações sobre tecnologias produzidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as quais se relacionam às áreas de atuação de seus demais centros de pesquisa. Suas coleções são formadas por conteúdos editados na própria instituição (em forma de cartilhas, livros para transferência de tecnologia, programas de rádio e de televisão), com linguagem adaptada de modo que produtores rurais, extensionistas, técnicos agrícolas, estudantes e professores de escolas rurais, cooperativas e outros segmentos da produção agrícola possam assimilá-los com maior facilidade, e, assim, apropriarem-se de tecnologias geradas pela Embrapa.

Circular Técnica (CPAF-AP)

Mostrando recursos 1 - 20 de 20

  1. Manejo de fêmeas ovígeras e coleta de larvas de Macrobrachium amazonicum em sistema de recirculação.

    LIMA, J. de F.; BASTOS, A. M.
    2016

  2. Cultivo da pupunheira (Bactris gasipaes H.B.K.) para produção de fruto no Amapá.

    GAZEL FILHO, A. B.; LIMA, J. A. de S.
    2001

  3. Comportamento de cultivares de soja em sistema plantio direto consolidado e em área de abertura sem revolvimento do solo.

    CASTRO, G. S. A.; KOURI, J.; ALVES, L. W. R.
    2015

  4. Recomendações técnicas para o cultivo de feijão caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp.) no Estado do Amapá.

    CAVALCANTE, E. da S.; PINHEIRO, I. de N.
    Introdução; Clima; Escolha e preparo do solo; Cultivares recomendadas; Época de semeadura; Sistema de plantio; Espaçamento e densidade de Semeadura; Adubação; Controle de ervas daninhas; Principais doenças; Colheita; Beneficiamento e armazenamento; Comercialização; Bibliografia consultada.

  5. Recomendações técnicas para o cultivo de abobora (Cucurbita moschata L.) no Amapá.

    SEGOVIA, J. F. O.; ALVES, R. M. M.
    Introdução; Botanica; Cultivares; Clima e época de plantio; Solo; Adubação; Preparo do solo; Preparo de mudas; Transplante; Crescimento e desenvolvimento; Tratos culturais; Doenças; Rotação de culturas; Colheita; Armazenamento; Mercado; Coeficientes técnicos; Bibliografia consultada.

  6. Recomendações técnicas para o cultivo de melancia (Citrullus lanatus [Thumb.] Matsumura & Nakai) no Amapá.

    SEGOVIA, J. F. O.
    Introdução; Botanica; Cultivares; Clima e época de plantio; Solo; Adubação; Preparo da terra; Preparo de mudas; Transplante; Crescimento e desenvolvimento; Tratos culturais; Doenças; Rotação de culturas; Colheita; Armazenamento; Mercado; Coeficientes técnicos; Bibliografia consultada.

  7. Recomendações ao plantio da mandioca Jurará em fileira dupla com feijão caupi no Estado do Amapá.

    BEZERRA, V. S.; SOUZA, W. P. de.
    Este trabalho tem como objetivo ajudar na disseminação do uso do plantio da mandioca em fileira dupla, prática que no Distrito do Pacuí, no Estado do Amapá, vem mostrando-se superior ao plantio desordenado de fileira simples em relação a produtividade; e demonstrar a importância da utilização de cultivares de mandioca com boa arquitetura, bom desempenho produtivo, e adaptadas às condições edafoclimáticas locais, como no caso a Jurará.

  8. Olericultura tropical no Amapá.

    SEGOVIA, J. F. O.; ALVES, R. M. M.
    As hortaliças se destacam como fontes de carboidratos, vitaminas e sais minerais, necessários para o crescimento e desenvolvimento humano. No entanto, os horticultores do trópico úmido amazônico, enfrentam enormes dificuldades para produzir hortaliças e atender à crescente demanda, principalmente nos grandes centros hurbanos. Problemas como a baixa fertilidade dos solos da floresta tropical de terra firme, as elevadas temperaturas, altos índices de pluviosidade e umidade relativa do ar, e a incidência de pragas, são fatores que dificultam a produção de hortaliças neste ecossistema. Nesse contexto, a Embrapa Amapá vem recomendar cultivares e processos de cultivo, que apresentem bom desempenho nas...

  9. Murcha de Sclerotium em pimenta salada (Capsicum annum) no Estado do Amapá.

    DIAS, J. do S. A.; YOKOMIZO, G. K.-I.; SOUZA, G. D.; SANTOS, I. C. dos; OLIVEIRA, L. P. de.
    A cultura da pimenta salada também conhecida como pimenta de cheiro ou pimenta doce, é uma importante fonte de renda para o agricultor amapaense. Em levantamentos efetuados nos diversos municípios do estado, verificou-se a ocorrência de um fungo de solo (Sclerotium rolfsii Sacc) que ocasiona a murcha da plantas de pimenta salada, descrito pela primeira vez por Rolfs, em 1892, em tomateiros na Flórida, Estados Unidos e segundo Moraes (1982), tal fungo apresenta uma maior distribuição em regiões tropicais ou subtropicais, onde a alta temperatura prevalece durante as estações chuvosas.

  10. O cultivo de alface no Amapá.

    SEGOVIA, J. F. O.; MELEM JUNIOR, N. J.; LOPES FILHO, R. P.
    Botânica; Cultivares; Clima e época de plantio; Solo; Adubação; Preparo da terra; Preparo de mudas; Plantio; Crescimento e desenvolvimento; Tratos culturais; Pragas; Doenças; Rotação de culturas; Colheita; Armazenamento; Coeficientes técnicos.

  11. Sistema de produção da bandarra (Schizolobium amazonicum [Hub] Ducke) no Estado de Rondônia.

    BIANCHETTI, A.; MARTINS, E. P.; ROSSI, L. M. B.; TEIXEIRA, C. A. D.; GOMES, I. de M.
    Produção de sementes; Produção de mudas; Plantio homogêneo; Regimes de manejo florestal para a bandarra; Pragas da bandarra.

  12. Instruções práticas para o cultivo do milho nas várzeas do Amapá.

    CAVALCANTE, E. da S.
    Preparo do solo; Semeadura; Cultivar; Tratos culturais; Pragas de importância economica; Controle de pragas; Controle de doenças; Rotação de culturas; Colheita; Secagem; Beneficiamento; Armazenamento; Comercialização; Coeficientes tecnicos.

  13. Irrigação de hortaliças no Estado do Amapá.

    SEGOVIA, J. F. O.; LOPES FILHO, R. P.
    O clima e a demanda de água das hortaliças; Irrigação das hortaliças; Evapotranspiração da cultura; Evapotranspiração de referência; Método de Blaney-Criddle; Método do tanque classe a; Cálculo da evapotranspiração da cultura; Métodos de irrigação; Irrigação por gotejamento; Instalação de irrigação por gotejamento na horta; Irrigação por mangueiras de polietileno de baixa densidade perfuradas a raio laser; Irrigação por aspersão; Controle da irrigação.

  14. Levantamento preliminar de pulgões no Estado do Amapá.

    SILVA, R. A. da; MICHELOTTO, M. D.; JORDÃO, A. L.
    Considerando a importância dos afídeos como pragas, são necessários estudos regionalizados em todas as áreas de produção agrícola do país. Este trabalho foi realizado com o objetivo de contribuir para o conhecimento das espécies de afídeos, que ocorrem em alguns municípios do Estado do Amapá.

  15. Doenças de plantas cultivadas no Amapá.

    DIAS, J. do S. A.; SANTOS, I. C. dos; SOUZA, G. D. de; OLIVEIRA, L. P. S. de.
    Doenças na bananeira; Sigatoka negra; A doença; Agente causal; Disseminação; Sintomatologia; Controle; Controle genético; Controle químico; Controle cultural; Sigatoka amarela; A doença; Agente causal; Sintomas; Disseminação; Controle; Controle químico; Controle genético; Controle cultural; Mal-do-panamá; A doença; Agente causal; Disseminação; Sintomas; Sintomas externos; Sintomas internos; Controle genético; Controle cultural; O moko da bananeira; A doença; Agente causal; Sintomas; Teste do copo; Disseminação; Mudas infectadas; Disseminação; O uso de mudas sadias; Doenças do coqueiro; Lixa pequena; A doença; Agente causal; Disseminação; Controle; Doenças da pimenta salada ou pimenta doce; Murcha de Sclerotium; A doença; Agente causal; Sintomas; Disseminação; Controle; Doenças do mamoeiro;...

  16. O cultivo de couve chinesa (Brassica campestris L. var. chinensis) no Amapá.

    SEGOVIA, J. F. O.; MELÉM JÚNIOR; N. J.; DIAS, J. do S. A.; LOPES FILHO, R. P.
    Botânica; Cultivares; Clima e época de plantio; Solo; Adubação; Preparo da terra; Preparo de mudas; Plantio; Crescimento e desenvolvimento; Tratos culturais; Pragas; Doenças; Rotação de culturas; Colheita; Armazenamento; Coeficientes técnicos.

  17. Mosca-da-carambola: uma ameaça à fruticultura brasileira.

    SILVA, R. A. da; JORDÃO, A. L.; SÁ, L. A. N. de; OLIVEIRA, M. R. V. de.
    Mosca-das-frutas; Mosca-da-carambola; Introdução no Brasil; Hospedeiros; Ações de prevenção e controle.

  18. Recomendações de cultivares de bananeira resistentes à sigatoka negra para o estado do Amapá.

    DIAS, J. do S. A.; YOKOMIZO, G. K.-I.; GAZEL FILHO, A. B.
    Histórico da doença. Aspectos fitossanitários no estado do Amapá. Agente causal. Epidemiologia. Sintomatologia. Controle. Controle genético. Cultivares de bananeira resistentes à sigatoka negra recomendadas para o estado do Amapá. Grupo genômico AA. Caipira (Yangambi KM 5). Grupo genômico AAB. Thap Maeo. Grupo genômico AAAB - subgrupo prata. FHIA 01. FHIA 18. Grupo AAAB - subgrupo plátano. PV 0344. Controle cultural.

  19. Pragas quarentenárias que ameaçam a cultura da mangueira no Brasil.

    BARBOSA, F. R.; PARANHOS, B. A. J.; SÁ, L. A. N.; LEMOS, R. N. S.; SILVA, R. A. da.
    Define-se como praga quarentenária todo organismo de natureza animal e/ou vegetal que, estando presente em outros países ou regiões, mesmo sob controle permanente, constitua ameaça à economia agrícola do país ou região importadora. Tais organismos são, geralmente, exóticos para esse país ou região e podem ser disseminados, entre outros meios, pelo trânsito de plantas, animais ou por frutos e sementes infestadas, isto é, podem ser transportados de um local para outro auxiliado pelo homem e seus meios de transporte e comércio. As pragas quarentenárias se agrupam nas seguintes categorias: A1- Pragas exóticas não presentes e A2- Pragas de importância econômica...

  20. Métodos para coleta de parasitos de peixes

    JERÔNIMO, G. T.; MARTINS, M. L.; ISHIKAWA, M. M.; VENTURA, A. S.; TAVARES-DIAS, M.
    Insensibilização dos peixes; Dados biométricos; Sequência de procedimentos para coleta de parasitos de peixe; Detecção e métodos de fixação de parasitos de peixes; Preparação dos reagentes fixadores de parasitos;

Aviso de cookies: Usamos cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios, para análisis estadístico y para mostrarle publicidad. Si continua navegando consideramos que acepta su uso en los términos establecidos en la Política de cookies.