Recursos de colección

Infoteca. Informação Tecnológica em Agricultura (57.212 recursos)

O serviço Informação Tecnológica em Agricultura (Infoteca) reúne e permite acesso a informações sobre tecnologias produzidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as quais se relacionam às áreas de atuação de seus demais centros de pesquisa. Suas coleções são formadas por conteúdos editados na própria instituição (em forma de cartilhas, livros para transferência de tecnologia, programas de rádio e de televisão), com linguagem adaptada de modo que produtores rurais, extensionistas, técnicos agrícolas, estudantes e professores de escolas rurais, cooperativas e outros segmentos da produção agrícola possam assimilá-los com maior facilidade, e, assim, apropriarem-se de tecnologias geradas pela Embrapa.

Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAA)

Mostrando recursos 1 - 20 de 34

  1. Atributos químicos e físicos do solo e produção de grãos em um latossolo amarelo de Rio Preto da Eva, AM, cultivado em Sistema Plantio Direto.

    FONTES, J. R. A.; OLIVEIRA, I. J. de; MORAIS, R. R. de; MARTINS, G. C.
    Conduziu-se trabalho de campo para avaliar a influência da adoção do sistema plantio direto e do plantio convencional em atributos químicos e físicos do solo e na produção de grãos de feijão-caupi (Vigna unguiculata) e de milho (Zea mays) cultivados em rotação de culturas em um Latossolo Amarelo muito argiloso no Amazonas.

  2. Manejo integrado para controle da mela em feijoeiro-comum no Estado do Amazonas.

    OLIVEIRA, I. J. de; SOUZA, M. G. de; DIAS, M. C.
    O objetivo do trabalho foi avaliar diferentes cultivares de feijão-comum, épocas de plantio e coberturas vegetais no controle da doença, visando a sua utilização no manejo integrado da mela. Os experimentos foram realizados nos anos de 2013 e 2014 sob o delineamento de blocos casualizados em parcelas subsubdivididas com quatro repetições, em que as épocas de semeadura (meses de abril, maio, junho e julho) constituíram as parcelas, cada cobertura do solo (milho e mucuna-preta) mais a área descoberta constituíram as subparcelas e as cultivares compuseram as subsubparcelas (BRS Estilo, BRS 9435 Cometa, BRS Requinte e Pérola).

  3. Rendimento do quiabeiro com doses de nitrogênio em cultivo não adensado.

    CARDOSO, M. O.; BERNI, R. F.
    Objetivou-se avaliar, no período chuvoso amazônico, o efeito do nitrogênio aplicado ao quiabeiro em cultivo não adensado e com adubação residual.

  4. Danos por Plutella xylostella em couve-de-folhas jovem afetados pela altura e nitrogênio.

    CARDOSO, M. O.; BERNI, R. F.; KRUG, C.; ANTONIO, I. C.
    O objetivo deste trabalho foi estudar a influência da altura e do fornecimento de N sobre o ataque dessa traça em plantas jovens de couve (cv. Hi-Crop) crescendo em vasos, dentro de um cultivo comercial dessa brássica sob cobertura plástica.

  5. Ensaios agronômicos para fortalecimento do sistema de produção de Melancia em terra firme no Amazonas - 2008 a 2010.

    CARDOSO, M. O.; ANTONIO, I. C.; GONCALVES, J. R. P.; PAMPLONA, A. M. S. R.
    2010

  6. Microssatélites e o guaranazeiro: diversidade submersa em um mar de alelos.

    ANGELO, P. C. da S.; LIRA, M. do P. S.; AMADO, M. V.; YAMAGUISHI, A. T.; SILVA, G. F. da; PORTO, J. I. R.; ASTOLFI-FILHO, S.; ATROCH, A. L.
    Os objetivos dos experimentos aqui descritos foram identificar microssatélites em guaranazeiro, desenhar primers para amplificar esses microssatélites, validar e revalidar primers genotipando plantas de cultivares clonais recomendadas para plantio e avaliar o potencial de alguns loci como marcadores para distinguir cultivares e para adicionar características descritivas aos morfológicos e agronômicos que já estão vigentes.

  7. Influência da adubação no comportamento de clones de guaranazeiro cultivados no Amazonas.

    NASCIMENTO FILHO, F. J. do; ATROCH, A. L.
    Este trabalho objetivou avaliar o desempenho produtivo de 27 clones de guaranazeiro frente a diferentes condições de cultivo. Para isso, considerou-se como fontes de variação o local (Manaus, Maués e Iranduba); o tipo de solo, levando-se em conta a vegetação nela préexistente (mata primária, mata secundária e capoeira); e o nível de tecnologia (com e sem adubação).

  8. Eficiência do Programa de Melhoramento da Seringueira no Centro Nacional de Pesquisa de Seringueira e Dendê - nove anos de experiências.

    PAIVA, J. R. de; GONÇALVES, P. de S.
    Com este trabalho pretende-se preencher uma lacuna existente quanto a informacao sobre o desenvolvimento do Programa de Melhoramento Genetico da Seringueira, executado pelo CNPSD no periodo de 1976-1984. E' constituido de duas etapas. Na primeira, e' feito um breve apanhado sobre os principais resultados de pesquisa alcancados pelo Programa, referentes as informacoes obtidas atraves de analises de dados de experimentos de competicao de clones, a maioria em sua fase juvenil, e de experimentos instalados com o objetivo de elucidar problemas basicos da cultura, porem de capital importancia. Na segunda etapa, faz-se uma analise detalhada do Programa, desde a fase de...

  9. Alternativas de equipamentos para controle de doenças e pragas de seringueira.

    ALBUQUERQUE, P. E. P. de; GASPAROTTO, L.; CELESTINO FILHO, P.
    Máquinas aplicadoras de defensivos por via líquida. Calibração de pulverizadores. Pulverizadores hidráulicos. Manuais. Motorizados. Pulverizadores hidráulicos com fluxo de ar. Pulverizadores pneumáticos. Costais. Tratorizados. Termonebulizadores. Portáteis. Tratorizados. Pulverização aérea. Eficiência técnico-econômica dos equipamentos. Máquinas aplicadoras de defensivos por via sólida. Polvilhadeiras. Porta-iscas de granulados. Eficientização no uso da máquina. Precauções no uso de defensivos agrícolas.

  10. Número de amostras simples de solo para avaliação da fertilidade em alguns ecossistemas amazônicos.

    TEIXEIRA, L. B.; RANZANI, G.; ESCOBAR, J. R.
    A analise dos solos das areas de mata, mata recem queimada e pastagem de Brachiaria humidicola teve por finalidade determinar o numero minimo de amostras de solo necessarias para perfazer uma amostra composta, que seja representativa para fins de analise da fertilidade do solo. As areas amostradas acham-se estabelecidas em Latossolo Amarelo muito argiloso e com relevo suave-ondulado. Os resultados mostraram ser necessario coletar, na profundidade de 0cm-20cm seis, sub-amostras para areas de mata, 64 para areas de mata recem queimada e 43 para areas de pastagens para obtencao de uma amostra composta representativa a um nivel de 95% de...

  11. Vida de prateleira do palmito de pupunheira (Bactris gasipaes H.B.K.) processado em três tempos de apertização.

    MIRANDA, R. de M.; LIMA, H. C. de; FALCÃO, P. de T.; SILVEIRA, J. S.
    Para otimizar a producao industrial de palmito de pupunheira visando um produto de boa aceitacao pelo consumidor, foi realizado teste sensorial do palmito envasado, segundo tres tempos de apertizacao (30, 45 e 60 minutos), monitorado o pH, a acidez titulavel e o crescimento de colonia de bolores e leveduras, durante dez meses. Os resultados da prova de degustacao nao revelaram diferenca significativa pelo teste de Tukey (P<0,01). O pH manteve-se dentro de niveis aceitaveis (menor que 4,6), eliminado o risco de producao de toxinas por Clostridium botulinum. A acidez variou de 8% a 6,7%, ao fim de dez meses, para...

  12. Características gerais de manejo e fertilidade dos solos de cerrado do Município de Humaitá-Amazonas.

    MARTINS, G. C.; MACEDO, J. R. de; BARRETO, J. F.
    O presente trabalho objetiva avaliar os parâmetros de fertilidade e manejo do solo e da qualidade dos insumos utilizados na recente incorporação de áreas de campo de cerrado ao processo produtivo no município de Humaitá e municípios adjacentes.

  13. Doenças numa coleção diversificada de recursos genéticos de espécies autóctones da Amazônia.

    ARAÚJO, A. E. de; SOUSA, N. R.
    Registro sobre a ocorrencia de doencas em uma colecao diversificada de recursos geneticos de especies autoctones na Amazonia, como parte da avaliacao de sua sustentabilidade genetico-ecologica. Danos de natureza patogenica foram constatados em cinco especies (Rollinia mucosa, Colma utilis, Theobroma gandiflorum, T. cacao e Hevea spp.). A maioria dos agentes causais eram conhecidos, exceto os da mancha foliar no biriba e do desecamento de ramos na sorva, os quais necessitam de identificacao. A diversidade da colecao nao foi suficiente para evitar o aparecimento de doencas nas especies com maior grau de domesticacao, entretato a maior parte das especies nao apresentou...

  14. Epidemiologia da vassoura-de-bruxa (Crinipellis perniciosa) do cupuacuzeiro (Theobroma grandiflorum).

    GASPAROTTO, L.; PEREIRA, J. C. R.
    Determinacao dos periodos mais favoraveis a ocorrencia da vassoura-de-bruxa, envolvendo a fenologia do hospedeiro, na esporulacao do fungo e nas condicoes climaticas de Manaus, AM (Brasil).

  15. Melhoramento genetico do guaranazeiro resultados de ensaios de avaliacao de clones fase produtiva 1985 a 1994.

    NASCIMENTO FILHO, F. J. do; ATROCH, A. L.; CRAVO, M. da S.
    O objetivo e discriminar os clones quanto a produtividade e ao numero de colheitas baseado nos resultados referentes aos ensaios avancados, ou seja, aqueles que antecedem a recomendacao dos materiais, no periodo de 1985 a 1994. Para isso, foram realizadas analises de variancia individuais, para cada experimento, e uma analise de variancia conjuntas, para cada experimento, e uma analise combinada, envolvendo todos os clones, experimentos e anos.

  16. Avaliação de cultivares de bananeiras nas condições edafoclimáticas de Manaus-AM.

    SILVA, S.E.L. da; SOUZA, A. das G.C. de.
    Avaliacao do comportamento de cultivares de bananas, nas condicoes edafoclimaticas de Manaus-AM, quanto aos aspectos fitossanitarios e de producao. O experimento foi instalado no Campo Experimental da Embrapa Amazonia Ocidental, em ecossistema de terra firme. O clima local e' tropical chuvoso, altitude media de 50m, 3°8' de latitude Sul e 59°52' de longitude Oeste; solo do tipo Latossolo Amarelo muito argiloso. Foram introduzidos os cultivares 'Prata', 'Prata-ana', 'Ouro da Mata', 'Maca', 'Thap Maeo', 'Nam', 'Caipira', 'Nanica', platano 'Pacova' e os hibridos 'PV 03-44', 'PA 03-22' e "JV 03-15'. 'Prata', 'Prata-ana' e 'Ouro da Mata' nao complementaram o ciclo de producao...

  17. Alguns aspectos sobre a biologia, comportamento, infestacao e perdas causadas pela broca-do-fruto (Conotrachelus sp.) do cupuacuzeiro (Theobroma grandiflorum Schum.), em Manaus-AM.

    AGUILAR, J. A. D.; GASPAROTTO, L.
    Estudo sobre a biologia, comportamento, intensidade de infestacao e quantificacao das perdas causadas pela broca-do-fruto no cupuacuzeiro para fornecer informacoes e, desse modo, aumentar os conhecimento de como melhorar o manejo dessa praga. O trabalho foi realizado em duas fases: a) campo - coleta semanal dos frutos caidos ao chao, registando o numero de furos na casca e o de larvas no interior do fruto; b) laboratorio - as larvas do ultimo instar foram colocadas dentro de garrafas de plastico de 2l contendo mistura de vermiculita esterilizada por 1h, a 160°C, na proporcao de 2:1. O substrato foi umedecido com...

  18. Avaliacao preliminar de cinco tipos de graviola (Annona muricata L.) nas condicoes de Manaus-AM.

    SILVA, S.E.L. da; SOUZA, A. das G.C. de.
    Foram avaliados, na colecao de fruteiras da Embrapa Amazonia Ocidental, cinco tipos de graviola (Morada, FAO II, Blanca, Lisa e B), com o objetivo de se verificar o desenvolvimento vegetativo, producao e caracteristicas do fruto. O plantio foi realizado em linha com dez plantas de cada tipo de graviola, em espacamento de 4m entre plantas e 8m entre linhas. As caracteristicas avaliadas foram: diametro do caule, diametro da copa, numero de frutos/planta, peso do fruto, peso da polpa, numero de sementes/fruto, peso das sementes, teor de solidos soluveis totais (°Brix) e periodo de frutificacao. No terceiro ano de plantio, Morada...

  19. Características agronômicas de cultivares de milho no estádio verde em duas épocas de semeadura na várzea do Estado do Amazonas.

    CARDOSO, M. O.; BARRETO, J. F.; CARNEIRO, A. M. C.; ANTONIO, I. C.
    Dois experimentos foram conduzidos em area de varzea no Campo Experimental do Caldeirao da Embrapa Amazonia Ocidental, Iranduba-AM, nos periodos de nov/97 a fev/98 e out/98 a dez/98, convencionados como epoca de semeadura I (inicio do periodo chuvoso) e epoca de semeadura II (final do periodo secao), respectivamente, com o objetivo de avaliar tres cultivares de milho doce (BR-400, BR-401 e BR-402) e duas de milho comum (Saracura e BR-5110-testemunha), no estadio verde. O delineamento experimental em cada ensaio foi de blocos ao acaso com quatro repeticoes. A parcela teve duas linhas de 5m (na epoca I) e tres (na...

  20. Germinação in vitro do pólen de cupuaçuzeiro.

    ANTONIO, I. C.; NUNES, C. D. M.; SOUSA, N. R.
    Estudo de vários parâmetros, como a caracterização de cinco estádios da antese da flor de cupuaçuzeiro e a determinação do tamanho da amostra para a contagem dos grãos de pólen germinados, com o objetivo de desenvolver uma metodologia para germinação in vitro do pólen de cupuaçuzeiro.

Aviso de cookies: Usamos cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios, para análisis estadístico y para mostrarle publicidad. Si continua navegando consideramos que acepta su uso en los términos establecidos en la Política de cookies.