Recursos de colección

Infoteca. Informação Tecnológica em Agricultura (57.024 recursos)

O serviço Informação Tecnológica em Agricultura (Infoteca) reúne e permite acesso a informações sobre tecnologias produzidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as quais se relacionam às áreas de atuação de seus demais centros de pesquisa. Suas coleções são formadas por conteúdos editados na própria instituição (em forma de cartilhas, livros para transferência de tecnologia, programas de rádio e de televisão), com linguagem adaptada de modo que produtores rurais, extensionistas, técnicos agrícolas, estudantes e professores de escolas rurais, cooperativas e outros segmentos da produção agrícola possam assimilá-los com maior facilidade, e, assim, apropriarem-se de tecnologias geradas pela Embrapa.

Livros técnicos (AI-SEDE) / Embrapa Informação Tecnológica (SCT)

Mostrando recursos 1 - 20 de 63

  1. Transferência de tecnologia ou compartilhamento de conhecimentos?: desvendando o papel da Embrapa no desenvolvimento rural.

    BORSATTO, R. S.; BERGAMASCO, S. M. P. P.; BIANCHINI, V.
    Caminhos da pesquisa; Busca de um novo perfil: estratégias de transferência de tecnologia e compartilhamento de conhecimentos adotadas pela Embrapa; Avaliação dos canais de comunicação utilizados pelas Unidades.

  2. Transformação da agricultura tradicional.

    ALVES, E. R. de A.
    1985

  3. Suprimento alimentar da cidade de Montes Claros.

    ALVES, E. R. de A.; SIQUEIRA, S. J.; FARIA, V. A.
    1985

  4. Migração rural-urbana, agricultura familiar e novas tecnologias: coletânea de artigos revistos.

    ALVES, E. R. de A.
    Migração rural-urbana; O empobrecimento da agricultura brasileira; A situação do produtor com menos de 100 hectares; A agricultura familiar: prioridade da Embrapa; O impacto da agricultura nos setores indústria e serviços dos municípios; Retornos à escala em mercado competitivo: teoria e evidências; Benefícios da mecanização da agricultura; Desempenho de estabelecimento do Pronaf; Índices de desapropriação da terra.

  5. Mega-tendências relacionadas com o desenvolvimento agrícola, a considerar na definição de cenários e de estudos prospectivos para o planejamento estratégico da pesquisa agropecuária do setor público.

    CADAVID GARCIA, E. A.; TOLLINI, H.; ALVES, E.
    Maiores níveis de eficiência, produtividade e competitividade dos processos produtivos, bem como de contemporaneidade e, principalmente. de consistência desses processos às condições reais do meio ambiente, definidas por critérios endógenos relativos à sustentabilidade ecológica. econômica, sociocultural, institucional c de ocupação do espaço, poderão ser viabilizados quando tais critérios estiverem suficientemente ancorados em vigoroso desenvolvimento científico c tecnológico. Desta forma, à ciência e à tecnologia cabe papel decisivo no processo de desenvolvimento sustentável e socialmente distribuído, que deve pôr o Pais em sintonia com a revolução científica e tecnológica que o mundo atravessa, condicionando a sua inscrição. com vantagens, na economia...

  6. Marcos regulatórios aplicáveis às atividades de pesquisa e desenvolvimento.

    VASCONCELOS, R. M. de
    Conhecendo a Lei n ° 13.123, de 2015, e o Decreto n° 8.772, de 2016, que regulam o acesso ao patrimônio genético e ao conhecimento tradicional associado e a exploração econômica de produto ou material reprodutivo desenvolvido a partir do acesso; Conhecendo as normas legais aplicáveis às atividades de coleta de material biológico e de manutenção de animais silvestres (vertebrados e invertebrados) em cativeiro; Conhecendo a Lei Arouca, Lei n° 11.794, de 8 de outubro de 2008, que regula a pesquisa com animais; Conhecendo as exigências legais e técnicas aplicáveis às atividades de pesquisa e desenvolvimento de inoculantes; Exigência de...

  7. Exigência de efetivação do cadastro técnico federal para pesquisa com recurso genético ou para importação e exportação desse recurso.

    DIAS, A. T. G. M.
    Para execução de pesquisa com recursos ambientais e genéticos, bem como para o intercâmbio desses recursos, além do cumprimento das exigências da Lei nº 13.123, de 20 de maio de 2015 (BRASIL, 2015), e da Lei nº 11.794, de 8 de outubro de 2008 (BRASIL, 2008), conforme for o caso, a instituição de pesquisa deve também estar inscrita no cadastro técnico federal (CTF), criado pela Lei nº 6.938, de 2 de setembro de 1981 (BRASIL, 1981), que institui a Política Nacional de Meio Ambiente, e pelas instruções normativas editadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis...

  8. Conhecendo a Lei Arouca, Lei n° 11.794, de 8 de outubro de 2008, que regula a pesquisa com animais.

    VASCONCELOS, R. M. de
    O presente capítulo tem por finalidade dar ampla divulgação às normas legais aplicáveis às atividades de criação, manejo e uso de vertebrados vivos, para fins científicos ou didáticos, de acordo com a regras previstas pela Lei nº 11.794, de 8 de outubro de 2008, também denominada Lei Arouca (BRASIL, 2008). Essa lei foi regulamentada pelo Decreto nº 6.899, de 15 de julho de 2009, bem como, até a presente data, por 30 resoluções normativas e 8 orientações técnicas editadas pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), no âmbito da sua competência institucional.

  9. Conhecendo as normas legais aplicáveis às atividades de coleta de material biológico e de manutenção de animais silvestres (vertebrados e invertebrados) em cativeiro.

    VASCONCELOS, R. M. de
    O presente capítulo tem por finalidade atualizar e dar ampla divulgação às normas legais aplicáveis às seguintes atividades: ? Coleta de material biológico ? Por meio da Instrução Normativa nº 3, de 1º/9/2014, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). ? Manutenção de animais silvestres (vertebrados e invertebrados) em cativeiro por prazo superior a 24 meses ? Por meio da Lei Complementar nº 140, de 8 de dezembro de 2011 (BRASIL, 2011); Instrução Normativa Ibama nº 7, de 30 de abril de 2015 (IBAMA, 2015), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e...

  10. Conhecendo a Lei n° 13.123, de 2015, e o Decreto n° 8.772, de 2016, que regulam o acesso ao patrimônio genético e ao conhecimento tradicional associado e a exploração econômica de produto ou material reprodutivo desenvolvido a partir do acesso.

    VASCONCELOS, R. M. de; MACEDO, F. S.; DIAS, A. T. G. M.; FREIRE, A. R. M.; MOREIRA, C. T.
    O presente capítulo tem por objetivo apresentar o novo marco legal da biodiversidade, consubstanciado pela Lei nº 13.123, de 20 de maio de 2015 (BRASIL, 2015), e o Decreto nº 8.772, de 11 de maio de 2016 (BRASIL, 2016). O referido marco legal estabelece as regras e as condições para o acesso à amostra de patrimônio genético e ao conhecimento tradicional associado, para fins de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. A Lei nº 13.123 entrou em vigor no dia 17 de novembro de 2015, e, nessa data, revogou a Medida Provisória nº 2.186-16, de 2001, a qual se encontrava em vigor...

  11. Coletânea de trabalhos sobre a Embrapa.

    ALVES, E. R. de A.; PASTORE, J.; PASTORE, A. C.
    A política agrícola do Brasil e hipótese da inovação induzida; O papel da tecnologia na expansão agrícola; Reforming the brazilian agricultural research system; Nova abordagem para a pesquisa agropecuária; O processo de geração de conhecimento; O enfoque de sistemas na Embrapa; O modelo institucional da Embrapa; Programa de treinamento: carreira de pesquisador; As unidades de difusão de tecnologia da embrapa

  12. Cultivo de melancia para a agricultura familiar.

    CARVALHO, R. N. de.
    Sistema de produção; Calagem (correção de acidez do solo; Preparo do solo; Adubação; Escolha da variedade; Tratos culturais; Plantio; Pragas e seu controle; Doenças e seu controle; Colheita; Produtividade; Classificação dos frutos; Transporte; Custo de produção por hectare; Planilha de cálculo de produtividade e preços; Informações úteis.

  13. Pesquisa aplicada, assistência técnica e extensão rural.

    ALVES, E. R. de A.
    1976

  14. Embrapa Informação Tecnológica: 25 anos de compromisso com pessoas, informação e conhecimento.

    EMBRAPA INFORMAÇÃO TECNOLÓGICA.
    A história desta Unidade, dos pioneiros, daqueles que os sucederam, dos resultados conquistados e a projeção de desafios que se anteveem para o avanço da gestão e da difusão da informação técnico-científica estão registradas de forma breve, porém vívida e instigante, nesta publicação.

  15. Pesquisa & imprensa: orientações para um bom relacionamento.

    DUARTE, J.
    2016

  16. FOLHA da Embrapa: pesquisas em alto-mar.


    Nova Unidade Central: Departamento de Transferência de Tecnologia (DTT); Embrapa Américas é o mais novo braço de atuação internacional da Empresa; Normas da Secom para veiculação de materiais institucionais no período eleitoral; Pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros participa de pesquisas a bordo do navio norte-americano R/V Knorr, um dos mais importantes do mundo; Pesquisa trabalha para viabilizar a produção de laranjas sadias; Embrapa Pecuária Sudeste dispõe de sistema informatizado para gerenciar seus campos experimentais; Determinação e garra mudaram a vida do auxiliar de limpeza Saulo Menezes, de 50 anos, que trabalha pelos corredores e salas do Edifício Seda da Embrapa,...

  17. Proposta metodológica de macroeducação.

    HAMMES, V. S.
    2012

  18. DA MONOCULTURA ao agribusiness: a história da Sociedade Nacional de Agricultura.


    Primeiros momentos; Os sentidos da educação agrícola; A formação do novo homem do campo; O agribusiness; A SNA como um centro de pensamento e de cultura; Linha do tempo; Linha do tempo.

  19. O homem, o tempo e o espaço em terras de reforma agrária.

    VILELA, M. de F.
    Capítulo 1: Reforma Agrária: uma questão política historicamente contextualizada; Capítulo 2: Agricultura Familiar, Reforma Agrária e Desenvolvimento; Capítulo 3: Espaço, Território e Fronteira: o significado e a interpretação dos mapas; Capítulo 4: Um Exemplo Metodológico de Caracterização Socieconômica e Cultural em Projeto de Assentamento; Capítulo 5: História e Registros da Memória dos Moradores do Assentamento.

  20. Relatório técnico anual do Programa Nacional de Pesquisa Florestal: período 1982-1983.

    PROGRAMA NACIONAL DE PESQUISA FLORESTAL (Brasília, DF).
    1984

Aviso de cookies: Usamos cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios, para análisis estadístico y para mostrarle publicidad. Si continua navegando consideramos que acepta su uso en los términos establecidos en la Política de cookies.