Recursos de colección

Biblioteca Digital do IPB (53.442 recursos)

A Biblioteca Digital do IPB, tem por objectivo divulgar e permitir o livre acesso à produção científica produzida pela comunidade académica, promovendo a integração, partilha e a visibilidade da informação científica e garantindo a preservação da memória intelectual do Instituto Politécnico de Bragança.

DCE - Artigos em Proceedings Não Indexados ao ISI

Mostrando recursos 1 - 18 de 18

  1. Da sociedade da informação a uma sociedade da participação e da inclusão?

    Ferreira, Henrique da Costa
    O autor descreve os pressupostos da democracia participativa nos sistemas sociais e nas organizações sociais formais e analisa os possíveis contributos das TIC para a melhoria e aperfeiçoamento da participação dos cidadãos. Na sequência, analisa as razões do triunfo da Network na educação e nas escolas. Author describes main theoretical foundations of participant democracy in social systems and in formal organizations and analyses contributions of CIT for improving and upgrading of citizenship participation. Also, analyses reasons for increasing utilization of Network in education and in schools.

  2. Imagem e desafios da profissão docente

    Bonifácio, Evangelina
    Este texto procurou evidenciar os factores que desafiam a profissionalidade docente no quadro da nossa contemporaneidade e influenciam a imagem social da profissão, tendo em referência a situação dos professores do ensino básico. Pretendendo representar os desafios do trabalho do professor no Século XXI, recorremos a três metáforas: professor-arquitecto, professor-influenciador e professor-construtor.

  3. Lawrence Stenhouse: revisitando a influência da sua obra em Portugal

    Bonifácio, Evangelina
    Neste texto procurarei revisitar o percurso e o pensamento pedagógico de Lawrence Stenhouse (1926-1982) um educador inglês que dedicou uma parte importante da sua carreira na defesa da ideia de que o professor é (deve ser) um construtor de conhecimento e não, simplesmente, um transmissor, um tradutor ou um executor de currículo. Numa leitura reflexiva, pretende-se perceber se a influência do seu pensamento pedagógico emerge em textos de alguns pedagogos portugueses.

  4. Formação contínua: que desafios?

    Ferreira, Henrique da Costa
    O autor analisa o edifício normativo da política da formação contínua e estabelece em função dele critérios de avaliação da formação contínua com os quais analisa a realização da formação contínua de professores. O autor conclui por uma relativa coerência nos territórios dos Centros de Formação bem apetrechados de recursos humanos mas identifica debilidades várias para as quais apresenta propostas de solução.

  5. (Des)inclusão: análise crítica do D.L. 3/2008

    Lima, Carla; Bento, Raquel
    As autoras analisam as implicações do Decreto-Lei nº 3/2008 na inclusão de crianças/alunos com NEE na escola regular à luz das teorias da inclusão.

  6. Trinta anos de sistema de ensino em Bragança

    Ferreira, Henrique da Costa
    O autor analisa a realização dos ideais educativos de «Abril» no Concelho de Bragança, aos níveis institucional, da escolarização, do desenvolvimento das diferentes formas de educação e das transformações sócio-educacionais.

  7. A dimensão do problema educacional

    Ferreira, Henrique da Costa
    O autor analisa as causas do atraso educacional português. Caracteriza esse atraso. Propõe soluções

  8. Da produção do conhecimento sobre as dinâmicas e lideranças educacionais na região autónoma da Madeira: reflexão sobre os objectivos e a investigação produzida no mestrado em administração educacional

    Bento, António; Ferreira, Henrique da Costa
    As sociedades actuais estão a exigir, duma forma mais premente, uma gestão das suas organizações (incluindo as escolares), com um cunho mais profissional, mais ético, mais responsável e mais objectivo. Resultante deste facto, está a necessidade e exigência de se prepararem os quadros dirigentes com uma formação formal e específica para o desempenho das suas funções de liderança. De facto, aquando da sua concepção curricular e posterior aprovação (2001), o programa de Mestrado em Administração Educacional da Universidade da Madeira tinha como objectivos primordiais contribuir para a formação de quadros qualificados para o desempenho de funções de administração, direcção e gestão de estabelecimentos de ensino não superior e para...

  9. Democracia, gestão e autónoma da escola: a governação por contrato

    Formosinho, João; Fernandes, António Sousa; Machado, Joaquim; Ferreira, Henrique da Costa
    O conceito de autonomia da escola é usado com significados diferentes e corresponde a políticas e medidas ora convergentes ora divergentes. Nesta comunicação reportamo-nos à evolução do conceito em Portugal, retomando as expressões a que a autonomia é associada e com as quais os actores locais tem sido mobilizados para a acção, e apresentamos algumas características dos contratos de autonomia e desenvolvimento celebrados, em 2007, entre o Ministério da Educação e 22 escolas públicas.

  10. Contratualização da autonomia das escolas: percursos e sentidos de um processo com pouca autonomia

    Ferreira, Henrique da Costa; Formosinho, João; Fernandes, António Sousa; Machado, Joaquim
    O conceito de autonomia adquiriu significações diversas, em Portugal, ignorando, muitas vezes, a sua origem sócio-histórica, a especificidade constitucional legal da administração pública e educacional portuguesas e a necessária vinculação do conceito e das práticas de autonomia aos princípios do projecto educacional da sociedade e do serviço público de educação, em particular. Neste artigo, tenta-se reconstituir genericamente a história recente do conceito de autonomia das escolas, o seu enquadramento em termos de administração pública e ainda problematizar a celebração dos primeiros contratos de autonomia.

  11. Fundamentos da participação na gestão

    Ferreira, Henrique da Costa
    O autor fundamenta a participação nas teorias da democracia como participação. Demonstra as virtualidades da participação na melhoria da democracia e da organização e ainda como processo de desenvolvimento pessoal e social.

  12. A discriminação sob o olhar da Educação Social

    Santos, Graça; Correia, Andreia; Dias, Guida; Torres, Paulo; Bernardo, Sílvia
    Este artigo surge com o objectivo de suscitar a reflexão sobre um tema presente na nossa sociedade – a discriminação. Reflectir acerca deste conceito é um primeiro passo para podermos saber identificar e posteriormente accionar os mecanismos que possam estar disponíveis, no sentido de minimizar os efeitos discriminatórios. A discriminação é um fenómeno social complexo, que não tem solução aparente, pelo menos enquanto não se proceder a uma mudança de mentalidades à escala global. É uma tarefa difícil tentar desconstruir preconceitos e estereótipos quando estes já estão bastante enraizados no tecido social. O nosso estudo empírico debruçou-se sobre a análise...

  13. O educador social e a problemática da morte e do luto

    Santos, Graça; Vieira, Evaniza; Vaz, Graciete; Violante, Patrícia
    Este artigo pretende contribuir para aprofundar o conhecimento acerca da interpretação que os diferentes profissionais devem ter da morte e da sua capacidade de intervenção, bem como conceber estratégias de suporte no luto em contexto profissional. Está dividido em duas partes, sendo a primeira composta por uma revisão bibliográfica, de conceitos transversais à Educação Social. Na componente empírica foram aplicados questionários a alguns profissionais integrados em instituições sociais. O estudo foi direccionado para uma análise exploratória. Os resultados revelaram que para estes profissionais é fundamental uma rede de apoio que lhes permita libertarem-se da subtileza da problemática não permitindo que...

  14. Investigar, Avaliar, Descentralizar: Actas do X Congresso da SPCE

    Ferreira, Henrique da Costa; Bergano, Sofia; Santos, Graça; Lima, Carla
    São publicados aqui 259 textos correspondentes 249 a comunicações, sete a intervenções em Mesas Redondas e três a conferências, num total de 362 autores. Em todos os textos foram inseridos os símbolos das instituições responsáveis pela publicação e uma nota de rodapé enunciando o caminho para as citações e referências. No entanto, isso não pôde ser feito no caso dos autores que não nos enviaram texto em Word ou em ficheiro convertível para Word por impossibilidade de introduzir esses dados no ficheiro enviado.

  15. A pertinência de projectos de intervenção sócio-educativa no âmbito do estágio: um estudo a partir de um grupo de ex-estagiários da licenciatura de educação social da ESE-IPB

    Santos, Graça
    A edificação de uma sociedade inclusiva baseada numa cidadania participativa e responsável implica a necessidade de envolver os cidadãos na resolução de problemas de carácter individual e social. No sentido de promover a mudança, a elaboração de projectos assume um papel preponderante na intervenção sobre a realidade social. A dinamização de projectos de intervenção sócio-educativa constitui uma questão relevante no âmbito da formação de Educadores Sociais. Estes profissionais revelam um perfil multifacetado, dinâmico e flexível, dominando conhecimentos e práticas necessárias para o exercício de diversas funções. No contexto da gestão e avaliação de projectos importa valorizar a importância da planificação...

  16. Avaliação de necessidades formativas nos Municípios da Terra Quente Transmontana

    Santos, Graça; Bergano, Sofia; Fernandes, Luís Filipe
    Os objectivos fundamentais do estudo que apresentamos centram-se na identificação das necessidades formativas dos Colaboradores das Autarquias que integram a AMTQT Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana), bem como dos Colaboradores desta Associação. As opções metodológicas para a recolha de dados privilegiaram as técnicas da entrevista e a administração de questionários. Consequentemente, as técnicas utilizadas no tratamento de dados incluíram estatística descritiva para as variáveis quantitativas e análise de conteúdo para as questões abertas dos questionários e para a informação recolhida nas entrevistas. Pretendemos apresentar os resultados obtidos e discutir a pertinência das metodologias adoptadas que se revelaram bastante eficazes para...

  17. Reflexões em torno da construção da identidade de género

    Bergano, Sofia
    A identidade, ao longo do tempo, tem sido vista num contínuo entre a unicidade individual e a semelhança que cada um tem com os elementos do(s) grupo(s) de pertença. Assim, ao longo da história do pensamento, o conceito tem-se definido ou no sentido essencialista e individualista ou no sentido da análise da relação do eu com o meio e as suas circunstâncias, numa perspectiva mais existencialista. O traço identitário que se constitui como central neste trabalho é o género e, neste sentido, propomos uma reflexão acerca de alguns modelos teóricos que explicam os mecanismos associados à construção da feminilidade. É dado...

  18. Dinâmicas turísticas na região de Trás-os-Montes: análise da oferta e procura turística no distrito de Bragança

    Castro, José Paulo; Correia, Maria Patrocínia
    A actividade turística é responsável pela mobilidade de grandes contingentes de pessoas que se deslocam dos seus espaços habituais para outros locais à procura de novas experiências e realidades que satisfaçam as suas necessidades enquanto visitantes, excursionistas ou turistas. As escolhas destes visitantes dependem de um conjunto de considerações económicas. Ao escolher para onde viajar e o que visitar o visitante recorre a um processo de tomada de decisões económicas regionais importantes. Estas decisões potenciam, pela aquisição de serviços turísticos, rendimento, emprego e podem contribuir para o desenvolvimento regional e local. Neste contexto, a análise de oferta e procura turística de uma região reveste-se de grande importância para a...

Aviso de cookies: Usamos cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios, para análisis estadístico y para mostrarle publicidad. Si continua navegando consideramos que acepta su uso en los términos establecidos en la Política de cookies.