Recursos de colección

Infoteca. Informação Tecnológica em Agricultura (56.791 recursos)

O serviço Informação Tecnológica em Agricultura (Infoteca) reúne e permite acesso a informações sobre tecnologias produzidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as quais se relacionam às áreas de atuação de seus demais centros de pesquisa. Suas coleções são formadas por conteúdos editados na própria instituição (em forma de cartilhas, livros para transferência de tecnologia, programas de rádio e de televisão), com linguagem adaptada de modo que produtores rurais, extensionistas, técnicos agrícolas, estudantes e professores de escolas rurais, cooperativas e outros segmentos da produção agrícola possam assimilá-los com maior facilidade, e, assim, apropriarem-se de tecnologias geradas pela Embrapa.

Comunicado Técnico (CNPM)

Mostrando recursos 1 - 20 de 36

  1. Certificações agrícolas no desenvolvimento sustentável de sistema de produção de cana-de-açúcar orgânica

    MIRANDA, J. R.
    Este Comunicado Técnico discute as informações referentes à avaliação do Resumo Público de Auditoria de Verificação na Usina São Francisco de acordo com a "Norma da Agricultura Sustentável da Rede de Agricultura Sustentável-RASIImaflora" (RESUMO..., 2012; GONÇALVES, 2006) no que diz respeito à discussão da busca da sustentabilidade por meio da certificação agrícola (ARIEDI JUNIOR, 2013; ARIEDI JUNIOR; MIRANDA, 2013).

  2. Sistemas de Produção Orgânica de Cana-de-açúcar: monitoramento qualificado de biodiversidade.

    MIRANDA, J. R.; MIRANDA, E. E. de
    O monitoramento sistemático e em bases científicas de indicadores ambientais e faunísticos deve continuar nas áreas da Usina São Francisco e no seu entorno. Ele vem permitindo detectar precocemente os problemas e tomar decisões com base em observação e dados objetivos, os mais rigorosos possíveis, evitando os riscos de experimentações aleatórias ou sem fundamento em agroecologia tropical. Visando ampliar a estabilidade temporal do uso das terras e os benefícios decorrentes, várias sugestões são apresentadas a partir dos resultados obtidos sobre a biodiversidade faunística. Uma das principais recomendações técnicas é no sentido de ampliar o tempo de exploração de cada talhão...

  3. Queimadas: balanço dos dados de 2003 e comparações com 2002.

    MIRANDA, E. E. de
    As queimadas agrícolas atingem pequenas áreas, têm hora para começar e acabar, e são controladas pelos agricultores que desejam esse fogo. Seus danos ambientais são limitados. Já os incêndios são indesejáveis. O fogo fica fora de controle. Ninguém se responsabiliza pelos incêndios. Eles atingem grandes áreas, causando prejuízos ao patrimônio público e privado, além de graves dados ambientais. Incêndios ocorrem pelas mais diversas causas e, inclusive, devido a uma queimada que escape do controle do agricultor.

  4. Brasil em relevo: processamento de modelos digitais de elevação oriundos da Missão SRTM (Shuttle Radar Topography Mission).

    HOTT, M. C.; GUIMARÃES, M.; MIRANDA, E. E. de
    2006

  5. Pedologia e SIG na estimativa de áreas de risco de contaminação por Schistosoma mansoni na Bacia do Rio Coruripe, Alagoas.

    HASSUM, I. C.; VALLADARES, G. S.
    2006

  6. Sistema de Informação para a Gestão Territorial Estratégica da Agricultura Brasileira (SGEAB).

    CRISCUOLO, C.; QUARTAROLI, C. F.; MIRANDA, E. E. de; RODRIGUES, C. A. G.; GUIMARÃES, M.
    2006

  7. Crescimento diamétrico de jurema-preta em Limoeiro do Norte, CE.

    MATTOS, P. P. de; BRAZ, E. M.; DOMENE, V. D.; PAREYN, F. G. C.; ALVAREZ, I. A.; LIMA, K. C.
    2012

  8. Mapa Pedológico do Município de Campinas, SP: legenda expandida.

    VALLADARES, G. S.; COELHO, R. M.; CHIBA, M. K.
    Mapas pedológicos são documentos e base de dados importantes no planejamento e gestão territorial. São fontes básicas de pesquisas e estudos sobre agricultura, geotecnia, geografia, biologia, geologia, ciências ambientais, entre outras. Estes mapas apresentam a distribuição espacial dos solos, tendo informações qualitativas e quantitativas desse recurso natural. São cinco os fatores de formação dos solos: material de origem, relevo, clima, organismos vivos e tempo. Refletem, portanto, características desses fatores. O Município de Campinas, apesar de sua importância econômica no cenário nacional, não dispunha de um mapa pedológico consolidado em uma única escala adequado ao planejamento municipal. Cerca de três décadas...

  9. Avaliação do levantamento do uso das terras por imagens de satélite de alta e média resolução espacial.

    MANGABEIRA, J. A. de C.; AZEVEDO, E. C. de; LAMPARELLI, R. A. C.
    O trabalho utilizou e comparou métodos de calculo do índice de Kappa, por meio de imagens digitais derivadas de sensoriamento remoto orbital e dados de observação de campo, com imagens de satélite LANDSAT e IKONOS II, enfocando-se as culturas agrícolas no município de Holambra no Estado de São Paulo.

  10. Estabilidade de agregados e DMG determinados por via úmida e via seca, em latossolo vermelho-escuro sob plantio de E. dunnii.

    BOGNOLA, I. A.; MAIA, C. M. B. de F.; DEDECEK, R. A.; ANDRADE, G. de C.; MEHL, H. U.; SANS, L. M.; PEIXOTO, R. T. dos G.
    O trabalho determinou o DMG e a estabilidade dos agregados (via úmida e via seca), em Latossolos Vermelho-Escuro, em talhões de Eucalyptus dunnii, numa fase preliminar à adição de resíduos de fabricação de papel e celulose.

  11. Análise espacial e correlação entre dados de queimadas e desflorestamento no Estado do Mato Grosso, entre 2001 e 2005.

    GREGO, C. R.; COUTINHO, A. C.; QUARTAROLI, C. F.
    O Estado do Mato Grosso, localizado na região da Amazônia Legal, apresenta características especiais para o entendimento das relações entre os fenômenos de desflorestamento e de queimadas, por apresentar um complexo mosaico de ecossistemas naturais, uma significativa diversidade de sistemas de produção agropecuários e uma dinâmica de uso e ocupação acelerada. Este trabalho apresenta o resultado da análise espacial e de correlação entre os dados de monitoramento de desflorestamento e de focos de calor publicados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), para o Estado de Mato Grosso, no período compreendido entre 2001 e 2005. Inicialmente, foi estruturada uma base...

  12. Base de dados de satélites de monitoramento.

    CRISCUOLO, C.; GARCON, E. A. M.; BATISTELLA, M.; BOLFE, E. L.; DOURADO, L.; NINOMIYA, M. F.; LEITE, E. C. T.
    Este Comunicado Técnico tem o objetivo de apresentar as funcionalidades da base de dados Satélites de Monitoramento, mantida pela Embrapa Monitoramento por Satélite, com o objetivo de disseminar características e dados disponíveis sobre as principais missões orbitais utilizadas em agricultura e ambiente.

  13. Coleta de dados em campo com auxílio de dispositivos móveis Android.

    VICTORIA, D. de C.; VICENTE, L. E.
    Este Comunicado Técnico visa apresentar os passos necessários para a utilização do programa GeoPaparazzi no campo, incluindo a instalação e o funcionamento do programa, a geração de mapas base personalizados, a configuração de formulários de coleta de dados e a exportação dos dados coletados. Pressupõe-se que o leitor tenha domínio de algumas operações, como procedimentos para copiar dados do computador pessoal para o dispositivo móvel e vice-versa, gerar mapas base ou mosaicos georreferenciados e utilizar programas via linha de comando no computador pessoal.

  14. Integração de bases de dados e desenvolvimento de aplicações específicas para a Secretária de Políticas Agrícolas/Mapa no Somabrasil (Sistema de Observação e Monitoramento da Agricultura do Brasil).

    VICTORIA, D. de C.; CUSTODIO, D. de O.; BOLFE, E. L.; SILVA, G. B. S. da; DRUCKER, D. P.; BATISTELLA, M.
    O planejamento e a execução da política agrícola demandam um sistema articulado de informações e dados básicos sobre o meio físico, estatísticas agrícolas e econômicas, dados climáticos e sobre condições das lavouras. Dessa forma, o acesso ágil e eficaz, em escala nacional, regional, estadual e municipal, às informações de interesse pode auxiliar no planejamento e desenvolvimento das atividades agrícolas. Nesse sentido, a Embrapa Monitoramento por Satélite (CNPM/Embrapa) e a Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SPA/Mapa) estabeleceram um convênio de cooperação técnica que visa utilizar o Somabrasil a fim de gerar consultas e mapeamentos de...

  15. Webmapping desenvolvido em tecnologia Flex para análises e monitoramento de obras de infraestrutura.

    HOLLER, W. A.; CUSTODIO, D. de O.; NIEMANN, R. S.; RÔVERE, S. D.; MIRANDA, E. E. de; SPADOTTO, C. A.
    Buscando o aprimoramento das análises de imagens, maior segurança e contínua disponibilização de imagens de satélite para monitoramento orbital das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, uma nova interface de webmapping foi desenvolvida pelas áreas de Gestão Territorial Estratégica (GTE) e de Tecnologia da Informação (GTI) da Embrapa Monitoramento por Satélite utilizando a linguagem Flex. Essa nova interface é complementar à desenvolvida e apresentada em Carvalho (2009). Flex é uma linguagem de programação baseada em Flash para a criação de aplicações web do tipo Internet Rica (da sigla em inglês RIA ? Rich Internet Application),...

  16. Uma ferramenta para o cadastro e gestão de metadados de obras de infraestrutura e imagens de satélite do projeto PAC 10.

    HOLLER, W. A.; CUSTODIO, D. de O.; NIEMANN, R. S.; RÔVERE, SOPHIA D.; MIRANDA, E. E. de; SPADOTTO, C. A.
    O Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC) é baseado no conceito de investimentos em infraestrutura que, aliados a medidas econômicas, visam estimular os setores produtivos e, ao mesmo tempo, levar benefícios sociais para todas as regiões do Brasil. A Casa Civil e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, a Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos (SPI) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento são parceiros no Projeto 10 do PAC Embrapa (PAC 10) ? ?Monitoramento orbital das obras do...

  17. Formação do Bosque do Quilombo da Embrapa Monitoramento por Satélite.

    RODRIGUES, C. A. G.; RONQUIM, C. C.; MIRANDA, E. E. de; FRANZIN, J. P.; GREGO, C. R.
    Caracterização da área; Distribuição das áreas disponíveis e respectivas atribuições em terreno da nova Sede da Embrapa Monitoramento por Satélite;Implantação do Bosque do Quilombo;Perfuração das covas marcadas na área de implantação do Bosque do Quilombo;Covas abertas com 60 x 60 cm e em espaçamento de 3 x 3 m; Transporte das mudas da origem ao local de implantação do Bosque do Quilombo; Funcionários do CNPM e seus familiares no dia do plantio (21/09/2007) das mudas do Bosque do Quilombo; Espécies plantadas

  18. Armazenagem e transporte de arquivos extensos.

    FURTADO, A. L. dos S.; PAIM, F. A. de P.
    2007

  19. Esboço Geológico da Gleba de Machadinho D Oeste, RO.

    BACCI, D. La C.
    2005

  20. Caracterização climática da área de atuação da Associação Brasileira de Agronegócios de Ribeirão Preto (ABAG-RP).

    FERREIRA, W. P. M.
    2005

Aviso de cookies: Usamos cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios, para análisis estadístico y para mostrarle publicidad. Si continua navegando consideramos que acepta su uso en los términos establecidos en la Política de cookies.