Recursos de colección

Infoteca. Informação Tecnológica em Agricultura (57.024 recursos)

O serviço Informação Tecnológica em Agricultura (Infoteca) reúne e permite acesso a informações sobre tecnologias produzidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as quais se relacionam às áreas de atuação de seus demais centros de pesquisa. Suas coleções são formadas por conteúdos editados na própria instituição (em forma de cartilhas, livros para transferência de tecnologia, programas de rádio e de televisão), com linguagem adaptada de modo que produtores rurais, extensionistas, técnicos agrícolas, estudantes e professores de escolas rurais, cooperativas e outros segmentos da produção agrícola possam assimilá-los com maior facilidade, e, assim, apropriarem-se de tecnologias geradas pela Embrapa.

Outras publicações (CNPM)

Mostrando recursos 1 - 20 de 40

  1. Uso e ocupação do solo, Vale do Paraíba do Sul, 2015.

    RONQUIM, C. C.; COCHARSKI, T. C. D.
    Representação temática das categorias de uso e ocupação do Vale do Paraíba do Sul para o ano de 2015. A classificaçãodotipo não supervisionada foipraticada pelo uso de imagem Landsat 8, sensores OLI, composição colorida da banda visível (R,G,B), com auxílio do software ArcGis 10.3 (ESRI).

  2. Uso e ocupação do solo, Vale do Paraíba do Sul, 1985.

    RONQUIM, C. C.; COCHARSKI, T. C. D.
    Representação temática das categorias de uso e ocupação do Vale do Paraíba do Sul, na perspectiva da cobertura vegetal e atividade mineradora. A classificação do tipo não supervisionada foi praticada pelo uso de imagem Landsat 5, composição colorida da banda visível (R,G, B), com auxílio do software ArcGis 10.3 (ESRI). Distribuição espacial da cobertura vegetal, no vale do paraíba do sul, para o ano de 1985. A região compreende 34 municípios.

  3. A vegetations map of south America.

    EVA, H. D.; MIRANDA, E. E. de; Di BELLA, C. M.; GOND, V.; HUBER, O.; SGRENZAROLI, M.; JONES, S.
    2002

  4. Mission N.M.A./PRIFAS d´etude et de prospective dans le Nordeste Bresilien: 7 au 23 juillet 1990.

    BALANÇA, G.; VISSCHER, M.-N. de; DUBOIS, V.; FOUCART, A.; GAY, P.-E.; GRANDGERARD-FREIRE, E.; GRIMAUX, M.-F.; LAUNOIS-LUONG, M.-H.; LECOQ, M.; RACHADI, T.
    1990

  5. Mission d´appui en acridologie et en ecologie operationnelle auprès du NMA/EMBRAPA - Campinas - Bresil: du 26 mars au 5 avril 1990.

    LAUNOIS, M.
    1990

  6. Mission conjointe NMA/PRIFAS d´étude et de prospective dans Le Sudeste du Bresil, du 27 octobre au 10 novembre 1990.

    BOURASSET, A.-X.; COSTE, C.; GARCIA, G.; GIGAULT, J.; LAUNOIS, M.; MONARD-JAHIEL, A.
    1991

  7. Maturation sexuelle et fonctionnement ovarien de Rhammatocerus schistocercoides (Rehn, 1906) (Orthoptères, Acrididae, Gomphocerinae), acridien ravageur de l´état du Mato Grosso (Brésil).

    LAUNOIS-LUONG, H.; LECOQ, M.
    1995

  8. Diagnóstico da atual situação da vegetação do Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim.

    PAESE, A.; PANCIERA, F.; ASSIS, M. C. de; IVANAUSKAS, N. M.
    O relatório divulga o diagnóstico, realizado utilizando imagens de satélite, documentos cartográficos e trabalhos de campo, da situação da área do Parque Ecológico "Monsenhor Emílio José Salim" e do seu entorno, fornecendo os melhores prazos e subsídios a serem incorporados no futuro convênio, entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e a Prefeitura Municipal de Campinas, objetivando a cooperação entre as parte para a preservação do parque ecológico. Esses subsídios poderiam ser discutidos e sintetizados junto com as informações disponíveis na Prefeitura e em seus responsáveis por esse processo.

  9. Sistema de Balanço Hídrico: manual do desenvolvedor.

    CAPUTI, E.; LECLERC, F.C.P.; SOUZA, F.R. de
    O Sistema Balanço Hídrico, elaborado pela Unidade, completa o Sistema AgroCast desenvolvido e divulgado pela Agência Estado. O AgroCast disponibiliza diversas informações para o AgroNegócio, como commodities, previsão de tempo, taxas etc. Já o sistema desenvolvido pela Unidade, disponibiliza na internet dados sobre o Balanço Hídrico para diversos estados de São Paulo, com a possibilidade de gerar dados especificamente para os tipos de solos existente na região.

  10. Monitoramento da fronteira terrestre brasileira.

    GUIMARÃES, M.; MIRANDA, E. E. de; CARVALHO, C. A. de
    Compreendendo a faixa interna de 150 km de largura, paralela aos limites territoriais continentais, a Faixa de Fronteira é considerada estratégica para a Segurança Nacional. Com cerca de 1,5 milhões de km2, trata-se de uma extensa área a ser monitorada pela Força Terrestre do Exército Brasileiro. Adicionalmente, tornou-se indispensável à pronta detecção de problemas a fim de subsidiar políticas efetivas direcionadas ao seu ordenamento territorial e, sobretudo, à soberania nacional. Neste contexto, a Embrapa Monitoramento por Satélite, atendendo à demanda do Alto Comando do Exército Brasileiro, desenvolveu um sistema de monitoramento da faixa de fronteira brasileira, apoiado em métodos não...

  11. Sistema de Informações Geográficas da Área de Drenagem do Rio Atibaia.

    GUIMARÃES, M.; BATISTELLA, M.; CRISCUOLO, C.; ASSIS, M. C. de; PANCIERA, F.; VALLADARES, G. S.; MANGABEIRA, J. A. de C.
    A fim de apoiar a iniciativa de recuperação e revitalização do Rio Atibaia e seus afluentes, a SANASA solicitou a Embrapa Monitoramento por Satélite a execução de uma base de dados georreferenciados da área de drenagem do Rio Atibaia, situada entre as captações de Jundiaí e Campinas. Esta base de dados, geradas através de ferramentas de geoprocessamento e processamento digital de imagens orbitais, contemplou variáveis dos meios físico, biótico e uso e ocupação das terras, permitindo a análise circunstanciada e atualizada da região, com vistas à elaboração de prognósticos voltados à sua recuperação. O relatório, divulga os resultados deste levantamento.

  12. Sistema de apoio ao assentimento prévio e gestão de crises na faixa de fronteira brasileira.

    MIRANDA, E. E. de; CARVALHO, C. A. de; GUIMARÃES, M.
    A Embrapa Monitoramento por Satélite estruturou um sistema de informações georreferenciadas, utilizando software de domínio público (MapServer), com o objetivo de disponibilizar, via Internet e Intranet, dados cartográficos e orbitais sobre o território brasileiro, inicialmente para a faixa de fronteira terrestre brasileira, possibilitando operações de zoom, sobreposição de temas e consultas hierarquizadas, visando atender às necessidades específicas de trabalho e análise no processo de concessão de assentimento prévio e para o gerenciamento de eventos críticos.

  13. Relatório dos impactos decorrentes da implantação da Lavra de Exploração de Água Mineral pela Companhia Antártica Paulista.

    MIRANDA, J. R.; VALLADARES, G. S.; ASSIS, M. C. de; MORAES, T. B. de; DIAS, A. G.
    Este relatório apresenta de maneira sucinta e objetiva as principais observações realizadas pela equipe de pesquisadores da Embrapa Monitoramento por Satélite sobre os impactos ambientais gerados na área de lavra de pesquisa para água mineral da Companhia Antártica Paulista IBBC em Jaguariúna, SP. Esta análise foi realizada mediante demanda da Exma. Sra. Suzana Jorge de Matia, Juíza de Direito da Comarca de Jaguariúna, SP.

  14. Proposta de uma Reserva Extrativista na Região do Rio Tejo-ACRE.

    MIRANDA, E. E. de; COUTINHO, A. C.; DORADO, A. J.; BATISTELLA, M.; MIRANDA, J. R. de; MANTOVANI, L. E.
    1989

  15. Monitoramento ambiental da Amazonia: subsistema monitoramento da ocupação territorial (Relatório final)

    EMBRAPA MONITORAMENTO POR SATÉLITE
    Monitoramento dos impactos ambientais gerados pelos diversos sistemas de produção agrossilvipastoris na Região Amazônica.

  16. LIX C: cálculo do índice de lixiviação de agrotóxicos.

    SPADOTTO, C. A.
    O software LIX C foi desenvolvido para calcular o índice de lixiviação de agrotóxicos - LIX.

  17. Relatório do Monitoramento Orbital de Queimadas no Brasil: base municipal.

    MIRANDA, E.E.de; CAPUTI, E.; PANIAGO, C.F.A.
    Durante 2001, ao longo do monitoramento orbital de queimadas no Brasil, no final de cada mês foram gerados 16 mapas, utilizados na elaboração das notas informativas sobre o fenômeno das queimadas, distribuídas regularmente aos dirigentes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Várias vezes foram gerados mapas dos estados brasileiros que apresentavam o maior crescimento das queimadas. Todos esses dados estão disponíveis na Embrapa Monitoramento por Satélite. Neste documento são apresentados, apenas, os mapas relativos aos totais anuais das queimadas detectadas em 2001.

  18. Agricultura e balanço hídrico: relatório técnico do monitoramento - 2001.

    FERREIRA, A.S.; MIRANDA, E.E. de; CAPUTI, E.; LECLERC, F.C.P.
    O trabalho identifica, para postos agrometeorológicos do Estado de São Paulo, a disponibilidade hídrica para 25 diferentes culturas e 3 profundidade de enraizamento. O Balanço hídrico foi calculado de duas formas diferentes: capacidade de armazenamento e tipo de solo e profundidade de enraizamento. Em 2001, os dados agrometeorológicos foram processados e os resultados obtidos foram convertidos no formato HTML. Semanalmente são gerados 3.900 arquivos sendo que por posto agrometeorológico são realizados 1.170 cálculos, todos listados neste trabalho.

  19. Contribuição do SGI no monitoramento e gestão agro-sócio-ambiental com espacialização de dados sócio-econômicos e agroecológicos do Município de Holambra-SP: relatório técnico do monitoramento realizado em 2001.

    AZEVEDO, E.C. de; MANGABEIRA, J.A. de C.; MIRANDA, J.R.
    O trabalho apresenta um exemplo de aplicação de SIG na análise do impacto ambiental das atividades agrícolas, de forma difusa, e a caracterização da sustentabilidade do município de Holambra-SP, permitindo que as informações obtidas possam ser utilizadas no planejamento de desenvolvimento do município, considerando-se os aspectos relacionados ao meio ambiente.

  20. Manejo florestal sustentável entre os Rios Içá, Solimões e Japurá (AM): relatório técnico do monitoramento realizado em 2001.

    MIRANDA, E.E. de (Coord.); COUTINHO, .A.C.; GUIMARÃES, M.; ORSI, L.; ROSSI, A.S.
    Este trabalho foi executado, valendo-se das tecnologias de sensoriamento remoto orbital e geoprocessamento, para subsidiar a definição de áreas prioritárias para a implementação de projetos de manejo florestal sustentável, entre os Rios Içá, Solimões e Japurá, na região Amazônica.

Aviso de cookies: Usamos cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios, para análisis estadístico y para mostrarle publicidad. Si continua navegando consideramos que acepta su uso en los términos establecidos en la Política de cookies.