Recursos de colección

Infoteca. Informação Tecnológica em Agricultura (56.683 recursos)

O serviço Informação Tecnológica em Agricultura (Infoteca) reúne e permite acesso a informações sobre tecnologias produzidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as quais se relacionam às áreas de atuação de seus demais centros de pesquisa. Suas coleções são formadas por conteúdos editados na própria instituição (em forma de cartilhas, livros para transferência de tecnologia, programas de rádio e de televisão), com linguagem adaptada de modo que produtores rurais, extensionistas, técnicos agrícolas, estudantes e professores de escolas rurais, cooperativas e outros segmentos da produção agrícola possam assimilá-los com maior facilidade, e, assim, apropriarem-se de tecnologias geradas pela Embrapa.

Série Documentos (CNPASA)

Mostrando recursos 1 - 20 de 32

  1. Monitoramento de qualidade de água das atividades aquícolas em reservatórios continentais brasileiros.

    MATOS, F. T. de; WEBBER, D. C.; FONTOURA, A. C.; PINHO, E.; ROUBACH, R.; BUENO, G. W.; FLORÊNCIO, D.; BARROS, D. J.
    Introdução. Impactos da aquicultura na qualidade de água de reservatórios. O processo de eutrofização. Particularidades dos ciclos biogeoquímicos em reservatórios. O fósforo nas águas. Dinâmica do nitrogênio nos ecossistemas aquáticos. Parâmetros de qualidade de água, periodicidade e pontos de coleta para monitoramento da aquicultura em reservatórios continentais segundo a legislação. Processos hidrodinâmicos em reservatórios continentais. Metodologia para avaliação da área de influência de atividade aquícola - Estudo de Caso do Reservatório da PCH Lagoa Grande. Coletas de Água em Campo. Análises laboratoriais. Interpretação de dados de qualidade de água da aquicultura em reservatórios continentais. Análise Temporal de Qualidade de Água....

  2. Discussão sobre a regularização da piscicultura brasileira: da produção à comercialização.

    BARROSO, R. M.; TENÓRIO, R. A.; TAVARES, F.; CHICRALA, P. S. M.; WIEFELS, R. C.
    Introdução. Regularização de projetos aquícolas. Regularização de projetos aquícolas. Exemplos da abertura de empresa rural em outros países. Registro de Aquicultor e Licença de Aquicultor. Espécies cultiváveis. Exemplos de permissão de espécies exóticas para cultivo em outros países. Resumo do processo de regularização das pisciculturas em águas da União. Licenciamento ambiental de projetos de piscicultura. Particularidades do licenciamento em viveiros escavados, barragem e PCH e águas Estaduais. Custos do processo de regularização da área aquícola no Brasil. Exemplos internacionais sobre a regularização das áreas produtivas. Outorga de direito de uso de recursos hídricos para a piscicultura. Exemplos internacionais sobre cessão...

  3. Caracterização climática da região de Pedro Afonso - TO no período de 1985 a 2014.

    BORTOLON, E. S. O.; SOUZA, J. P. de; BORTOLON, L.; EVANGELISTA, B. A.; DONAGEMMA, G. K.
    O presente trabalho tem como objetivo caracterizar o clima da região de Pedro Afonso-TO, a partir dos seguintes parâmetros climáticos: volume e frequência da precipitação pluviométrica, temperatura do ar, umidade relativa do ar, insolação, velocidade do vento, radiação solar global, evapotranspiração de referência, balanço hídrico e classificação climática.

  4. Apoitamento de tanques-rede em reservatórios.

    ROSA, D. K.
    Sistema de cultivo. Estudo de caso: dimensionamento dos sistemas de amarras e fundeio. Força peso e empuxo. Força de arrasto dos ventos. Força de arrasto das correntes. Força resultante. Força de atrito estático. Volume. Peso e empuxo. Formato da poita. Posicionamento das poitas e quantidade de cordas. Resistência dos cabos (sistema de amarras). Cuidados na instalação. Variáveis para cálculo. Referências.

  5. Caracterização sanitária em cultivos de tambaqui no Estado do Amazonas - polo de produção de Rio Preto da Eva.

    MACIEL, P. O.; BENAVIDES, M. V.; WEBBER, D. C.; CHAGAS, E. C.; BRANDÃO, F. R.; AQUINO-PEREIRA, S. L.; FUJIMOTO, R. Y.
    Introdução. Dados gerais da região onde se encontram as propriedades aquícolas. Caracterização das propriedades e manejos adotados. Características da localização e infraestrutura da propriedade. Estruturas de cultivo. Qualidade da água e preparação de viveiros. Aquisição de formas jovens. Manejo. Alimentação. Doenças. Mão-de-obra e assistência técnica. Comercialização. Considerações finais. Referências.

  6. Fertilizantes de aumentada: uso de ureia de liberação controlada ou com inibidores em sistemas agrícolas.

    ALMEIDA, R. E. M. de.
    Introdução. Caracterizações dos fertilizantes de eficiência aumentada. Fertilizantes Nitrogenados de eficiência aumentada. Ureia de liberação controlada. Ureia com inibidores de reação química. Efeitos das ureias de eficiência aumentada nas perdas de nitrogênio por desnitrificação. Efeitos das ureias de eficiência aumentada nas perdas de nitrogênio por volatilização. Efeitos das ureias de eficiência aumentada na produtividade de culturas. Trabalhos com resposta positiva ao uso de fertilizantes de eficiência aumentada. Trabalhos com respostas variáveis ao uso de fertilizantes de eficiência aumentada. Trabalhos sem resposta ao uso de fertilizantes de eficiência aumentada. Considerações finais. Referências.

  7. Avaliação dos fatores socioeconômicos ligados à implantação de parques aquícolas: um estudo do reservatório de Peixe Angical, Tocantins.

    FLORES, R. M. V.; PEDROZA FILHO, M. X.; AMBRÓSIO, L. D.; REBELATTO JUNIOR, I. A.
    Introdução. Contexto aquicultura - seu papel no Brasil. Piscicultura no estado do Tocantins. Metodologia. Resultados. Contexto local - características gerais. Aspectos econômicos e sociais. Infraestrutura. Turismo. Contexto local - viabilidade de produção. Área I - Povoado do retiro e peixe. Área II - Paranã, São Salvador e Palmeirópolis. Contexto externo - análise prospectiva de mercados potenciais na região. Perspectivas e projeções. Viabilidade do escoamento da produção. Discussão. Referências. Anexo I - Entrevista direcionada aos pescadores. Anexo II - Entrevista direcionada aos varejistas.

  8. A pesca industrial da sardinha verdadeira na região Sul/Sudeste do Brasil: tecnologias e a importância do diálogo com a base.

    SILVA, A. P. da; FLORES, R. M. V.
    Esta publicação visa traçar um panorama preliminar das tecnologias empregadas na pesca da sardinha assim como fornecer elementos para uma melhor gestão desta pescaria a partir de um diálogo descentralizado mais amplo, principalmente com o setor da captura.

  9. A pesca e a aquicultura de surubins no Brasil: panorama e considerações para a sustentabilidade.

    SILVA, A. P. da; LIMA, A. F.; LUNDSTEDT, L. M.
    Introdução. A pesca. A aquicultura. Sistemas de produção. Ração. Manejo alimentar. Qualidade de água. Abate e processamento. Comportamento em cativeiro. Impactos ambientais da produção de surubins em cativeiro. Considerações finais. Referencias.

  10. A importância da organização da cadeia de valor da tilápia na gestão da crise hídrica.

    BARROSO, R. M.; EVANGELISTA, B. A.; TAHIM, E. F.; TENÓRIO, R. A.; CARMO, F. J.; SABBAG, O. J.
    Introdução. Caracterização produtiva e a estiagem nos polos de piscicultura dos reservatórios de Ilha solteira, submédio e baixo São Francisco e Castanhão e Orós, no período de 2012 a 2015. Ações de Mitigação. Consequências de mercado. A importancia da caracterização climática e do Cerrado no abastecimento das grandes bacias hidrográficas brasileiras. Projeções das mudanças climáticas globais e os impactos sobre os recursos hídricos brasileiros. Considerações finais. Referências.

  11. Gerenciamento genético da tilápia nos cultivos comerciais.

    BARROSO, R. M.; TENÓRIO, R. A.; PEDROZA FILHO, M. X.; WEBBER, D. C.; BELCHIOR, L. S.; TAHIM, E. F.; CARMO, F. J.; MUEHLMANN, L. D.
    Introdução. Desafios da produção. Manejo sanitário de peixes. Situação da distribuição de alevinos no Brasil. Gerenciamento das fases jovens nas pisciculturas comerciais. Exemplo do gerenciamento genético da Tilápia em outros países. Tendências e oportunidades. Considerações finais. Referências.

  12. Manual técnico para seleção de áreas aquícolas em águas da União.

    WEBBER, D. C.; MATOS, F. T. de; OLIVEIRA, F. M. M. de; UMMUS, M. E.
    A presente publicação apresenta o processo de regularização de áreas de interesse aquícola em águas da União, bem como emprega linguagem acessível para descrever com detalhes os critérios regionais, legais, socioeconômicos, hidrológicos, limnológicos e de produção aquícola que os futuros produtores deverão observar. Por fim, é dado especial destaque à escolha da espécie, onde é feito um levantamento de espécies de peixes de água doce e marinhos com potencial para produção em tanques-rede nas diferentes regiões do território brasileiro e da Zona Econômica Exclusiva.

  13. Utilização de animais em atividades de ensino e pesquisa: procedimentos e bases legais.

    GUARDA, V. D. A.; SANTOS, V. R. V. dos; SOUZA, C. J. H. de; ALVES, R. R.; MENDONÇA, E. D. de; MACIEL, P. O.; CHICRALA, P. C. M. S.; IWASHITA, M. K. P.; LIMA, L. K. F. de; KATO, H. C. de A.
    Utilização de animais em atividades de ensino e pesquisa: procedimentos e bases legais. Introdução. Regimento interno da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da Embrapa Pesca e Aquicultura. Capítulo I ? da natureza e finalidade. Capítulo II ? da composição da CEUA/CNPASA. Capítulo III - das reuniões. Capítulo IV - das deliberações. Capítulo V ? das atribuições da CEUA/CNPASA. Capítulo VI ? das atribuições e responsabilidades dos membros da comissão. Capítulo VII ? do protocolo e parecer. Capítulo VIII ? do desenvolvimento das atividades. Capítulo IX - das penalidades. Capítulo X ? das disposições gerais. Capítulo XI ?...

  14. Manejo sanitário para criopreservação de sêmen de reprodutores de peixes nativos.

    IWASHITA, M. K. P.; ALVES, A. L.; MATAVELI, M.; VARELA, E. S.; KIRSCHNIK, L. N. G.
    Introdução. Seleção de reprodutores. Manejo sanitário de peixes. Guia passo a passo dos procedimentos. Considerações finais. Referências.

  15. Melhoramento de espécies aquícolas com foco na resistência a doenças.

    BENAVIDES, M. V.; MACIEL, P. O.
    Introdução. Aspectos a serem considerados no melhoramento genético com foco em doenças. Estimativas de herdabilidade e de correlações genéticas entre resistência a doenças e outras características. Cuidados no desenho experimental dos desafios para a fenotipagem de animais. Considerações finais. Referências.

  16. Alimentação e nutrição do pirarucu (Arapaima gigas).

    RODRIGUES, A. P. O.; MORO, G. V.; SANTOS, V. R. V. dos.
    Introdução. Hábito alimentar e fisiologia do sistema digestório. Nutrição e alimentação por fase de produção. Reprodução. Larvicultura e alevinagem. Recria e engorda. Considerações finais. Referências.

  17. Estabelecimento de pastagens cultivadas no Cerrado brasileiro: uma visão sistêmica do processo.

    CUNHA, M. K.
    Introdução. Estabelecimento de uma área com pastagem. Vistoria da área. Recursos financeiros, humanos e de infraestrutura. Objetivos a serem alcançados com a pastagem a ser estabelecida. Coleta e análise de solo. Escolha do material forrageiro. Recomendação de calagem e adubação. Práticas conservacionistas. Preparo do solo. Semeadura. Primeiro pastejo. Adubação de cobertura. Pragas, doenças e plantas daninhas. Considerações finais. Referências.

  18. Viabilidade econômica do matrinxã em conserva como matéria-prima alternativa à sardinha.

    MUÑOZ, A. E. P.; SANTOS, V. R. V. dos; SOUSA, D. N. de; CHICRALA, P. C. M. S.
    Introdução. Breve panorama do mercado de pescados processados no Brasil. A cadeia produtiva de sardinha em conserva no Brasil. Custos de processamento de conserva de pescado. Custos de processamento na indústria selecionada. Testes com matrinxã e análise de custos na indústria. Considerações finais. Referências. Anexo 1.

  19. Enlatamento do matrinxã: descrição do processo na indústria.

    CHICRALA, P. C. M. S.; SANTOS, V. R. V. dos; SOUSA, D. N. de; LUIZ, D. de B.; FREITAS, D. de G. C.; PARANHOS, A. B.
    Introdução. A espécie. Desenvolvimento experimental. Considerações finais. Referências.

  20. A matrinxã como alternativa para enlatamento: avaliação da aceitação e da intenção de compra.

    SANTOS, V. R. V. dos; FREITAS, D. de G. C.; CHICRALA, P. C. M. S.; SOUSA, D. N. de; FURTADO, A. A. L.; LUIZ, D. de B.
    Introdução. Obtenção dos peixes, enlatamento e análise sensorial. Dados socioeconômicos dos avaliadores, aceitação global e intenção de compra. Conclusão. Referências. Apêndice 1. Apêndice 2.

Aviso de cookies: Usamos cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios, para análisis estadístico y para mostrarle publicidad. Si continua navegando consideramos que acepta su uso en los términos establecidos en la Política de cookies.