Recursos de colección

Infoteca. Informação Tecnológica em Agricultura (56.683 recursos)

O serviço Informação Tecnológica em Agricultura (Infoteca) reúne e permite acesso a informações sobre tecnologias produzidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as quais se relacionam às áreas de atuação de seus demais centros de pesquisa. Suas coleções são formadas por conteúdos editados na própria instituição (em forma de cartilhas, livros para transferência de tecnologia, programas de rádio e de televisão), com linguagem adaptada de modo que produtores rurais, extensionistas, técnicos agrícolas, estudantes e professores de escolas rurais, cooperativas e outros segmentos da produção agrícola possam assimilá-los com maior facilidade, e, assim, apropriarem-se de tecnologias geradas pela Embrapa.

Séries Anteriores (CNPM)

Mostrando recursos 1 - 17 de 17

  1. Monitoramento do uso e cobertura das terras na região de Barrinhas, Jaboticabal e Sertãozinho.

    MIRANDA, E. E. de; GUIMARÃES, M.; MIRANDA, J. R.
    A Embrapa Monitoramento por Satélite realizou a cartografia e o monitoramento interanual do uso e cobertura das áreas da Usina São Francisco S.A., localizadas nos municípios de Barrinha, Jaboticabal e Sertãozinho, no Estado de São Paulo, a fim de fornecer subsídios constantes para uma gestão mais eficiente da área rural, com vistas a favorecer a implantação, a manutenção e o desenvolvimento da flora e fauna silvestre.

  2. Rhammatocerus schistocercoides (Rehn, 1906), gafanhoto praga do Estado do Mato Grosso.

    LECOQ, M.; PIEROZZI JR., I.; MIRANDA, E. E. de; BATISTELLA, M.; DURANTON, J. F.
    1993

  3. Recomendações de corretivos e fertilizantes para produção sustentada de cultivos na Região Noroeste do Mato Grosso.

    BOGNOLA, I. A.
    Este documento apresenta uma discussão de alguns conceitos utilizados na interpretação de análises de solos, procurando, porém, fugir do trivial, enveredando por alguns aspectos no mínimo ainda pouco difundidos, como o uso do Sistema Internacional de Unidades na ilustração dos conceitos ligados à recomendação de adubação. Por outro lado, no manejo da fertilidade do solo na Região Noroeste do Mato Grosso (Região Pré-Amazônica), deve-se considerar a diversidade de regimes climáticos, ecossistemas, solos e práticas de uso das terras que ocorrem dentro desta extensa área nessa região do país. Também o conhecimento de mudanças nos níveis de nutrientes no solo com...

  4. Caracterização do uso das terras e da agricultura do Município de Jaguariúna-SP, com auxílio de geoprocessamento.

    MANGABEIRA, J. A. de C.; BOGNOLA, I. A.; MIRANDA, J. R.; ZONTA, M.; FRANZIN, J. P.; TOLEDO, M. A. P. de; PIRES, V. A.; YOSHI, C.
    O trabalho divulga as diretrizes e recomendações aos agricultores, dos diferentes tipos de uso e ocupação inadequada do meio físico, para orientação do poder público municipal no planejamento de seu território. Aplicou-se ao Município de Jaguariúna-SP

  5. Caracterização dos padrões espaciais e temporais das queimadas na Amazônia Legal.

    MIRANDA, E. E. de; CAPUTI, E.; FERREIRA, A. S.
    O trabalho divulga os resultados de uma pesquisa em andamento no Centro, sobre as queimadas. Esta pesquisa originou-se após as queimadas e incêndios ocorridas em Rorais e que alertaram a opinião pública nacional e internacional sobre esse grave fenômeno. A Embrapa-NMA teve participação de destaque, auxiliando o combate ao fogo, através da instalação, em Boa Vista, de um sistema de aquisição, tratamento e distribuição de imagens dos satélites NOAA. Esse sistema permitia a detecção e a identificação dos focos de fogo em todo o Estado, orientando as equipes de controle e combate. Recuperando e valorizando os dados obtidos em oito...

  6. Dinâmica do desmatamento em projetos de colonização agrícola: o caso de Machadinho d´Oeste em Rondônia.

    MANGABEIRA, J. A. de C.; MIRANDA, E. E. de; DORADO, A.; GUIMARÃES, M.
    O trabalho divulga o levantamento que avaliou e quantificou qualitativamente o desmatamento praticado na região do Município de Machadinho d´Oeste-R0 e suas possíveis correlações com as atividades sócio-econômicas desenvolvidas na área.

  7. Auxílio do geoprocessamento no levantamento de sistemas de produção agrícola: município de Jaguariúna-SP.

    MANGABEIRA, J. A. de C.; FAUSTO, A.; ZONTA, M.; PIRES, V. A.; FRANZIN, J. P.
    O trabalho divulga a base de dados em escala municipal, elaborada para o Município de Jaguariúna-SP, valorizando os recursos oferecidos pelo geoprocessamento, para identificar, caracterizar e avaliar os sistemas de produção no município de Jaguariúna, SP, visando suprir a carência de métodos que permitam um levantamento e avaliação rápida e atualizada dos sistemas de produção agrícola, considerando-os integrados em sistemas agroecológicos e sócio-econômicos mais amplo do ponto de vista espacial e temporal.

  8. Sensoriamento remoto e geoprocessamento aplicados à reconstituição histórica de parte da "Estrada dos Goiáses".

    COUTINHO, A. C.; MIRANDA, E. E. de; PANIAGO, C. F. A.; SANTOS, A. da C.
    O trabalho elabora considerações, sobre o debate do bicentenário da morte de Morgado de Mateus (1798-1998), no âmbito das celebrações dos quinhentos anos do descobrimento. Foi realizado uma reconstituição do trecho campineiro do antigo percurso da estrada dos Goiáses, trajeto dos bandeirantes, concentrando-se no trecho que vai de Jundiaí a Moji Mirim, com ênfase à região de Campinas.

  9. Caracterização química dos solos do Município de Jaguariúna-SP

    BOGNOLA, I. A.; SOARES, A. F.
    O trabalho divulga o estudo dos componentes do meio físico, particularmente dos solos, necessário à elaboração de cartas básicas que orientem o ordenamento territorial e subsidiem a formulação das aptidões do meio abiótico para atividades agrossilvopastoris e para gestão ambiental dos recursos naturais, no município de Jaguariúna-SP.

  10. Caracterização morfológica e física dos solos do Município de Jaguariúna-SP.

    BOGNOLA, I. A.; SOARES, A. F.
    A partir de 1980, o Município de Jaguariúna sofreu um progresso econômico notável, com ampla modernização industrial, agroindustrial e do setor de serviços. Esse processo de crescimento e consequente ocupação urbana implica no aumento da demanda de recursos naturais essenciais, tais como água, solos agriculturáveis, fontes de energia renovável e recursos minerais, gerando problemas de ordem sócio-econômica e ambiental cada vez mais complexos, que influem diretamente na qualidade de vida da população. Nesse contexto, o estudo dos componentes do meio físico, particularmente de solos, é necessário para a elaboração de cartas básicas que orientem o ordenamento territorial e subsidiem a...

  11. Sistema de Telefonemas Interurbanos - STI: manual do usuário.

    FILARDI, A. L.; VELHO, J. L.
    O Sistema de Telefonemas Interurbanos - STI foi idealizado para agilizar o controle sobre os telefonemas interurbanos, automatizando tarefas rotineiras e permitindo que se obtenha, de uma forma rápida e eficiente, informações armazenadas em seu banco de dados através de consultas diretas e relatórios informativos.

  12. Evolução da produtividade agrícola em floresta tropical úmida, entre 1986 e 1999: o caso de Machadinho d´Oeste-RO.

    MIRANDA, E.E. de; MANGABEIRA, J.A. de C.; BOGNOLA, I.A.; SOARES, A.F.
    Este trabalho analisa a evolução da produtividade agrícola em relação à tipologia dos solos de cerca de 455 produtores rurais, que vêm sendo acompanhados anualmente por imagens de satélites a cada três anos, através da aplicação de questionários com informações agroambientais e socioeconômicas em campo, desde 1986, na floresta tropical úmida em Machadinho d´Oeste, Rondônia. Em 1999, dando continuidade ao trabalho de monitoramento da pequena agricultura nesta região, um novo levantamento foi realizado, sobre os sistemas de produção agrícolas praticados, aliado ao levantamento e tratamento dos solos agrícolas das propriedades pesquisadas quanto às características químicas, físicas e morfológicas dos mesmos.

  13. Monitoramento das alterações da cobertura natural em duas situações distintas da Amazônia Brasileira.

    COUTINHO, A.C.
    Divulga o mapeamento e identificação das alterações provocadas por atividades antrópicas, relacionando os ecossistemas mais visados com as diferentes atividades implantadas, em duas áreas da Região Amazônica.

  14. Evolução agro-socio-econômica dos agricultores e da agricultura de Machadinho d´Oeste em Rondônia, entre 1986 e 1999.

    MIRANDA, E.E. de; MANGABEIRA, J.A. de C.; PIRES, V.A.; FRANZIN, J.P.
    Com o objetivo de melhor compreender as transformações agrícolas da Amazônia e suas consequências, a Embrapa Monitoramento por Satélite vem pesquisando há quase 15 anos na região de Machadinho d´Oeste, no nordeste do Estado de Rondônia, um grupo significativo de produtores rurais. O trabalho é de longo prazo, com duração prevista para 100 anos. Um novo perfil agrosocioeconômico dos agricultores e da agricultura praticada nesta região foi realizado, em outubro de 1999, junto às propriedades estudadas nos anos anteriores (1986, 1989, 1993 e 1996). Os indicadores quantitativos, levantados, tratam-se da evolução dos processos socioeconômicos e ambientais extremamente relevantes como o...

  15. Caracterização mineralógica dos solos do Município de Jaguariúna-SP.

    BOGNOLA, I.A.
    O trabalho objetivou identificar, caraterizar e avaliar mineralogicamente os perfis de solos representativos das principais unidades de mapeamento e implementar uma base de dados do meio físico, através do uso de técnicas de geoprocessamento (uso de SIG´s), do município de Jaguariúna-SP.

  16. Solos das "Glebas 01, 02, 03 e 06" do Município de Machadinho D´Oeste-RO.

    BOGNOLA, I.A.; SOARES, A.F.
    O Município de Machadinho d´Oeste, em Rondônia foi escolhido para um estudo de longo prazo. Já são 10 anos de acompanhamento de mais de 450 pequenas propriedades rurais e cerca de 250 variáveis biofísicas, sócio-econômicas e ambientais. A duração deste projeto é de 100 anos. Os estudos pedológicos da área do "Projeto de Assentamento Machadinho" teve como objetivos identificar os solos das Glebas e implementar uma base de dados do meio físico em escala municipal, através do uso de técnicas de geoprocessamento (SIG´s); bem com o caracterizar e avaliar química, física e morfologicamente os perfis de solos representativos das principais...

  17. Zoneamento Ecológico e Econômico do Estado do Maranhão: cartografia do uso e ocupação das terras no Estado do Maranhão (1984/2000).

    MIRANDA, E. E. de; GUIMARÃES, M.; COUTINHO, A. C.; ORSI, L.
    O trabalho divulga o sistema de informações geográficas sobre a cartografia temática do uso e ocupação das terras em 1984 e 2000, em escala 1:250.000, para o Estado do Maranhão.

Aviso de cookies: Usamos cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios, para análisis estadístico y para mostrarle publicidad. Si continua navegando consideramos que acepta su uso en los términos establecidos en la Política de cookies.