Recursos de colección

Repositório do ISPA Instituto Superior de Psicologia Aplicada (11.224 recursos)

No Repositório do ISPA pode encontrar diversos tipos de documentos, em formato digital, resultantes da produção científica do ISPA designadamente: teses de doutoramento, teses de mestrado, artigos em publicações periódicas nacionais e internacionais, relatórios técnicos, artigos em actas de conferências nacionais e internacionais e capítulos de livros.

PCLI - Artigos em revistas nacionais

Mostrando recursos 1 - 20 de 108

  1. No princípio era o mar... A ubiquidade do materno e a problemática da identidade na alergia

    Martins, Ana Maria Pina
    A autora usa o Rorschach para procurar as qualidades do processo de construção da identidade na alergia tal como são estudadas em psicossomática pelo modelo multidimensional de Sami-Ali. Este procedimento é apresentado como uma nova forma de conceber a projecção interpretando as produções Rorschach com o objectivo de considerar as suas dimensões corporais para além de uma forma simbólica de leitura. Acentua-se a prevalência da figura materna como a principal característica da dimensão relacional desta patologia dando-se-lhe o nome de ubiquidade materna.

  2. Visitação

    Carreiras, Maria Antónia Trigueiros de Castro
    A partir de uma poesia de Ruth Fainlight, a autora evoca aspectos de uma psicoterapia com uma jovem mulher que apresenta dificuldades de separação-individualização.

  3. Síntese dos aspectos centrais da perspectiva teórica de Sidney Blatt sobre a depressão (*)

    Campos
    Neste artigo apresentamos os aspectos centrais da perspectiva teórica de Sidney Blatt sobre a depressão. Expomos alguns aspectos gerais do seu modelo, as características dos dois tipos depressivos propostos por Blatt, algumas notas sobre o desenvolvimento das representações objectais e sobre os antecedentes da depressão e expomos ainda a componente de vulnerabilidade multi-causal do modelo de Blatt. Terminamos com algumas considerações finais

  4. Síntese dos aspectos centrais da perspectiva teórica de Sidney Blatt sobre a depressão (*)

    Campos
    Neste artigo apresentamos os aspectos centrais da perspectiva teórica de Sidney Blatt sobre a depressão. Expomos alguns aspectos gerais do seu modelo, as características dos dois tipos depressivos propostos por Blatt, algumas notas sobre o desenvolvimento das representações objectais e sobre os antecedentes da depressão e expomos ainda a componente de vulnerabilidade multi-causal do modelo de Blatt. Terminamos com algumas considerações finais

  5. Avaliação psicológica em psicossomática: Contributos para uma reflexão

    Martins, Ana Maria Pina
    A autora reflecte sobre a especificidade da avaliação psicológica em psicossomática, com destaque para os conceitos de projecção sensorial e tempo e espaço como esquemas fundamentais da construção da representação mental e do imaginário. Neste trabalho analisam-se as características da avaliação psicométrica de 3 casos clínicos de crianças com patologia alérgica exemplificando novas leituras sobre provas de uso corrente e suas relações com metodologias do exame psicomotor.

  6. A Caixa de Areia: Técnica projectiva e método terapêutico

    Cruz, Maria Do Carmo Cordeiro; Fialho, Maria Teresa
    Após uma introdução referente às origens da Técnica da Caixa de Areia e aos outros responsáveis pelo seu estudo e divulgação, o presente artigo descreve as principais fases do desenvolvimento psíquico de acordo com C. G. Jung e Erich Neumann - dois autores em cujas teorias se baseia o processo descrito. Segue-se a caracterização do material utilizado e o procedimento terapêutico. É também descrita a evolução natural dos desenhos de areia e a sua interpretação em termos do desenvolvimento psicológico do trabalho. O artigo refere, por fim, a utilidade da Técnica da Caixa de Areia e as suas indicações terapêuticas.

  7. Aplicación de la teoría de las posiciones en el Test de Rorschach

    Vives, María
    Esta investigación pretende detectar si determinadas variables estructurales del Test de Rorschach pueden traducir las «Relaciones Objetales», concepción iniciada por Freud y continuada por Klein, Fairnbain y Winnicot, entre otros. Para verificarlo se han utilizado cinco muestras diferentes: 60 pacientes esquizofrénicos, 30 «agudos» e 30 «crónicos»; 10 sujetos no pacientes de la «Tercera Edad»; 20 niños caracteriales de 8 y 9 años, y un grupo control de 31 niños no pacientes de 8 años. Los análisis cuantitativo-cualitativos efectuados mostrarían cómo el Test de Rorschach identifica las «posiciones» Kleinianas, enfatizando una vez más, la contribución de la Teoría Psicoanalítica de las «Relaciones de Objeto» a la Evaluación Psicológica.

  8. O segundo erro de René Descartes: Diálogo e criatividade

    Salgueiro, Emílio Eduardo Guerra
    O autor procura analisar os dois erros de Descartes (a separação entre o corpo e o espírito, e a separação entre o próprio e o outro) à luz da criatividade poética de Fernando Pessoa, e da criatividade científica de Sigmund Freud. Sublinha a importância do diálogo na construção de ideias novas, coloca o nascimento da psicanálise na recusa feita por Freud dos erros de Descartes, e procura entender estes «erros» à luz de dados biográficos e de três sonhos do próprio Descartes. Considera importante o facto de que a nova neuropsicologia, que António Damásio (1994) tem vindo a construir, tem em conta o corpo e as suas emoções, assim como o enraizamento...

  9. Intervenção terapêutica no autismo e nas psicoses precoces

    Vidigal, Maria José; Guapo, Maria Teresa
    O Autismo é uma perturbação grave, caracterizado pela complexidade da sua etiopatogenia, sendo o objectivo deste trabalho traçar um Projecto de Intervenção Terapêutica que deverá ser bi-focal (criança, pais). No que diz respeito à criança, esta passará pela «maternagem» e/ou por um pequeno grupo, às quais se seguem, em tempos diferentes, de acordo com a evolução, outras terapias nomeadamente as de mediação, psicomotricidade, psicoterapia. São sumariamente apresentadas três vinhetas clínicas.

  10. Introdução às abordagens fenomenológica e existencial em psicopatologia (II): As abordagens existenciais

    Teixeira, José A. Carvalho
    A finalidade principal deste artigo é a de fazer uma revisão das abordagens existenciais em psicopatologia. Depois de uma introdução sobre os grandes temas existenciais, que foca os elementos que são comuns a todos ou à maior parte dos autores da filosofia existencialista, são referidos alguns aspectos gerais das abordagens existenciais em psicopatologia: o que são os fenómenos psicopatológicos e o paciente como ser-nomundo. Concluindo, o autor particulariza alguns aspectos das abordagens de Rollo May, I. Yalom, S. Maddi, V. Frankl, R. Laing, M. Villegas e outros.

  11. Autismo - Intervenção terapêutica na 1ª infância

    Marques, Cristina
    A autora faz uma elaboração acerca da abordagem terapêutica de crianças na faixa etária da 1. infância com o diagnóstico de autismo, colocando particular ênfase nos seguintes pontos: 1) Importância do diagnóstico e início precoce do tratamento; 2) Reconhecimento da existência de défices regulatórios no processamento sensorial, os quais estariam na base das dificuldades de comunicação, em alguns casos; 3) Importância de promover modalidades terapêuticas que tenham em conta a globalidade do funcionamento psíquico da criança, o impacto da perturbação na relação pais-criança e o reestabelecimento do funcionamento interactivo. São apresentados aspectos da experiência clínica com crianças do espectro autista, mediante a exposição do caso clínico de uma criança com o diagnóstico de autismo, em...

  12. As perturbações alimentares precoces e a sua avaliação

    Gonçalves, Maria José; Rodrigues, Eduarda
    Os autores apresentam um estudo das perturbações alimentares precoces, situação muito frequente na clínica da primeira infância. São descritos alguns factores, quer da mãe, quer da criança, que favorecem o desenvolvimento normal da função alimentar. Neste trabalho é estudada a perturbação alimentar específica da primeira infância, normalmente chamada anorexia precoce. Na nossa experiência, nestas situações, a perturbação da relação mãe-criança está sempre presente, primária ou secundariamente. Duas formas clínicas, com diferentes bases psicopatológicas (o conflito e a carência) são descritas. O sindroma de não progressão estato-pondera1 («FTT») é também considerado como uma consequência da carência grave dos cuidados primários. É finalmente apresentado um modelo de avaliação clínica destas situações, usada na Unidade da Primeira Infância baseado em...

  13. Algunas consideraciones conceptuales y metodológicas en la investigación sobre el patrón de la conducta Tipo C

    Andreu, Y.
    Este artículo revisa algunas cuestiones conceptuales y metodológicas presentes en la investigación sobre el patrón comportamental tipo C. Se plantea la complejidad inherente a campos de estudio como el de la enfermedad crónica (el cáncer, en este caso), el ámbito de la personalidad, y, desde luego y en consecuencia, la relación entre ambos. Se discute la cuestión clave respecto a lo que puede considerarse el con,cepto nuclear en el patrón comportamental tipo C: Ael sujeto inhibe conscientemente el componente expresivo de su respuesta emocional o no es siquiera consciente del componente fisiológico de dicha respuesta?. Por último se exponen las ventajas e inconvenientes de íos diferentes diseños usados en la investigación sobre el patrón...

  14. Adolescência: Um encontro com a realidade

    Rosa, José Carlos Coelho
    A partir de um conceito de saúde mental que pressupõe uma clara separação dos mundos interno e externo, o autor faz uma abordagem da adolescência como um contacto demasiado próximo e sem barreiras entre esses dois mundos, fazendo um paralelo com a patologia psicótica e com alguns fenómenos históricos e sociais.

  15. Acidentes de moto nos adolescentes e algumas configurações psíquicas

    Matos, Manuel Pires
    O autor re-examina os resultados de uma investigação sobre a predisposição dos adolescentes aos acidentes de «moto». Interpreta os resultados na perspectiva de configurações psíquicas da adolescência na sua relação com a ansiedade e a depressão.

  16. Concepções de enfemagem e desenvolvimento sócio-moral: Alguns dados e implicações

    Lopes, Manuel José; Lourenço, Orlando
    Este artigo baseia-se: (a) na caracterização das concepções de enfermagem proposta por Newman (1992), entre outros; (b) na similitude entre esta caracterização e os níveis de desenvolvimento para o cuidar propostos por Condon (1986); e (c) no paralelismo entre estes níveis de cuidar e o desenvolvimento do pensamento moral segundo Kohlberg (1984). Os seus principais objectivos foram os seguintes: (1) Analisar as orientações das enfermeiras sobre os conceitos de «enfermagem» e de «bom enfermeiro » vistos i luz dos paradigmas da categorização, integração e transformação; (2) saber se tais orientações diferem ou não em função de certas variáveis demográficas, tais como idade, anos de serviço e habilitações literárias e profissionais; (3) relacionar tais orientações com...

  17. Administração da Prova de Rorschach a uma amostra de doentes hipertensos

    Coelho, Ana M.; Coelho, Rui; Martins, Amadeu; Milheiro, Claudia; Barros, Henrique; Gonçalves, F. Rocha; Lima, M. A. Reis
    A hipertensão arterial (HTA) é uma situação clínica importante com uma enorme repercussão na saúde pública. Apesar da aceitação do papel dos factores psico- -sociais, permanece controverso o seu papel etiopatogénico. O objectivo do presente estudo foi investigar as possíveis relações entre o perfil psicológico (através da Prova de Rorschach) de 41 doentes com HTA, a adesão terapêutica e o grau de atingimento dos orgãos- -alvo. Após a apresentação e discussão dos resultados são abordados aspectos da metodologia de investigação e as possíveis implicações do estudo do perfil psicológico dos doentes com HTA.

  18. Digressões psicopatológicas sobre os primogénitos ou o mito de Esaú

    Rosa, José Carlos Coelho
    Utilizando analogias entre o «fado-destino» e o «fado- canção», o autor aborda a situação dos primogénitos, tentando descrever alguns problemas típicos destes casos. Ilustra, por fim, a sua comunicação com o mito bíblico de Esaú.

  19. Textos sobre narcisismo, depressão e masoquismo

    Matos, António Coimbra de
    Inexistente

  20. Para uma introdução ao estudo do narcisismo

    Trincão, João Carlos
    Inexistente

Aviso de cookies: Usamos cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios, para análisis estadístico y para mostrarle publicidad. Si continua navegando consideramos que acepta su uso en los términos establecidos en la Política de cookies.